Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Raças
Mexican Dutch King
Inoculação
11/09/2021
Inoculação via
Seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
22/09/2021
Terrário
Garrafa pet
Técnicas
PF TEK
Substratos
Arroz integral triturado
Vermiculita
Água


Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que bem :)

Após um tempo acompanhando esse fórum maravilhoso, decidi começar o meu primeiro cultivo. Pretendo compartilhar aqui as experiências dessa etapa, mostrando todos os meus erros e acertos ao decorrer desse maravilhoso aprendizado. Estou aberto a qualquer tipo de crítica ou ensinamento que a galera mais experiente tenha a passar... Agora sem mais delongas, vamos ao diário!



Preparo do substrato - (10/09/2021)​

Para a preparação do substrato, foram utilizados:
- 1 copo de arroz integral triturado
- 2 copos de vermiculita
- 1 copo de água

Misturei primeiro a vermiculita e água conforme vi a galera orientando, depois que ela já estava bem hidratada, acrescentei o arroz triturado. Fiz o teste de apertar a mistura e saiu apenas uma ou duas gotas de água.

Detalhes:
Na hora de triturar, coloquei muito arroz para bater de uma vez e por conta disso, acabou sobrando vários grãos maiores... Fica a dica para quem for fazer: Bata o arroz aos poucos no liquidificador! kkkkkk

Confecção dos copos - (10/09/2021)​

Foram utilizados 5 copos de vidro, preenchi cerca de 70% do volume com o substrato, adicionando com uma colher e dando tapinhas no fundo para que o conteúdo fosse melhor distribuído. por fim, adicionei uma camada de aproximadamente 1 dedo de vermiculita para criar aquele selo de proteção.
Limpei as bordas dos copos, tampei com papel alumínio e finalizei com a bastante fita isolante.

Autoclavagem - (10/09/2021)​

Coloquei os 5 copos de uma vez em uma panela de pressão comum (coube tudo, milagrosamente). Não coloquei nenhum tipo de suporte ou pano no fundo, os copos foram direto em contato com o metal da panela e ocorreu tudo bem.
Enchi a panela até atingir mais da metade dos copos e deixei em fogo baixo, por uns 80 minutos após pegar pressão.

Detalhes: Nos últimos minutos, senti um cheiro de comida cozida dentro do meu apartamento (estava tudo fechado, então não sei se foi uma brisa da minha cabeça ou se por algum motivo os copos realmente conseguiram exalar algum cheiro de arroz).
A panela só foi aberta no dia seguinte.

Preparo da seringa - (10/09/2021)​

- Seringa 25 ml (nova)
- Agulha grossa, de comprimento médio (nova)
- Carimbo de esporos
- Água da torneira (filtrada mas não fervida)

O plano era raspar apenas 1/4 do carimbo para confeccionar a seringa. Mas infelizmente, descobri a minha péssima habilidade em retirar o carimbo do papel alumínio e acabei desperdiçando muito.
Além disso, eu coloquei os esporos em uns 100 ml de água (o que foi outra burrice, deveria ter medido os 25 ml com a própria seringa para ter uma mistura mais consistente).

Após diluir bem, envolvi a seringa em papel alumínio e deixei por 24 horas dentro da geladeira.

Quando eu estava prestes a começar a inoculação, me bateu uma nóia de que estava com poucos esporos dentro da seringa, por conta da proporção de água que eu havia usado... Então acabei jogando aquela água da seringa em um ponte limpo e raspei mais 1/4 do carimbo ali dentro. Puxei a nova solução de esporos para dentro da seringa e retornei ela para a geladeira, mas dessa vez por 2 horas apenas.

Inoculação - (11/09/2021)​

A inoculação foi feita sem assepsia alguma, porém em ambiente limpo e fechado. Tentei ser o mais ágil possível nesse procedimento.
Limpei as tampas de alumínio com alcool 70.
Fiz 4 inoculações de 1 ml em cada copo, tampando com micropore logo após furar.

