Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo com GT

  • Criador do tópico Jamil
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Olá galera,

Depois de algum tempo de estudou vou começar meu cultivo com GT
To querendo fazer na técnica de casing pq eu tenho uma caixa de plastico de uns 50 litros como eu não tenho termometro (vou comprar) e medidor de humidade (acho q num vou ter $$) Fica mais facil frutificar, pois o metodo de casing eh de certa forma mais independente da temp e a umidade no terrario.Pois o case gera as condiçoes proprias pra cultivo caso seja seguida a tek corretamente..

Esterilização do milho
1,5kilos de milho
To usando a tek do mauricio:

Eu estou tratando o milho desse modo agora:


Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e o calor durante a esterilização elimina qualquer traço de hipoclorito no milho.

O molho em calcáreo é para anular qualquer acidez, devido a utilização de água sanitária.

Quanto aos potes, coloco milho a menos da metade do volume do pote assim:

1 - Mais espaço e ar dentro do pote durante a colonização.
2 - Perco menos material se ocorrer contanimação.
3 - Colonização muito mais rápida.

Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.


:seta: Eu comprei uma seringa de 10 ml e jah estou com um print de Golden Teacher! E to querendo inocular uns 4/5 copos de 250ml ( vou completar até a metade do volume, pra colonizar mais rapido!
Só essa seringa de 10ml jah está bom ou eh melor comprar mais de menor capacidade?? to pensando em fazer uns 3/4 furos em cada copo, alguem ai me da uma dica de quanto coloca em cada furinho? Algum post pra indicar??

Um grande abraço a todos da comunidade!!!
Logo logo to surgindo la pelo "Te Apresenta"

Olá pessoal!!
Após a apresentação do diario. Jah vou colocar aqui meu primeiro obstaculo nessa jornada!!

Jah dei inicio a esterilização do milho,

Jah cozinhei por meia hora o milho
Descansei ateh a manha seguinte com a panela fechada
Escorri e enxaguei na agua do poço daqui de casa.
Deixei 24 hrs de molho com duas colheres e meia de agua sanitaria
Enxaguei novamente na agua
Amanha as 10am tera completado 24hrs com o bicarbonato de sódio (2 colheres e meia.)

MAS infelizmente vou sair de casa as 8am (Pra fazer provas na facul) e soh volto umas 8pm, ou seja, o milho ficará de molho no bicarbonato 32hrs tem algum problema?? Acho q pela carga de agua sanitaria da etapa anterior esse molho mais longo no bicarbonato não atrapalaharia, tanto pois estaria corrigindo o pH. E logo as 8 pm darei inicio pra inoculação!!

:seta: O q eu faço? Fico relax ateh as 8pm e resolvo tudo! Ou vou ter q reinicar o processo?
:seta: será q usar aquele termometro de suvaco dentro da caixa com os potes ainda colonizando com o tampão de aluminio fica mto precário? ou impreciso?


Na primeira oportunidade mando fotos... de cel com 2mp mas acho q o pessoal jah vai gostar!!
 
Última edição por um moderador:
Ehhh galera parece q por aqui jah tah 100% colonizado!!!
Vou comprar amanha, se sobrar um tempo, o material pro casing!!!

Que eu me lembre até agora falta:

-Quentinhas
-Ziplock
-Vermiculita
-Perlita
-Compressor de ar (tlvz dois, acho q soh uma bomba não será capaz de sozinha fazer a troca gasosa, como o caso do cultivo do marmitrax, q terminou com cobweb...)
-Pedras porosas
-Mangueirinhas
-Perlon ou Lã de vidro
-Produtos de assepsia (h2o2, borrifador...)
-Produto pra corrigir o pH


Novos desafios:
.Fazer caber o meu termostato dentro do terrario, pq ele eh mais alto e num cabe em pé, dá forma q está na garrafa PET. Vou arranjar uma cumbuca pra ele ficar deitado
.Me decidir em qual técnica de esterilizar a vermi e a perlita, não estou querendo colocar esses materiais na Panela de pressão!
.E estudar aqui no forum, mais um pouco sobre as questoes do pH no casing
.Tb estou vendo a possibilidadede fazer a instalação de um cooler no terrario (implicaria em ter que comprar o filtro de ar condicionado ou mais perlon, e tb teria q ser controlado por um timer)

Que eu lembre até agora eh isso! Se lembrar de mais alguma coisa faltando ou mais algum detalhe posto aqui!!
Nesse mesmo bat-canal, no próximo episódio: Preparo do casing (com fotos!?!?)
 
