Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK - Cultivo com grãos de milho

Diário de cultivo completo.
Olá galera! Depois de ler alguns diarios aqui pelo forum de grãos de milho me interessei e decidi tentar inocular milho.. Segui o tutorial de tindalização do @Mauricio , durante 3 dias deixei a agua ferver e depois coloquei o milho na agua, quando fervia eu deixava descansar por 24h.
No sabado dia 04/04 fiz a ultima fervura, deixei esfriar e secar e coloquei nos potes e mandei pra PP durante 70mn, deixei esfriar algumas horas e inoculei com uma seringa ME de MDK que eu havia feito na manhã do mesmo dia, a seringa ficou hidratando por algumas horas, inoculei os potes de milho e coloquei na caixa de isopor... ontem dia 8/04 notei alguns pontos branco no milho.. Ai me surgiu uma duvida, a textura deste micelio me pareceu meio suspeita, está me parecendo cobweb(espero estar errado) ou não?! Fotos em anexo!

Anexos

• IMG_2906.JPG
    IMG_2906.JPG
    93.5 KB · Visualizações: 224
  • IMG_2907.JPG
    IMG_2907.JPG
    103.6 KB · Visualizações: 218
  • IMG_2908.JPG
    IMG_2908.JPG
    123.2 KB · Visualizações: 213
  • IMG_2911.JPG
    IMG_2911.JPG
    83 KB · Visualizações: 205
  • IMG_2912.JPG
    IMG_2912.JPG
    87.7 KB · Visualizações: 204
  • IMG_2913.JPG
    IMG_2913.JPG
    115.2 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2914.JPG
    IMG_2914.JPG
    99.4 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2915.JPG
    IMG_2915.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 202
agora as duvidas, deveria já em periodo de incubação fazer furos na caixa e tampar com polyfil,lã acrilica ?

Sim, acho que você deveria ter feito todos os furos antes de por o bulk, e deixar apenas 1 ou 2 furos com filtro e o restante vedado, como o @Amaral comentou no chat. Após a colonização se completar você abre os outros furos - sem esquecer de por filtros, claro - para aumentar a troca gasosa.

posso usar uma mascara cirugica ou filtro de café? funciona da mesma forma?

Entre esses dois acho melhor um máscara cirúrgica. Filtro de café pode reter umidade no papel e ser um vetor para contaminantes.

ou em fase de incubação posso deixar tudo fechado mesmo?!

Em bulks não recomendo deixar tudo fechado porque isso promove as bactérias anaeróbicas, que podem rapidamente fermentar o bulk e dominar o meio mais rápido que o micélio.

Sim, acho que você deveria ter feito todos os furos antes de por o bulk, e deixar apenas 1 ou 2 furos com filtro e o restante vedado, como o @Amaral comentou no chat. Após a colonização se completar você abre os outros furos - sem esquecer de por filtros, claro - para aumentar a troca gasosa.

Entre esses dois acho melhor um máscara cirúrgica. Filtro de café pode reter umidade no papel e ser um vetor para contaminantes.

Em bulks não recomendo deixar tudo fechado porque isso promove as bactérias anaeróbicas, que podem rapidamente fermentar o bulk e dominar o meio mais rápido que o micélio.

Cortei eles agora mesmo, abri um pouco a caixa e fiz os cortes com faca quente , furos fiz de acordo com essa imagem:
666654232-mono8.jpg

Usei micropore pra tampar os buracos mesmo, vamos aguardar a colonização! Obrigado

Não aguentei a curiosidade e dei uma rápida espiada hoje, agora vou segurar mais tempo.. Uma dúvida, qual a umidade / temperatura ideal pra colonização do monotube? O meu termo higrômetro tá marcando 26° no interior, descobri recentemente que o meu termo higrômetro mede a umidade no próprio aparelho.. Pensei q o fio média a temperatura e a umidade

Anexos

• IMG_20150429_184530635.jpg
    IMG_20150429_184530635.jpg
    76.3 KB · Visualizações: 127
Última edição:
Uma dúvida, qual a umidade / temperatura ideal pra colonização do monotube? O meu termo higrômetro tá marcando 26° no interior

Mantendo entre 22° a 26° no máximo está ótimo. Em cultivos bulks a temperatura baixa é bem vinda porque além do micélio produzir mais calor - se comparado ao tradicional PF Tek - também ajuda controlar a proliferação de bactérias.

