Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu 1º cultivo. Uhuuuuuu!!! - Ecuador

Diário de cultivo problemático.
Não lembro muito bem quando ou onde, mas já se passaram anos. Sei de como.
Ela nos disse algo como: “Não adianta vocês procurarem os cogumelos! São eles que nos encontram quando querem. Se quiserem.” E sumiu.
...Aquele velho adolescente ficou mais calmo, é verdade, (graças às deusas!) E se passaram anos e viemos como nuvens brilhantes.

Mas o interessante mesmo é que, por incrível que pareça, até hoje, não me encontraram! Insinuaram-se sim, diversas vezes! ...Por meios midiáticos, livros, amigos, desconhecidos, por acaso, em meditações, protagonistas em sonhos, lá por detrás da cerca mais intransponível com sua pastagem teoricamente fluorescente, e por aí viemos, naquela coisa toda e etc... O mais sublime que consegui foi tocar sem medo algumas espécies venenosas que pude conhecer de perto. E só.
E assim, admito que, por um tempo, simplesmente continuei à procura. (Havia alguma esperança no ar, não sei ao certo, já não lembro muito bem... :rolleyes:) ...Porque desse período de ‘sofrimento’ o próprio caminho me obrigou a substituir a ação por uma observação não menos atenta, porém mais passiva, - se é que isso é possível. Parecia-me mais justo para todos... Até quando cansei de vez.
Primeiro castiguei os cabeçudos com um grande esquecimento e, em contrapartida, viciei-me em café por alguns meses. Passaram-se anos... Enrrolei-me em mim até agora a pouco, no ápice desse kaos, quando apenas olhei ao redor e já estava quase tudo pronto. Chegou a hora e a vez, meus amigos! Apenas os sinto em aproximação.
Por isso, peço que façam um pouco silêncio e andem com cuidado nas proximidades, só pra garantir!
:)


MEU PRIMEIRO CULTIVO:

(ajudem-me, por favor!)

Print: Ecuador
Substrato: Arroz integral; Alpiste; Colza; Níger e uma outra semente para pássaros que não lembro; Areia.

Considerações iniciais:
Primeiro quero dizer que todo esse perigo de contaminação de que vocês falam tanto me deixou verdadeiramente paranóico. Tive muita dificuldade de sair do papel só por causa disso.
Além disso, li que os Ecuatorianos são cogumelos grandes. Mas eu usei copos. Copos maiores que os comuns, mas copos... Fiquei imaginando vários cogumelos grandes nascendo dos bolos deles, e acho que são pequenos, se os cogumelos forem tão grandes quanto penso.

A preparação
Também usei daqueles coletores para preparar a seringa. Lambusei meu quarto inteiro com lysol e outros produtos do tipo. Tomei banho com protex, lambusei-me de lysol também e improvisei uma máscara de papel toalha.
Usei água mineral.
Eu tava um pouco nervoso galera... Coloquei quase 3/4 do print no coletor. Só depois que me toquei dessa burrada!... Minha meta que era de 5 copos no máximo... Bom, mas quando me dei conta já tava feito... Os esporos que sobraram no coletor eu deixei lá. E depois de ter sugado os esporos, fiquei na dúvida se tinham realmente passado pra seringa. Olhei com uma lupa e vi algo sim. Mas não tanto quanto eu pensava que teria. O dia tava nublado.
Depois enrolei a seringa num papel alumínio lambusado de lysol, e coloquei na geladeira. Deixei lá por 48 horas.