Técnicas bem aplicadas, sucesso garantido. Estou torcendo pelo seu cultivo.
 
Atualizando o diario...

Finalmente eu consegui tempo entre minhas provas pra preparar o casing.
Com os materiais em mãos e uma mudança de planos. De quentinhas, fui para tupperware pra microondas (2,99 cada) o de 1L da plasvale. Agora mãos à obra!!


(ONTEM)
-Com os dois tupperware (PP5), utilizei para cada um deles dois copos (250ml) de vermi para 1 copo de agua.
Deixei hidratando e fui dormir.

(HOJE)
-Logo de manha eu fui preparar a farinha de casca de ovo. 3 cascas brancas tirei o resto de ovo sobre a agua da torneira e deixei secar levemente. depois foi tudo pro liquidificador.


Adicionei a cada pote após a hidratação, q ficou entre 9 e 12 hrs,
1 colher de chá de farinha de casca
2 de café (em pó)
Misturei ateh ficar bem homogeneo com um garfo.

Processo para esterilizar
-Coloquei o pote e a tampa, por baixo do tupperware (nem pense em tampar!! Viu!!) dentro de um ziplock de microondas grande e deixei com uma abertura pra sair o vapor.
-Microondas: Na potencia High 1 por 7 min e 30.
-Logo após tratei de retirar a agua no fundo do plastico q condensou lah, e vedar o zip rapidin!!
-Coloquei os dois (pote+zip) dentro da geladeira ateh resfriar.

Etapa na glove-box
Enquanto aguardava resfriar preparei novamente minha glove-box e levei para lah dentro:
4 copos 100% colonizados
2 Ziplock + tupperware esterilizados
-Vedei!!
-Fui fazer MINHA ASSEPSIA, mãos e ante-braços, com protex e bucha (Aaaiiiiiii!!!:eek:)
-Coloquei as luvas, lavei as mão com elas agora, no protex, e voltei a glove-box

Para cada pote utilizei:.​
-Uma camada 0,5cm de vermi por baixo
-Dois bolos q eu quebrei com as mãos
-Mais uma camada maior por cima (acho q num cobriu como devia pq ainda dava pra ver alguns poucos milhos ficou meio rala essa camada... :( )
-Fechei os potes com as tampas e os coloquei dentro dos ziplocks q haviam sido esterilizados junto!

Deixando o micélio se recuperar

Coloquei eles dentro da minha caixa de plastico (50litros) Com o meu super aquecedor tabajara (28c.)!! Enrolados na toalha!

(FUTURO)

Pretendo deixar uns 2 dias eles lah pra se recuperarem (afinal os bolos foram quebrados)


:seta:
Alguns detalhes:​
-Eu acho q ví algumas contaminações (MAS MUITO PEQUENAS MSM!!) Mas não dava pra reconhecer, talvez wetspot, q eh aquela dos amareladinhos. (Mas no meio de milho fica dificil dizer alguma coisa) E tlvz gnomos verdes mas tb muito dificil de dizer tb, mesmo na hora q eu quebrei, não consegui ter certeza. Mas conto com as vibes da galera, pra q tudo de certo!!!!
-Eu acho q depois do micro a condensação da agua acabou tirando a um tanto da humidade da vermi, mas tb num tenho certeza pq eu estava manipulando de luvas!!
-Lí num post q tlvz o café junto da cultura em grão num seria muito indicado, vamos ver!!! Qlq coisa vale pela experiencia!!!...
-Como eu tinha suspeitas sobre 2 potes e outros 2 estão ok eu fiz um case bom e outro suspeito!!!
 
Mandano bem hein garoto !!:pos:

O cultivo parece estar blzinha, acredito que umas fotos do que está rolando ajuda muito para receber boas dicas....

Até então somente muita Paz e Luz....
Boa Sorte.
 
Fui agora dar uma calibrada no termostato de 27c. pra 29. Seguindo dicas do boca!! E quando olhei ví q o meu termostato jah tava causando maior umidade nas paredes da caixa q dessa vez eu mantive fechado, ao contrario de quando estava com os bolos. Eu ainda to tendo probs de encontrar perlita aqui por onde eu moro. Mas jah to ficando mais tranq!!
 
Fui dar uma olhada nos cases e ví no q tinha menor camada supericial de vermi tava jah aparecendo bem o micelio, e na outra levemente!!

