Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mex Dutch King

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, estou aqui a apresentar minha terceira tentativa de cultivo em meu primeiro diário de cultivo no fórum. Sou grato a vocês pelo que me ensinaram e espero que me ajudem para que no futuro alguém seja ajudado com um bom diário de cultivo.

Considerações sobre minha experiência no assunto.

Minhas experiências anteriores não deram certo, sendo que:

- A primeira foi feita propositalmente sem muita dedicação devido ao pouco tempo disponível, resultando em metade dos copos bem colonizados e a outra metade contaminada. Feito em milho devidamente esterilizado e posto para frutificar no método casing coberto com substrato de terra comprado e devidamente esterilizado. Rapidamente o casing foi tomado por contaminações (hehe). A strain era Golden Teacher e o processo me serviu para por em prática o conhecimento adquirido aqui na bilioteca do fórum, a me familiarizar com as etapas de desenvolvimento, a conhecer o miscélio, a ter certeza de que vocês estão certos quando dizem que casing tem mais chances de contaminações, assim como o milho, que acho que foi o motivo da contaminação da metade dos potes. Isso faz 1 ano e meio. Mas enfim, valeu apena!

- Considerando que a primeira tentativa valeu a pena resolvi tentar denovo meio ano depois. A strain desta vez era de Mex Dutch King. Aprimorei o material para algo melhor e resolvi fazer PF e terrário, e não milho e casing. Fiz a farinha de arroz em casa, mas não era arroz intergral. Pelo que lembro nenhum copo contaminou desta vez, assim tive certeza dos meus cuidados com esterilização, mas alguns demoraram muito a colonizar, provavelmente devido as grandes variações de temperatura sobrando metade deles novamente. Coloquei os bolos inteiros no terrário, sem dunk e sem a camada adicional de vermiculita, pois não tinha esse domínio na época. Os bolos morreram, secos provavelmente. Nesse cultivo descobri que é esse o método que quero usar, porém com dunk e camada adicional de vermiculita. Agora tenho certeza que consigo produzir bons copos de miscélio, que é melhor gastar um pouco mais de tempo e dinheiro fazendo algo bem feito e que eu amo isso tudo! Boa sorte para os meus filhos e vamos lá!


O cultivo

ATENÇÃO: Estou disponibilizando logo abaixo um arquivo .doc com um manual passo-a-passo que eu mesmo fiz para me basear durante o processo e não ter que ficar pensando o tempo todo no que precisa ou no que falta, explicando cada detalhe de materiais e de passos a seguir. O manual ficou ótimo como referência para outras pessoas que queiram utilizar o meu método. Portanto aqui no diário não vou explicar qual o processo, vou apenas dizer como o processo resultou e quais as exessões em relação ao manual, que seria o método ideal do meu ponto de vista. Obrigado!

Agora, um ano depois, com experiência e muuuita leitura sobre o cultivo resolvi fazer de um jeito profi mesmo. Gastei grana em um kit perfeito, que pode ser conferido no manual.doc, e tenho certeza que desta vez vai dar certo. Depois de muito ler e de muito pensar sobre questões existenciais e sobre os meus objetivos com toda essa loucura deixei o egoísmo de lado e resolvi compartilhar minhas experiências com vocês, meus professores. Que o ritual inicie!

- Carimbos: fiz o pedido no site Jardim Enteógeno no dia 4/11, paguei no mesmo dia, dia 6 eles enviaram para os correios e dia 12 já estava aqui. Muito rápido, considerando o final de semana entre esses dias e a distância de lá até cá.

- Seringas: Foram preparadas no dia 12 mesmo. No processo de raspagem do carimbo, que foram feitos em Fevereiro pelo Jardim Enteógeno, achei muito fácil de separar os esporos do papel alumínio. Eles caiam no copo de água em pedaços relatvamente grandes de esporos, como pequenas camadas. Será que isso pode prejudicar o cultivo? Os esporos estão muito velhos? Ajudem com essa dúvida. Mas as seringas ficaram lindas. Duas de 20ml beeeem pretas, com muito esporo como eu nunca tinha feito antes. Isso me deixa otimista, acho que vai colonizar bem!

- Substrato: Foi preparado também no dia 12. No manual eu pretendia usar FAI, mas incrível, não encontrei a tal farinha, então comprei arroz integral. Eu não tinha liquidificador e não pude fazer a farinha. Então eu fervi o arroz até amolocer e depois dei uma leve esmigalhada e deixei secar, mas mesmo assim ficaram muitos grãos. Misturei a vermiculita, água e depois o arroz. Eu pensei que assim ficariam muitos espaços de vermiculita sem substrato e resolvi colocar junto um pouco de farinha de mandioca que tinha aqui em casa. Não sei se essa farinha faz bem (alguém pode me dizer?) mas olhando a composição que dizia na embalagem era praticamente a mesma do arroz integral, sem nada a mais nem a menos, só quantidades que mudavam um pouquinho. Por isso resolvi usar, e acho que ficou bom, até porque não usei muito.

