Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu segundo cultivo - PF TEK turbinada com esterco

Diário de cultivo problemático.
Raças
Blue Meanie
Inoculação
14/03/2021
Inoculação via
Seringa ME
Assepsia (Inoculação)
Banheiro
Terrário
Cx organizadora
Técnicas
PF Tek
Substratos
Vermiculita, trigo de kibe e esterco
Raça(s) Blue Meanie
Inoculação14/03/2021
Inoculação via: Seringa ME de cultivo anterior

Aniversário:

Técnica(s) PF TEK

Substratos: Vermiculita, trigo de kibe e esterco

13/03
Preparo do substrato. Fiz uma PF tek comum e adicionei meio copo de esterco na mistura.

Após alocar o substrato nos copos e fazer o selo de vermiculita, fechei com o papel alumínio e fita isolante e adicionei uma camada de papel alumínio em cima para proteção.

Como dessa vez eu adicionei o esterco, fiquei com mais medo de contaminação. Então, antes de ir para a panela de pressão deixei os copos fervendo em banho Maria por 1h.

Após o banho Maria, mais 1h30 na PP.

14/03
Panela de pressão já fria, banheiro limpo, borrifada de água com água sanitária no ambiente e limpeza da bancada de trabalho com a mesma mistura.

Panelas limpas com álcool gel 70% para entrar no banheiro.

Alcool em todos os instrumentos também e uma vela para fluxo de calor e flambagem da agulha.

A seringa foi esterilizada junto com os bolos, já cheia d'água. Então só despejei o a agua no copinho e fiz a raspagem dos esporos. Misturei tudo e suguei de volta para a seringa.

A cada copo a agulha era flambada novamente.

Tive a mão meio pesada e os últimos copos ficaram com menos furos. O último inclusive, foi apenas um ponto de inoculação, no centro.

Após inocular e tampar os furos com micropore, os bolos foram para a incubadora, onde permanecem.

22/03
Já estava ficando preocupado. Uma semana de inoculação e nem sinal de micélio. Mas hoje, quando cheguei do trabalho já pude notar micélio em 04 copos. MUITA felicidade hahhaha

Como não tenho termostato minha incubadora fica a mercê do tempo aqui em bsb. Mas nunca abaixa de 22 e nunca sobe para mais de 29 graus. Então não vou ficar me martirizado tentando controlar temperatura, pois sei que está dentro da faixa aceitável.

Agora é aguardar mais uns dias pra ver como vai se desenvolver essa colonização.

Obs: talvez eu esteja postando no lugar errado. Mas não consegui abrir um diário sem ser de iniciante pelo celular. Sem falar que é apenas meu segundo cultivo e me sinto iniciante.


Mas, caso eu esteja infringindo algo, peço aos administradores que me avisem, ou movam meu diário para o lugar correto.

Agradecido.
 
Última edição por um moderador:
Raça(s) Blue Meanie
Inoculação14/03/2021
Inoculação via: Seringa ME de cultivo anterior

Aniversário:

Técnica(s) PF TEK

Substratos: Vermiculita, trigo de kibe e esterco

13/03
Preparo do substrato. Fiz uma PF tek comum e adicionei meio copo de esterco na mistura.

Após alocar o substrato nos copos e fazer o selo de vermiculita, fechei com o papel alumínio e fita isolante e adicionei uma camada de papel alumínio em cima para proteção.

Como dessa vez eu adicionei o esterco, fiquei com mais medo de contaminação. Então, antes de ir para a panela de pressão deixei os copos fervendo em banho Maria por 1h.

Após o banho Maria, mais 1h30 na PP.

14/03
Panela de pressão já fria, banheiro limpo, borrifada de água com água sanitária no ambiente e limpeza da bancada de trabalho com a mesma mistura.

Panelas limpas com álcool gel 70% para entrar no banheiro.

Alcool em todos os instrumentos também e uma vela para fluxo de calor e flambagem da agulha.

