Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu 1º cultivo. Uhuuuuuu!!! - Ecuador

Diário de cultivo problemático.
Não lembro muito bem quando ou onde, mas já se passaram anos. Sei de como.
Ela nos disse algo como: “Não adianta vocês procurarem os cogumelos! São eles que nos encontram quando querem. Se quiserem.” E sumiu.
...Aquele velho adolescente ficou mais calmo, é verdade, (graças às deusas!) E se passaram anos e viemos como nuvens brilhantes.

Mas o interessante mesmo é que, por incrível que pareça, até hoje, não me encontraram! Insinuaram-se sim, diversas vezes! ...Por meios midiáticos, livros, amigos, desconhecidos, por acaso, em meditações, protagonistas em sonhos, lá por detrás da cerca mais intransponível com sua pastagem teoricamente fluorescente, e por aí viemos, naquela coisa toda e etc... O mais sublime que consegui foi tocar sem medo algumas espécies venenosas que pude conhecer de perto. E só.
E assim, admito que, por um tempo, simplesmente continuei à procura. (Havia alguma esperança no ar, não sei ao certo, já não lembro muito bem... :rolleyes:) ...Porque desse período de ‘sofrimento’ o próprio caminho me obrigou a substituir a ação por uma observação não menos atenta, porém mais passiva, - se é que isso é possível. Parecia-me mais justo para todos... Até quando cansei de vez.
Primeiro castiguei os cabeçudos com um grande esquecimento e, em contrapartida, viciei-me em café por alguns meses. Passaram-se anos... Enrrolei-me em mim até agora a pouco, no ápice desse kaos, quando apenas olhei ao redor e já estava quase tudo pronto. Chegou a hora e a vez, meus amigos! Apenas os sinto em aproximação.
Por isso, peço que façam um pouco silêncio e andem com cuidado nas proximidades, só pra garantir!
:)


MEU PRIMEIRO CULTIVO:

(ajudem-me, por favor!)

Print: Ecuador
Substrato: Arroz integral; Alpiste; Colza; Níger e uma outra semente para pássaros que não lembro; Areia.

Considerações iniciais:
Primeiro quero dizer que todo esse perigo de contaminação de que vocês falam tanto me deixou verdadeiramente paranóico. Tive muita dificuldade de sair do papel só por causa disso.
Além disso, li que os Ecuatorianos são cogumelos grandes. Mas eu usei copos. Copos maiores que os comuns, mas copos... Fiquei imaginando vários cogumelos grandes nascendo dos bolos deles, e acho que são pequenos, se os cogumelos forem tão grandes quanto penso.

A preparação
Também usei daqueles coletores para preparar a seringa. Lambusei meu quarto inteiro com lysol e outros produtos do tipo. Tomei banho com protex, lambusei-me de lysol também e improvisei uma máscara de papel toalha.
Usei água mineral.
Eu tava um pouco nervoso galera... Coloquei quase 3/4 do print no coletor. Só depois que me toquei dessa burrada!... Minha meta que era de 5 copos no máximo... Bom, mas quando me dei conta já tava feito... Os esporos que sobraram no coletor eu deixei lá. E depois de ter sugado os esporos, fiquei na dúvida se tinham realmente passado pra seringa. Olhei com uma lupa e vi algo sim. Mas não tanto quanto eu pensava que teria. O dia tava nublado.
Depois enrolei a seringa num papel alumínio lambusado de lysol, e coloquei na geladeira. Deixei lá por 48 horas.

