Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo com GT

• Criador do tópico Jamil
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Olá galera,

Depois de algum tempo de estudou vou começar meu cultivo com GT
To querendo fazer na técnica de casing pq eu tenho uma caixa de plastico de uns 50 litros como eu não tenho termometro (vou comprar) e medidor de humidade (acho q num vou ter $$) Fica mais facil frutificar, pois o metodo de casing eh de certa forma mais independente da temp e a umidade no terrario.Pois o case gera as condiçoes proprias pra cultivo caso seja seguida a tek corretamente..

Esterilização do milho
1,5kilos de milho
To usando a tek do mauricio:

Eu estou tratando o milho desse modo agora:

Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e o calor durante a esterilização elimina qualquer traço de hipoclorito no milho.

O molho em calcáreo é para anular qualquer acidez, devido a utilização de água sanitária.

Quanto aos potes, coloco milho a menos da metade do volume do pote assim:

1 - Mais espaço e ar dentro do pote durante a colonização.
2 - Perco menos material se ocorrer contanimação.
3 - Colonização muito mais rápida.

Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.

:seta: Eu comprei uma seringa de 10 ml e jah estou com um print de Golden Teacher! E to querendo inocular uns 4/5 copos de 250ml ( vou completar até a metade do volume, pra colonizar mais rapido!
Só essa seringa de 10ml jah está bom ou eh melor comprar mais de menor capacidade?? to pensando em fazer uns 3/4 furos em cada copo, alguem ai me da uma dica de quanto coloca em cada furinho? Algum post pra indicar??

Um grande abraço a todos da comunidade!!!
Logo logo to surgindo la pelo "Te Apresenta"

Olá pessoal!!
Após a apresentação do diario. Jah vou colocar aqui meu primeiro obstaculo nessa jornada!!

Jah dei inicio a esterilização do milho,

Jah cozinhei por meia hora o milho
Descansei ateh a manha seguinte com a panela fechada
Escorri e enxaguei na agua do poço daqui de casa.
Deixei 24 hrs de molho com duas colheres e meia de agua sanitaria
Enxaguei novamente na agua
Amanha as 10am tera completado 24hrs com o bicarbonato de sódio (2 colheres e meia.)

MAS infelizmente vou sair de casa as 8am (Pra fazer provas na facul) e soh volto umas 8pm, ou seja, o milho ficará de molho no bicarbonato 32hrs tem algum problema?? Acho q pela carga de agua sanitaria da etapa anterior esse molho mais longo no bicarbonato não atrapalaharia, tanto pois estaria corrigindo o pH. E logo as 8 pm darei inicio pra inoculação!!

:seta: O q eu faço? Fico relax ateh as 8pm e resolvo tudo! Ou vou ter q reinicar o processo?
:seta: será q usar aquele termometro de suvaco dentro da caixa com os potes ainda colonizando com o tampão de aluminio fica mto precário? ou impreciso?

Na primeira oportunidade mando fotos... de cel com 2mp mas acho q o pessoal jah vai gostar!!

Última edição por um moderador:
Atualizando!

10 dias após o cold-shock:eek::

Ainda não surgiu nenhum pin, a superfície está 70% colonizada (fios brancos e bastante rizomórfico nas paredes do tupperware) as paredes do terrario se mantem umidas e tem uma bomba forte pra troca gasosa.

Atualizando!

10 dias após o cold-shock:eek::

Ainda não surgiu nenhum pin, a superfície está 70% colonizada (fios brancos e bastante rizomórfico nas paredes do tupperware) as paredes do terrario se mantem umidas e tem uma bomba forte pra troca gasosa.

cuidado com overlay psy

caso perceba que está colonizando ainda mais, cubra com mais camada de casing

a temperatura pode estar influênciando na demora das primórdias

ainda está normal por estar pouco tempo , 10 dias né?

Ehhhhhh
acabei de ver 2 pins!!!!!!
Nem acredito!!! Muita emoção!!!!!!
:seta:será q eu devo aumentar a umidade ou colocar agua no casing achei a superficie um pouco mais seca.

PS.:(motivo da edição)
Foram mais de 2!!!! Uns 8 pelo menos!! UhulllLl!

Ehhhhhh
acabei de ver 2 pins!!!!!!
Nem acredito!!! Muita emoção!!!!!!
:seta:será q eu devo aumentar a umidade ou colocar agua no casing achei a superficie um pouco mais seca.

só não molha os pins, podem abortar

tente aumentar a umidade do terrário, pode estar secando pelo fato de que o terrário não está promovendo umidade ao ambiente, assim o casing começa a perder a umidade

Sucesso aí, e que venha mais pins!!! :pos:

Uma dica certeira:

borrifar água + água oxigenada nas paredes do terrário, mas desviando do cultivo. Apenas nas paredes, pode deixar escorrer. Além de promover umidade, vai estar garantindo assepssia.