A seringa foi esterilizada junto com os bolos, já cheia d'água. Então só despejei o a agua no copinho e fiz a raspagem dos esporos. Misturei tudo e suguei de volta para a seringa.

A cada copo a agulha era flambada novamente.

Tive a mão meio pesada e os últimos copos ficaram com menos furos. O último inclusive, foi apenas um ponto de inoculação, no centro.

Após inocular e tampar os furos com micropore, os bolos foram para a incubadora, onde permanecem.

22/03
Já estava ficando preocupado. Uma semana de inoculação e nem sinal de micélio. Mas hoje, quando cheguei do trabalho já pude notar micélio em 04 copos. MUITA felicidade hahhaha

Como não tenho termostato minha incubadora fica a mercê do tempo aqui em bsb. Mas nunca abaixa de 22 e nunca sobe para mais de 29 graus. Então não vou ficar me martirizado tentando controlar temperatura, pois sei que está dentro da faixa aceitável.

Agora é aguardar mais uns dias pra ver como vai se desenvolver essa colonização.

Obs: talvez eu esteja postando no lugar errado. Mas não consegui abrir um diário sem ser de iniciante pelo celular. Sem falar que é apenas meu segundo cultivo e me sinto iniciante.


Mas, caso eu esteja infringindo algo, peço aos administradores que me avisem, ou movam meu diário para o lugar correto.

Agradecido.
26/03
Fala galera! Vim trazer atualizações.
Hoje, fui abrir a incubadora e me deparei com um bole se desenvolvendo super bem!
20210326_203713.jpg20210326_203747.jpg
O bolo que só teve um furo no meio está mostrando os primeiros sinais de micélio externo.
20210326_203826.jpg
Essas são as boas notícias. Um dos meus bolos acho que não foi lacrado direito antes de ir pra PP e estufou o alumínio. Quando fui inocular tampei a parte que tinha aberto com micropore e inoculei.

Porém, acho que deu Cobweb :( vou pedir pra vcs me confirmarem só pra desencargo de consciência. Pois, já está até separado. Segue foto.
20210326_203632.jpg20210326_203639.jpg
E acho que passou para outro bolo também. Não sei se foi na incubação ou se foi vacilo na hora da Inoculação.
20210326_203533.jpg20210326_203535.jpg20210326_203524.jpg
E é isso galera... Vou acompanhar o desenvolvimento dos saudáveis agora e ver se preparo outros bolos nesse fim de semana. Em breve, trago mais atualizações, obrigado!
 
Bom dia, amigos!

Estou meio atolado com obra e outras coisas do dia a dia e não ta dando pra atualizar o diário com tanta frequência, perdão.

Mas hoje venho trazer atualizações.

Os bolos que estavam contaminados foram descartados.

O bolo com apenas 1 furo está super lindo e desenvolvendo bem, acho que em uma semana fica 100%

WhatsApp Image 2021-04-09 at 11.47.47.jpeg

O bola maior, que estava indo mais rápido, perdeu um pouco da voracidade. Talvez pra combater alguma possível contaminação, pois o mesmo está produzindo bastante "xixi".
WhatsApp Image 2021-04-09 at 11.47.47 (2).jpegWhatsApp Image 2021-04-09 at 11.47.47 (1).jpeg
Essa parte, na 1ª foto que já fechou a lateral, já está se expandindo pro fundo do copo também.

À princípio era pra eu ter só esses dois copos. Mas eu tinha uma pote de mungunzá tek que ficou 100%. Então, fiz dois casings com ele, que estão em encubação. e já aproveitei pra fazer um G2G também, pra um milho de pipoca, que está vindo lindo!
WhatsApp Image 2021-04-09 at 11.47.48 (1).jpegWhatsApp Image 2021-04-09 at 11.47.48.jpeg

Em breve, trago mais atualizações, quando for aniversariar. E vou postar foto dos casings também na próxima.
 
Parabéns pelo cultivo e diário.

Olha, as contaminações eram de fungo, mas longe de ser cobweb.

