Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK - Cultivo com grãos de milho

Diário de cultivo completo.
Olá galera! Depois de ler alguns diarios aqui pelo forum de grãos de milho me interessei e decidi tentar inocular milho.. Segui o tutorial de tindalização do @Mauricio , durante 3 dias deixei a agua ferver e depois coloquei o milho na agua, quando fervia eu deixava descansar por 24h.
No sabado dia 04/04 fiz a ultima fervura, deixei esfriar e secar e coloquei nos potes e mandei pra PP durante 70mn, deixei esfriar algumas horas e inoculei com uma seringa ME de MDK que eu havia feito na manhã do mesmo dia, a seringa ficou hidratando por algumas horas, inoculei os potes de milho e coloquei na caixa de isopor... ontem dia 8/04 notei alguns pontos branco no milho.. Ai me surgiu uma duvida, a textura deste micelio me pareceu meio suspeita, está me parecendo cobweb(espero estar errado) ou não?! Fotos em anexo!

Anexos

• IMG_2906.JPG
    IMG_2906.JPG
    93.5 KB · Visualizações: 224
  • IMG_2907.JPG
    IMG_2907.JPG
    103.6 KB · Visualizações: 218
  • IMG_2908.JPG
    IMG_2908.JPG
    123.2 KB · Visualizações: 213
  • IMG_2911.JPG
    IMG_2911.JPG
    83 KB · Visualizações: 205
  • IMG_2912.JPG
    IMG_2912.JPG
    87.7 KB · Visualizações: 204
  • IMG_2913.JPG
    IMG_2913.JPG
    115.2 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2914.JPG
    IMG_2914.JPG
    99.4 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2915.JPG
    IMG_2915.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 202
Galera acho que mandei pro ziplock muito cedo... depois de 3 dias no anti mofo os cogus ainda continuavam moles, acho que deveria ter deixado mais do que 48h no vento... bom eu coloquei no vento novamente na frente do ventilador dentro de uma touca cirugica, mas pela cor preta dos cogus parece que a psila ja se deteriorou muito, o que vocês acham galera, ainda tem salvação?! Seguem as fotos atuais dos cogus.. e foto do tube atualmente no 2o flush parece que vai vir bastante cogumelo novamente! valeu

2uZHsBo.jpg UqHnNUi.jpg J0RTgaS.jpg t99uHjO.jpg

Não acho nem um pouco recomendado consumir nesse estado, parece que estão em decomposição e podem haver atividade bacteriana.

Acho que deteriorou sim... Na próxima tentativa deixe mais tempo no vento antes de passar para o ziplock. Abçs...

Acho que deteriorou sim... Na próxima tentativa deixe mais tempo no vento antes de passar para o ziplock. Abçs...
Acho recomendado pelo menos partir transversalmente os cogumelos antes de mandar pro vento. Se o vento não for tão eficiente e demorar muito a secar acaba estragando, podendo causar problemas no estomago como flatulência.

Depois de experiência similar, também prefiro cortar os cogumelos na transversal principalmente quando a safra é alta.

Acho recomendado pelo menos partir transversalmente os cogumelos antes de mandar pro vento. Se o vento não for tão eficiente e demorar muito a secar acaba estragando, podendo causar problemas no estomago como flatulência.

Depois de experiência similar, também prefiro cortar os cogumelos na transversal principalmente quando a safra é alta.

Como seria o corte transversal?

Lindo Tube @Lwalker
Para um cultivo monospórico o flush veio bem bonitão! eu boto fé que vai chegar até 4º Flush!

Esse flush tá vindo com menos cogumelos, o meio ficou bem vazio, alguma idéia de um possível motivo pra isso ter ocorrido?
w3YM6tV.jpg

o meio ficou bem vazio, alguma idéia de um possível motivo pra isso ter ocorrido?

É difícil afirmar com certeza, mas talvez seja porque no meio a concentração de umidade e renovação de ar é menor.

Na minha opinião isso é continuação e resquício do primeiro flush, note que esta crescendo cogumelos aonde ainda não havia colhido antes. Pelo visto vai ser necessário hidratar o bulk para a próxima colheita.

Lindo Tube @Lwalker
Para um cultivo monospórico o flush veio bem bonitão! eu boto fé que vai chegar até 4º Flush!

Muito obrigado @figurinha , vamos esperar que dure ate o 4o flush sim, vou fazer umas modificações apos o 2o flush pra ver se a quantidade de pins aumenta e venham mais cogus...

É difícil afirmar com certeza, mas talvez seja porque no meio a concentração de umidade e renovação de ar é menor.
Então Cosmik percebi isso mesmo, os cogumelos so nasceram na direção dos buracos para trocar de ar, para o proximo flush estou pensando em fazer mais dois buracos no meio um em cada lado do tube e ver o que acontece..
Na minha opinião isso é continuação e resquício do primeiro flush, note que esta crescendo cogumelos aonde ainda não havia colhido antes. Pelo visto vai ser necessário hidratar o bulk para a próxima colheita.
Então Arc, depois da colheita do 1o flush eu derramei meio copo de agua no bulk e borrifei agua também, aparentemente não foi suficiente, apos essa colheita vou hidratar mais e ver se obtenho resultados melhores..

