Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

Na minha experiência, se você chacoalhar o pote de milho com vermiculita, a vermiculita espalhada + milho + colonização transformará o milho colonizado em um bolo bem duro. Que não vai ser muito fácil de quebrar em pedaços depois, e acabará fazendo com que fiquem grãos de milho com os miolos expostos (risco de contaminação).

Então eu acho melhor não chacoalhar o milho, caso seja usada a vermiculita (eu uso).
 
Na minha experiência, se você chacoalhar o pote de milho com vermiculita, a vermiculita espalhada + milho + colonização transformará o milho colonizado em um bolo bem duro. Que não vai ser muito fácil de quebrar em pedaços depois, e acabará fazendo com que fiquem grãos de milho com os miolos expostos (risco de contaminação).

Então eu acho melhor não chacoalhar o milho, caso seja usada a vermiculita (eu uso).
Eu não chacoalhei o milho e colonizou bem rapido, cerca de uns 15 dias..
 
O milho de pipoca é barato, simples e grande produtor de frutos.

O milho coloniza muito rápido.

Gera um micélio forte, excelente para montar casing.

Para fazer um bolo PF é necessário moer arroz, por opção juntar sementes ou outros ingredientes e ter vermiculita.

Para fazer um casing de milho basta ter o milho inteiro mesmo.

Preparo do milho:

Para evitar deparamos com o Trichoderma Harzianum é necessário uma esterilização personalizada para o milho.

Acredito que uma esterilização agressiva seja a melhor maneira de combater o problema.

1ª fase - Ferva o milho durante 30 minutos, apague o fogo e deixe de molho na panela durante 24 horas para acelerar o processo de absorção de água pelo grão.

2ª fase - Após 24 horas de molho, o milho estará bem macio, escorra toda água e lave o milho em água corrente.

3ª fase - Ponha o milho em uma bacia encha com água e acrescente 2 colheres de água sanitária, deixe de molho por 24 horas.
O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

4ª fase - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarrão e enxágue com água da torneira.

Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcário, cal, carbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

5ª fase - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

6ª fase - Distribua o milho em potes.

Não encha muito para poder sacudir durante a colonização.

Cubra com tampão de papel alumínio.

Coloque 3 folhas, para não rasgar quando sacudir.

Esterilize em panela de pressão por 1 hora.

Não encha muito a panela para não entrar água nos potes.

Deixe esfriar totalmente.

Depois de fria, abra a panela.

Retire os potes.

Aperte o tampão de papel alumínio na boca do pote.

Passe fita durex para prender o tampão na boca do copo.

Deve ficar muito bem lacrado.

Otimizar a esterilização:

1 - Cozinhar o milho ao invés de deixar de molho em água fria.
Já elimina grande parte dos micro-organismos.

2 - Deixar de molho na própria panela por 24 horas amolece bastante o milho, indo até o miolo.

3 - Deixar de molho em solução de água sanitária por 24 horas.
Parece que apenas calor não tem eliminado o fungo verde no interior do milho. A água sanitária completa a esterilização e é totalmente eliminada durante o próximo aquecimento.

4 - A circulação livre de vapor entre os grãos esteriliza com maior eficiência os grãos. Por isso deixar o tampão solto é muito melhor do que prender com fita e fazer apenas furos no tampão.

5 - O uso de calcário elimina qualquer traço de acidez no milho devido a utilização de água sanitária.

Inoculação:

Passe papel toalha com álcool em todo o pote.

Flambe a agulha da seringa.

Faça 4 furos equidistantes.

Faça os furos rente a parede do pote.

Vede os furos com fita durex, imediatamente.

Guarde os potes dentro de caixa de papelão, no escuro.

A temperatura dentro da caixa pode oscilar entre 26º e 29ºC.

Colonização:

A colonização inicia nos pontos da inoculação.

Segue forte, ampliando a área colonizada.

Para acelerar a colonização, após 10 dias, agite o pote para misturar os grãos colonizados, sem violência para não danificar o micélio..

Cuidado para não rasgar o tampão.

Otimizar a colonização:

1 - Secar os grãos em fralda de pano.
Quanto mais seco o milho estiver externamente, mais rápido coloniza. Qualquer quantidade de água dentro do pote atrasa a colonização.

2 - Injetar a menor quantidade de água com esporos possível. Justamente para não deixar água sobrando no fundo do pote.

3 - Agitar o pote. Isso promove uma colonização muitíssimo mais rápida.

Preparo do Casing:

Apesar de ser um substrato com muitas qualidades, o milho não frutifica se não for montado um casing.

São diversos os materiais que podem ser usados para montar um casing

Casing - Preparo da Camada

Frutificação:

Frutificação - Fatores Importantes
Boa, o cal utilizado para a esterilização é cal de construção msm? Se eu não usalo, terei problemas?
 
Não é regra utilizar a cal. Eu pessoalmente nunca o usei.
Bom "ouvir" isso, @tupy. Nunca usou nada pra regular o ph do milho depois de deixar de molho na água sanitária?
 
Bom "ouvir" isso, @tupy. Nunca usou nada pra regular o ph do milho depois de deixar de molho na água sanitária?
Não, que eu lembre, nunca usei nada. Acredito que o segredo do milho é a sua secagem, é preciso cuidar muito para não deixar excesso de água nos grãos. Aquele famoso restinho de água que fica no fundo dos copos pode complicar em muito o desenvolvimento do micélio.
 
a 2 semanas atras , Segui esta técnica inoculei 9 copos,
dos 9 apenas um gerou micelio forte e consistente, os demais estão como se eu eu nao tivesse inoculado nada ( nada de micelio nem sinal )
( onde será que eu errei ? kkkk )
Hoje ou inocular novamente nestes copos que não vingaram, pra ver se vai pra frente, depois posto aqui o resultado.
Forte Abraço a todos !
 
Eu estou tratando o milho desse modo agora:


Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e o calor durante a esterilização elimina qualquer traço de hipoclorito no milho.

O molho em calcáreo é para anular qualquer acidez, devido a utilização de água sanitária.

Quanto aos potes, coloco milho a menos da metade do volume do pote assim:

1 - Mais espaço e ar dentro do pote durante a colonização.
2 - Perco menos material se ocorrer contanimação.
3 - Colonização muito mais rápida.

Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.

Sugestão aos moradores,

O próprio autor atualizou sua estratégia. Não seria melhor re-modelar o tópico ou o artigo?
 
Se você não for utilizar panela de pressão:

Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Deixe fervendo em banho maria por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e a fervura por 1 hora elimina o hipoclorito do milho.

O molho em calcáreo é para anular quando acidez, devido a utilização de água sanitária.
Fiz a risca esse procedimento, mas notei que após a esterilização na pp o milho ficou mais escuro e com cheiro de pamonha. Deixei esfriar de ontem para hoje, agora pouco fiz a inoculação. Ao tirar da panela, além de ficar mais escuro juntou um pouco de água, devido ao vapor, acredito eu, daí abri a tampa e suguei com uma seringa o excesso de água, fiz tudo dentro da glovebox, a inoculação também. Olha como ficou a aparência do milho
 

Anexos

  • 20200925_214203.jpg
    20200925_214203.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 14
Será que é possível substituir o hipoclorito de sódio por água oxigenada?
 
Back
Top