Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu terrário aquário

Mazzini

Primórdia
Cadastrado
04/10/2010
6
38
44
Salve galera!
Meu primeiro cultivo foi com aqueles kits, o qual consegui tirar bastante aprendizado, e me rendeu 5 belos flushes!

Agora estou começando um novo cultivo, sem utilizar aquelas bags pequenas, decidindo cultiva-los do começo ao fim nesse aquário.

aimg18.imageshack.us_img18_2374_dscf0204e.jpg

Utilizei uma dessas bags cortadas para cobrir a parte superior do terrário (e aproveitando a área de respiração do proprio bag.
Uma lâmpada de led em cima, e um termostato diretamente dentro da água. Coloquei perlita no fundo, e possuo um compressor de ar ja instalado.


Montei as marmitas hoje, apaguei a luz, setei o termostato para 34° e cobri o aquário.

Minhas dúvidas:
-o termohigrometro que eu tinha pifou de deixar ele dentro da estufa, então não tem como eu saber exatamente como está a situação ali dentro. Coloquei um termometro de aquário no fundo, e a medição da água está em 32°.
Será que a temperatura do ambiente interno passará dos 30°?Está na fase de colonização do casing ainda, por isso está elevada, se a proporção se manter, acredito que durante a frutificação tenha que abaixar o termostato para 28/29 °
A umidade presuponho que esteja bem alta pois o termohigrometro estava bem molhado!
-o aquario possui somente uma saída para o ar: um filtro microscópico da bag. Será que sera suficiente para todo o ciclo? Deixo o compressor ligado o tempo todo ou ligo somente umas 3x ao dia? (após a colonização do casing!)?

Estou pensando em encomendar os sensores da exo terra, pois foi o unico higrometro que eu achei que funciona com um sensor!

Alguem mais tem usado leds durante o cultivo e está tendo bons resultados?

Como esse é o meu primeiro cultivo nessas condições, erros virão! Sugestões e críticas são totalmente bem vindas!

Keep growing friends!
 
Mazzini, abra um diário de cultivo, ai podemos acompanhar melhor esse processo.
 
Mas de que importa isso, se o principal é saber a origem do cultivo. Pra mim isso é besteira. Não é porque X me vendeu algo que eu não posso tirar minhas dúvidas em outro lugar mais especializado. Há tantos detalhes nesse processo, só pq uma pessoa ainda não conseguiu iniciar do zero, ela não é digna de receber ajuda?


Para nós não é indiferente saber a origem do cultivo. A equipe combinou que não damos suporte a kits e assim tem sido. E essa discussão é antiga aqui no fórum, com muitas idas e vindas.

E quem tem um kit, que pelo que você disse não é o seu caso, pode tirar as suas dúvidas em um local especializado, desde que o local concorde com isso.

Não se trata da pessoa ser digna ou não, mas do método de obtenção de cogumelos em questão ser ou não considerado condizente com a proposta do fórum.
 
... Não tirei nenhuma foto mais de perto, depois eu tiro e vocês irão ver que as marmitas usadas aqui são menores do que as do kit ...

Estamos aguardando as fotos e os detalhes do preparo do substrato e inoculação, creio que isso não seja difícil de formular.
 
Era meu aquário de plantas e peixes:
DSC03461.JPG , aí deu uma infestação incontrolável de algas, muitos riscos no vidro e desestímulo resolvi desmontá-lo. Como já a tempo tinha fascinação por Cogumelos pensei em começar os cultivos seguindo os manuais e dicas do CM.
Bom o meu está "pronto" só falta a argila expandida ( estou usando pedriscos).
  • Usei um cooler de uma placa de vídeo velha ligado a um carregador de celular (ventilação perfeita sem correntes fortes de ar).
  • Aquecedor de aquário "simples" em uma garrafa de vidro (a pet se contorcia com o calor da água de cerca de 80 Cº e acabavam a cair, Sendo que moro em Curitiba onde as temperaturas são baixas no inverno, hoje 09/06/12 estava cerca de 13Cº DSC04484.JPG sem ligar o aquecedor do terrário, com ele ligado chega no máximo 26Cº).
  • Com um Timer regulado a cada 30 ou 15 min dependendo da fase do cultivo, assim ele tem o trabalho de ligar e desligar a ventoinha e o aquecedor , mantendo assim estabilidade de temperatura. É isso por enquanto, sendo que é o meu primeiro cultivo de algum cogu q n sei a espécie: DSC04358.JPGDSC04485.JPG , sendo que estou fazendo na esportiva para pegar mais skills :).
  • DSC04480.JPGDSC04482.JPGDSC04483.JPG.
 
