Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mex/Pesa/WR - Início do próximo cultivo!

Diário de cultivo completo.
Inoculação: nos potes e copos de vidro feitas somente com 1 furo central e injetados 4ml de solução com esporos hidratados por 24h.
Nos potes de plástico(novidade nesse cultivo), inoculação em 4 furos que permitissem acesso às laterais dos potes.

Substratos:
Copos/bolos PF: arroz integral, FAI e vermiculita;
Casings: centeio e vermiculita;
Potes plástico/bolos PF: arroz integral, FAI, linhaça e cremogema.

afarm3.static.flickr.com_2298_2255227387_434308f8e3.jpgafarm3.static.flickr.com_2316_2255227201_e16452d069.jpgafarm3.static.flickr.com_2088_2256024798_083d097f93.jpgafarm3.static.flickr.com_2345_2256024974_ff204ff036.jpg

Foto 1 - descrição da esquerda para a direita:
MEX[/B] - bolos PF em arroz integral, farinha de arroz, linhaça, cremogema e vermiculita; Inoculação 10/02.
PESA - potes em centeio e vermiculita; copo/bolo PF em arroz integral, farinha de arroz e vermiculita; e escondido embaixo dos potes bolo PF em arroz integral, farinha de arroz e vermiculita (pote maior; Inoculação 20/01.
WR - copo/bolo PF em arroz integral, farinha de arroz e vermiculita; e, abaixo casing em centeio, vermiculita e póde côco, aniversariado há 2 dias(08/02) e aguardando para ir para o terrário; Inoculação 20/01.

Foto 2:
PESA
- em centeio e vermiculita; Inoculação: 20/01.

Foto 3:
PESA
- bolo PF em arroz integral, farinha de arroz e vermiculita; Inoculação: 20/01.

Foto 4:
WR
- bolo PF em arroz integral, farinha de arroz e vermiculita; Inoculação: 20/01.

kuyanakuy
tak
piqa
 
Início do próximo cultivo!

Belo cultivo! Realmente mostra muita experiência!

Achei curioso o modo como escolheu os potes para cada strain, teve algum critério em especial???

Não diria experiência e sim força de vontade e fascinação pelos fungos!
Critério para os potes? Não! Eu já tinha os potes maiores, que uso para casings e outros eu comprei logo depois do carnaval para fazer os bolos PF. O pote tipo marmita com PF é 1 teste que resolvi fazer. Vamos ver se dá certo.

Esta tudo muy lindo! Daqui a pouquinho já estão saindo os frutos ae pelo jeito!

E muitos por sinal! UHSuhsuHSUs!

Abraços e Boa sorte!

Paz e Paciência!

Está bonito mesmo meu irmão. Estou na torcida por aqui!

Os potes quadrados são de 1500ml.
Não sou um dos que adoram cálculo, infelizmente. Ainda bem!:)

Ótimos potes, a área maior na superfície superior, é que faz a diferença na frutificação. Quando o micélio que germina nos 4 pontos de inoculação se encontra, ocorrem muitos nós hifais, e o resultado disso é uma ótima pinagem.

Good vibes, meu irmão!!
:D E por sinal colonizou em todos os pontos! Comprei esses potes justamente pelo que você tinha falado na casa do Cia. Oregon a respeito da superfície que fica pra cima.
Depois fala que não gosta de cálculo! Olhei na parte de baixo dos potes e lá está a capacidade, 1,5 l. Acertou na buxa!

No mais.... valeu meu povo!
Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

Tiwanaku disse:
:D E por sinal colonizou em todos os pontos! Comprei esses potes justamente pelo que você tinha falado na casa do Cia. Oregon a respeito da superfície que fica pra cima.
Depois fala que não gosta de cálculo! Olhei na parte de baixo dos potes e lá está a capacidade, 1,5 l. Acertou na buxa!

No mais.... valeu meu povo!
Paz e Luz!

Não esqueça-te de que o Muilok é o Homem dos potinhos, miudinhos sabe hauahuahauha, coisa mínima:D:pos:...
Próxima vez que tiver aula aeh sobre potes e tudo mais me chamaOK ahuahuah!
Potão Potão, logo vem o potão!

Paz e Luz sempre!
 
Início do próximo cultivo!

É com muito pesar que comunico que perdi meu casing de WR para o maldito Trichoderma!
Absolutamente sem explicação! O verde colonizou de baixo para cima, dando a falsa impressão que estava somente em um pequeno ponto. Como medida desesperada de prevenção, cortei-o ao meio e deixei a parte supostamente limpa em observação, mas, infelizmente hoje na hora do almoço quando fui dar uma espiada, lá estava o verde tomando conta do casing(por baixo). Não me restou outra alternativa senão limpar o que era possível da contaminação e enterrar o micélio em um vaso como última esperança de ver um WR nascer por aqui!
Samambaia do kráio!
Mas.... em compensação, os PESA hoje vão para o terrário, limpos, fortes e saudáveis!
Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

VAI OUT, VAI OUT, VAI OUT, VAI!!!!
Todo mundo na torcida!!!!
O WR, cade você, eu vim aqui só pra te ver!!!!
Tomara que de certo! Mandando para um Out-door mesmo!!!:)

Vai nessa Tiwanaku:):pos:, limpe tudo muito bem e manda os PESA da PESAda pro terrário!!