Nesse tempo preparei o substrato.
:seta:primeiro quero deixar claro que, se eu tivesse ficado pensando demais, querendo fazer tudo certinho, ainda não teria feito nada ainda... Então, pra mim, foi necessário começar a agir, mesmo que insanamente.
Aqui no forum li sobre várias combinações para um substrato que teve sucesso. Resolvi experimentar todas as possibilades quanto possível, até pra ver qual funciona mais legal, mais rápido, mas produtivo e tal.
O primeiro foi com pó de arroz com casca. Usei o liquidificador pra fazê-lo. As sementes de pássaros eu deixei na água por, - :cool: já não lembro muito bem... - uns 30 minutos, se não me engano. Como eu tinha comprado cada semente separadamente, fiz uma mistura usando a intuição... (tá aí o meu medo, principalmente porque não sou mulher.) Coloquei mais níger, aliás. Mas eu achei que ficou uma mistura bonita! Deixei escorrer por meia hora...
Também deixei uma quantidade de arroz com casca inteiros de molho para, no dia seguinte, fervê-los por 40 minutos e fazer um outro tipo de bolo.
Resumidamente:
Alguns bolos fiz com a farinha de arroz, outros fiz com o arroz inteiros.
Desses com o arroz inteiro, em um eu coloquei areia e no outro não.
Essa areia é uma areia para pássaros que encontrei por acaso num supermercado. Parecia que serviria no lugar da vermiculita, porque além da areia propriamente dita, tem uns pedaços de coral e pequeninas conchas, mas não é salgada. (O que vocês acham?)
...Brinquei intuitivamente na preparação dos bolos, me ligando nas proporções que li aqui no forum.
Outra coisa importante é sobre o selo. O selo sobre o substrato, tudo bem, usei essa areia, beleza. Agora, em alguns bolos, inventei de colocar também uma camada dessa areia no fundo do copo, não sei porque. Acho que li alguma vez sobre essa possibilidade. Serve pra alguma coisa ou atrapalha?
Fiz também um bolinho que não seria inoculado, pra fazer o teste de contaminação, sei lá... (esse nem foi pra panela de pressão.) :D

Esterilização
No dia seguinte, os bolos foram pra panela de pressão. Deixei apitando por 45 minutos. Como alguns copos eram maiores, e eu, :eek: coloquei a água mais ou menos na metade dos maiores. Fiquei com medo de que a água entrasse nos copos maiores, mesmo com a tampa de 3 camadas de papel alumínio.

Inoculação
Deixei a panela de pressão fechada por 24 horas.
Novamente lambulei meu quarto inteiro com lysol. Coloquei lysol no ar. Fechei a janela. Limpei a mesa com alvejante, desinfetantes, e claro, LYSOL... Me lambusei também com ele (após o banho com protex...)... Cobri parte da mesa com papel alumínio e lasquei-lhe lysol... Era lysol demais, deus me livre!

Já com minha nova máscara de papel toalha, e com uma touca, tipo aquela das freiras, sacam? Cobrindo a cabeleira, pequei minha seringa mais nervoso que nunca.
Já tinha limpado também a panela de pressão, por fora. Abri-a, tirei um frasco e lacrei-os com durex. Fiquei na dúvida se deveria passar lysol também nos frascos antes da inoculação... Achei que não. Inoculei desembestadamente em 4 pontos, tampando imediatamente com o durex que eu tinha deixado já cortado.
Foi a maior dificuldade inocular a quantidade certa! Nunca tinha usado uma seringa antes! ...Alguns momentos coloquei demais, noutros de menos... O primeiro frasco eu praticamente não olhei o quanto saiu. Em um furo eu vi a água escorrendo até quase na base do copo... rsrs Só a partir do 4º que eu já tava com a manha. Desse em diante foi só alegria!
Em alguns copos não resisti. Lysol-lhe-ei antes da inoculação. Pra ver no que dava.
Depois, já com frascos inoculados e os furos vedados: lysol em todos. Coloquei todos os frasco numa caixa de papelão limpa com, você já sabem... Tampei-a e a coloquei numa estante - segunda-feira, dia 15 de outubro.

Ontem não resisti. Dei uma olhada e... Nada ainda.
Durmo com ventilador, então pensei que os bolos poderiam estar sentindo frio à noite, o que poderia atravalhar. Então guadei a caixa no guarda-roupa.
Continuo contando os segundos.


Pra finalizar, quero dizer que gostarei de todas as opiniões de vocês. Preciso delas. Estamos no meio do processo.

Simplesmente,
Paz e amor!
abraços a todos!
 
Fotos.... isso mesmo.....que curiosidade !!!!
 
Fotos.... isso mesmo.....que curiosidade !!!!

Oregon, esse meu cultivo vai ficar na imaginação. Mas tentem! Assim vocês me ajudam. Imaginem exageradamente bem, beleza?