Muito bacana o aquário. Eu não sou um grande entendedor mas achei esse micélio meio estranho. Qual o substrato?
Por aqui está difícil regular o frio também! Abraços!
 
Na General Carneiro na quadra do mercado municipal tem vermiculita, em uma loja de jardinagem. Tem também na floricultura da Alberto Foloni e na floricultura da Alberto Bolliger, é relativamente fácil de achar.

Edit: Eu acho que você poderia ter substituído o arroz pelo trigo, mas a vermiculita é outro esquema.
 
Na General Carneiro na quadra do mercado municipal tem vermiculita, em uma loja de jardinagem. Tem também na floricultura da Alberto Foloni e na floricultura da Alberto Bolliger, é relativamente fácil de achar.

Edit: Eu acho que você poderia ter substituído o arroz pelo trigo, mas a vermiculita é outro esquema.
blzzzz vou ir atrás valeu pela dica :)
 
Os esporos vieram desses cogumelos da foto, Pooh?

E no vidro mostrado colonizando na foto, o fundo virou uma papa de grãos úmidos?
 
Sim, tive erros na qtd de água mas vou esperar e ver no que vai dar


Como usou só grãos você vai ter que fazer um casing de qualquer forma.

Espere o vidro colonizar o máximo que der e tente separar a parte do meio que virou uma papa quando for montar o casing.

O micélio está bonito.
 
Não sei a espécie desse cogumelo (chutes?, tenho mais fotos dele), fiz um carimbo dele e 10 dias depois fiz o procedimento de inoculação com a seringa.
 
  • Aquecedor de aquário "simples" em uma garrafa de vidro (a pet se contorcia com o calor da água de cerca de 80 Cº e acabavam a cair, Sendo que moro em Curitiba onde as temperaturas são baixas no inverno, hoje 09/06/12 estava cerca de 13Cº View attachment 37233 sem ligar o aquecedor do terrário, com ele ligado chega no máximo 26Cº).
Também sou de curita. Aqui estou mantendo a temperatura (27-29 C) com um termostato desses (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235868160-termostato-digital-de-maxima-preciso-_JM) ligado a um daqueles "rabo-quente" que a galera usa pra esquentar agua (R$ 6,00 no condor de 250 W) dentro de uma garrafa plástica dessas de iorgute (tipo essa: https://www.flickr.com/photos/52462743@N07/4835574188/).

Minha incubadora é bemmm grande...Apanhei bastante com esses aquecedores de aquário até chegar nessa solução.

Tbm achei velho.. bom fiz com farinha de kibe (trigo triturado) + arroz integral, n axei vermiculita :cry:.

Vermiculita tem na Boutin (http://www.boutin.com.br/agro/contato.php). Fica no centro, perto do Mercado municipal. Comprei um pacotãoo de 100 Litros por R$ 36,00. É vermiculita pra anossss....
 
Nessa semana eu modifiquei meu aquecedor, coloquei um vidro grande de conserva 3l aprox com um rabo quente tbm só q ligado a um termostato mecânico(aqueles de chapas de metal que dilatam e contraem com o calor) , até agora sem problemas mantendo aos 25cº-27cº máx de temperatura.
 
Rola muita hipocrisia aqui, nao vejo diferença entre quem compra um kit pra começar um cultivo de quem compra print de esporos em bancos de esporos.
Dizem que cogumelo não é mercadoria, que são sagrados... mas, e os esporos?
Pra mim, só quem poderia recriminar o uso de kits é quem vai na natureza recolher esporos selvagens pra iniciar um cultivo.
E mesmo os que isso fazem, na minha humilde opnião, não deveriam ser tão avessos aos kits. Vivemos numa democracia, ou não? Acho que cada um faz o que quer e o que acha melhor.
Particularmente comecei meu cultivo com kits e agora tiro prints para os futuros.
Mas o fórum é dos administradores e moderadores, e eles impõem regras que, se quisermos continuar participando do fórum, temos que acatar, mas não obrigados a concordar.

Abraços.
 
Mas o fórum é dos administradores e moderadores, e eles impõem regras que, se quisermos continuar participando do fórum, temos que acatar, mas não obrigados a concordar.


E em resumo é isso mesmo.

O fórum é influenciado pelas posições da equipe do mesmo, ou seja, administradores, moderadores, usuários com grandes números de mensagens, traduções e que se dedicam a ajudar outros, e os doadores.