Completei com mais vermi os cases!!

MAs fiquei preocupado com esse processo de adiçao, jah tava esterilizado a vermi e talz. mas....
Eu fiz assim, Abri o ziplock com o case dentro, abri a tampa e coloquei mais vermi fechei rapidinho a tampa e novamente fechei o ziplock, fiz no meu banheiro q eh BEM amplo. Joguei lysol spray no amb todo uns 5 min antes acedi duas velas perto pra corrente de particulas não deixa vir no bolo, e lavei a mão com protex, mas dessa vez sem luvas, mas tb não houve nenhum contato direto!!

Na hora do cold shock eh bom ter micelio por cima da casing layer???

Pq dependendo das respostas eu faço amanha o cold shock (24hrs na geladeira) ou então espero mais um dia!

E ai galera o q eu faço???
 
Fui dar uma olhada nos cases e ví no q tinha menor camada supericial de vermi tava jah aparecendo bem o micelio, e na outra levemente!!

Completei com mais vermi os cases!!

MAs fiquei preocupado com esse processo de adiçao, jah tava esterilizado a vermi e talz. mas....
Eu fiz assim, Abri o ziplock com o case dentro, abri a tampa e coloquei mais vermi fechei rapidinho a tampa e novamente fechei o ziplock, fiz no meu banheiro q eh BEM amplo. Joguei lysol spray no amb todo uns 5 min antes acedi duas velas perto pra corrente de particulas não deixa vir no bolo, e lavei a mão com protex, mas dessa vez sem luvas, mas tb não houve nenhum contato direto!!

Na hora do cold shock eh bom ter micelio por cima da casing layer???

Pq dependendo das respostas eu faço amanha o cold shock (24hrs na geladeira) ou então espero mais um dia!

E ai galera o q eu faço???

eae psy

da uma estudada aí
https://teonanacatl.org/threads/preparação-e-questões.50/

não deixe o micélio colonizar totalmente a camada superior, risco de overlay
 
Atualizando...

Ontem coloquei à argila pra esterilizar coloquei ela em imersa em um balde com água quente e água-sanitária (q-boa) e coloquei os cases na geladeira!

Hoje, 24hrs após,
Escorri a solução da argila... Depois coloquei à no terrário, apliquei uns 70ml de h2o2 e coloquei água até 3/4 da camada de argila.
Instalei meu sistema de ar (Bomba Vigo Ar 200, e um sistema de 4 pedras porosas, pois a bomba tem duas saídas de ar :pos:)
Fiz os furos pra troca gasosa na tampa e os preenchi com perlon
Coloquei o termômetro de aqua(300w) ajustado para 21c, dentro de uma pet2l tb com solução água+h2o2.
Acomodei os cases no terrário depois do cold shock. E mandei umas “sprayzadas” neles com água(90%) + h2o2(10%) pra recuperar a umidade.
Em cima da tampa do terrário tem uma caixa de sapato com uma lâmpada florescente pequena dentro. Ajustei o timer dela pra 12/12!

:!:Acho q essa lâmpada está à uma distancia pequena da tampa (5cm)
Tendo em vista q não ta condensando muita água por ali.
O que tem um lado bom pois evita de ficar pingando em cima dos cases, vale lembrar q por ser em cases essas preocupações com umidade do terrário diminui um pouco. MAS, mesmo assim ainda tô tendo cuidado de usar spray agua+h2o2 uma ou duas vezes por dia nas paredes.

E nada de abanadinhas vou deixar menos de um minuto aberto nas horas de usar o spray.


E no próximo episódio nesse mesmo bat-canal: PINNiNG...... SERÁ:?::?:
 
Atualizando...

Ontem coloquei à argila pra esterilizar coloquei ela em imersa em um balde com água quente e água-sanitária (q-boa) e coloquei os cases na geladeira!

Hoje, 24hrs após,
Escorri a solução da argila... Depois coloquei à no terrário, apliquei uns 70ml de h2o2 e coloquei água até 3/4 da camada de argila.
Instalei meu sistema de ar (Bomba Vigo Ar 200, e um sistema de 4 pedras porosas, pois a bomba tem duas saídas de ar :pos:)
Fiz os furos pra troca gasosa na tampa e os preenchi com perlon
Coloquei o termômetro de aqua(300w) ajustado para 21c, dentro de uma pet2l tb com solução água+h2o2.
Acomodei os cases no terrário depois do cold shock. E mandei umas “sprayzadas” neles com água(90%) + h2o2(10%) pra recuperar a umidade.
Em cima da tampa do terrário tem uma caixa de sapato com uma lâmpada florescente pequena dentro. Ajustei o timer dela pra 12/12!

