Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Cobweb vai desenvolver em todos os bolos se você não deixar colonizar 100%. É tudo o que ele quer, um espaço de substrato não-colonizado pra atacar, espalhar e depois parasitar o micélio que queremos que cresça.
Caso aconteça de novo, tente o tratamento com água oxigenada. É efetivo. Porém, não vai adiantar nada se o bolo não estiver 100% colonizado de qualquer forma.
O motivo pelas contaminações de cobweb serem raras em bolos aniversariados é porque geralmente como não há crumble, eles já saem na fase de frutificação/pinagem. Nessa fase a troca de ar deve ser constante, e o cobweb não se desenvolve em ar fresco. Se houver troca de ar em um bolo que não esteja 100% colonizado ele vai pinar prematuramente e vai dar pequenos flushes, isso se conseguir.
Não sei nada sobre esta técnica do PDA, mas não acha que é muito para um iniciante? O que te impede de tentar inocular um bolo de FAI normal, só por curiosidade?

Eu indicaria a PF TEK básica mesmo, só pra ganhar mais conhecimento sobre o ciclo da vida dos cogus, depois você tenta novas técnicas. Essa é a minha opinião, cada um faz o que quer.

Está valendo a torcida, amigos. Como agora tenho milhões de esporos, além do cultivo do micélio em PDA eu já deixei meio quilo de milho de pipoca para inocular. Amanhã vou ferver o milho um pouco, colocar em potes de vidro, esterilizá-los e inocular neles os esporos. Espero que tudo corra bem. Vou fazer outras experiências também com outros substratos, como farinha de arroz integral e vermiculita. Aguardemos! :cool:

PDA – Potatoe Dextrose Agar

Receita: PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide

Quantidade
Ingrediente
1000ml
H2O destilada
250g
Batatas lavadas, com casca
15g
Agar-agar
10g
Dextrose
1,5g
Levedo alimentar

2013-03-01 10.29.40.jpg2013-03-01 10.29.59.jpg2013-03-01 11.24.49.jpg2013-03-01 11.26.50.jpg2013-03-01 10.27.24.jpg

São Paulo, 05/03/13.
Ontem e hoje adquiri o equipamento necessário para dar início de fato ao cultivo. Esterilizei minha glovebox com jato de água, água sanitária, Lysoform, água oxigenada e álcool. Coloquei tudo necessário para fazer a solução de água purificada, comprada na farmácia, e os esporos. Raspei somente a metade dos esporos de cada carimbo, Ianomâmi e Xapuri. Certeza que foi mais do que suficiente para produzir 2 frascos de 60ml, que coloquei em vidros esterilizados conta-gotas, e 2 seringas com 4cc de solução. Tive muito cuidado com a assepsia e em fazer os procedimentos dentro da glovebox esterilizada. Veja as fotos!
2013-03-05 11.03.32.jpg2013-03-05 12.14.41.jpg

Então, eu coloquei os carimbos de esporos Ianomâmis e Xapuris que restaram num topperware adequado na geladeira, juntamente com os vidros conta-gotas de 60cc cada, com esporos hidratando, e as seringas, cada uma com 4cc de esporos hidratados, uma de cada raça. Pareceu-me o mais conveniente a fazer enquanto aguardo a entrega de 15 placas de petri de vidro neutro (90X15mm) que comprei no Laborshopping em http://www.laborshopping.com.br/eco...i82-1362500351&sid=lqkr36jeajppdqn9c0vl3l5i82

Agora, por falta de esporos é que não será! Tenho o suficiente para repovoar de Sagrada Micéia os pastos de Guararema e outros. Até o meu gramado daqui a pouco estará semeado e frutificando.

Óh Grande Cogumelo, ouça minhas súplicas e conceda-me a graça da Farta Colheita!

Como as placas de petri ainda não chegaram, resolvi seguir o conselho dos Mestres Cogumelófilos e preparei e inoculei alguns substratos em vasilhas diferentes. Com substrato de vermiculita e farelo de arroz integral, eu esterilizei e inoculei 3 “quentinhas”, duas com Ianomâmi e uma com Xapuri. Com o mesmo substrato também fiz um pote de boca larga, com objetivo de produzir um bolo. Esterilizei tudo no forno, antes da incubação, em temperatura alta por meia hora, para não cozinhar o substrato.
2013-03-05 18.50.39.jpg2013-03-05 19.07.22.jpg

2013-03-05 11.58.11.jpg

Não precisa guardar os carimbos na geladeira, basta achar um local escuro e sem circulação de ar. Para falar a verdade, acho que nem pode guardar na geladeira.

Essas seringas não precisam ficar com tantos esporos, apenas 1 esporo é suficiente para colonizar um copo todo...

Outra coisa, você inoculou direito nas quentinhas? Não acho muito recomendado, o risco de contaminação é muito³³³ grande.

Parabéns pelo esforço, com certeza você terá seus merecidos frutos!! Paz e Luz!

Está valendo, InducedComa, estou levando em consideração suas orientações. Vou tomar as devidas providências para melhorar meus procedimentos. Com relação a guardar na geladeira, creio que é altamente recomendável, pois o material orgânico conserva-se melhor sob refrigeração. Inoculei direto nas quentinhas sim, com tudo esterilizado, dentro da glovebox esterilizada e tudo... quero crer (valha-me o Grande Cogumelo) que esteja tudo descontaminado. É o que veremos em breve. Grato pelos parabéns e votos de sucesso.