Mas sempre tem um ou outro que pouco ou nada fez, e que mesmo sem argumentos consistentes quer mudar o rumo do CM em um ou outro assunto, às vezes um assunto polêmico como a posição da equipe do fórum em relação aos kits. A esses só posso dizer que lamento.
 
Rola muita hipocrisia aqui, nao vejo diferença entre quem compra um kit pra começar um cultivo de quem compra print de esporos em bancos de esporos.
Dizem que cogumelo não é mercadoria, que são sagrados... mas, e os esporos?
Pra mim, só quem poderia recriminar o uso de kits é quem vai na natureza recolher esporos selvagens pra iniciar um cultivo.
E mesmo os que isso fazem, na minha humilde opnião, não deveriam ser tão avessos aos kits. Vivemos numa democracia, ou não? Acho que cada um faz o que quer e o que acha melhor.
Particularmente comecei meu cultivo com kits e agora tiro prints para os futuros.
Mas o fórum é dos administradores e moderadores, e eles impõem regras que, se quisermos continuar participando do fórum, temos que acatar, mas não obrigados a concordar.

Abraços.
o forum ensina passo a passo todos os cultivos e tem referencias a maneiras de se obter esporos gratuitamente pelos rings mundo afora.
e hipocrisia seria servir de como central de atendimento ao consumidor para e-shopps que nao nos pagam um centavo por toda informacao que disponibilizamos gratuitamente aqui para quem quiser ler entender e cultivar.
se nao esta contente, por favor o botao deslogar eh de serventia publica tambem.
 
Rola muita hipocrisia aqui, nao vejo diferença entre quem compra um kit pra começar um cultivo de quem compra print de esporos em bancos de esporos.

Eu também pensava um pouco assim, o problema não é nem o kit em si, é a acomodação de quem usa. Primeiro vc compra uma coisa "pronta" (e cara diga-se de passagem) dai surgem as dúvidas e a enxurrada de perguntas já respondidas no fórum, quem começa "do zero" pesquisa muito mais (não que não pergunte tudo tbm kkkk), mas tem um respaldo maior nas informações.

Não se sinta diminuído por ter começado com um kit, agora está cheio de carimbos e dá pra começar do zero! O problema é saber se a strain cultivada é realmente o que te venderam! Eu comecei com um inóculo comprado, foi legal, aprendi mto, mas não tem mta graça! Não tem nem 2 meses que comecei a cultivar, fiquei meses antes pesquisando pra começar e ainda não sei nada, mas é a vida :p!
 
Tudo bem, já que não é do gosto de vocês, não vou continuar a postar aqui sobre kits, até porque nao se pode dscutir sobre os mesmos no fórum, pois com a ditadura que rola aqui poderei até ser banido, mas tenho muitos argumentos, só que vcs simplesmente não querem discutir por achar que seus conhecimentos são a verdade absoluta. Falam tanto sobre auto-conhecimento, espiritualidade e simplesmente fecham a mente para uma discussão saudável por puro preconceito. Gastam mais energia investigando se o cultivo é de kit do que ajudando propriamente.

Só lamento também.

Eu também pensava um pouco assim, o problema não é nem o kit em si, é a acomodação de quem usa. Primeiro vc compra uma coisa "pronta" (e cara diga-se de passagem) dai surgem as dúvidas e a enxurrada de perguntas já respondidas no fórum, quem começa "do zero" pesquisa muito mais (não que não pergunte tudo tbm kkkk), mas tem um respaldo maior nas informações.

Não se sinta diminuído por ter começado com um kit, agora está cheio de carimbos e dá pra começar do zero! O problema é saber se a strain cultivada é realmente o que te venderam! Eu comecei com um inóculo comprado, foi legal, aprendi mto, mas não tem mta graça! Não tem nem 2 meses que comecei a cultivar, fiquei meses antes pesquisando pra começar e ainda não sei nada, mas é a vida :p!


Poisé mano, não me sinto nem um pouco diminuído em relação aos mais experientes daqui por ter começado com um kit.
Li e aprendi tudo sobre cultivo aqui no fórum, e hoje cultivo minhas proprias strains. Participo de vários outros fóruns na internet sobre diversos assuntos e sei como os moderadores em geral são pouco pacientes com novatos.
Então, apesar de não me considerar um novato, tinha muitas dúvidas ainda e procurei ler e reler as mensagens aqui do fórum antes de sair postando perguntas aleatoriamente. Nesse topico apenas explanei meu ponto de vista, ninguém é obrigado a concordar, assim como eu não sou obrigado a concordar com a opnião dos outros. Afinal, vivemos em uma democracia.

Abraços irmão e sucesso no seu cultivo.
 
Back
Top