:!:Acho q essa lâmpada está à uma distancia pequena da tampa (5cm)
Tendo em vista q não ta condensando muita água por ali.
O que tem um lado bom pois evita de ficar pingando em cima dos cases, vale lembrar q por ser em cases essas preocupações com umidade do terrário diminui um pouco. MAS, mesmo assim ainda tô tendo cuidado de usar spray agua+h2o2 uma ou duas vezes por dia nas paredes.

E nada de abanadinhas vou deixar menos de um minuto aberto nas horas de usar o spray.


E no próximo episódio nesse mesmo bat-canal: PINNiNG...... SERÁ:?::?:


eae Psy

uma boa seria vc fazer os furos para troca gasosa na altura do substrato, os gases são mais pesados que o O2

meu terrário tbm não condensava agua em cima, estava faltando umidade, 3 vezes ao dia tinha que umidificar os casing

preste atenção na argila, não deixe que fiquem em contato com o ambiente sem água, mesmo que sendo poucas pedras, elas fazem o trabalho contrário, roubando a umidade

como é seu terrário, de isopor ou caixa plástica??
fiz um buraco no isopor, serve para borrifar água nas paredes do terrário sem precisar levantar a tampa, na menor parte dos lados, no centro, bem em cima, o buraco deve ter um certo diâmetro para que possa alcançar todas as paredes do terrário, e feito uma tampa que encaixe justo

estou fazendo um terrário novo, com esse sistema, mais só que é de plástico e entre o substrato e o teto, vai um vidro preso por parafusos, esse vidro é inclinado para a devida queda das gotas de água, e logo acima do vidro, que fica mais ou menos no meio do terrário, fiz o furo para borrifar água com peróxido

qualquer coisa manda uma mp que te explico melhor



Boa Sorte aí!!
ê que venha os Pins!!!:pos:
 
Poooxaaaaa

Acho q tah começando a surgir um cobweb..... Fui abrir agora de manha e por cima dos meus casings achei umas camadas fininhas tipo de teia de aranha por cima dos cases.... POooooooxxaaaa!

Dei umas sprayzadas de solução agua90% h2o2 10% em cima delas!!! Vou ter q aumentar meu numero de abanadelas.... Até sábado to mto sem tempo.... Alguem me dá um help?
 
Poooxaaaaa

Acho q tah começando a surgir um cobweb..... Fui abrir agora de manha e por cima dos meus casings achei umas camadas fininhas tipo de teia de aranha por cima dos cases.... POooooooxxaaaa!

Dei umas sprayzadas de solução agua90% h2o2 10% em cima delas!!! Vou ter q aumentar meu numero de abanadelas.... Até sábado to mto sem tempo.... Alguem me dá um help?


Fala Psidrope.

Provavelmente, não é cobweb. Ela surge somente com baixíssimo nível de oxigênio. Como vc tem um oxigenador que manda 200 litros de ar por hora, já de cara descarto ser este o problema. (só pra dar uma idéia, com esse mesmo oxigenador, mantenho 2 terrários de tamanho maior funcionando sem problema algum)

Pela sua descrição, a contaminação que surgiu aí PODE ser o duende verde, o trichoderma, tão temido pelos cultivadores. Ela começa fraquinha, como uma teia, mas em um dia toma conta de tudo. Seus esporos são da cor verde.

Talvez, como vc usou café, o meio tenha ficado muito ácido, e o uso de pó de casca de ovo não foi em quantidade suficiente para balancear a mistura. Pra garantir, somente medindo o índice de PH com aquelas fitas indicadoras.

Se for contaminação somente superficial, dá pra tentar remover, talvez ela não tenha atingido o micélio.

Fotos ajudariam melhor a identificar.

Faça ainda as borrifagens com água oxigenada, veja como se comporta, talvez a contaminação dê uma freiada.

Cuidado pra não contaminar todo ambiente, o terrário e tal.

paz e luz
 
Faloou muilok!!!

Poxa duende verde eh complicado msm..... Jah to preparando agora msm mais solução de h202 (5%) e agua fervida.
Vou fazer o seguinte.... Vou manter o cultivo com os tratamentos de h2o2, se não melhorar e começar a dar os sinais do duende verde msm eu descarto logo tudo:(!!! Acho q tentar retirar a camada vai soh piorar.. Jah tinha uma supeita pequenininha, na hora de quebrar os bolos... Tomara q não confirme...

