- Raças
- Mexican Dutch King
- Inoculação
- 11/09/2021
- Inoculação via
- Seringa de esporos
- Assepsia (Inoculação)
- Ar livre
- Aniversário
- 22/09/2021
- Terrário
- Garrafa pet
- Técnicas
- PF TEK
- Substratos
- Arroz integral triturado
Vermiculita
Água
Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que bem
Após um tempo acompanhando esse fórum maravilhoso, decidi começar o meu primeiro cultivo. Pretendo compartilhar aqui as experiências dessa etapa, mostrando todos os meus erros e acertos ao decorrer desse maravilhoso aprendizado. Estou aberto a qualquer tipo de crítica ou ensinamento que a galera mais experiente tenha a passar... Agora sem mais delongas, vamos ao diário!
Preparo do substrato - (10/09/2021)
Para a preparação do substrato, foram utilizados:- 1 copo de arroz integral triturado
- 2 copos de vermiculita
- 1 copo de água
Misturei primeiro a vermiculita e água conforme vi a galera orientando, depois que ela já estava bem hidratada, acrescentei o arroz triturado. Fiz o teste de apertar a mistura e saiu apenas uma ou duas gotas de água.
Detalhes:
Na hora de triturar, coloquei muito arroz para bater de uma vez e por conta disso, acabou sobrando vários grãos maiores... Fica a dica para quem for fazer: Bata o arroz aos poucos no liquidificador! kkkkkk
Confecção dos copos - (10/09/2021)
Foram utilizados 5 copos de vidro, preenchi cerca de 70% do volume com o substrato, adicionando com uma colher e dando tapinhas no fundo para que o conteúdo fosse melhor distribuído. por fim, adicionei uma camada de aproximadamente 1 dedo de vermiculita para criar aquele selo de proteção.Limpei as bordas dos copos, tampei com papel alumínio e finalizei com a bastante fita isolante.
Autoclavagem - (10/09/2021)
Coloquei os 5 copos de uma vez em uma panela de pressão comum (coube tudo, milagrosamente). Não coloquei nenhum tipo de suporte ou pano no fundo, os copos foram direto em contato com o metal da panela e ocorreu tudo bem.Enchi a panela até atingir mais da metade dos copos e deixei em fogo baixo, por uns 80 minutos após pegar pressão.
Detalhes: Nos últimos minutos, senti um cheiro de comida cozida dentro do meu apartamento (estava tudo fechado, então não sei se foi uma brisa da minha cabeça ou se por algum motivo os copos realmente conseguiram exalar algum cheiro de arroz).
A panela só foi aberta no dia seguinte.
Preparo da seringa - (10/09/2021)
- Seringa 25 ml (nova)- Agulha grossa, de comprimento médio (nova)
- Carimbo de esporos
- Água da torneira (filtrada mas não fervida)
O plano era raspar apenas 1/4 do carimbo para confeccionar a seringa. Mas infelizmente, descobri a minha péssima habilidade em retirar o carimbo do papel alumínio e acabei desperdiçando muito.
Além disso, eu coloquei os esporos em uns 100 ml de água (o que foi outra burrice, deveria ter medido os 25 ml com a própria seringa para ter uma mistura mais consistente).
Após diluir bem, envolvi a seringa em papel alumínio e deixei por 24 horas dentro da geladeira.
Quando eu estava prestes a começar a inoculação, me bateu uma nóia de que estava com poucos esporos dentro da seringa, por conta da proporção de água que eu havia usado... Então acabei jogando aquela água da seringa em um ponte limpo e raspei mais 1/4 do carimbo ali dentro. Puxei a nova solução de esporos para dentro da seringa e retornei ela para a geladeira, mas dessa vez por 2 horas apenas.
Inoculação - (11/09/2021)
A inoculação foi feita sem assepsia alguma, porém em ambiente limpo e fechado. Tentei ser o mais ágil possível nesse procedimento.Limpei as tampas de alumínio com alcool 70.
Fiz 4 inoculações de 1 ml em cada copo, tampando com micropore logo após furar.
Detalhes:
Acidentalmente rasguei o alumínio de 2 copos com a unha... Não foi um grande rasgo mas passei micropore imediatamente.
Outro problema foi que a minha agulha não era muito grande, e precisei "enfiar" ela até aquela primeira base da seringa, deixando um buraco muito maior que o de uma agulha no papel alumínio.
Incubadora - (11/09/2021)
Como eu não tenho condições de investir em termostatos e outras ferramentas, coloquei os 5 copos dentro de uma caixa de papelão. Como a caixa não fechava na parte de cima, coloquei uma folha de papel alumínio para proteger.Dia 3 - (14/09/2021)
Não aguentei de ansiedade e fui ver os meninos kkkkkk... Para minha felicidade, já deram os primeiros sinais. Aparentemente tudo indo bem!

Dia 6 - (17/09/2021)
É sexta feira, preciso viajar e ficar fora de casa esse fim de semana... Só volto no domingo a noite, tomara que as crianças fiquem bem.Dia 8 - (19/09/2021)
No fim de semana fez muito calor, acho que a sensação térmica deve ter chegado próximo dos 40 graus!!! Quando cheguei em casa, corri para ver os micélios.Os coitados ainda estavam na caixa com a folha de alumínio em cima (tirei a folha imediatamente pois estava transformando o negócio em uma estufa com todo aquele calor). Os copos estavam praticamente mornos, e mesmo com essas condições ruins que os submeti, ainda tiverem um bom desenvolvimento durante o fim de semana.

Dia 9 - (20/09/2021)
Continua fazendo um calor infernal aqui na minha cidade. Deixei a caixa aberta e acrescentei uma garrafinha de gelo próximo aos copos nos horários mais quentes do dia.
Última edição: