Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo em pratica PFTEK

Diário de cultivo problemático.
Hoje, dia 25/04/2017, inicio meu primeiro cultivo de psilocybe cubensis. Inoculei 7 potes de polipropileno com cerca de 4 ml em cada bolo.

Strains: +A Albino e Ecuador. Pratica PFTEK.

Vou publicando os resultados conforme o decorrer.

Em anexo, uma foto da incubadora onde deixarei eles para colonizar.

BOM DIA!
 

Anexos

  • 18142812_919906834817449_37901088_n.jpg
    18142812_919906834817449_37901088_n.jpg
    66.9 KB · Visualizações: 40
Última edição:
Oi, olá!

Trazendo boas noticias!!!

Depois de 5 dias, já é possível notar a colonização nos bolos.

Devido ao frio extremo aqui no sul, estou mantendo o termostato em 33ºC, chegando a deixar a incubadora por cerca de 28ºC.

I'm Happy!! :D:roflmao:

*Obs: peço desculpas pelo transtorno na movimentação do tópico para um sub-fórum adequado. Não tinha ideia de onde publicar e sabia que poderiam me ajudar com isso. <3 :geek:
 

Anexos

  • 18254574_923733837768082_1894599826_n.jpg
    18254574_923733837768082_1894599826_n.jpg
    150.5 KB · Visualizações: 35
  • 18254267_923733847768081_894356802_n.jpg
    18254267_923733847768081_894356802_n.jpg
    62.3 KB · Visualizações: 33
Última edição por um moderador:
Agora é só aguardar parceiro, se em sampa já tá congelante imagina aí, sem o termostato você podia ter problemas.

É bom ficar atento as possíveis contaminações, se rolou algum problema na hora de preparar o substrato ou na inoculação eles devem aparecer logo. Se fez tudo certinho vão crescer 7 lindos bolos cheios de micélio vivo.
 
Meus parabéns pelo cultivo, brother. De pouco em pouco seus bolos serão todos colonizados^, acompanharei seu cultivo e que eles rendam belos frutos ^^

Devido ao frio extremo aqui no sul, estou mantendo o termostato em 33ºC, chegando a deixar a incubadora por cerca de 28ºC

Mesmo com o frio extremo, a incubadora está mantendo a temperatura ideal para a colonização.

Boa sorte no cultivo
 
Também estou tentando meu primeiro cultivo aqui no sul, a temperatura dentro da incubadora (isopor) está em 20ºC, 7 dias e sem sinal de desenvolvimento, vou ter que comprar um termostato, não vai ter jeito....
 
Curti os potinhos, pelo visto essa tampa isola bem, não precisou nem usar fita isolante.

Puxando o banquinho para assistir..
 
Olá galera! BOM DIA!

Primeiramente, gostaria de agradecer pelos feedback's. Vocês são demais! :LOL::love:

Mais noticias...

Hoje dia 08/05, 14 dias após a inoculação dos esporos, estou com esse resultado (em anexo).

Alguns dos bolos estão meio esverdeados, ao meu conhecimento, é por falta de umidade dentro do potinho de polipropileno, pois deixei o termostato ligado por dois dias seguidos (tentei fazer com que o frio extremo, com a umidade correta mais o termostato ligado à 33c [deixando a incubadora com 28/29c] fizesse com que o micélio vingasse mais rápido). Até certa parte, funcionou, os bolos que ficaram mais afastados da garrafa quente, estão sendo colonizados muito rápido, agora, os outros que ficaram mais perto, estão em um tom mais verde. Depois do 'susto' desliguei o termostato por dois dias e eles voltaram a ficar brancos.

Agora, deixo o termostato ligado à noite e o desligo durante o dia, pois onde tem sol tem calor.

OBS¹: Na foto em anexo, ficou meio difícil ver que todos estão sendo colonizados, porem, estão. Na hora da inoculação, injetei a seringa mais ao meio e não tanto na beira, justamente para não esquentar demais o micélio e fazer com que ele procurasse o calor a beira do copo, em dois bolos, funcionou! :X3::D

OBS²: Se eu comprar uma água mineral, injetar uma quantia correta de água dentro do potinho, ajudaria a manter a umidade no mesmo?
 

Anexos

  • 20170508_100427.jpg
    20170508_100427.jpg
    246.1 KB · Visualizações: 39
  • 1 verde (1).jpg
    1 verde (1).jpg
    200.4 KB · Visualizações: 33
Última edição por um moderador:
Cara, n sei o que é esse esverdeado pra você, o que eu entendo como esverdeado só pode ser contaminação. Então se puder mandar uma foto com isso destacado vai ser mais fácil pra galera te ajudar.