Tá ficando legal mano velho. Boa sorte! Mantenha-nos informados e continue postando fotos, principalmente se algo parecer fora do comum.

Última edição:
Bom depois de ter aberto o tube quarta-feira passada eu não abri ele ainda, ainda mais depois que um dos meus bolos contaminou em outro terrario, sabado fiz uma desinfecção com agua sanitaria,alcool e outros produtos de limpeza em todo o ambiente aonde estava o terrario.. aproveitei também e coloquei o monotube dentro de um saco de lixo e fechei ele pra tentar isolar ao maximo contra possiveis contaminantes que possam ter resistido a limpeza, decidi abrir o tube agora só sabado que vem o que vai dar 14 dias de colonização e assim espero que esteja totalmente colonizado para aniversariar ele..

Se está colonizando não precisa abrir mesmo, nem deve. Para o micélio, ar fresco = aniversário. Então você mantém o monotub fechado, pelo tempo da colonização, com exceção talvez dos buracos com filtros, como sugeriu o Cosmik.

Se precisar olhe pela tampa, já que é transparente. Segure a ansiedade!

Se está colonizando não precisa abrir mesmo, nem deve. Para o micélio, ar fresco = aniversário. Então você mantém o monotub fechado, pelo tempo da colonização, com exceção talvez dos buracos com filtros, como sugeriu o Cosmik.

Se precisar olhe pela tampa, já que é transparente. Segure a ansiedade!
Opa Salaam, abri por pura curiosidade... vou deixar quetinho até sabdao que vem!

Amanhã pretendo aniversariar o tube e tenho algumas duvidas, faz 2 semanas que o tube esta colonizando, será que ao aniversariar será necessario eu borrifar agua na parede do mesmo ? ou será que a umidade no mesmo vai estar ideal para frutificação?!

Amanhã pretendo aniversariar o tube e tenho algumas duvidas, faz 2 semanas que o tube esta colonizando, será que ao aniversariar será necessario eu borrifar agua na parede do mesmo ? ou será que a umidade no mesmo vai estar ideal para frutificação?!

Monotub?? Não acho que deva borrifar. O Lance do monotub é ele mesmo prover sua umidade. Tive bons resultados com monotube recentemente, e posso dizer que meu monotube aguentou 3 flushes de uma produção massiva (Rendeu mais de 1 Kg fresco) sem precisar adicionar nada de agua nem qualquer outro tipo de umidade.

Mas o problema é que a quantidade de umidade do substrato, deve ser muito bem medida na montagem. É bom que o substrato esteja um pouco mais umido do que culturas normais. O uso de pó de coco é bom, já que ele absorve mais agua do que a vermiculita.

Se você achar que está meio seco o substrato, aconselho apenas fazer um casing rico em pó de coco, cerca de 30% mais umido do que um casing normal.

Boa sorte.

Bom dia galera!! E hoje nesse glorioso sabado foi dia de aniversariar o monotube... foram 14 dias de colonização no escuro e hoje quando abri estava tudo branquinho, tudo lindo, totalmente colonizado, a umidade me parece estar otima, paredes da caixa e da tampa totalmente suadas com goticulas de agua, comprei um vidro nas medidasda caixa para colocar por cima para dar inicia a frutificação, uma pequena duvida, posso deixar a caixa na luz natural do dia durante o dia todo ou devo alternar entre escuro e luz? Obrigado, paz e luz!
RgLAgeu.jpg 3GiPznj.jpg 1yIoGCv.jpg bGMNZbB.jpg bRB08hJ.jpg

uma pequena duvida, posso deixar a caixa na luz natural do dia durante o dia todo ou devo alternar entre escuro e luz?

É preferível que mantenha um ciclo de 12/12. Seja com luz natural indireta ou artificial.