- Inoculação: Foi feito no dia seguinte, dia 13, após 18h da seringa hidratando, foi pouco tempo gente? O método segue o modelo.doc.

- Encubação: Começou no dia da inoculação, dia 13. A encubadora segue o modelo.doc, ficou ótima, e mantém perfeitamente a temperatura entre 25 e 28 graus celsius.

Anexos:

- Imagem 1: A seringa pretinha de tantos esporos, como eu nunca consegui fazer antes. Só uma parte da seringapode ser vista na imagem, ela é maior, 20ml, além de que foram 2.

- Imagem 2: Os copos inoculados prontos para irem para a encubadora.

- Imagem 3: As informações escritas em cada copo: data de inoculação, seringa usada, número do copo, strain inoculada.

- Imagem 4: A encubadora pronta para receber os copos inoculados. Com o porém de que depois eu coloquei papel alumínio na parte exposta dos copos para que fiquem isolados da luz do termostato.

É um prezer compartilhar. Paz e lux!
Imagem048.jpgImagem051.jpgImagem050.jpgImagem043.jpg
 

Anexos

  • manual.doc
    51.5 KB · Visualizações: 46
Hahahha, pior que tem vermiculita por tudo, é que eu tive que tirar a vermiculita que tinha ao redor pq o miscélio tava crescendo por tudo, daí joguei pra longe, pra dentro da agua do terrário. Mas aquele pin não tá roxo, é que caiu vermiculita até nele uhauahuahuahauah, daí ele vai crescendo e o graozinho fica pendurado, hehehe, então preferi não mexer justamente pra não machucar.

Mas vcs tem que ver como está agora. Muuuitos cogus... amanhã posto fotos. Abraço!

Ahhh, vai tudo pro buxo mesmo :)

Fotos:

FOTO 1 - Lateral do terrário
FOTO 2 - Geral do terrário
FOTO 3 - Close do Primeiríssimo (vejam como ele deformou!)
FOTO 4 - Close 1 - (vários já bem crescidinhos)
FOTO 5 - Close 2 (notem que há vários pins juntos ali na base do bolo e outros vários no topo do bolo ao fundo.)
Imagem000.jpgImagem001.jpgImagem002.jpgImagem006.jpgImagem007.jpg
 
Última edição por um moderador:
Poxa vida cara, você está certo mesmo, deu problema, e todos cogus pararam de crescer :(

Acontece que houveram dois dias mais frios e eu coloquei um aquecedor no terrário para aumentar a temperatura. Mas como os furos do terrário estavam abertos, ele rapidamente esfriava e o aquedor ligava novamente, causando muita variação na temperatura, o que eu pensei não ser bom. Então tampei os furos do terrário para estabilizar a temperatura, e abanava o terrário duas vezes por dia para troca de ar, mas acho que não foi o suficiente. Todas vezes que eu abria o terrário havia um cheiro muito forte, e acho que saturou de CO2 mesmo. :(. Todos cogus pararam de crescer no dia seguinte :(

Então eu abri os furos e os pins mais novos começaram a crescer (talvez até porque os outros param, assim o miscélio deve ter redirecionado energias), e agora tenho todos os 24 furos abertos (enquanto no início eu usava apenas 8, e funcionava), e agora tenho cogus crescendo tão vigorosos quanto aquele primeiro. São cinco cogus bem fortes que dobram de tamanhi a cada dia. Então acabo de aprender (da pior maneira) que é melhor ter boa ventilação do que temperatura ideal!!!!!! Eu havia lido que a temperatura ideal para a frutificação era 28C, mas com 24C eles parecem crescem muito bem! :) E assim os pins também continuam vindo, hehe.

Bom, agora algumas dúvidas.

Os cogus que pararam de crescer ficaram com aparencia mais pálida, branca, e os chapéus mais escuros, mas não roxos. Eles estão mortos? Mas eles não secam nem apodrecem. O que eu quero saber é se vale a pena mantê-los "plantados" ou se eles vão perder potência assim, pois pretendo comê-los junto com os que estão crescendo agora, pois ainda não tenho uma dose decente, e pelo visto enquanto "plantados" eles estão vivos.

A segunda dúvida é... vocês sabem aquela "pelugem" branca que cresce na base dos cogus quando eles ficam maiores? Essa "pelugem" branca tem crescido até quase na altura dos chapéus, aparentemente só nos que pararam de crescer. Então, qual a função dessa pelugem para os cogus?

Bom, era isso, aguardo respostas. Um abraço a todos.

Ahhh, sim, outra pergunta 10000bc. Como você percebeu que havia exesso de CO2?

Abraço, origado pela ajuda.
 
Última edição por um moderador:
Eu nasci ha 10 mil anos atras, e nao tem nada nesse mundo que eu nao saiba demais.
Calor+co2 = cogus pontudos durante a fase de desenvolvimento.
/\ pins com BICOS estao sufocados.
 
Os meus estão na mesma situação...:(


Mas além de abrir o terário 2x por dia deixo uma bomba de aquário borbulhando 24hs...

