Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mex Dutch King

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, estou aqui a apresentar minha terceira tentativa de cultivo em meu primeiro diário de cultivo no fórum. Sou grato a vocês pelo que me ensinaram e espero que me ajudem para que no futuro alguém seja ajudado com um bom diário de cultivo.

Considerações sobre minha experiência no assunto.

Minhas experiências anteriores não deram certo, sendo que:

- A primeira foi feita propositalmente sem muita dedicação devido ao pouco tempo disponível, resultando em metade dos copos bem colonizados e a outra metade contaminada. Feito em milho devidamente esterilizado e posto para frutificar no método casing coberto com substrato de terra comprado e devidamente esterilizado. Rapidamente o casing foi tomado por contaminações (hehe). A strain era Golden Teacher e o processo me serviu para por em prática o conhecimento adquirido aqui na bilioteca do fórum, a me familiarizar com as etapas de desenvolvimento, a conhecer o miscélio, a ter certeza de que vocês estão certos quando dizem que casing tem mais chances de contaminações, assim como o milho, que acho que foi o motivo da contaminação da metade dos potes. Isso faz 1 ano e meio. Mas enfim, valeu apena!

- Considerando que a primeira tentativa valeu a pena resolvi tentar denovo meio ano depois. A strain desta vez era de Mex Dutch King. Aprimorei o material para algo melhor e resolvi fazer PF e terrário, e não milho e casing. Fiz a farinha de arroz em casa, mas não era arroz intergral. Pelo que lembro nenhum copo contaminou desta vez, assim tive certeza dos meus cuidados com esterilização, mas alguns demoraram muito a colonizar, provavelmente devido as grandes variações de temperatura sobrando metade deles novamente. Coloquei os bolos inteiros no terrário, sem dunk e sem a camada adicional de vermiculita, pois não tinha esse domínio na época. Os bolos morreram, secos provavelmente. Nesse cultivo descobri que é esse o método que quero usar, porém com dunk e camada adicional de vermiculita. Agora tenho certeza que consigo produzir bons copos de miscélio, que é melhor gastar um pouco mais de tempo e dinheiro fazendo algo bem feito e que eu amo isso tudo! Boa sorte para os meus filhos e vamos lá!


O cultivo

ATENÇÃO: Estou disponibilizando logo abaixo um arquivo .doc com um manual passo-a-passo que eu mesmo fiz para me basear durante o processo e não ter que ficar pensando o tempo todo no que precisa ou no que falta, explicando cada detalhe de materiais e de passos a seguir. O manual ficou ótimo como referência para outras pessoas que queiram utilizar o meu método. Portanto aqui no diário não vou explicar qual o processo, vou apenas dizer como o processo resultou e quais as exessões em relação ao manual, que seria o método ideal do meu ponto de vista. Obrigado!

Agora, um ano depois, com experiência e muuuita leitura sobre o cultivo resolvi fazer de um jeito profi mesmo. Gastei grana em um kit perfeito, que pode ser conferido no manual.doc, e tenho certeza que desta vez vai dar certo. Depois de muito ler e de muito pensar sobre questões existenciais e sobre os meus objetivos com toda essa loucura deixei o egoísmo de lado e resolvi compartilhar minhas experiências com vocês, meus professores. Que o ritual inicie!

- Carimbos: fiz o pedido no site Jardim Enteógeno no dia 4/11, paguei no mesmo dia, dia 6 eles enviaram para os correios e dia 12 já estava aqui. Muito rápido, considerando o final de semana entre esses dias e a distância de lá até cá.

- Seringas: Foram preparadas no dia 12 mesmo. No processo de raspagem do carimbo, que foram feitos em Fevereiro pelo Jardim Enteógeno, achei muito fácil de separar os esporos do papel alumínio. Eles caiam no copo de água em pedaços relatvamente grandes de esporos, como pequenas camadas. Será que isso pode prejudicar o cultivo? Os esporos estão muito velhos? Ajudem com essa dúvida. Mas as seringas ficaram lindas. Duas de 20ml beeeem pretas, com muito esporo como eu nunca tinha feito antes. Isso me deixa otimista, acho que vai colonizar bem!