Boa tarde, notei que a superfície do monotube principalmente do lado das paredes da caixa está com gotículas de água, eu estou abrindo o tube 1 vez por dia e abanando para troca de o2, será que essas gotículas podem ser prejudiciais para o tube? Deveria jogar uma camada de vermiculita por cima? Ou não tem problema da umidade estar alta? Outra questão eh sobre a temperatura, está esfriando aqui na minha cidade está semana.. Qual a temperatura mais baixa que o tube pode chegar? Tava pensando em montar uma estrutura com uma lâmpada em baixo do monotube pra aumentar um pouco a temperatura

Boa tarde, notei que a superfície do monotube principalmente do lado das paredes da caixa está com gotículas de água, eu estou abrindo o tube 1 vez por dia e abanando para troca de o2, será que essas gotículas podem ser prejudiciais para o tube? Deveria jogar uma camada de vermiculita por cima? Ou não tem problema da umidade estar alta? Outra questão eh sobre a temperatura, está esfriando aqui na minha cidade está semana.. Qual a temperatura mais baixa que o tube pode chegar? Tava pensando em montar uma estrutura com uma lâmpada em baixo do monotube pra aumentar um pouco a temperatura
As goticulas são normais, até pq ela volta para o substrato, eu diria para voce que não abrisse nenhum momento o monotub, a não ser para colher os flush, fora isto, não tem problema manter fechado, os cubensis não precisam de muita troca de ar como as plantas... Os furos são suficientes.

Vc cobriu com casing?

É normal condensar nas paredes e na tampa, sinal que o microclima está funcionando.

Até uns 20-22°C você não deve ter problemas por causa da temperatura, mas com a temperatura mais baixa a evaporação/condensação diminuem e o substrato acaba ficando mais seco, porque para de "chover" dentro do terrário/monotub. Meu terrário atual é uma caixa organizadora de 20 l, sem furos, e é isso o que acontece.

Para ajudar você pode colocar o monotub dentro de uma caixa de isopor, junto com um aquecedor.

Boa tarde, notei que a superfície do monotube principalmente do lado das paredes da caixa está com gotículas de água, eu estou abrindo o tube 1 vez por dia e abanando para troca de o2, será que essas gotículas podem ser prejudiciais para o tube?

Muita umidade no micélio é prejudicial sim, pois cria uma camada dura. E essa camada dificulta a pinagem. Tive varios problemas com isso quando ainda não sabia controlar o umidificador do terrario.
A umidade que cai das paredes do Tube e cai no micélio tmb não é muito bom, por isso usar um saco plastico no substrato é bom mesmo o recipiente sendo escuro. Pq protege dessa umidade.

Deveria jogar uma camada de vermiculita por cima?
Eu indicaria sim...

Outra questão eh sobre a temperatura, está esfriando aqui na minha cidade está semana.. Qual a temperatura mais baixa que o tube pode chegar? Tava pensando em montar uma estrutura com uma lâmpada em baixo do monotube pra aumentar um pouco a temperatura

Bem, quanto mais substrato, maior o calor gerado pelo micélio. Temos que ter em conta que o micélio metaboliza o substrato com reação enzimatica que cria uma reação quimica de quebra, e aprendemos na escola mesmo, que essa reação libera calor.
E no monotube, que geralmente se usa uma quentidade maior de substrato, isso é muito perceptivel. Ao deixar poucas horas o monotube fechado, a temperatura já sobe de forma consideravel. Meu monotube chegou a ter uma temperatura 7 graus a mais da temperatura ambiente, pois usei bastante substrato.
Então é até bom que a temperatura ambiente não seja muito alta.

Muita umidade no micélio é prejudicial sim, pois cria uma camada dura. E essa camada dificulta a pinagem. Tive varios problemas com isso quando ainda não sabia controlar o umidificador do terrario.
A umidade que cai das paredes do Tube e cai no micélio tmb não é muito bom, por isso usar um saco plastico no substrato é bom mesmo o recipiente sendo escuro. Pq protege dessa umidade.

Eu indicaria sim...

Bem, quanto mais substrato, maior o calor gerado pelo micélio. Temos que ter em conta que o micélio metaboliza o substrato com reação enzimatica que cria uma reação quimica de quebra, e aprendemos na escola mesmo, que essa reação libera calor.
E no monotube, que geralmente se usa uma quentidade maior de substrato, isso é muito perceptivel. Ao deixar poucas horas o monotube fechado, a temperatura já sobe de forma consideravel. Meu monotube chegou a ter uma temperatura 7 graus a mais da temperatura ambiente, pois usei bastante substrato.
Então é até bom que a temperatura ambiente não seja muito alta.

Opa , obrigado pelos esclarecimentos PsychoEvie.. vou aplicar uma camada de vermiculita hoje anoite então quando chegar do trabalho!

Back