Nesse tempo preparei o substrato.
:seta:primeiro quero deixar claro que, se eu tivesse ficado pensando demais, querendo fazer tudo certinho, ainda não teria feito nada ainda... Então, pra mim, foi necessário começar a agir, mesmo que insanamente.
Aqui no forum li sobre várias combinações para um substrato que teve sucesso. Resolvi experimentar todas as possibilades quanto possível, até pra ver qual funciona mais legal, mais rápido, mas produtivo e tal.
O primeiro foi com pó de arroz com casca. Usei o liquidificador pra fazê-lo. As sementes de pássaros eu deixei na água por, - :cool: já não lembro muito bem... - uns 30 minutos, se não me engano. Como eu tinha comprado cada semente separadamente, fiz uma mistura usando a intuição... (tá aí o meu medo, principalmente porque não sou mulher.) Coloquei mais níger, aliás. Mas eu achei que ficou uma mistura bonita! Deixei escorrer por meia hora...
Também deixei uma quantidade de arroz com casca inteiros de molho para, no dia seguinte, fervê-los por 40 minutos e fazer um outro tipo de bolo.
Resumidamente:
Alguns bolos fiz com a farinha de arroz, outros fiz com o arroz inteiros.
Desses com o arroz inteiro, em um eu coloquei areia e no outro não.
Essa areia é uma areia para pássaros que encontrei por acaso num supermercado. Parecia que serviria no lugar da vermiculita, porque além da areia propriamente dita, tem uns pedaços de coral e pequeninas conchas, mas não é salgada. (O que vocês acham?)
...Brinquei intuitivamente na preparação dos bolos, me ligando nas proporções que li aqui no forum.
Outra coisa importante é sobre o selo. O selo sobre o substrato, tudo bem, usei essa areia, beleza. Agora, em alguns bolos, inventei de colocar também uma camada dessa areia no fundo do copo, não sei porque. Acho que li alguma vez sobre essa possibilidade. Serve pra alguma coisa ou atrapalha?
Fiz também um bolinho que não seria inoculado, pra fazer o teste de contaminação, sei lá... (esse nem foi pra panela de pressão.) :D

Esterilização
No dia seguinte, os bolos foram pra panela de pressão. Deixei apitando por 45 minutos. Como alguns copos eram maiores, e eu, :eek: coloquei a água mais ou menos na metade dos maiores. Fiquei com medo de que a água entrasse nos copos maiores, mesmo com a tampa de 3 camadas de papel alumínio.

Inoculação
Deixei a panela de pressão fechada por 24 horas.
Novamente lambulei meu quarto inteiro com lysol. Coloquei lysol no ar. Fechei a janela. Limpei a mesa com alvejante, desinfetantes, e claro, LYSOL... Me lambusei também com ele (após o banho com protex...)... Cobri parte da mesa com papel alumínio e lasquei-lhe lysol... Era lysol demais, deus me livre!

Já com minha nova máscara de papel toalha, e com uma touca, tipo aquela das freiras, sacam? Cobrindo a cabeleira, pequei minha seringa mais nervoso que nunca.
Já tinha limpado também a panela de pressão, por fora. Abri-a, tirei um frasco e lacrei-os com durex. Fiquei na dúvida se deveria passar lysol também nos frascos antes da inoculação... Achei que não. Inoculei desembestadamente em 4 pontos, tampando imediatamente com o durex que eu tinha deixado já cortado.
Foi a maior dificuldade inocular a quantidade certa! Nunca tinha usado uma seringa antes! ...Alguns momentos coloquei demais, noutros de menos... O primeiro frasco eu praticamente não olhei o quanto saiu. Em um furo eu vi a água escorrendo até quase na base do copo... rsrs Só a partir do 4º que eu já tava com a manha. Desse em diante foi só alegria!
Em alguns copos não resisti. Lysol-lhe-ei antes da inoculação. Pra ver no que dava.
Depois, já com frascos inoculados e os furos vedados: lysol em todos. Coloquei todos os frasco numa caixa de papelão limpa com, você já sabem... Tampei-a e a coloquei numa estante - segunda-feira, dia 15 de outubro.

Ontem não resisti. Dei uma olhada e... Nada ainda.
Durmo com ventilador, então pensei que os bolos poderiam estar sentindo frio à noite, o que poderia atravalhar. Então guadei a caixa no guarda-roupa.
Continuo contando os segundos.


Pra finalizar, quero dizer que gostarei de todas as opiniões de vocês. Preciso delas. Estamos no meio do processo.

Simplesmente,
Paz e amor!
abraços a todos!
 
Doideira total! :D
mas é assim mesmo, eu já fiz uma coisa louca assim uma vez, e deu certo (até certo ponto... hahaha).

Mas lembre-se, impaciência não combina com cogumelos.

boa sorte, e que seu cultivo dê certo! Abração!
 
Acabei de dar mais uma olhada...
Tá começando!! :D
Tô mordendo as orelhas :D:D
É lindo demais
 
Parabens Mofo..
Adorei o texto acima..
Bem verdadeiro...
Boa sorte no cultivo...:)
 
Estamos juntos e misturados, que beleza! Tente por fotos pra gente ai meu!
Louco, louco, louco melo louco de cogumelo!
 
Olá!