Good Vibes sempre e segue firme os PESA e MEX!!!!
 
Início do próximo cultivo!

VAI OUT, VAI OUT, VAI OUT, VAI!!!!
Todo mundo na torcida!!!!
O WR, cade você, eu vim aqui só pra te ver!!!!
Tomara que de certo! Mandando para um Out-door mesmo!!!:)

Vai nessa Tiwanaku:):pos:, limpe tudo muito bem e manda os PESA da PESAda pro terrário!!

Good Vibes sempre e segue firme os PESA e MEX!!!!
Valeu pelas vibes meu irmão!
Os PESA já foram para o terrário e os WR continuam lindos, só que no vaso, colonizando que só!
Os MEX ainda na incubadora, cobrindo os últimos cm2 dos potes!
E bola pra frente!
Sábado estou pensando em inocular a meia print que tenho de WR. Enquanto esses não nascerem no meu terrário eu não sossego!

Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

Atualizando...

Casing 1 PESA em Centeio
afarm3.static.flickr.com_2286_2303858227_e3583b20f6.jpg

Bolos PF MEX - aniversariados ontem
afarm3.static.flickr.com_2048_2304659792_b7429d3af4.jpg

Casing 2 PESA em Centeio
afarm3.static.flickr.com_2254_2303858091_7653a9c92e.jpg

Dunk cold-shock: Na sexta-feira levei os bolos à geladeira por 12h, ontem dunkei os bolos injetando 80ml de água destilada, com auxílio de uma seringa (80ml) e um catetér endo-venoso (12cm) e mantive na gteladeira por mais 12h. Ao término desse período, "desenformei" os bolos, rolei na vermiculita e levei ao terrário.

Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

Agora é sentar, fumar aquele e aguardar as crianças darem as caras !!!

Sucesso no cultivo irmão !!!

* porra tem um casing de centeio que possui verdadeiras "bolotas", tá normal isso mano, confesso que nunca vi coisa pareceida !

Paz e Luz !
 
Início do próximo cultivo!

Agora é sentar, fumar aquele e aguardar as crianças darem as caras !!!

Sucesso no cultivo irmão !!!

* porra tem um casing de centeio que possui verdadeiras "bolotas", tá normal isso mano, confesso que nunca vi coisa pareceida !

Paz e Luz !
Então meu irmão... o casing está esclerosado!:D
Antes de montar o camsing eu já havia percebido um certo amarelamento no micélio, mas sem qualquer alteração de cheiro, textura ou gosto.:eek: Tirei um pedaço e comi mesmo! Gosto de micélio saudável.
Aí montei o casing com uma camada inferior de vermiculita, 1 camada de substrato colonizado e por cima uma camada de pó de côco e vermiculita. Deixei na incubadora por mais 3 dias, cobri com vermiculita tamponada e levei ao terrário.
Desde o processo de colonização, já havia percebido também uma excreção também amarela, que lembra óleo. Fiquei com medo e resolvi perguntar pra alguém mais experiente, eis a resposta;

Fala Tiwanaku

Na foto eu vi uma bolotas de micélio.
Esse oleo amarelo aparece geralmente quando se formam bolotas de micélio que são esclerótias, as vezes acontece dentro do copo depois que coloniza 100% e não é aberto para frutificar.
Se você quiser pode remover com cuidado e asspesia, não é nocivo.
Talvez seja o centeio que priorizou formar esclerótias, mas é certo que também vai frutificar.

Maurício


O profeta sempre dando, aquela força!

Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

esclerótias..... Hummmm

Que coisa interessante, vou ficar de olho ai hehehe !!!

Força Sempre !

 
Início do próximo cultivo!

Com a correria do meu cultivo so agora relaxei um pouco pra olhar os cultivos que estao rolando!! O seu ta lindão!! 3 strains.. Muitas vibrações positiva pra ti amigão!
 
Início do próximo cultivo!

Novidades no terrário! Tudo recém coberto com vermiculita.

