F
F.J.P.
Visitante
uma perguntita: Que produto vocês usam para limpar as bacias, baldes etc? pano com água sanitária? valeu
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
uma perguntita: Que produto vocês usam para limpar as bacias, baldes etc? pano com água sanitária? valeu
Além disso, eles têm uma espessura de substrato maior.
A espessura do substrato já é conhecida faz anos e anos como sendo um fator determinante no tamanho dos frutos.
Man, já viu um dubtub monstrão? Tem uns cogus que chegam a ser desafiador e curioso assistí-lo desenvolver! A ideia é que se use uma camada monstra de substrato e um bom espaço (de altura) de ar, vi a foto de um cogu do mano do pulso até quase o ombro. Um que tive ia do pulso até o cotovelo, era o brisa-de-um-só kkkkEstranho que eu não conhecia então...
Realmente é algo a se investir então, desconsiderando claro a quantidade de spawn que vai ser necessária!
Complicado afirmar...
Essa razão deve ser a mesma razão de que podemos nos alimentar de brotos de sementes e geralmente os brotos por terem um alto poder nutritivo pois é o necessário para dar a arranca inicial da planta. Talvez seja o mesmo principio nos abortinhos.Com relação a pins é quase um consenso entre os cultivadores que são muito mais potentes que os cogumelos adultos.
E no caso desses casos desses cogumelos enormes, acho que são menos potentes sim.
E ficam mais fibrosos que os pequenos, o que faz sentido, já que têm de sustentar uma haste e um chapéu mais pesado. Pode ser até um dos motivos da potência menor. O cogumelo tem de gastar muita energia com os tecidos de sustentação.
Além do quê, fora a demonstração de que podem atingir esses tamanhos, vejo pouco sentido nesses cultivos. O risco de desperdício é bem maior, e não há indícios de que sejam cultivos mais EFICIENTES, ou sejam, de que rendam mais por massa seca de substrato.
Em meus experimentos colhi cogumelos potentes apenas em bulk feito com estrume pasteurizado, no entanto a umidade do bulk sempre mais pra "seco" do que molhado. Façam o teste, os cogumelos ficam com outro aspecto, textura, densidade... e potencia é claro.
Bulk feito com Milho de pipoca + estrume pasteurizado.
View attachment 76856 View attachment 76855 View attachment 76854