;)

Pessoal, eu não tenho certeza de quando aniversariar os bolos! Quando um copo ficar visivelmente todo branco já é hora ou devo esperar mais?
Essa minha dúvida acontece principalmente porque não inoculei no centro.
 
Última edição por um moderador:
Quando o substrato estiver 100% colonizado....tudo branquin branquinn

Essa é a hora H....
aimg231.imageshack.us_img231_3513_pesacopo13640x853fr1.jpg

Tipo esse, não tem mais o que colonizar, só sobrou o selo inferior de vermiculita, tá na hora certa !!!

PS: nunca inoculo no centro e não dá nada aqui, vira e mexe coloniza legal tudo fio...!

Paz e Luz!!!!
 
Uma camada simples de argila expandida é o suficiente, desde que as "bolotas" de argila fiquem com 3/4 de sua altura debaixo d'água.

Não adianta fazer uma camada profunda, pois as bolotas que ficam totalmente submersas não agem na sua função, que é de evaporar e promover umidade ao ambiente.

Diminuindo a altura, vc diminui o volume da sua câmara de frutificação, o que é desejável para garantir umidade.

Cuidado, na maioria das vezes tenho imaginações muito férteis.

pz e lz!
 
Poxa, valeu! Vocês estão segurando uma onda aqui! rsrs... Espero que compreendam. :eek:
"Refiz" meu terrário. Agora ele tem 40 cm de altura e apenas dois furos de 2 cm² cada. Mas será que não seria uma boa deixar um coller atrás de pelo menos um desses furos, empurrando ar de vez em quando? :rolleyes:

Então acho que até domingo dois copos vão pro terrário. Um tá quase quase! Falta muito pouco! Nem consigo acreditar!...

:pos:
 
São 15 dias de copos na incubadora. Nenhum completamente colonizado.
Percebo que isso tem relação direta com meu terrário, que ainda não está 100%. Como amanhã resolverei o que falta, posso achar que já estão muito próximo.

Gostaria de poder tirar fotos.


...A única dúvida que me acompanhou hoje: quantos bolos devem ir pro terrário ao mesmo tempo, para que eu consiga numa colheita cogumelos suficientes para uma primeira trip sem volta?
Eles sabem muito bem a programação ou é melhor não pensar nisso?


grande abraço
boa semana!
e até amanhã
 
São 15 dias de copos na incubadora. Nenhum completamente colonizado.
Percebo que isso tem relação direta com meu terrário, que ainda não está 100%. Como amanhã resolverei o que falta, posso achar que já estão muito próximo.

Gostaria de poder tirar fotos.


...A única dúvida que me acompanhou hoje: quantos bolos devem ir pro terrário ao mesmo tempo, para que eu consiga numa colheita cogumelos suficientes para uma primeira trip sem volta?
Eles sabem muito bem a programação ou é melhor não pensar nisso?


grande abraço
boa semana!
e até amanhã

Você deve aniversariar todos os bolos que vc possui, ou todos que cabem no terrário. Os demais podem ficar na geladeira, em estado vegetativo.

Aí então, vc vai obter os frutos para uma tripp.

Utilize a quantidade que achar que deve:)

Os demais frutos vc pode secar, e se bem guardados, duram muito tempo.

sucesso aí Mofo!
 
Sir. MuiLok, ontem fiquei vagando pela comunidade e achei a idéia do "tubo de vento". Gostei tanto que já fiz o meu! :D Até então eu pensava que fosse mais dificil secar um cogumelo, mas não é não né. Acredito que vai funcionar legal aqui. :pos: E isso me deixou com vários planos... :luz::rolleyes:

Outra coisa, li em algum lugar que o Ecuador não precisa de fazer o choque na geladeira antes de ir pro terrário. Você sabe disso? ...Se ninguém falar nada vou tirar do copo e lançar no terrário, sem choque ou injeção de água!

Acho que o meu terrário dá pra uns 4 copos. Quanto tempo os que sobrarem podem ficar em vegetativo na geladeira?