Bolos PF MEX
afarm4.static.flickr.com_3020_2309336838_7d58f710a7.jpg

Casings PESA Centeio (as bolotas subiram de novo!):D
afarm4.static.flickr.com_3189_2309336658_f0113ea03a.jpg

Jogo dos 7(1) erro(s).............. Novidade*
afarm4.static.flickr.com_3078_2309336742_9cc7fb630f.jpg

Vista aérea do terrário
afarm3.static.flickr.com_2085_2308530671_defd841c37.jpg

Novidade!?*
Do lado esquerdo um bolo PF com a strain PESA, inoculado no dia 20/01. O mesmo foi montado em um pote de sorvete (oval e preto, por isso esperei tanto), furado nas laterais para inoculação e lacrado desde a mesma data.
Hoje quando abri constatei o que já imaginava, colonização 100% contando desde o dia 20/01. E, o mais importante, livre de contaminações!
Ficou lindo e imponente um bolo tão grande ao meio dos outros bolos e terrários que já residiam o terrário. Devido o calor estou utilizando uma garrafa de 2 litros de gelo à cada 24h, mantendo entre 18º e 20ºC durante esse período.
Ontem cobri com uma fina camada de vermiculita úmida, os bolos e os casings. Impressionante é a velocidade como o micélio sobe entre a vermiculita. Vejo que logo verei alguns frutos!
Paz e Luz a todos!
 
Início do próximo cultivo!

Ta tudo muito lindo mesmo agora é só esperar que daqui a pouco vai sai uma manada! uhuhuhuh

Abraços!;)


Paz e Poder!
 
Início do próximo cultivo!

Não tem mais espaço nem prum pingo de ranho nesse terrário !!!

Enxeu o isopor né malandro !!! kkkkkk:D

Mandou bem Tiwana, agora senta e espera que lá vem as toras ....!
 
Início do próximo cultivo!

Novidade!?*
Do lado esquerdo um bolo PF com a strain PESA, inoculado no dia 20/01. O mesmo foi montado em um pote de sorvete (oval e preto, por isso esperei tanto), furado nas laterais para inoculação e lacrado desde a mesma data.


Estou pensando em fazer um bolo assim, Tiwanaku. Tenho um pote de sorvete transparente (exceto uma faixa central) de 1,5 litros que deve ficar bom nesse esquema.

Esse bolo não ficou difícil de manipular?
 
Eita, Eita, cultivo de profissional é outra coisa, nada a dizer, a não ser que tá lindo isso, imagino a floresta que vai virar, vai da até pra armar uma rede, sucesso, paz e luz!!
 
Início do próximo cultivo!

Estou pensando em fazer um bolo assim, Tiwanaku. Tenho um pote de sorvete transparente (exceto uma faixa central) de 1,5 litros que deve ficar bom nesse esquema.

Esse bolo não ficou difícil de manipular?
Na boa meu irmão! Ficou moleza mexer no bolo, tanto que na hora que peguei ele, parecia que estava com um queijo minas na mão!:D
Só que demora, tem que esquecer na incubadora. Se fosse no meu 1º cultivo eu tinha surtado tamanha a ansiedade. Taí! Os mágicos me ensinaram a ter mais paciência!

Paz e Luz!
 
Início do próximo cultivo!

VAI OUT, VAI OUT, VAI OUT, VAI!!!!
Todo mundo na torcida!!!!
O WR, cade você, eu vim aqui só pra te ver!!!!
Tomara que de certo! Mandando para um Out-door mesmo!!!:)

Vai nessa Tiwanaku:):), limpe tudo muito bem e manda os PESA da PESAda pro terrário!!

Good Vibes sempre e segue firme os PESA e MEX!!!!
Veio OUT, veio OUT, veio OUT, veio OUT, veio OUT........
O WR deu as caras no vaso!:D

afarm3.static.flickr.com_2067_2317916891_e008cd23c9.jpgafarm3.static.flickr.com_2140_2317916827_1da2676261.jpg

Enquanto isso no terrário....
Os PESA estão devorando até o plástico do casing, vejo que logo teremos pins.
O big-cake de PESA está lindo, tudo embolotado nas laterais, se vier cogu do jeito que está parecendo a coisa vai ser bonita.
Finalmente os bolos de MEX; eles apresentaram um certo azulamento há uns 2 dias atrás, me deixando com a pulga atrás da orelha. Como o bolo de PESA e os casings nem sinal de azular eu excluí a possibilidade de ser falta de O2 no terrário e injetei mais 160ml de água destilada em cada bolo (anteriormente tinha dunkado com 80ml). Resultado: branquearam de um dia para o outro e estão embolotando como o bolo de PESA. Estavam com sede.
Resumindo é isso! Sinto que em mais alguns dias terei uma bela surpresa como já tive hoje com os pins de WR.

Paz e Luz a todos!
 
Pois é como lhe disse um dia Tiwana !

Os WR vão muito bem nos cultivos OUT, aqui foi um sucesso utilizando esse método, em bolos PF tá complicado ainda, apenas um bolo me rendeu alguma coisa, que por sinal é o pai dos seus ai kkkk!!

* quem diria hein, WR curtindo os ares da selva de pedra !!! Estou pasmo....:eek:

Parabéns, eles gostaram de vc e esperamos um cultivo de sucesso com as demais strains que estás cultivando ai !!!

Muita Paz e Luz !

Força Sempre :pos:
 
muito bom cara!! espero um dia fazer um cultivo de tamanha beleza quanto o seu, parabéns!!

paz!
 
Back
Top