- Substrato: Foi preparado também no dia 12. No manual eu pretendia usar FAI, mas incrível, não encontrei a tal farinha, então comprei arroz integral. Eu não tinha liquidificador e não pude fazer a farinha. Então eu fervi o arroz até amolocer e depois dei uma leve esmigalhada e deixei secar, mas mesmo assim ficaram muitos grãos. Misturei a vermiculita, água e depois o arroz. Eu pensei que assim ficariam muitos espaços de vermiculita sem substrato e resolvi colocar junto um pouco de farinha de mandioca que tinha aqui em casa. Não sei se essa farinha faz bem (alguém pode me dizer?) mas olhando a composição que dizia na embalagem era praticamente a mesma do arroz integral, sem nada a mais nem a menos, só quantidades que mudavam um pouquinho. Por isso resolvi usar, e acho que ficou bom, até porque não usei muito.

- Inoculação: Foi feito no dia seguinte, dia 13, após 18h da seringa hidratando, foi pouco tempo gente? O método segue o modelo.doc.

- Encubação: Começou no dia da inoculação, dia 13. A encubadora segue o modelo.doc, ficou ótima, e mantém perfeitamente a temperatura entre 25 e 28 graus celsius.

Anexos:

- Imagem 1: A seringa pretinha de tantos esporos, como eu nunca consegui fazer antes. Só uma parte da seringapode ser vista na imagem, ela é maior, 20ml, além de que foram 2.

- Imagem 2: Os copos inoculados prontos para irem para a encubadora.

- Imagem 3: As informações escritas em cada copo: data de inoculação, seringa usada, número do copo, strain inoculada.

- Imagem 4: A encubadora pronta para receber os copos inoculados. Com o porém de que depois eu coloquei papel alumínio na parte exposta dos copos para que fiquem isolados da luz do termostato.

É um prezer compartilhar. Paz e lux!
Imagem048.jpgImagem051.jpgImagem050.jpgImagem043.jpg
 

Anexos

  • manual.doc
    51.5 KB · Visualizações: 46
- Monitoramento: Dia 18, depois de 5 dias do início da encubação, olhei pela primeira vez o desenvolvimento do miscélio. (a letra N é referente ao número do copo)

N1 - Parece que o miscélio começou a desenvolver, mais ou menos 20 % do copo colonizado, mas talvez há cobweb junto. Vou esperar mais um pouco e ver até onde vai.
N2 - Copo 80% colonizado.
N3 - Copo 60% colonizado.
N4 - Copo 85% colonizado.
N5 - Copo 75% colonizado.
N6 - Copo 95% colonizado.
N7 - Copo 90% colonizado.
N8 - Copo 60%colonizado.

Dêem uma olhada nas fotos, eu estou achando o miscélio muito fraquinho. Pelo menos em relação a minha tentativa anterior em que eu usei farinha de arroz e o miscélio veio mais rizofórmico e dominante, não deixando nada da vermiculita exposta, assim como vejo nos diários de vcs. Acho que o arroz em grãos não rendeu muito e farinha de mandioca foi pouca ou ineficaz. Aliás, onde tem o arroz o miscélio é branquinho e saudável.

Pax e lux!
Foto4.jpgFoto5.jpgFoto6.jpg

DIA 22/11
N1 - Descartado com CobWeb, sem dúvida.
N2 - Copo 100% colonizado.
N3 - Copo 80% colonizado.
N4 - Copo 100% colonizado.
N5 - Copo 90% colonizado.
N6 - Copo 100% colonizado.
N7 - Copo 100% colonizado.
N8 - Copo 85%colonizado.

Bom, acho que a seringa ficou boa, mesmo sendo feita de esporos de nove meses atrás. Onde foi feito a inoculação e o miscélio cresceu criando um fundo branco dá ainda para ver muitos pontos pretos de esporos que não eclodiram, assim como no fundo do copo.

O que me impressiona nisso foi a rapidez com que os copos colonizaram. Nove dias 4 copos completos! :eek: Mas apesar disso ainda acho o miscélio fraco.

Abraço! Pax e Lux.

DIA 22/11

Fiz o processo de DUNK da seguinte forma (diferente do manual.doc):
- Em ambiente não esterilizado (na cozinha de casa).
- Usando luvas esterilizadas com álcool.
- Lavei os potes que receberiam os bolos com detergente e depois com álcool.
- Lavei os potes com água mineral para tirar os restos do álcool.
- Enchi os potes com água mineral.
- Mergulhei dois bolos em cada pote.
- Coloquei na geladeira por 24h.