Apesar de vc ter seguido a risca a questão de higiene (chegou a exagerar a´te :p:), axo q vc nau mseguiu muito à risca os outros processos, mas relaxe, há possibilidades de dar certo!!!


vamos aos pontos críticos:

------------------------------------------------------

Ferveu ela? Se não, devia ter fervido. As chances de contaminação via seringa são altíssimas nesse caso.
-------------------------------------------------------
E depois de ter sugado os esporos, fiquei na dúvida se tinham realmente passado pra seringa. Olhei com uma lupa e vi algo sim.

hehe, qq noob passa por isso, eu jah passsei, mas relaxe, se caiu 1 pokinho de esporos mas na msitura da água vc num vê, isso num ker dizer q a serigna num seja viável. Eu mesmo jah fiz um cultivo com 1mm de esporos para 5 serignas de 10ml, deu muito certo.
-----------------------------------------------------
Resolvi experimentar todas as possibilades quanto possível, até pra ver qual funciona mais legal, mais rápido, mas produtivo e tal.

Sou adepto à idéia q o cultivador noob deve sempre fazer a receita clássica sem ficar inventando. Depois q vc vê como funciona, aí vc começa a inventar.
----------------------------------------------------------
As sementes de pássaros eu deixei na água por, - já não lembro muito bem... - uns 30 minutos, se não me engano.

Bom, jah discutimos muito isso no fórum, e seria obm vc saber q sementes de pássaros, trigo, bom, grãos em geral, contém muitos contaminantes in natura. Qdo vc vai fazer um cultivo com grãos osltos, vc SEMPRE deve deixar no mínimo 24 horas de molho na água para fazer os endoesporos resitentes à altas temperaturas germinarem. Esse passo é fundamental para um cultivo com 90% de sucesso em grãos, jah q os endoesporos comuns são de bactérias, vc pode num ver no seu cultivo, mas vai feder :eek:
----------------------------------------------------------
Deixei apitando por 45 minutos.

Sempre deixe no mínimo 1 hora, a não ser q vc tenha uma panela de pressão de 15 PSI.
----------------------------------------------------------
Alguns momentos coloquei demais, noutros de menos... O primeiro frasco eu praticamente não olhei o quanto saiu. Em um furo eu vi a água escorrendo até quase na base do copo....

Manter os olhos na seringa, não no copo, pode ajudar no controle de ml's inoculados e tbm ajuda para acalmar sua ansiedade :)
----------------------------------------------------------


Pontos bons:

----------------------------------------------------------
Parecia que serviria no lugar da vermiculita, porque além da areia propriamente dita, tem uns pedaços de coral e pequeninas conchas, mas não é salgada..

Acredito ser bom para o não-aparecimento de contaminantes... mas sei lah, nunca testei deixar o ph alcalino logo no inicio do cultivo.
----------------------------------------------------------

Agora, em alguns bolos, inventei de colocar também uma camada dessa areia no fundo do copo, não sei porque. Acho que li alguma vez sobre essa possibilidade. Serve pra alguma coisa ou atrapalha?

Eh bom, se tiver seco. Pq aí se tiver concentração de água no substrato a areia do fundo vai equilibrar e não vai ficar tão "empapado".

----------------------------------------------------------



Mas vamso rezar pra dar certo!

Eu quero q dê só pra ver o resultado!!!


:pos:
 
Night Storm, valeu pelos toques! Realmente vacilei bastante.
A água mineral eu fervi.
Agora, as sementes para pássaros não ficaram de molho por 24 horas não. Será que meu cultivo já está condenado? :( Poxa...
 
Aí MOfo não fique no desespero não, demora um pouquinho pro micélio aparecer, aqui demorou quase uma semana...desencane por uns dias, faz um charme que ele aparece hehehehe
Eu tb fiquei meio paranóico com a coisa da higiene, mas acho que é bom porque pelo menos te dá mais segurança de que não vai aparecer nenhum contaminante horripiulante pra estragar sua trajetória.
Torço por vc!!
 
Aí MOfo não fique no desespero não, demora um pouquinho pro micélio aparecer, aqui demorou quase uma semana...desencane por uns dias, faz um charme que ele aparece hehehehe
Eu tb fiquei meio paranóico com a coisa da higiene, mas acho que é bom porque pelo menos te dá mais segurança de que não vai aparecer nenhum contaminante horripiulante pra estragar sua trajetória.
Torço por vc!!


Putz... Acho que todos já ficamos meio paranóicos no primeiro cultivo rsrsrsrs
Eu lembro a época que eu jogava lizou todo dia na incubadora, e achava que meus bolos estavam com problemas... rsrsrsrs...