Mantenha um ciclo de iluminação, para os cogus crescerem retos, e retirar muitos carimbos. Além disso, a iluminação tb promove o surgimento de primórdias.

capricha aí PSY, tudo certinho cara, mais um cultivo que chegou ao sucesso!

parabéns!!!!:pos:

Good vibes for you man, em breve teremos frutos. A paciência é a alma do negócio.

Atualizando 15 Dias!!

15 dias no terrário

Caramba pessoal tah ficando Bonitão!!!! são diversos pins!!! surgindo por vários cantos ainda tem muitos nozinhos hehehehheheh!!!!
Os maiores pins jah estão com +- 0,5cm esses foram os primeiras a surgir a uns tres dias atras!! Pensei q fossem crescer um pouco mais rápido =/
To super motivado com o cultivo, independente de sucesso jah ganhei muito!!

:neg: Ainda to preocupado com a umidade no casing, não conheço bem vermiculita, e pela aparencia fica dificil julgar.

Atualizando 15 Dias!!

15 dias no terrário

Caramba pessoal tah ficando Bonitão!!!! são diversos pins!!! surgindo por vários cantos ainda tem muitos nozinhos hehehehheheh!!!!
Os maiores pins jah estão com +- 0,5cm esses foram os primeiras a surgir a uns tres dias atras!! Pensei q fossem crescer um pouco mais rápido =/
To super motivado com o cultivo, independente de sucesso jah ganhei muito!!

:neg: Ainda to preocupado com a umidade no casing, não conheço bem vermiculita, e pela aparencia fica dificil julgar.

Se está pinando é porque a umidade está boa, espere o flush se completar, depois limpe os casings e borrife água mineral fervida, despois de esfriar até ficar úmido aos olhos. Dái é só deixar que els brotam de novo. Parabéns pelo sucesso. Estamos no aguardo das fotos.

Atualizando cultivo!! Pins com 5 dias!

Olá pessoal,

hoje se passaram 5 dias desde o surgimento dos pins! A meu ver a teh agora houve pouca evolução muitos pins surgiram, mas estão todos ainda pequeninos! Os 4 maiores estão estagnados jah faz uns 3 dias ( com 0,5 cm de diametro e no maximo 1 cm de altura) e um ultimo que está com 3 dias de vida tem realmente a parencia de um cogu amadurecido jah, está com uns 0.6 cm de diametro chapeletal ehehehhehe, e no maximo 1 cm de altura como os outros!! Parece q embaixo dele está como se estivesse esporulado, mas não sei bem o q eh... (repetindo: ele tem 3 dias e ainda eh um anãozinho)

Pelo que ví de outros cultivos após 5 dias de pin jah tem um crescimento considerável! A temp não está sendo manipulada, mas está no terrario dentro de uma pet 2l um aquecedor de 300w marcado para 26c.

Conto com as vibes da galera!!!

Fala Jamil

Percebi que os cogus crescem mais em temperaturas mais baixas. Teria que funcionar com os 26ºC que vc programou no termostato.

Se possível, abaixe a temperatura, para 21ºC.

Borrife água nas paredes do terrário, quase certo que a falta de água seja o motivo de os cogumelos pinarem e não desenvolverem.

sucesso

Olá sir,
Eu estou borrifando agua + h2o2 uma vez ao dia, nas paredes do terrário, e tem feito entre 21 e 26 aqui pela cidade!
Aqui em casa eu tô com 2 ampolas de agua pra injeção, seria bom eu injetar no casing através de seringa?? Quantas?

Fala Jamil

Percebi que os cogus crescem mais em temperaturas mais baixas. Teria que funcionar com os 26ºC que vc programou no termostato.

Se possível, abaixe a temperatura, para 21ºC.

Borrife água nas paredes do terrário, quase certo que a falta de água seja o motivo de os cogumelos pinarem e não desenvolverem.

sucesso
ou o excesso, mas aborto ou é por motivo de temperatua ou umidade.
se atente para os parametros do seu terario.

ALien,

As paredes do meu terrario estão com uma boa umidade aparente, se mantendo com goticulas de agua sempre com exceção da garrafa/aquecedor q se mantem sem umidade, e o teto da caixa plastica com uma leves gotuculas eu acredito q seja falta de agua no casing...
Mas ainda estou preocupado alguem tem idéia de procedimento a tomar? Molhar? Não mohar?

Na torcida!

Me muni de assepsia e coragem e coloquei 10ml agua de injeção, (creio eu ser à destilada, ou pelo menos jah estéril) comprei uma ampola na farmácia. Usei uma seringa pra injetar no casing... Tinham alguns lugares realmente duros!!! Não investi contra eles!

Após 2 anões, e uma semana viajando nasceram 2 cogus com uns 8cm com bonitas chapeletas amareladas, vi eles no sábado e na segunda agora irei preparar a técnica de clonagem em papelão pra futuramente fazer uns 3 baldes de bulk. Amanha vou limpar os abortos e retirar os cogus esperar o proximo flush!! Próximo post com fotos, JURO!!!

Ps.: Jah estou colonizando 5 copos de milho com MEX!!

Back