Induce, quando estava fazendo a diluição mais apropriada da solução de esporos, tive uma ideia talvez radical, mas vamos ter paciência e ver o que acontece. Eu preparei um substrato com terra de jardim, brita, pedra mármore mini, argila expandida e húmus do minhocário que tenho aqui para aproveitamento adequado dos nosso resíduos orgânicos, que as minhocas adoram e a Natureza agradece. Inoculei com 5 pontos de 1cc cada de Xapuri. Quando frutificar, esse vaso vai ficar simplesmente lindo, sé que conto com as graças do Grande Cogumelo.

2013-03-06 13.32.23.jpg

Olha, eu posso até estar falando besteira, mas eu acho que para um outdoor não seria necessario e nem adequado fazer uma inoculação toda certinha, se preocupando com a esterilização e tudo pois o maior fator de sucesso em outdoor/lugar aberto é a pasteurização. Vá em um pasto, pegue umas fezes que você tenha visto micélio/cogumelos e aí sim, pode colocar em algum lugar um pouco mais bem trabalhado ou mesmo no quintal acho que já cresce. Se você colocar somente o micélio de cubensis, desde esporo (considerando que seja um bebezinho, digamos assim) sem outras bacterias boas para defendê-lo enquanto ele se desenvolve, ele não vai ter chance. Existem bactérias adultas no ar, e elas não vão dar nem chance pro micélio de cubensis crescer. Por isso a PF tek é a mais bem sucedida, é uma inoculação dentro de um copo esterilizado onde o ÚNICO caminho para algo entrar é no furo que você mesmo vai abrir com a seringa. Depois que o copo já estiver colonizado, você pode se preocupar bem menos com a esterilização, pois digamos que o micélio já está "grandinho e sabe se cuidar" (além de não ter mais espaço no substrato para outras bactérias).
Sei que você está seguindo um livro e este livro tem técnicas muito bem consolidadas. Porém, acho que você poderia considerar usar formas um pouco mais "comuns" de cultivo para suas primeiras vezes. Maior dificuldade nem sempre quer dizer melhores resultados.

Outra coisa, temperatura alta infelizmente não substitue pressão. Não esqueça disso.

Mas, confesso que estou curioso com suas técnicas. Ainda sim, recomendo que guarde pelo menos alguns destes esporos para tentar uma pf tek normal, farinha de arroz integral, vermiculita, etc. Estou vendo que estás bem empenhado, há formas simples de se conseguir a vermiculita pela internet, caso você não tenha aí perto da sua casa. Farinha de arroz integral+vermiculita+esporos+copos americanos+panela de pressão = alegria. Não estou dizendo para mudar o teu cultivo, muito pelo contrário, se conseguires bons resultados com estas técnicas já pode te considerar mais experiente que muita gente. Te desejo boa sorte e estou acompanhando vosso cultivo.

Última edição:
Valeu o toque, Anão, também estou fazendo pf tek normal com substrato de milho de pipoca e vermiculita, num pote de boca larga para tirar o bolo com facilidade.
2013-03-06 10.58.18.jpg
E outros dois potes só com milho para poder quebrar o micélio tranquilamente, produzindo "sementes" para inoculação de outros potes.
2013-03-06 14.35.13.jpg
Também estou tentando casing em quentinhas com vermiculita e farelo de arroz integral.
2013-03-06 18.01.37.jpg
Fora o outdoor que já citei.
2013-03-06 17.23.33.jpg
Hoje vou fazer BDA para fazer inoculações nas placas de petri que adquiri, para produzir somente o micélio e poder selecionar as melhores strains.
2013-03-06 16.58.16.jpg
Grato pelos votos de SUCESSO, vamos que vamos!

Alea jacta est! Está feito. Hoje preparei a BDA, coloquei nas placas de petri, esterilizei na panela de pressão, deixei esfriar bem, endurecer a gelatina e, na glovebox, inoculei 5 pp com Ianomami e outras 5 com Xapuri. Coloquei junto com os outros potes no armário para desenvolvimento. Tomara que funfe tudo!
2013-03-07 09.14.49.jpg 2013-03-07 17.05.04.jpg

Haja ansiolítico agora pra esperar com paciência perto de uma semana para verificação dos resultados. Estou fazendo uma verificação diária, e percebi uma certa exsudação das quentinhas. Como elas estão nos terrários em ambiente esterilizado, tirei as tampas delas e deixei-as para respirar. Espero que seja o procedimento certo, foi a intuição que tive.
2013-03-08 15.32.39.jpg

lindo pit, ein!
aqueles olhos dizem muita coisa;)

me lembrou minha primeira seringa(caprixada pra não faia....husaihsiahsiuhaihs)

vc ta com uma força de vontade danada ta dando pra perceber, cogus gostão disso!!!

jaja eles aparece ai pra ti....segredinho só meu e seu ein:LOL:

Grande e Bom Mago, receber a sua força já nos torna mais fortes, a mim e ao Divino Micélio ou Sagrada Micélia, sei lá. Sei que está sendo um prazer dedicar-me a este cultivo, e uma honra contar como vossa orientação, torcida e apoio. Creio que desta vez vai funfar tudo nos conformes! Valendo.

O pit é o nosso amado Argos, companheiro de Ulisses na Epopéia. Conforme as palavras de um amigo, os olhos azuis estão dizendo "- AÍ TEM!" ... kkk ... :deolho:

Shroomland, 09/03/13

Não aguentei. Hoje de manhã fui dar comida para o Argos e não pude deixar de dar uma olhada no cultivo. Grata surpresa! Os esporos já estão eclodindo, creio que em breve teremos belos micélios dominando geral e irrestritamente.

2013-03-09 09.46.42.jpg 2013-03-09 09.48.36.jpg 2013-03-09 09.52.10.jpg

O warn é pela insistência em ignorar a regra abaixo, AshtarSherry.

:teo_seta_direita: Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens sem com pouco espaço de tempo ou mensagens de outros usuários entre elas.

Back