Mofo... seje paciênte, só isso.... mande boas vibrações para os seus garotos(micélio) como estou fazendo agora!

Ecuator é uma Straim de fácil cultivo, e muito boa por sinal! não tem erro... continue firme, deixe os copos quietos, e vá sonhar com eles:):pos:...

Boas Vibrações para você Mofo!
 
Então eu vou ali, botar alguma música estimulante para copos,

( - - - Já estudaram a "dança do micélio" ? ? ) -

...E em alguns dias volto a emitir sinais de fumaça.


AH, Vocês precisam ver o suor do meu terrário!
 
Eu pensei em só olhar novamente na terça, só que hoje é domingo, dei uma passadinha descontraída lá por aquelas bandas,
Não tenho certeza absoluta, mas acho que os copos secaram
Ou qualquer traço de humidade já não é tão visível.
Os fundos dos copos parecem pegajosos. Só no fundão.
As "nuvens brancas" de um deles até cresceu mais, só que as dos outros, continuam não muito grandes...
Mas nenhum tem sinal de contaminação a olho nú.
Começo a pensar em preparar outros copos. Preciso de mais esperança.
 
...é...
Será que seria uma boa inocular alguma quantidade de água nos copos?
...Fiz 4 inoculações e não 5, esqueci logo a do centro, a que eu acho que deve dar uma agilizada considerável.

...Tô achando que meus primeiros copos não querem...

Quanto aos endoesporos do arroz com casca, antes de batê-lo no liquidificador, preciso botar de molho, ferver ou alguma coisa parecida? ...Hoje à tarde, empolgado, fiz uma farinha só que não fervi nem deixei de molho... É perigosa?

Vou fazer outros copos...
Gostaria de seguir a receita básica à risca... mas...

*2/4 de areia [areia + pedaços de corais + pequeninas conchas]
*1/4 farinha de arroz com casca
*1/4 de sementes para pássaros [1/4 Alpiste; 1/4 Colza; 1/4 Níger; 1/4 Linhaça]

- Pode ser assim?

...A humidade da incubadora deve ser mantida em 60-70%, certo? Os copos devem ter transpirado porque não me preocupei com isso por alguns dias. Coloquei dois copos com argila expandida dentro da incubadora. (?) Porém, realmente imagino que pode ser um pouco tarde.

Pode ser também só piração minha...




...Vou colocar as sementes de pássaro de molho...

até amanhã!
 
Última edição por um moderador:
....Que nada, eu tava olhando ali direito. Os copos estão bem. Só dois que estão mais lentos, e aparentemente mais secos. O resto tá uma beleza. Os pontos colonizados cresceram a partir da área da inoculação, claro, mas eu não olhei bem. Em dois copos elas já estão próximas da união. Acho que em pouco tempo faltará só as áreas de cima e de baixo destes. :eek: Nos copos lentos a área colonizada é ainda muito pequena. No menor, entre 1, 1 centímetro e meio, dois, no máximo. Fico preocupado?

= 8 dias =

Interessante que vários dos desenhos que fiz nos últimos tempos têm alguma referência aos cogumelos.
 
Última edição por um moderador:
Boa sorte e bom trabalho....

Estamos na torcida positiva por aqui !!!

Quanto aos desenhos e os cogumelos?

Chegou sua hora......:eek:

Paz e Luz garoto mofo...
 
Olá pessoal!
Hoje posso dizer que dois dos copos estão quase que completamente colonizados.
Tenho quebrado a cabeça com o terrário...
Nessa semana comecei a fazer alguns testes com ele...
É o seguinte:

Forrei um compartimento de um armário com isopor. A porta dele é de vidro. Instalei dois coollers - um pra entrada e outro pra saída de ar. Coloquei a filtro de acrilon e tela. E argila expandida e água numa bacia abaixo da prateleira, onde ficarão os bolos.
O problema é que, considerando o que li aqui na comunidade, a humidade que alcanço é insuficiênte. Não tenho higrômetro e nem terei, pelo menos nesse cultivo não. Nas paredes e teto, não vejo sinal de humidade. O ideal é que fiquem escorrendo?
A temperatura lá dentro está 27º.
Uma outra questão que eu gosteria de discutir com vocês, é que eu usei cola em alguns pontos do isopor. Isso é perigoso?

abraços!
 
Fala Mofo

Por acaso da minha imaginação, imagino que o seu compartimento possui tamanho super dimensionado para uma pequena quantidade de argila e água.

O uso de uma pedra porosa agindo dentro desta solução na argila também aumenta o nível de umidade.

