Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Modelos de terrário e eficiência

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Em diversos tópicos vejo que os terrários do pessoal variam em vários aspectos, mas têm como base os modelos Poorman's (argila e bombas de aquário) e Richman's (umidificador). Muitos relatam grande sucesso com o Poorman's.

Eu já experimentei os dois e minhas conclusões foram as seguintes:

Poorman's

Gastei uma grana considerável com bomba de aquário e borbulhador (~R$60,00), sem contar o custo (pequeno) da argila expandida e das mangueiras. A umidade produzida pelo sistema não foi suficiente e eu borrifava duas vezes ao dia nas laterais do terrário.

Pra limpar era um sacrifício, pois punha a argila de molho na água sanitária, os bolos em ziplocks, desarmava tudo, lavava a caixa e depois tinha que rearrumar o sistema.

A produção não foi boa - cogumelos pequenos e finos, cerca de 20 cogumelos em 4 bolos.

Richman's

Fui juntando uma grana e consegui adquirir um umidificador ultrassônico (R$250,00). Bem, eu acho o cultivo um tanto trabalhoso (grande parte do trabalho devido a assepsia) e depois do umidificador achei que o trabalho diminuiu consideravelmente.

Ligado a um timer, o sistema fica quase que autônomo, é só deixar ele quieto e observar a evolução dos bolos.

A limpeza é realizada em períodos maiores, pois como não há necessiade de abrir o terrário todo dia, os contaminates têm mais dificuldade de entrar em contato com os bolos. No fundo no terrário tb não ponho nada, bastando na hora da limpeza retirar os bolos e lavar a caixa rapidamente.

A produção tem sido muito boa. É claro que não é só a umidade que influencia na produção, mas se alguma coisa der errado eu descarto o problema como sendo umidade.

Tô bolando um projeto pra tentar obter uma maior autonomia do terrário, principalmente no quesito limpeza.

É isso, gostaria de saber como avaliam a eficiência de seus terrários, quais mudanças fizeram durante o tempo e o que pretendem fazer mais adiante.

[]'s
 
Entao, Neuro....
O bolo esta no terrario desde o dia 9.
Tou com meda de contaminar. rs
Ontem coloquei um pouco de água sanitaria na vasilha de água.

Não abri o diário de cultivo porque o site tava mudando e eu não quis ficar presa no site velho.
Depois meu cultivo nao tem nada de mais. É o basicão. Não achei que ia acrescentar muito.
 
terrário

Bom, percebo que mtos deste forum frequentam os foruns internacionais e tb mtos dos artigos daqui sao traduções. Nestes foruns vejo camaradas com terrários super incrementados, com controle de temperatura, umidade e troca de ar. No início achava coisa de gringo encanado mas depois que tive minhas 1as experiencias com casings vi que os caras tinham razao mesmo, e especialmente o aparato para manter a troca de ar faz mta diferença na quantidade de cogumelos produzidos e nas possibilidades de contaminação.
Minha pergunta eh se alguem aqui tem um terrario 'hi-tech' e onde foram comprados os equipamentos para 'air exchange' e se possivel tb o preço. De nada adianta para nós dicas e preços de produtos do Walmart americano ou outros sites gringos senão a coisa fica mto cara mesmo.
até,
Cubensis79
 
terrário e casings

Olá pessoal, esse tema do terrário está tão interessante que acabei de encomendar um umidificador ultrasonico. Eu teria curiosidade em ver fotos do setup do Neuro ou de outros que possuem este aparato no terrário.

Outra curiosidade esta relacionada a casings. Vcs so citam e falam de experiencias nos cakes. Estou com 6 vidros com trigo e golden teacher quase prontos para serem colocados no casing. As condições do terrario para cakes e casings devem ser as mesmas?
grande abraço,

Cubensis79
 
Apos a Ediçao,
Neuro ai vai:
imagine um pote de maionese que cabe uns 3 litros de agua...imagine ki vc faz dois furos quadradinhos nele e cobre com filtro de papel para passagem de ar,cola papel contact preto nas laterais pra naum ter luz e deixa apenas uma faixa pra esta vir de cima..bom enche o fundo dele com dois dedos de agua poe um pires no fundo eo bolo...depois de um tempo o bolo fica fofo,com alguns conglomerados de micelio parecendo uma bolinha mais nunca (1semana) sai pin...e alem desses "conglomerados" saem otros como c fossem a estipe de um cogu mais com menos de 1cm e sem chapel apenas uma formaçao micelial...neuro!? aonde estou errando ?

se num tendeu eu posto d novo!!
abraços
=D Good Vibbbb's
 
Eu diria que é falta de umidade. Esse seu esquema não deve estar fornecendo umidade suficiente. Ainda tem o filtro de ar que faz com que parte da umidade seja dissipada.

Essa formação do micélio é um mecanismo dele para captar mais água do ambiente. Reveja o seu método de fornecer umidade suficiente.

Boa sorte!
 
Modelos de terrário e eficiência ---Uowww---

;) Já mudei alguns pontos..como o potao fica dentro de um aquario enchi o fundo dele de agua colokei um aquecedor constante variando de 22° a 25° e argila expandida no fundo do potao...vermiculita exterelizada no fundo do pires bem umida e emquanto naum tenho grana pra compra a bombinha de ar vou abanando duas vezes por dia deixando a luz ligada por 12h!?

ta correto ?:D

Gooooodddddddd Vibes :rolleyes:
 
eae pessoal,
queria saber se a umidade do terrario deve ser gelada ou quente, é pq vejo o pessoal falndo que o melhor é uma umidade fria e nos terrarios daki vejo o pessoal colocando aquecedor de aquario! então... umidade fria ou quente? ou tanto faz?
valew aee
:confused:
 
Vlw NeuroFX,
esse aquecedor de aquario custuma custar em torno de qto?
eh extremamente necessario que o terrario tenha q ter umidade a 98%?
vlw aew
 
eu vou fazer o meu terrário hoje....
vou fazê-lo em caixa de isopor esterilizada inteira por dentro, argila espandida também esterilizada, e por enquanto só comprei o borbulhador de aquário.
com isso já é possível fazer algo funcional ou eu preciso mesmo comprar um aquecedor de aquário? aqui onde eu moro a temperatura é meio baixa, não é o recomendado, realmente... mas penso que talvez se eu não mecher muito no isopor, deixá-lo fechado (só deixar com um vidro em cima) e colocar luz ali por um tempo todos os dias, ele fique numa temperatura boa... não a ideal mas boa.
será q vai dar certo? :)
vlw.

achei no mercado livre um esquema de aquecedor usado em aquários/terrários de répteis como iguana... http://produto.mercadolivre.com.br/...ra-para-iguana-para-terrarios-repteis-etc-_JM
parece ser muito interessante, embora talvez um pouco grande demais... o mais legal é que a "pedra" (na verdade feita de resina) é mantida a 26ºC (ela liga e desliga automaticamente mantendo a temperatura).... o que para nós cogu-cultivadores é muito bom, pois se aproxima de temperatura ideal, estando no terrário, acaba subindo um pouco a temperatura!
o que me deixou meio com o pé atraz é que é só de 3w, será que é bom?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top