Nesse exato momento tenho 1 copo totalmente colonizado. (Tô me sentindo no 8º mês de gestação.)
Os três seguintes estão bem parecidos e precisando de mais uns 3 dias, se não me engano...
E o mais lento imagino que precise de mais 1 semana.
 
Tenho duas coisas pra dizer.
Uma é que em um copo o bolo se partiu ao meio. Não sei como, porque ou quando. Suponho que tenha acontecido na minha última sacudida... A metade de cima está completamente colonizada. E a de baixo boa parte.
Será que terei problemas com ele por causa disso?

A outra notícia é que meu terrário está 100%. Vou deixar a bomba ligada até amanhã e verificar a humidade nas paredes de isopor logo cedo. Tomara que dê certo. Se sim, tô pensando em já colocar o copo que colonizou total.

Nem consigo acreditar!...

:p:
 
dae mofo....
tu ta muito bem assessorado irmão! a galera como sempre dando aquela força!
good vibes ai pro seu cultivo!

muita paz e luz!
 
Fala Mofo!!

Quanto à secagem dos frutos, não tem mistério não. Após uns 2 dias no vento, vc coloca os frutos dentro de um saco ziplock junto com dissecante, até ficarem croquantes (cracken dry). O dissecante vc encontra no supermercado. Cuidado pro dissecante não acabar com você , pois vc vai encontrar com o nome de ANTI-MOFO:p:

Se não quiser promover o choque térmico com essa strain, não há problema. Porém, a injeção de água nos bolos (dunk tek) é altamente recomendável. Os frutos surgem com tamanho e massa superior a bolos sem água disponível.

Aguarde os demais copos colonizarem, e faça injeção de água 24h antes de aniversariar eles.

Aí então, o importante é vc ter umidade no terrário, alto índice de oxigênio (troca de ar), e temperatura na faixa de 18-21ºC, que é ideal para o surgimento dos pins. Claridade num ciclo de 12H/12H tb é importante.
Depois disso, a claridade apenas vai guiar o sentido de crescimento dos cogumelos.

Falta muito pouco amigo, mas tem que ser feito com capricho e assepssia total.

Aproveite o tempo para estudar mais e mais, e obtenha alguns prints deste cultivo. Os prints serão a garantia de futuros cultivos, e troca de strains com outros cultivadores.

Paz e muita luz:)
 
dae mofo....
tu ta muito bem assessorado irmão! a galera como sempre dando aquela força!
good vibes ai pro seu cultivo!

muita paz e luz!

Com certeza!
Se não fossem vocês, sei não viu...

:pos:

"Quanto à secagem dos frutos, não tem mistério não. Após uns 2 dias no vento, vc coloca os frutos dentro de um saco ziplock junto com dissecante, até ficarem croquantes (cracken dry). O dissecante vc encontra no supermercado. Cuidado pro dissecante não acabar com você , pois vc vai encontrar com o nome de ANTI-MOFO:p:"
Eh, o perigo é esse! :)

"Se não quiser promover o choque térmico com essa strain, não há problema. Porém, a injeção de água nos bolos (dunk tek) é altamente recomendável. Os frutos surgem com tamanho e massa superior a bolos sem água disponível.
Aguarde os demais copos colonizarem, e faça injeção de água 24h antes de aniversariar eles."


Certo.
Mas não tem problema de os copos colonizados continuarem na incubadora aguardando não?

"Aí então, o importante é vc ter umidade no terrário, alto índice de oxigênio (troca de ar), e temperatura na faixa de 18-21ºC, que é ideal para o surgimento dos pins. Claridade num ciclo de 12H/12H tb é importante.
Depois disso, a claridade apenas vai guiar o sentido de crescimento dos cogumelos."