Ao tirar os bolos percebi que na parte superior do copo, na vermiculita, na parte do centro, ainda não havia colonizado totalmente, mas quase. Por já ter aberto os copos resolvi continuar o processo e fazer o dunk mesmo assim.

DIA 23/11

Montei o meu terrário (como descrito no manual.doc), e:
- Não usei aquecedor e termostato pois a temperatura no ambiente está constante em 24graus.
- Coloquei água mineral no fundo do terrário e a ergila expandida esterilizada dentro da água.
- Com luvas esterilizadas.
- Coloquei duas tampas plásticas esterilizadas em cima da argila expandida.
- Coloquei vermiculita estarilizada em cima das tampas.
- Tirei os quatro bolos de dentro dos potes do dunk e coloquei no terrário.
- Não sequei os bolos porque achei que poderia contaminar devido o miscélio fraco.
- Deixei no escuro para o miscélio crescer.

Pax e Lux!
Imagem061.jpgImagem062.jpgImagem064.jpg

DIA 25/11

A umidade do terrário não está funcionando como eu imaginava. Acho que coloquei muita água, sem querer, e a argila ficou submersa, então começei a borrifar água no terrário para manter a umidade. A água invadiu uma das tampas molhando o fundo de um dos bolos, pensei em testar e deixar assim mesmo. A superfície dos bolos secou sozinho sem que eu precisasse fazer isso com papel e o miscélio ficou um pouquinho mais "felpudo", mas está crescendo vorazmente em direção a vermiculita em baixo dos bolos, em que os bolos estão em cima, principalmente na que está com água molhando o bolo, o miscélio cresce submerso na água, e saudável.

Então deixei o terrário no escuro e continuei controlando a umidade com o borrifador até o dia 27, mas o miscéio parece não querer crescer mais para o ponto ideal de se colocar na luz. Ele ainda está pouco "felpudo". Então coloquei vermiculita úmida e esterilizada apenas na parte superior dos bolos e espero que isso incentive o miscélio a crescer novamente nesta parte de cima dos bolos.

Nos dias 28 e 29 não estarei em casa e espero que quando voltar eles estejam prontos para ir para a luz e a pinagem.

Eaê pessoal!

Amanhã estarei indo para casa ver como está esse cultivo. Me desculpem ter escrito tanta coisa de uma vez só mas eu já vinha escrevendo este diário a algum tempo mas não tive oportunidade de postar nada. Na verdade acabei de me cadastrar no fórum.

Para ser bem sincero não estou muito confiante que esses bolos darão algum fruto, pois o substrato ficou fraco resultando em um miscélio fraco. Ainda tenho três copos que até amanhã devem estar 100% colonizados.

Com dois dos copos penso em fazer um casing para proporcinar mais substrato e para ter melhor controle de umidade. O que vocês acham disso? O que eu deveria usar de substrato e como montar esse casing? :confused:Socorro! Me ajudem meus professores, o que faço agora! :(

Bom. Apesar disso tudo eu ainda tenho um carimbo de Golden Teacher guardado, caso desta vez dê errado. E as minhas habilidades de esterilização e encubação já estão profissionais. Só preciso que vocês me ajudem a frutificá-los.

Com o terceiro e último copo de miscélio que tenho em mãos eu farei a inoculação dos outros 7 que já usei, mas desta vez com um substrato mais bem feito. Voc6es costumam fazer este tipo de inoculação? Funciona mesmo? Não contamina muito fácil?

JESUS! Eu tenho que parar de escrever! :eek:Eu vou dormir para ir de volta para casa amanhã e ver como as coisas estão, me ajudem o quanto antes.

Muitíssimo obrigado desde já. Abraço a todos!

Pax e Lux.

PS: se alguém quiser saber melhor quem é esse forateiro: https://teonanacatl.org/threads/o-prazer-é-todo-meu.4454/
 
Última edição por um moderador:
Fala Powr tocH

Cara vc ta incubando os bolos novamente no terrario?
se axa q o micélio esta fraco, deveria ter deixado eles colonizando nos copos por mas uns dias.

depois do dunk os bolos ja deveriam estar no terrario com a luz ligada e com a temperatura adequada, e sem esquecer das trocas d ar e umidade.

a respeito desse casing q vc quer faser: leia mas na biblioteca antes de começar qualquer coisa,as respostas estao todas lá.Reserve um tempo pra dar uma lida e estudar sobre o assunto :cool:

Nao esquece de comentar sobre os bolos láá :pos:

estamos aí pra ajudar, boa sorte ;)
 
Eae, kleber.

