Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Método simples de cultivo em milho

2064

Cogumelo maduro
Cadastrado
07/04/2009
18
46
Depois de "estudar" uma semana nesse fórum e da preciosa ajuda de alguns membros daqui de extrema boa vontade, acho que decidi o método que vou tentar pra fazer meu primeiro cultivo, e por favor gostaria de que os mais experientes checassem e me avisassem de alguma falha, falta ou ate mesmo termo errado. Por enquanto é só teoria, mas se for aprovada, parto pra prática assim que possível. obrigado mais uma vez.

Milho como Substrato (ao invés de vermiculita + farinha de arroz)

As vantagens do milho:
O substrato à base de milho pode ser agitado em diferentes fases da colonização, espalhando o micélio por diferentes partes do bolo, acelerando a colonização.

Como preparar o substrato

Ingredientes
  • Milho para pipoca
  • Um recipiente com tampa
  • Água
Primeiro meça a quantidade de milho a ser usada, faça isso enchendo metade dos recipientes que você ira usar para cultivo, depois de hidratado e cozido o milho dobra de tamanho.

Agora pegue o milho e coloque no recipiente com tampa, vá adicionando água até que eles fiquem totalmente submersos e o volume seja de mais ou menos um ou dois dedos acima da quantidade de milho, nessa hora é comum que alguns boiem mas a grande maioria ficará no fundo. Tampe e deixe de molho por 24 horas. Não os deixe muito tempo de molho pois com certeza eles começarão a brotar e é muito comum o surgimento de contaminações após o segundo dia consecutivo na água.
Após a retirada do molho você pode ferver um pouco o milho para deixá-lo mais mole, mas cuidado para não exagerar, lembre-se que ele ainda será cozido na panela de pressão e pode virar uma papa se for pra lá muito mole.
Pegue um escorredor e separe o milho da água, descarte a água e enxágue o milho com água corrente.

Coloque nos copos de cultivo e é hora de esterilizar.

Esterilização:
Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão e em cima os copos de cultivo, envoltos em 2 camadas de papel alumínio com 2 buraquinhos (para os vapores saírem)
colocar água ate um pouco mais da metade dos copos
colocar pra esterilizar por ate 1:00 ou 1:20
obs.: o esterilizar, não demorar mais de 8 horas para inocular

Como inocular o substrato

Você pode inocular o substrato tanto usando uma seringa comum de esporos como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar. Ao inocular com seringa, inocule nas 4 extremidades da quentinha.

A colonização

Coloque a quentinha em uma caixa de papelão, um lugar escuro (incubadora). Mexa uma vez por dia, com cuidado, para espalhar o micélio. Espere sempre mais alguns dias após a colonização total da parte visível externa do bolo, para que o micélio já tenha colonizado todo o pote, inclusive seu “miolo”. Quando estiver todo colonizado (esbranquiçado), é hora de colocar no casing (a quentinha).

Casing

Coloque uma camada fina de fibra + pó de coco ou solo esterilizado embaixo, o milho no meio e mais uma camada em cima. Conserve na caixa de papelão, lugar escuro. Depois de poucos dias, aparecem os pins (cabecinha dos cogumelos) e é hora de transferir para o terrário.

Terrário

Um terrário prático é um Tupperware ou uma caixa de acrílico feita por encomenda: é mais leve e mais fácil de furar. Precisará de argila expandida para o fundo, e para conservar a umidade uma bomba de aquário em um copo d’água. É recomendável um termômetro para controlar a temperatura, e, para lugares frios, um termostato.
A furação recomendada é um buraco de 5 cm em uma parte baixa do terrário, mas com uma tela bem fininha, que evita entrar contaminação. Para fechar a parte de cima do terrário, plastico filme PVC. Conserve uma iluminação constante de luz fria, em cima, para os cogumelos crescerem pra cima.

Entre-fluxo

Ao colher os cogumelos, deve-se colher todos e limpar o terreno. Coloque uma camada de fibra de coco em pó em cima, para fortalecer o bolo, faça o cold dunk (24 horas n geladeira) pra estimular uma nova safra.
 
falae mano .
assim fiquei com duvida em um negócio aqui
na parte de esterelização aqui ó :

"colocar agua ate um pouco mais da metade dos copos"

pergunta .. [idiota] : a agua é dentro do copo , ou fora do copo (na panela) ?
;)


OBS : sou novo nesse ramo , espero a resposta
 
Fora, na panela, para ferver tipo "banho maria", mas sem lacrar os copos, para circular vapor por dentro.