Adicionar o esterco deve ter dificultado a esterelização do substrato em algum sentido. Destaque-se que esterco é pasteurizado e não esterilizado para cultivo.
 
Parabéns pelo cultivo e diário.

Olha, as contaminações eram de fungo, mas longe de ser cobweb.

Adicionar o esterco deve ter dificultado a esterelização do substrato em algum sentido. Destaque-se que esterco é pasteurizado e não esterilizado para cultivo.
Obrigado, irmão!

Achei que fosse cob. Mas mesmo assim, já foram descartados, vida que segue.

Quanto ao esterco, tinha sobrado um pouco do substrato que eu havia pasteurizado para meu outro cultivo.. Ai, para não desperdiçar, decidi mandar junto com os PF, ai teve que ir pra panela junto.

Mas de qualquer maneira, serve de teste e aprendizado né?!
 
Salve família!! Andei meio sumido, mas cá estou para atualizar o diário.

aquele bolo que havia retardado o desenvolvimento, começou a ficar bem esquisito e eu enterrei.

então, fiquei com apenas um bolo, que foi aniversariado no dia 19/04.

Surgimento dos pins: 27/04
Nesse cultivo pinou mais rápido e com mais pins. Talvez pelo fsto de eu ter melhorado a oxigenação do meu terrário ou por conta da diminuição da temperatura aqui na minha cidade. Ou talvez uma mescla dos dois...

hoje, dia 29/04 meu bolinho está assim:

20210429_173109.jpg20210429_173113.jpg

Os casings dos quais eu tinha falado, ocorreu um imprevisto, minha mãe precisou mexer em umas coisas e acabou derrubando o cooler onde eles estavam encubando, uma pena...

Então, para não ficar com um cultivo de apenas um bolo, hoje, 29/04, inoculei mais 4 copos com minha primeira CL, que fiz com água e açúcar mascavo.
20210429_184819.jpg
Aproveitei e já fiz uma nova CL, Pennis Envy dessa vez. Cenas dos próximos capítulos...

Então é isso família, em breve trago mais atualizações sobre colheita e segundo flush do bolinho guerreiro (aqui é fluminense po**a!), e do desenvolvimento dos bolos inoculados hoje.

Muito obrigado!
 
Faaaala rapaziada!

Venho trazer atualizações do meu bolo guerreiro, que tá vindo legaaal!

20210501_152830.jpg20210501_152840.jpg20210501_152845.jpg
Não sei se dá pra vocês verem, mas tem uns chapéus que parecem que vão ter um formato engraçadinho hahahah veremos...
 
Boa Tarde família!

Tive que me ausentar por uns dias, meu irmão fez a colheita do primeiro flush no dia 04/05 pra mim. E eu deixei ele ficar com esses, então não tenho fotos. Após a colheita, foi feito o dunk de aproximadamente 15 horas e ontem, 05/05, o bolo voltou ao terrário. Hoje, voltei para casa e conferi. Em breve volto com mais atualizações. sobre pinagem.
 
Parabéns pelo cultivo e diário.

Olha, as contaminações eram de fungo, mas longe de ser cobweb.

Adicionar o esterco deve ter dificultado a esterelização do substrato em algum sentido. Destaque-se que esterco é pasteurizado e não esterilizado para cultivo.
irmão vi seu comentário e me surgiu uma duvida estou me organizando pra fazer um cultivo monotube e vou utilizar como substrato estrume fibra de coco e humus mas estou em duvida se é preciso esterilizar ou pasteurizar. se puder me dar um help agradeço.
 
irmão vi seu comentário e me surgiu uma duvida estou me organizando pra fazer um cultivo monotube e vou utilizar como substrato estrume fibra de coco e humus mas estou em duvida se é preciso esterilizar ou pasteurizar. se puder me dar um help agradeço.

Só domino PF Tek. Mas acho q esse seu substrato é pausterizado, e não esterilizado. :)
 
Back
Top