Valeu pelas dicas, mas acho que aqueles bolos já eram mesmo. Agora resta fazer o casing (eu já havia lido a parte de casing, mas sanei minha dúvida nas perguntas frequentes, hehhehe, a biblioteca é o ouro mesmo), e depois vou reinocular os outros vazios com um dos colonizados e recomeçar. abraço!
 
entao velho da proxima coloca so arroz integral inteiro
ja fiz assim e obtive otimos resultados
teve um cultivo de pink bufalo que colonizou totalmente em uma semana e meia com aparecimento de miscelio em tres dias
nao sei se por meus potes serem de plastico ...
acho que no plastico a colonizaçao e mais rapida mesmo
mas atençao eu faço a esterelizaçao em auto clave
 
04/12

N3 - 85%
N5 - 99%
N8 - 90%

N3 e N8 estão colonizando muito lentamente nos últimos dias, mas aos poucos acho que completam o copo. N5 está quase completa a acolonização.

O que vocês acham, vale a pena mandar os copos não completamente colonizados para o casing? Digo isso pois estou com um pouco de pressa, por questões administrativas da minha vida, e queria que o casing colonizasse em no máximo três semanas para que eu possa mandar para a frutificação e cuidar deles com calma, pois vou viajar por alguns dias e não queria deixar o processo parado.
Seria um casing pequeno, feito com dois copos de miscélio, e terra de jardinagem como camada de casing.

Abraço a todos.
 
É que, como eu já havia explicado, estou achando o miscélio muito fraco, talvez devido ao substrato que usei, e estou com 4 bolos no terrário e não estou obtendo resultados. Então se eu fizesse o casing talvez o miscélio cresceria mais forte. Isso que eu penso, estou errado?
 
Há quanto tempo esses bolos estão no terrário?

A umidade está boa?

Qual é a temperatura desse terrário?


Casings podem produzir mais, porém também aumentam a chance de contaminação e de insucesso.

Talvez seja melhor você dominar a técnica de bolos antes de partir para um casing.
 
Cara, eu estava com o mesmo problema.

Havia feito 04 bolos. Um contaminou na incubação e os os outros 03 bolos no terrário com tudo OK e...NADA!

Ai resolvi fazer um teste!

Deixei um bolo inteiro e os outros 02 fiz um casing (02 bolos numa lugar só). Como tinha dúvidas no Dunk que tinha feito no bolo, prestei muita atenção na umidade do substrato (acho que este foi o meu problema inicial).

Mandei os 02 bolos novamente prum DUNK decente...após isso, além de quebras os bolos, fiz fatias médias :)cool: faca esterilizada,please!) e apliquei em camadas: substrato-fatias-subtrato-fatias substrato. Ficou como um bolo de aniversário :p:

Usei 2/3 de vermiculita e 1/3 de pó de xaxim humificado (de humus mesmo). Observe a esterilização, ok? usei microondas.Mas uma 1/2 colher de sopa de calcário.

Deixei incubando até que os micélios começaram a aparecer ( usei uma tapeware com tampa, ficou 10!) Mandei pro terrário.

Conclusão : do bolo que ficou só tirei até agora 03 cogus grandes e no Casing é só alegria :D:D Pins! Cogus! Pins e mais Cogus!!! de todos os tamanhos...

De uma olhada na biblioteca e faça um casing...vale a pena a experiência!Vc só tam a ganhar e se num der certo :eek: Parta para outra! Com a prática agente chega lá!:pos:

Dica: tem muitos vídeos gringos que mesmo sem saber inglês nos ajuda a visualizar "o trem" e NÃO TENHA PRESSA!!!!!:D:D:D

ABÇ!
 
segue umas fotinhos aí dos resultados...


Figurinha contei hoje 68 píns (uhuuu:D)

o que está com a minha mão é o do bolo. Só tem um mas é vigoroso!!!!


ABÇ
IMG0082A.jpgIMG0083A.jpgIMG0084A.jpg
 
Azrarel, meu filho te falei pra tomar cuidado com eles! Agora como vocÊ vai fazer para carregar tudo isto sozinho? quer uma ajuda? ahuahuaua

Abaços para todos
 
Aeêêêêêêêêêê.... PINS! PINS! e mais PINS! Huhuhuhuuhuhu... é isso aí, não tenha pressa!
Agora está tudo dando certo!