Faça um diário de cultivo bem detalhado (posta-lo no fórum seria ótimo) e boa sorte!
 
oi , em primeiro , valeu pelas informações e boa sorte , e uma pergunta : "Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão" e esteriliza com o pano dentro da panela mesmo , é isso?
 
Não entendi muito bem, supondo que eu tiver retirado os esporos no papel aluminio, como eu faço pra colonizar a partir do carimbo no papel aluminio?

Obrigado.
 
nao entendi mt beim em algumas partes so novo akie entao nao entendi ooq siguinifica mt coisa do oke ele falo
comesei a entender e me embaralhei nessa parte

Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão e em cima os copos de cultivo, envoltos em 2 camadas de papel aluminio com 2 buraquinhos (para os vapores sairem)
colocar agua ate um pouco mais da metade dos copos
colocar pra esterelizar por ate 1:00 ou 1:20
obs: o esterilizar, nao demorar mais de 8 horas para inocular

olha se e issu ki entendi vo coloca em copo ? platico vidro? ou um pote de vidro ou plastico com tampa?
vou colocar um pano no fundo da panela,colocar o o copo eu do 2 volta com papel aluminio nele fasso dois burakinhos em cima onde vai a tampa e coloco outro pano em cima dele
entao coloco ate metade do copo de agua na panela e deixo ferver por 1 hr e 20 min ...

Você pode inocular o substrato tanto usando uma seringa comum de esporos como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar. Ao inocular com seringa, inocule nas 4 extremidades da quentinha.

entao nessa parte eu pego uma seringa comum,oq poderia ser esporos? como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar oke seria issu?? e onde posso conseguir? 4 extremidades seria em cima em baixo de um lado e do outro... explike tambem oke seria a quentinha....

e para conservar a umidade uma bomba de aquario em um copo d’agua
odne devo colocar o copo da gua com a bomba?

oke é um termostato e caro:? okke faz? e kal temperatura devem ficar a caixa?

A furação recomendada é um buraco de 5 cm em uma parte baixa do terrário, mas com uma tela bem fininha, que

oke seria uma tela fininha para furar o terrario sem contaminar

olha desculpe minhas duvidas besta tenhu apenas 13 anos e pretendo fazer uma bela safra se eu entender beim oke me explicar garanto cria um post akie para mostras as fotos dos meus p cubensis espero sua resposta
 
ae adm vc podia pelomenso explicar como posso inocular o substrato...
e aonde poderia fazer micelia eu peskisei e vi ki micelia e esporos semente do fungo issu eu tenhu ki comprar em bancos ? ou tem como eu fazer?
 
ae adm vc podia pelomenso explicar como posso inocular o substrato...
e aonde poderia fazer micelia eu peskisei e vi ki micelia e esporos semente do fungo issu eu tenhu ki comprar em bancos ? ou tem como eu fazer?

E você poderia pesquisar e estudar mais como obter esporos/carimbos, como fazer uma seringa multiesporos, como inocular, etc. Todas as suas dúvidas já foram respondidas várias vezes.

:teo_seta_direita: Regras do fórum: https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/
:teo_seta_direita: Informações Básicas: https://teonanacatl.org/forums/informações-básicas.95/
:teo_seta_direita: Perguntas Frequentes: https://teonanacatl.org/forums/perguntas-frequentes.61/
:teo_seta_direita: Glossário: https://teonanacatl.org/wiki/glossario/

Boa sorte e bons estudos. :)
 
Depois de avaliar este tutorial, concluímos que ele foi escrito pela metade. Há muitas partes mal explicadas que podem confundir um iniciante no cultivo e levar ao erro.

Já que o autor não acessa desde 2009, por favor, alguma boa alma poderia revisar ou melhorar um pouco mais este tutorial?

:!: Tópico movido para seção "Contribuição à Biblioteca"

Então, no caso, seria fibra de coco + pó de coco ou, então, Solo Esterilizado para substituir os dois ingredientes anteriores?

Ignore este tutorial até que o mesmo seja revisado. Usar somente fibra de coco + pó de coco ou mesmo apenas solo esterilizado não me soa uma boa ideia. É necessário corrigir o pH do coco e no mínimo pasteurizá-lo. Em relação ao solo, o autor também não explicou qual tipo de solo, essa parte ficou muito ambígua. Sugiro que leia os tutoriais clássicos sobre casings que já foram testados e aprovados pela comunidade.
 
Back
Top