Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Modelos de terrário e eficiência

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Em diversos tópicos vejo que os terrários do pessoal variam em vários aspectos, mas têm como base os modelos Poorman's (argila e bombas de aquário) e Richman's (umidificador). Muitos relatam grande sucesso com o Poorman's.

Eu já experimentei os dois e minhas conclusões foram as seguintes:

Poorman's

Gastei uma grana considerável com bomba de aquário e borbulhador (~R$60,00), sem contar o custo (pequeno) da argila expandida e das mangueiras. A umidade produzida pelo sistema não foi suficiente e eu borrifava duas vezes ao dia nas laterais do terrário.

Pra limpar era um sacrifício, pois punha a argila de molho na água sanitária, os bolos em ziplocks, desarmava tudo, lavava a caixa e depois tinha que rearrumar o sistema.

A produção não foi boa - cogumelos pequenos e finos, cerca de 20 cogumelos em 4 bolos.

Richman's

Fui juntando uma grana e consegui adquirir um umidificador ultrassônico (R$250,00). Bem, eu acho o cultivo um tanto trabalhoso (grande parte do trabalho devido a assepsia) e depois do umidificador achei que o trabalho diminuiu consideravelmente.

Ligado a um timer, o sistema fica quase que autônomo, é só deixar ele quieto e observar a evolução dos bolos.

A limpeza é realizada em períodos maiores, pois como não há necessiade de abrir o terrário todo dia, os contaminates têm mais dificuldade de entrar em contato com os bolos. No fundo no terrário tb não ponho nada, bastando na hora da limpeza retirar os bolos e lavar a caixa rapidamente.

A produção tem sido muito boa. É claro que não é só a umidade que influencia na produção, mas se alguma coisa der errado eu descarto o problema como sendo umidade.

Tô bolando um projeto pra tentar obter uma maior autonomia do terrário, principalmente no quesito limpeza.

É isso, gostaria de saber como avaliam a eficiência de seus terrários, quais mudanças fizeram durante o tempo e o que pretendem fazer mais adiante.

[]'s
 
Bem, a minha experiência com o Poorman's não pode ser uma referência porque só a usei para um cultivo. Comparando com meu sistema atual eu diria que o tempo de início de primórdias tem sido mais rápido no atual.

Após o nascimento dos pins o tempo de crescimento é praticamente igual (~5 dias), o lance é que com o umidificador os pins brotam em excesso! Mas isso pode ser por outros fatores.
 
NeuroFX disse:
Pra limpar era um sacrifício, pois punha a argila de molho na água sanitária, os bolos em ziplocks, desarmava tudo, lavava a caixa e depois tinha que rearrumar o sistema.

A produção não foi boa - cogumelos pequenos e finos, cerca de 20 cogumelos em 4 bolos.

Mas e com o fundo do terrário com perlita como é que fica?
Pelo que andei pesquisando no fórum ela é superior a argila expandida em prover de umidade aos bolos. Alguém pode relatar como é esta diferança, pois estou prestes a por os bolos no terrário e já conseguí a perlita, e pretendo aquecer por baixo com um sistema que eu inventei, e pelos testes até agora consigo manter uma média de 27°C será então que devo complemetar com mais alguma coisa tipo borbulhador? Pois o fator temperatura já está contornado, mas como a umidade é fundamental fica a dúvida se só a perlita já é suficiente, inclusive a umidade aquí é de sempre 80% pra cima, porém não levo em conta pois a caixa é vedada e acredito não ser possível contar com este fator, e como não foi citada até agora....
Fica a dúvida....

desarmava tudo, lavava a caixa e depois tinha que rearrumar o sistema.

Também não tava ligado que tinha que limpar a caixa, nunca ví falar nisso, comékié essa história?
Paz E Muita :luz: Para Todos
 
E o que vocês acham de utilizar um terrário como um balde simples, coberto com um saco plástico deixando meio "loose" para não sufocar? No fundo, perlita ou argila expandida umidecida, e é claro ir tomando cuidado sempre para não deixar o fundo secar. Isso, usando um spray mesmo, sem direcionar direto nos "cakes".

Seria bem barato, mas não sei sobre a eficiência do processo.
 
Legal - verdade, outra opção mesmo.

Pois é, nunca encontrei nenhum relato usando esa técnica do papel toalha.

Deve secar completamente muito rápido, um saco para manter úmido. Se utilizando materiais que são adequados para esse tipo de coisa, você precisa ainda certificar a umidade, imagina com algumas folhas de papel toalha.

Outra coisa- me parece então, seguindo esse PF for Simple Minds, que deve ser usado um balde por "cake", correto? Senão iria atrapalhar pela proximidade.
 