Preciso falar sobre isso URGENTE!
Preciso de uma nova avaliação do meu terrário porque continua não funcionando! Deixei a bomba de aquário ligada a noite inteira.Mas hoje cedo abri e as paredes continuavam secas... Há alguma forma artesanal de verificar a humidade?
Dos dois furos do tamanho de moeda que Sir me sugeriu, fechei um. :cool: (Algum lugar é melhor que outro pra esse furo ficar? O meu ficou abaixo da metade, no lado esquerdo) ...Será que só a bomba de aquário não fornece a oxigenação necessária?
Como eu disse, o tamnho dele 40x30 e 40 de altura. Acabou menos do que eu pensava... Tô achando que o que não tá deixando a humidade acumular é o fato de que eu mesmo construí a caixa de isopor. Mesmo tento teoricamente vedado todas as frestas, não tô confiando muito no meu trabalho. Vejo que errei em alguns cálculos e acabei tendo que fazer alguns remendos feios. Agora não sei o que fazer... Será que forar todo o compartimento novamente com algum outro material daria jeito?
O fundo dele está praticamente todo forrado com água e argila expandida. Coloquei uma ùnica camada de argila com + ou - 3/4 submersos. São 3 vasilhas. Uma grande, com a maior parte da solução e uma das pedras porosas. E dois fundos de garrafa pet com água e argila. (em uma delas tem mais água que argila [ficaram só com a pontinha do lado de fora] e a outra pedra porosa.)
Sei lá... Tô pensando até em dar um jeito de colocar argila nas paredes de alguma forma...
Pra minha cabeça, humidade é água... Como eu coloquei só uma camada de argila, acabou ficando com pouca água. Poderia até ser esse o problema. Mas fazendo assim tive maior controle com a parte exposta das argilas...

Também tem a história de conseguir entre 18-21º no terrário inteiro??? Meu irmão, aqui é quente. O termômetro tem marcado lá dentro, pelo que vi nesse tempo, 27 - 28 graus. A única forma de conseguir será com gelo.

"Aproveite o tempo para estudar mais e mais, e obtenha alguns prints deste cultivo. Os prints serão a garantia de futuros cultivos, e troca de strains com outros cultivadores."

Ah, eu vou fazer isso sim. Vou estudar primeiro porque não sei coletar um print ainda. :)
 
Última edição por um moderador:
Tapei o outro furo de respiração e enchi as vasilhas de água e argila (toda a sobra dela). Se amanhã de manhã, 24h depois, não houver humidade visível nenhuma lá dentro, vou quebrar tudo e deixar também vocês livres dos meus posts com dor de cabeça, antes de pegar estrada de uma vez. Também sem volta.
 
Tapei o outro furo de respiração e enchi as vasilhas de água e argila (toda a sobra dela). Se amanhã de manhã, 24h depois, não houver humidade visível nenhuma lá dentro, vou quebrar tudo e deixar também vocês livres dos meus posts com dor de cabeça, antes de pegar estrada de uma vez. Também sem volta.

Olha só MOFO

Todos aqui estão dispostos a auxiliar você a obter sucesso no seu cultivo.

Mas ninguém está disposto a ver alguém sumir e pior: deixar vestígios que utilizava esse fórum a fim de cultivar cogumelos pensando que vai conseguir ficar louco pra sempre. Se você está com problemas ou um tanto quanto "rebelde", não será dessa forma que você vai resolver ou amenizar isso. Pense nisso bixo.

Você deve se esforçar nos estudos, assim como em tudo que vc almeja. Muita gente está disponível para lhe auxiliar, é assim que funciona e foi assim que todos aqui aprenderam.

Se quer desabafar algo, uma garrafa de boa cachaça é o ideal. Os cogus são seres fantásticos, e podem resolver lhe passar uma rasteira.

Para qualquer tipo de experiência enteógena, você tem que estar de bem consigo mesmo, e com a mente livre de rancores. Porque vc vai viajar na imensidão do seu EU, e encarar horas de bad tripp pode não ser satisfatório para gente talvez despreparada.

No mais, não desiste não. Se tudo fosse fácil, não teria tanta beleza.
Talvez, por sua situação, não seja a hora de conhecer os mágicos.

Se decidir persistir, vc tem muitos amigos aqui que querem ver seu sucesso com o cultivo.:pos:

paz e muita iluminação no seu caminho.
 
sou a favor da teoria evolucionista dawiniana.
se nao conseguir abandone.
foi seleçao natural se nao funcionar.
 
Tá ansioso em mofo, porra! Relaxa meu camarada, as coisas funcionam exatamente desse jeito. Uns conseguem de primeira, outros de segunda(que foi o meu caso) e outros até de sexta, sétima vez, como aconteceu com o E-115. Veja depois em diários completos! Até mais, faça o que tu queres pois é tudo da lei, da lei!
 