Detalhes:
Acidentalmente rasguei o alumínio de 2 copos com a unha... Não foi um grande rasgo mas passei micropore imediatamente.
Outro problema foi que a minha agulha não era muito grande, e precisei "enfiar" ela até aquela primeira base da seringa, deixando um buraco muito maior que o de uma agulha no papel alumínio.

Incubadora - (11/09/2021)​

Como eu não tenho condições de investir em termostatos e outras ferramentas, coloquei os 5 copos dentro de uma caixa de papelão. Como a caixa não fechava na parte de cima, coloquei uma folha de papel alumínio para proteger.



Dia 3 - (14/09/2021)​

Não aguentei de ansiedade e fui ver os meninos kkkkkk... Para minha felicidade, já deram os primeiros sinais. Aparentemente tudo indo bem!

IMG_20210914_074347201.jpgIMG_20210914_074328060.jpgIMG_20210914_074319779.jpgIMG_20210914_074311312.jpg

Dia 6 - (17/09/2021)​

É sexta feira, preciso viajar e ficar fora de casa esse fim de semana... Só volto no domingo a noite, tomara que as crianças fiquem bem.

Dia 8 - (19/09/2021)​

No fim de semana fez muito calor, acho que a sensação térmica deve ter chegado próximo dos 40 graus!!! Quando cheguei em casa, corri para ver os micélios.
Os coitados ainda estavam na caixa com a folha de alumínio em cima (tirei a folha imediatamente pois estava transformando o negócio em uma estufa com todo aquele calor). Os copos estavam praticamente mornos, e mesmo com essas condições ruins que os submeti, ainda tiverem um bom desenvolvimento durante o fim de semana.

IMG_20210920_132108421.jpgIMG_20210920_132104186.jpgIMG_20210920_132039772.jpgIMG_20210920_132032739.jpgIMG_20210920_132003614.jpgIMG_20210920_131954542.jpg

Dia 9 - (20/09/2021)​

Continua fazendo um calor infernal aqui na minha cidade. Deixei a caixa aberta e acrescentei uma garrafinha de gelo próximo aos copos nos horários mais quentes do dia.
 
Última edição:

Aniversário - (22/09/2021)​


Bom dia galera!

Os micélios cresceram muito rápido! Em uma semana 4 copos já estavam totalmente colonizados. Só sobrou um que ainda não terminou de chegar até o fundo.

Aguardei mais 4 dias e resolvi aniversariar os bolos... Eu não conheço o cheiro do micélio, mas não era azedo ou ruim. Estavam com um aspecto seco, então resolvi fazer um dunk antes de levar ao terrário.

- Limpei o ambiente e os utensílios com álcool 70%
- Fervi a água e coloquei em um recipiente tampado e deixei resfriando
- Abri os bolos perto da chama do fogão
- Coloquei os meninos pra nadar e guardei na geladeira

IMG_20210922_222806414.jpgIMG_20210922_190841804.jpgIMG_20210922_223501585.jpg

Agora vou aguardar 24 horas para retirar eles de lá :sorriso:

Estou com algumas dúvidas:

- É normal colonizar tão rápido? 7 dias aproximadamente

- Mesmo tendo colonizado em 7, deixei por 11 dias na incubadora. Eu deveria ter deixado mais tempo para consolidar? Resolvi aniversariar pois os bolos estavam parecendo bem ressecados.
 
Com a temperatura certa tende a ser é rápido mesmo + tamanho do copo e genética.

Sempre que eu deixo consolidar, os PFTEKs frutificam invitro e eu fico puto de desperdiçar.
Deixo apenas 1-2 dias agora.
Parece ser mais do que o suficiente para o micélio ter colonizado tudo.

A maioria dos cultivadores que conversei deixam dunk de 6-12h.
Não por não poder deixar 24h, mas por já atingir o limite dos benefícios nesse intervalo.
 

Terrário - (23/09/2021)​


Boa noite, pessoal!

- Coloquei os bolos dentro das garrafas pet.
- Passei fita isolante no corte que fiz para colocar o bolo lá dentro.
- Coloquei perlon no lugar da tampa e também fiz pequenos furos adicionais no topo da garrafa (todos protegidos com perlon).