Num seria suficiente para tirar o excesso de CO2??:confused:


ABÇ!
 
o co2 se acumula no fundo do terrario como agua, necessita escorrer por gravidade(escoar).
so soltar ar dentro forma bolhas de oxigenio como formaria na agua, sem dissipar o mesmo.:pos:
 
Genial! Bom saber disso.

Agora com os 24 furos abertos no terrário e troca de ar 4 vezes por dia, hehe, tenho 3 cogumelos crescendo muuuito rápido. Muito mesmo. Em três dias eles já são quse os maiores cogus do terrário, e sem pontas BICUDAS. Muito bom saber disso, valeu 10000bc.

Amanhã vou para o interior e vou ter que levar o equipamento junto para continuar o cultivo. Então eu vou colher o que cresceu até agora, colocar os bolos de volta pro dunk e transportá-los. Lá eu farei dois casing naquele método do Azrael, sem adicão de matéria orgânica, só vermiculita, e vamos ver no que dá. acho que vai ser bom, pois a grande maioria dos cogus vieram da vermiculita que tinha em baixo dos bolos, acho que eles gostam de uma vermiculita para pinar, para ter para onde crescer antes de pinar.

E depois, o que devo fazer? continuar o diário aqui ou criar um novo?

Era isso galera. Boa trip para mim! :):):):):):)

Um graande abraço a galera que me ajudou, e mais um para os que acompanharam o diário. Valeu mesmo!
 
so tenho um comentario.
PORQUE nao fez apenas 23 furos?
24 soa meio bichinhesse.:D
 
Genial foi sua estufa Brother excelente ideia, é isopor de 20l?

Fiz uma encubadora com isopor 20 litros só que usei ela na vertical, desperdicei totalmente o espaço.

Show de bola!

Obrigado pela ideia!
 
o co2 se acumula no fundo do terrario como agua, necessita escorrer por gravidade(escoar).
so soltar ar dentro forma bolhas de oxigenio como formaria na agua, sem dissipar o mesmo.:pos:

ai! aiaiai!!! aiaiaiaiaiia! emcima embaixo puxa e vaaaaaaaiiiiaaaaaa!!! (estilo Massacration!!!!:D:D:D)

Será que é por isso que meu "mar de pins" está abortando? Hoje contei mais de 70 (setenta negada!!!:eek:) só que eles num vão pra frente...ficam pequenos escurecem....:(:(

Meu terrário é uma dessas caixas plasticas clássicas de 40 L. Meto furo nelas? Quantos? Se colocar um "filtro" nos buracos será que o co2 passa?

again.... ai! aiaiai!!! aiaiaiaiaiia! emcima embaixo puxa e vaaaaaaaiiiiaaaaaa!!!

(num conhece? e de boas risadas:D:D:D


ABÇ!
 
Azrael:
Fa'ca uma fileira de furos medios o mais proximo do fundo do terrario que puder (logo acima do nivel da agua) e tape-o com tela contra insetos.
ja deve ser o suficiente (5 ou 6 furos de 2 cms de raio sao suficientes pra um aquario de 20 litros, nao esquecendo de injetar ar ACIMA do bolsao de co2 para forcalo para fora.
 
Marca, eu tenho uma encubadora para os copos de miscélio feito de isopor e um terrário de plástico bem grande. Dá uma olhada nas fotos que vc tira adúvida. Senão lê o manual.doc que eu disponobilizai no primeiro post que lá explica bem como eu fiz.

Eu fiz 24 furos, heheh, 12 no topo do terrário e 12 na base para troca ar. Está funcionando.

hoje eu coloco os bolos no casing de vermiculita.

aí vão algumas fotos dos que foram colhidos sexta, e que foram pra mente... lindos... ótima trip... já valeu a pena.

FOTO 1 - Minutos antes da trip :)
FOTOS 2,3,4 - Minutos antes da colheita
Foto40.jpgFoto22.jpgFoto11.jpgFoto20.jpg
 
:) Olá!

Mais um passo dado.

Depois de um dia de dunk os bolos foram para o casing. O casing é feito de fatias do bolo coberto com vermiculita úmida. Os bolos que usei eram os memso deste primeiro flush. Agora só aguardar a colonização.

Com o último copo de miscélio colonizado que ainda tinha eu reinoculei outros 8 copos de vermiculita + farinha de arroz, picando com uma faca o bolo colonizado e colocando os pedacinhos dentro dos outros copos.

Agora são 8 bolos PF encubando e 2 casings incubando.

Por enquanto era isso, valeu pela ajuda galera. Quando as coisas evoluirem eu posto aqui.

Abraço!
 
olá brother grower,boa sorte ae na jornada.
Tem bastante copos ae, assim a média aumenta e a chance de bons resultados tambem.É necessário muita assepcia durante a transfêrencia do micélio pros copos novos,mas é uma ótima tentativa.
Já tripei com os mex Dutch ,são bem fortes, portanto abra a mente pra receber o máximo possível de informações úteis pra caxola ,e assim consequentemente trazer isso atrávez de seus olhos a realidade estática.

grande abraço
 
Back
Top