Sobre injetar mais água: se você preparou a mistura PF-tek à risca (2 partes vermiculita, 1 de farinha e 1 de água), não precisa mais mexer no pote até ele estar 100% colonizado, não vai secar, a umidade dentro dele é o ideal, colocar mais vai estragar.

Boa sorte no cultivo!
 
Curti os potinhos, pelo visto essa tampa isola bem, não precisou nem usar fita isolante.

Puxando o banquinho para assistir..
Isola muito bem e deixa tão seguro quanto qualquer outro!

Cara, n sei o que é esse esverdeado pra você, o que eu entendo como esverdeado só pode ser contaminação. Então se puder mandar uma foto com isso destacado vai ser mais fácil pra galera te ajudar.

Sobre injetar mais água: se você preparou a mistura PF-tek à risca (2 partes vermiculita, 1 de farinha e 1 de água), não precisa mais mexer no pote até ele estar 100% colonizado, não vai secar, a umidade dentro dele é o ideal, colocar mais vai estragar.

Boa sorte no cultivo!

Aqui estão irmão. Não acho que seja contaminação, pois os outros bolos que estavam verdes, não estão mais.
 

Anexos

  • 1 verde (1).jpg
    1 verde (1).jpg
    200.4 KB · Visualizações: 38
  • 1 verde (2).jpg
    1 verde (2).jpg
    225.7 KB · Visualizações: 37
Última edição por um moderador:
Aqui estão irmão. Não acho que seja contaminação, pois os outros bolos que estavam verdes, não estão mais.

Putz, a primeira foto parece mesmo um contaminante, a segunda não consigo ver muito bem.

Uma coisa que li num post aqui, acho que era sobre cobweb, era + ou - assim: na beira do pote quando tem muitas gotas de água condensada normalmente é contaminação, em volta do micélio de cubensis fica mais seco.

No seu caso, eu deixaria esses 2 potes em "quarentena" separados dos outros, pra ver o que acontece, mais tarde vai dar pra ver melhor se realmente é contaminação.
 
Última edição por um moderador:
Concordo com o amigo @Wanderer pode ser contaminação sim, deixa em quarentena.
Ja tive alguns bolos que aparentemente venceram a contaminação mas depois de aniversariado a contaminação voltou.
 
Tenho quase certeza que é contaminação. Mais se você ta dizendo que não estar mais verde pode ser a foto que ta dando essa aparência. Aumentando a temperatura só vai atrapalhar aqui.. segue os guia no pé da letra, "paciência é uma virtude" quando falamos de cultivo de cogumelos. Lembre-se que dentro do pote, a temperatura já fica um pouco mais elevada que por fora devido ao micélio. Essa de injetar no meio para procurar calor é pura especulação, o micélio vai atras de alimento e não o calor.

Deixa na temperatura ideal e mantenha esses pote no escuro, se você fez tudo certinho, o micélio vai tomar conta desses potinhos. Lembra-se, paciência!
 
Aqui estou mais um dia...

BOA TARDE :fumar:!!

Atualizando o tópico com mais uma notícia.
Hoje, 22/05, faltando 3 dias para um mês de inoculação, postarei fotos de 2 bolos guerreiros que sobrevieram ao 'apocalipse'. Como citado em um post acima, sofri uma enorme contaminação do fungo duende verde logo na incubadora... com perca de 6 bolos (um outro bolo que havia inoculado depois, também contaminou...).
Em anexo, fotos dos bolos.

Seguindo confiante, já estou com substrato esterilizadíssimo para repor as percas rapidamente e seguir no cultivo.
Não marquei nos potes qual a raça inoculada, confesso que fui meio 'afobado' no inicio. Sendo assim, não sei se vingaram os Albinos +A ou Ecuador. (Espero que tenha sido um de cada).

Abraços e até a próxima!!! _/\_
 

Anexos

  • 6 Bolos contaminados.jpg
    6 Bolos contaminados.jpg
    71.4 KB · Visualizações: 32
  • bolo 1 foto 1.jpg
    bolo 1 foto 1.jpg
    48.5 KB · Visualizações: 33
  • bolo 1 foto 2.jpg
    bolo 1 foto 2.jpg
    54.8 KB · Visualizações: 27
  • bolo 1 foto 3.jpg
    bolo 1 foto 3.jpg
    57.3 KB · Visualizações: 27
  • bolo 1 foto 4.jpg
    bolo 1 foto 4.jpg
    49.4 KB · Visualizações: 28
  • bolo 2 foto 1.jpg
    bolo 2 foto 1.jpg
    49.3 KB · Visualizações: 26
  • bolo 2 foto 2.jpg
    bolo 2 foto 2.jpg
    52.6 KB · Visualizações: 26
Última edição:
Back
Top