IMG_20210923_195332058.jpgIMG_20210923_185454428.jpg
Tive bastante dificuldade em equilibrar eles em cima da argila expandida. Acabaram dando uma tombadinha e estão se apoiando na lateral da garrafa (espero que isso não seja um problema).

Os bolos estão com um cheiro meio "frutado", e parece um pouco rosado também (essa cor está me preocupando bastante... Será que pode ser o tal lipstick???)

Seguem as fotos para vocês conferirem. Se alguém puder dar uma opinião sobre a coloração, agradeço :triste:

IMG_20210923_195246805.jpgIMG_20210923_195239742.jpgIMG_20210923_185519561.jpgIMG_20210923_195304468.jpg

Andei dando uma pesquisada e encontrei um contaminante chamado Neurospora, que também apresenta essa coloração.
 
Última edição:
Fala @Guimarães! Acompanhando seu cultivo atentamente! Percebi que teve alguns imprevistos hehehe tomara que dê bom!
 
Boa tarde, pessoal!

Um dos bolos não foi aniversariado pois teve a colonização mais lenta. Hoje eu fui analisar como estava e ele também apresentava a coloração rosada em alguns pontos.

Por conta disso, decidi não colocar ele na PET (já tenho 4 bolos nas garrafas e todos estão com esses tons rosa em algumas partes). Ao invés disso, coloquei luvas, mascara e fui dissecar o bolo em outro lugar.

Seguem algumas fotos de como o bolo estava... Fiz alguns círculos para ajudar a identificar as manchas

IMG_20210925_112727.jpgIMG_20210925_112711_HDR.jpgIMG_20210925_112924.jpgIMG_20210925_113018.jpgIMG_20210925_113011.jpgIMG_20210925_113145.jpgIMG_20210925_113032.jpg

Alguns aspectos que percebi ao dissecar o bolo:

-> As manchas apareceram fazem uns 5 ou 6 dias já
-> Textura parecida com ricota, tofu ou aquele doce torrone (ressecado, mas não era duro).
-> Não exalava odores
-> As manchas rosas não possuíam profundidade no bolo
-> A vermiculita utilizada foi a média

Meus bolos passaram cerca de 2 dias sob alta temperatura... Será que matou o micélio?
 
A profundidade não é muito relevante, uma vez que as colorações podem aparecer apenas após certa quantidade de contaminante ou esporulação.
Algumas Contaminações são brancas também

Em alguns casos, o cubensis "domina" o substrato e inibe o contaminante, nesse caso, pode sim ser apenas um pontinho controlado.
 
Boa tarde, pessoal :)

Os bolos ficaram com um aspecto bastante molhado e gosmento, além da coloração rosada (pareciam rolhas brancas embebidas em vinho hahaha).
Decidi descarta-los e encerrei meu primeiro cultivo.

O aprendizado foi: "assepsia nunca é d+". Errei em alguns pontos, improvisei em outros e acabei contribuindo para o fracasso dessa tentativa.

Quando eu tiver condições, vou providenciar uma SAB e montar um terrário mais limpo e organizado. Obrigado a todos que acompanharam e contribuíram com os comentários. Abraço a todos!
 
Se me permite, seu erro foi na preparação do carimbo.

A água precisa estar estéril ou quase, filtrada não serve.
Depois contaminou ainda mais jogando em pote sujo (sujo = não estéril).
O restante do cultivo pareceu tudo certo.

Se precisa de uma lição é: Água estéril só de copinho e apenas fechado
 
Se me permite, seu erro foi na preparação do carimbo.

A água precisa estar estéril ou quase, filtrada não serve.
Depois contaminou ainda mais jogando em pote sujo (sujo = não estéril).
O restante do cultivo pareceu tudo certo.

Se precisa de uma lição é: Água estéril só de copinho e apenas fechado
Concordo plenamente, @Texugo. Esse foi o erro que 100% matou o meu cultivo. Tinha pensado em detalhar isso nessa ultima ultima mensagem, mas entrei em um consenso de que tudo o que fiz pode ser feito melhor da próxima vez. Novamente obrigado!
 
Back
Top