Rees disse:
Outra coisa- me parece então, seguindo esse PF for Simple Minds, que deve ser usado um balde por "cake", correto? Senão iria atrapalhar pela proximidade.

Acho que vc pode pôr mais do que um bolo. Claro que não pode ficar colado, mas acho que uns 7cm no mínimo de distância não atrapalhe. O lance é fazer a luz vir só de cima mesmo pq aí os cogumelos crescerão para cima e não para os lados. Talvez uns 3 bolos por balde fique legal.
 
NeuroFX disse:
Acho que vc pode pôr mais do que um bolo. Claro que não pode ficar colado, mas acho que uns 7cm no mínimo de distância não atrapalhe. O lance é fazer a luz vir só de cima mesmo pq aí os cogumelos crescerão para cima e não para os lados. Talvez uns 3 bolos por balde fique legal.

Ah, muito bom, melhor ainda assim!

Eles são bem otimistas dizendo que 5cm está bom o suficiente, mas acho que uns 7cm resolveria mesmo. Sobre o lance da luz, acho mais seguro então utilizar uma lâmpada de baixa voltagem (sabe quanto está bom?) emcima do balde. Eles falam de utilizar "luz do sol indireta", por exemplo, deixando apenas no quarto mesmo com a luz do dia entrando pela janela, mas acho que dessa forma eles vão crescer virados para a janela, né? Assim, atrapalharia no espaço.
 
Ola pessoal
Aproveitando o tópico, gostaria da opniao de vcs sobre temperatura idela para um terrario.
Estou com um bolo de GT a 6 dias num terrario ventilado por borbulhador, umidecido e aquecido a 27ºC e ainda nada.
Estou usando o calor para evaporar a agua do fundo mas agora me ocorreu que talvez o calor esteja fazendo com que os pins demorem a aparecer.
Alguem mais acha que eu posso estar cozinhando meu bolo?
 
Eu acho, o ideal é temperatura baixa. Estamos falando de um psicoativo frágil quando associado à calor alto. O único benefício q vc pode ter de uma temperatura alta é talvez uma aceleração na frutificação e talvez uns cogus mais inchados se a umidade estiver boa.
 
Eu usei o sistema poorman' s com bastante sucesso. Foi oprimeiro cultivo ocorreu entre junho e setembro. Starin cambodian. Usei um borbulhador de aquario externo ao terrario ( para garantir oxigenação sem precisar abrir o terrario). Fundo de argila expandida com dois dedos de agua no fundo (com alguns ml de agua sanitaria). Como estava frio aqui no sul , para manter a temperatura entre os 24 e 27 graus e uma evaporação constante eu pus um pote de 1 litro com um aquecedor de aquario fraquinho (20 W) ligado somente a noite. De uns 8 bolos tive quatro a cinco flushes bons, sendo os primeiros 2 os mais numerosos. Fiz dunk com cold shock entre os flushes. achei muito bom o sistema poorman´s. custou 10 reais a bombinha, mais 2 reais as mangueiras, 7 pelo aquecedor. 5 rais o saco de argila.
A caixa plastica de 30l e o abajur eu ja tinha. Não sei como vai ser no verão
:D
inauguração do terrario.JPGterrario e luz.JPGflush colhido 1.JPGprimeiro flush 3.JPG
 
Olha neuro.... não pesei.... por falta de balança... E tive um problema no armazenamento, pois não consegui silica gel para secagem e acabei consumindo os primeiros flushes frescos..... já o terceiro flush eu congelei e estragou.... O quarto meio que apodreceu na geladeira (apos umas 3 semanas guardado). Mas tirei varios prints e estou começando um novo cultivo já já. E vou tentar descolar a silica gel.... ou outro meio eficaz de secagem ......:D
 
Cygnus, a temperatura dentro do terrario marca 25º mais ou menos.
O meu terrario tá bem parecido com o do Doc Martin.
A diferença é que só tenho um pote de agua no fundo com o borbulhador e o aquecedor juntos. O bolo fica em cima da tampa (toda perfurada) do pote de agua.
Fiz dunk e shock antes de ir para o terrario. Talvez esteja demorando a se recuperar.
Ontem desliguei o aquecedor mas notei que a condensação diminuiu muito.

Anyway, vou terminar essa experiencia desse jeito mesmo. Só tenho medo de não dar em nada porque só tenho 1 bolo e mais nenhum print
:( .
 
girl disse:
Anyway, vou terminar essa experiencia desse jeito mesmo. Só tenho medo de não dar em nada porque só tenho 1 bolo e mais nenhum print
:( .

Isso dá um tópico... ;)

A temperatura está boa, próxima da ideal. Há quanto tempo tá no terrário?

Por que não abre um diário de cultivo?
 
Back
Top