Aaaaahhh, meus filinhos... crescendo... crescendo... :) :) :) Eu pareço uma criança, hehehe, fico horas observando o desenvolvimento deles, depois observo mais um pouco, várias vezes ao dia, hehehhe.

Mas mesmo depois de ler e ver de tudo na internet só agora que percebo mesmo como a coisa acontece. É legal ver como o miscélio vira primórdia e depois pim e depois cogumelo em questão de algumas horas. Em um dia tudo muda. Demais!

Agradeço muito a juda de vocês, que me seguraram para que não fizesse um terráio, né Equador, assim mantendo o processo. Também ao Kléber que me disse logo para mandar os bolos para a luz, hehehe.

Azrael, achei muito boa a tua técnica. Prometo que vou usar ela por pura consideração e admiração. Vou fazer isso com os outros dois copos que tenho guardado. Até porque TODOS os pins estão nascendo da vermiculita que eu coloquei em baixo dos bolos, onde o miscélio dominou total. Agora nesse lugar os pins vem aos montes, mais mil primórdias que aparecem por lá.. já tem uns cogumelos bem grandinhos que nascem exatamente na vermiculita que está entre os dois bolos, onde o miscélio deles se encontram. Eu acho que uma boa camada de vermiculita pura ajuda bastante o miscélio a querer pinar, certamente por causa da água que eles encontram lá, e os nutrientes vem do bolo através do próprio miscélio. Bom, vejam as fotos e vocês entenderão o que digo. Valeu pela força galeraaaa! :)

Vamos ao relatório.

07/12
Os bolos N2, N4, N6 e N7 deram aproximadamente 7 pins, e umas 200 primórdias! O terrário está com os furos das laterais abertos o tempo todo para ventilação e os outros fechados com fita, nessas laterais são 2 furos em baixo e dois em cima. Além disso faço a renovação de ar e faço uso do spray para ajudar com a umidade de duas a três vezes ao dia. O terrário ficou três dias sem minha presença, e foi aí que apareceram os pins, o sistema parece bem automatizado. A temperatura é ambiente, variando de 21 a 25 graus da noite para o dia pois é primavera. O terrário fica na sala de casa em cima da mesa.

08/12
Agora são 4 cogumelos pequenos e 14 pins! :)

Vamos às fotos:

17/12
FOTO 1 - O primeiríssimo deles! :)
FOTO 2 - O no outro bolo nascem dois juntinhos.

FOTO 3 - O primeiríssimo já bem maior, um dia depois.
FOTO 4 - O que eram dois agora são quatro!
FOTO 5 - Mais um da nova geração.

Os outros pins eu não vou mostrar pois minha câmera é muito ruim. Do celular.

Ahhh, que alívio que desta vez está dando certo. Depois de tantos erros agora o prazer é enorme.

Longa vida ao CM!

Abraço a todos.
Imagem068.jpgImagem069.jpgImagem001.jpgImagem002.jpgImagem003.jpg
 
Isso aêê PowR TocH...!!!

felicidade total né irmao,hehehe :D, to ligado como é :luz:

relata a trip aí depois pra nos :pos:

PAZ
 
Caramba o micélio ta agressivo ai hein!!!:)

Qual substrato que vc usou no casing? Ta parecendo casing...

Só toma cuidado com um tal de "overlay" ja aconteceu comigo...procura na bilbioteca.


ABÇ! e Parabéns!
 
Eaeeee galera!

Bha, eu ainda não acredito, mas tá tudo dando muito certo. Agora temos pelo menos 25 cogus, entre pequeninos e gigantes, mais uns 10 pins promissores.

Lembram daquele primeiro? Ele está muito grande e parrudo, hehhehe lindo!

Vejam as fotos.

FOTO 1 - O primeiríssimo bem crescidinho.
FOTO 2 - Ele de perfil... quase maior que o bolo
FOTO 3 - Geral do terrário
FOTO 4 - Geral do terrário
Foto2.jpgFoto6.jpgFoto3.jpgFoto4.jpg
 
AÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!:)


Tá vigoroso!!!!

na primeira foto, te um pin "roxinho", vc tocou nele?Parece que o micélio ta "pulando fora"!!!! heeheheh!

Achei que era casing porque tem vermiculita pra todo lado!:p:


Parabéns!

Já sabe como conservá-los ou vai tudo pro buxo mesmo!?!?!?:D:D:D
 
Back
Top