E recomeço do zero de novo!!! Mas Acho q eu vou tentar algo mais "simples", com menos etapas. Tlvz um bulk no balde!!! Veremos.....
 
Faloou muilok!!!

Poxa duende verde eh complicado msm..... Jah to preparando agora msm mais solução de h202 (5%) e agua fervida.
Vou fazer o seguinte.... Vou manter o cultivo com os tratamentos de h2o2, se não melhorar e começar a dar os sinais do duende verde msm eu descarto logo tudo:(!!! Acho q tentar retirar a camada vai soh piorar.. Jah tinha uma supeita pequenininha, na hora de quebrar os bolos... Tomara q não confirme...

E recomeço do zero de novo!!! Mas Acho q eu vou tentar algo mais "simples", com menos etapas. Tlvz um bulk no balde!!! Veremos.....
CALMA.

Nao aumenta aumidade do casing.

deixa ele respirar

Voce vai matar seu casing afogado.

Se for cobweb faz o seguinte aumenta a circulaçao de ar e diminui a UMIDADE DO AR.

Um ou dois dias é suficiente, depois voce adiciona em vez de agua oxigenada um corretor de ph , pode ser bicarbonato mesmo embaixa concentraçao, diluido em agua DESTILADA(compra ampolas).

TRICHODERMA aparece como bolinhas no casing,. inicialmente brancas parecendo pins de cubensi e esverdeando depois.

Importante é nao apavorar e fazer 23 coisas diferentes por dia.

O micelio sempre demora 24h pra reagir, entao tenha calma.
 
CALMA.

Nao aumenta aumidade do casing.

deixa ele respirar

Voce vai matar seu casing afogado.

Se for cobweb faz o seguinte aumenta a circulaçao de ar e diminui a UMIDADE DO AR.

Um ou dois dias é suficiente, depois voce adiciona em vez de agua oxigenada um corretor de ph , pode ser bicarbonato mesmo embaixa concentraçao, diluido em agua DESTILADA(compra ampolas).

TRICHODERMA aparece como bolinhas no casing,. inicialmente brancas parecendo pins de cubensi e esverdeando depois.

Importante é nao apavorar e fazer 23 coisas diferentes por dia.

O micelio sempre demora 24h pra reagir, entao tenha calma.
Poxa não vi esse post a tempo...

Dei uma elevada na umidade!!! E borrifei a h2o2 diluida... =/
Eu acho q num deve ser o duende verdim msm não!!! Tah bem parecido com cobweb, tlvz seja pq eu soh coloquei furos no meu terrario na parte da tampa, nenhum na altura do subs...

Vou fazer o seguinte.. Vou levantar 2 das 4 pedrinhas porosas, pq assim acredito diminuir a umidade e manter a injeção de ar, q jah eh alta...

Brigadão pra todo mundo q tah mandando força!!!
 
Parece q eu recebi a visita do doende verde..... Mas foi em apenas um dos cases.... Tirei ele rapidin do terrario!
Da pra ver ele todo colonizado com as primórdias... Triste :neg:
Maior pena jogar esse case fora... Coloquei ele dentro de um ziplock, bem fechado pra num espalhar mais pela casa! Arrisco alguma coisa com ele? Acho q vou botar ele num pasto aqui perto q jah eh ativo!! Essa semana to indo lah!
Mas VAMO QUE VAMO!!! Agora todas as atenções voltadas pra um pote soh!!!
 
olá, achava melhor não coloca-lo perto do pasto, pode dar conflitos das strains
 
7 dias dps do cold shock


Parece q a superfície ta sendo um tanto colonizada diria uns 35% eu acho:p: E tirei duas pedrinhas da agua pra diminuir a umidade e ter mais troca de gases.
Acredito q logo devo estar vendo pins...

Ateh agora tudo ok, neh?
 
Enatum é isso aí garoto!

Até agora td certo, continua seguindo as orientações dos ansiãos do CM que vc vai longe....

Achei td blz, mas faltam algumas fotos para enriquecer o cultivo e tambem para o pessoal avaliar melhor sua empreitada...

Sucesso no cultivo cuida deles como se fossem seus filhotes e na verdade são mesmo.../

Good Vibes com muita Paz e Luz...
 
Back
Top