O uso de 2 coolers é exagero, eles retiram muita umidade do ar.

colocar fotos auxilia a gente a lhe auxiliar.:)

good vibes, !
 
Fala Mofo

Por acaso da minha imaginação, imagino que o seu compartimento possui tamanho super dimensionado para uma pequena quantidade de argila e água.

O uso de uma pedra porosa agindo dentro desta solução na argila também aumenta o nível de umidade.

O uso de 2 coolers é exagero, eles retiram muita umidade do ar.

colocar fotos auxilia a gente a lhe auxiliar.:)

good vibes, !



Humm... é... com certeza...
Mas colocar fotos não dá não...
Já sei! Um desenho no paint pode ajudar!

Meu super desenho do meu super terrário!
Espero que funcione...

Caso as palavras continuem necessárias, o tamanho do terrário é 50x40x30.

Acho que é isso mesmo viu...
Você disse pedra porosa, mas nesse caso, com um borbulhador, certo?

No desenho ainda estão representados os dois coolers. Vou tirar um deles. O de saída de ar. (O menor, da direita.) Nesse caso, não preciso me preocupar com a saída de ar para troca gasosa? Ou vou precisar ficar abrindo?

A tampa de vidro fica na frente do compartimento. (50x40) Colei isopor na metade inferior dele e deixei o resto limpo, pra visualização.
 

Anexos

  • desenho.bmp
    525 KB · Visualizações: 55
Última edição por um moderador:
Fala Mofo

Vamos tentar melhorar seus sistema, fica tranquilo. Verifique / faça o seguinte:

-retire os 2 cooles, tampe totalmente os buracos onde estão instalados

-deixe somente 2 furos do diâmetro de uma moeda no compartimento, para a troca de ar. Coloque filtros.

-coloque uma forma/recepiente/bacia do maior tamanho possível que o espaço suportar com argila expandida e água (não em profundidade, em área)

-a argila deve ficar banhada na água, mas não totalmente, e nem deve ficar em sobrecamadas sem contato com água. Nem sobrando, nem faltando.

-colocar uma bomba de ar de aquário, de preferência com 2 pontos de saída de ar, utilizando mangueira e pedras porosas dentro desta solução.

-se possível, diminuir a altura do compartimento, mas acho que vai ficar difícil

-vedar totalmente as paredes, pra não haver perda devido a frestas no isopor

-abrir muito pouco a tampa, pois vai interferir na umidade do terrário.


paz e muita luz:cool:
 
Valeu Sir. Muilok

"-retire os 2 cooles, tampe totalmente os buracos onde estão instalados"
"deixe somente 2 furos do diâmetro de uma moeda no compartimento, para a troca de ar. Coloque filtros."

ok... Lá se foi meu terrário tecnológico... :(
Mas esses dois furos podem ser os próprios buracos dos coolers, não? Então não os tamparei totalmente.

"-coloque uma forma/recepiente/bacia do maior tamanho possível que o espaço suportar com argila expandida e água (não em profundidade, em área)"

No recipiente atual, as bolas preenchem uns 5 cm. Mas trocando de recipiente, por um que pode ter quase 10 cm a mais, precisarei de mais argila expandida ou isso não é tão importante? Quanto deve ser a largura da camada?

"-colocar uma bomba de ar de aquário, de preferência com 2 pontos de saída de ar, utilizando mangueira e pedras porosas dentro desta solução."

...Depois que o micélio engolir as sementes de todo o copo, devo esperar 1 semana para aniversariar, certo? Tenho quase uma semana pra conseguir essa bomba! :eek:

"-se possível, diminuir a altura do compartimento, mas acho que vai ficar difícil"

Ará!!! Não é dificil. Eu já tinha diminuído uns 20 centímetros pra ficar com os 50. Posso ter qualquer altura! :) Mas quanto seria a ideal? Pode ser 40? ... Pq tô aqui pensando... A altura atual da prateleira é 12 cm, então nesse caso o bolo ficaria livre em 32 cms... Diminuíndo 10, sobrariam 22... Não é pouco?

"-vedar totalmente as paredes, pra não haver perda devido a frestas no isopor
-abrir muito pouco a tampa, pois vai interferir na umidade do terrário."

Certo. Isopor e cola deve servir.
Inclusive você não falou nada sobre a toxicidade dessa cola que usei... mas tudo bem. Ajudou demais!! Valeu Sir! :pos: Vou fazer as correções.
 
Back
Top