Valeu galera!

Selecionei naturalmente algumas soluções e desisti de desistir.
Aprender ou mais...
Tentar é melhor.

...Instalei uma prateleira no alto do terrário e coloquei uma tampa de vasilha de sorvete com argila e água. Mas não ficou seguro. Caiu à noite.
...Enchi de água e coloquei mais argila na vasilha sob a prateleira inferior. Essas bolotas subaquáticas provavelmente não ajudam na humidade, mas senti uma satisfação danada ao fazer isso. Depois disso, até do lado de fora dava pra ver que tinha algo diferente ali... Parecia mais vivo, algo assim, ou era eu.
...Pensei também em tentar construir um umidificador como aquele de um outro tópico da comunidade sobre uma pesquisa, com cooler e tal. Ainda não o fiz, porque pelos comentários de lá, não servem para os nossos cultivos. Mas é uma tentativa que distrai. Quem sabe não há luz por ali...
...Até porque, o pior que pode me acontecer é ter de ficar dando borrifadas perigosas lá dentro, mas é só isso!

Então pessoal, se por acaso eu aparecer com ameaças de me jogar na minha barraca e só aparecer na segunda, fiquem tranqüilos. :cool: Já fiz isso algumas vez e morri em várias delas.
Ainda sou o A e o Z.

:pos:
 
E aí Mofo! Acho que estamos meio que no mesmo barco, meu terrário está tão úmido quanto o deserto do Atacama, já fiz e refiz vários testes., ainda nenhuma alternativa deu muito certo. O negócio é seguir as idéias dos mais experientes, mesmo que as vezes eles não comentem na hora q a gente quer, e ter paciência, senão não vai rolar.
 
E aí Mofo! Acho que estamos meio que no mesmo barco, meu terrário está tão úmido quanto o deserto do Atacama, já fiz e refiz vários testes., ainda nenhuma alternativa deu muito certo. O negócio é seguir as idéias dos mais experientes, mesmo que as vezes eles não comentem na hora q a gente quer, e ter paciência, senão não vai rolar.

...Mesmo com meus momentos de fúria (principalmente por questões paralelas), não dá pra tirar isso da cabeça não. O que mais acontece não é essa pressa desesperada de chegar ao fim o mais rápido possível, mas sim a necessidade de ver as coisas fuindo.
Nem sempre isso é muito claro. Como achei ontem do terrário... Mas nesses tropeços que a gente cai de cara na solução

Homerfv, recuperei o otimismo com uma idéia que tive, escutando Rolling Stones, depois daquela postagem.
Não tenho certeza se ela vai funcionar, mas gostei muito!
Coloquei uma prateleira próximo ao teto. Lá também tem argila expandida agora.

...Hoje de manhã, abri o terrário e meti logo a cara dentro. Dava sim pra perceber humidade ali. Meu quarto é quente pra caramba, e até agora a pouco, no meio da tarde, quando abri mais uma vez, dá pra ver que é refrescante ficar ali. Não tem água escorrendo pelas paredes, nem nuvens... Mas tem uma humidadezinha rolando sim, no ar, eu que não consegui ver antes.

Então pessoal, tá tranqüilo!
Só tenho um copo colonizado e muito tempo pra estudar e fazer experiências.
Só a ajuda de vocês vale mais que qualquer cogumelo!

Vou colar a nova imagem do meu terrário que desenhei.

abraços
poormanmofo.JPG
 
graças a deus aqui, temos licensa poética pre sermos loucos, misraveis ou crueis, ás vezes.
todo maluco é desequilibrado, mnas nem todo desequilibrado é maluco.
ehhehe
só pra deixar citado.
todo mundo tem fases.
a fase eu quero
a fase eu nao quero
a fase eu ja sabia
a fase eu ja sei demais
a fase eu nao queria saber.
normal mesmo.
fica sussa e nao esquenta quando vc tiver no APICE do seu discernimento, eu vou dar uma cutucada pra ver se a bolha estoura.
:D
 
Back
Top