Obrigado

Última edição:
Bom dia caros amigos, hoje de manhã foi dia de colheita... acordei cedo e para meu vislumbre estava na hora! 180gr frescos neste 2o flush, limpei os abortos e as areas de esporulação... agora o tube esta hidratando para o proximo flush e os cogumelos estão na touca cirugica em frente o ventilador para secagem, cortei a estipe de todos na transversal conforme dica do @Cosmik e do @Arcturus. Seguem as fotos:

ZF3G76t.jpg TVJ2F05.jpg UDNijLa.jpg ORwjMua.jpg

Anexos

• ZF3G76t.jpg
    ZF3G76t.jpg
    80.7 KB · Visualizações: 120
  • ZF3G76t.jpg
    ZF3G76t.jpg
    80.7 KB · Visualizações: 122
Todos com tamanho similar e chapéu aberto ao mesmo tempo... Esse flush está perfeito para carimbar! :deolho:

Se eu estivesse por ai eu pastava esses cogumelos! Coisa linda! (<- isso é saudade de come-los frescos! :fome:)

Interessante que apesar de não ser monospórico, os cogumelos estão bem sincronizados (como @Cosmik também notou), sinal de que é uma Strain bem estabilizada geneticamente e as condições certamente estão favorecendo esta condição fenotípica.

Parabéns, lindo (mas muuuuito lindo) trabalho!

Aguardo relato! :bigode:

Última edição:
Bom dia galera, atualizando aqui, infelizmente meu bulk contaminou após o 2o flush, depois de conversar com a galera aqui no chat desconfio que foi a agua da torneira que usei pra hidratar o bulk... o duende verde o pegou, começou com essa mancha branca mas ontem depois que cheguei do trabalho já havia esverdeado... tirei o tube de casa, levei para outro local aonde cavei um buraco na terra e o enterrei, vamos ver se a natureza cuida bem dele.. agora gostaria de saber como esterilizar novamente meu monotube para futuros cultivos livre de possiveis contaminações ? Uma lavagem de agua sanitaria diluida em agua seria suficiente? e apos a secagem da mesma passar um pano com alcool 70% ..

FMb4Vua.jpg LL8vklk.jpg

Bom dia galera, atualizando aqui, infelizmente meu bulk contaminou após o 2o flush, depois de conversar com a galera aqui no chat desconfio que foi a agua da torneira que usei pra hidratar o bulk... o duende verde o pegou, começou com essa mancha branca mas ontem depois que cheguei do trabalho já havia esverdeado... tirei o tube de casa, levei para outro local aonde cavei um buraco na terra e o enterrei, vamos ver se a natureza cuida bem dele.. agora gostaria de saber como esterilizar novamente meu monotube para futuros cultivos livre de possiveis contaminações ? Uma lavagem de agua sanitaria diluida em agua seria suficiente? e apos a secagem da mesma passar um pano com alcool 70% ..
View attachment 80116 View attachment 80117

Então garoto, quando aparecia o duende por aqui eu borrifava álcool e água sanitária em todo monotube/terrário, então deixava descansando por algumas horas, depois enxaguava com água e lavava com água e sabão o terrário com uma esponja nova, borrifava álcool e quando seco, eu já utilizava novamente.

Contaminação faz parte, é a vida, em suas várias formas se manifestando. Quando contaminava assim, eu fatiava o substrato, a provável área de contaminação das áreas sadias e colocava cada um em um canto do quintal, o contaminante eu enterrava e o micélio eu preparava uma fina camada de palha ou esterco pasteurizado e deixava a natureza atuar, e eu só dava uma força mantendo esta palha/esterco úmidos com uma mangueira borrifando água, aproveitava quando eu ia regar as flores e a horta do quintal.

Bom dia galera, atualizando aqui, infelizmente meu bulk contaminou após o 2o flush,
desconfio que foi a agua da torneira que usei pra hidratar o bulk... o duende verde o pegou, começou com essa mancha be ranca mas ontem depois que cheguei do trabalho já havia esverdeado

Que agua é essa que a companhia fornece? Como pode ser vetor de um microorganismo?

gostaria de saber como esterilizar novamente meu monotube para futuros cultivos

Nao se esteriliza o material do bulk.

Então garoto, quando aparecia o duende por aqui eu borrifava álcool e água sanitária em todo monotube/terrário, então deixava descansando por algumas horas, depois enxaguava com água e lavava com água e sabão o terrário com uma esponja nova, borrifava álcool e quando seco, eu já utilizava novamente.

Contaminação faz parte, é a vida, em suas várias formas se manifestando. Quando contaminava assim, eu fatiava o substrato, a provável área de contaminação das áreas sadias e colocava cada um em um canto do quintal, o contaminante eu enterrava e o micélio eu preparava uma fina camada de palha ou esterco pasteurizado e deixava a natureza atuar, e eu só dava uma força mantendo esta palha/esterco úmidos com uma mangueira borrifando água, aproveitava quando eu ia regar as flores e a horta do quintal.
Beleza , valeu pelas dicas figurinha!
Que agua é essa que a companhia fornece? Como pode ser vetor de um microorganismo?

Nao se esteriliza o material do bulk.

Quis dizer desinfetar o monotube (caixa usada pra armazenar o bulk)..

Back