Método simples de cultivo em milho

2064

Cogumelo maduro
Membro Novo
Depois de "estudar" uma semana nesse fórum e da preciosa ajuda de alguns membros daqui de extrema boa vontade, acho que decidi o método que vou tentar pra fazer meu primeiro cultivo, e por favor gostaria de que os mais experientes checassem e me avisassem de alguma falha, falta ou ate mesmo termo errado. Por enquanto é só teoria, mas se for aprovada, parto pra prática assim que possível. obrigado mais uma vez.

Milho como Substrato (ao invés de vermiculita + farinha de arroz)

As vantagens do milho:
O substrato à base de milho pode ser agitado em diferentes fases da colonização, espalhando o micélio por diferentes partes do bolo, acelerando a colonização.

Como preparar o substrato

Ingredientes
  • Milho para pipoca
  • Um recipiente com tampa
  • Água
Primeiro meça a quantidade de milho a ser usada, faça isso enchendo metade dos recipientes que você ira usar para cultivo, depois de hidratado e cozido o milho dobra de tamanho.

Agora pegue o milho e coloque no recipiente com tampa, vá adicionando água até que eles fiquem totalmente submersos e o volume seja de mais ou menos um ou dois dedos acima da quantidade de milho, nessa hora é comum que alguns boiem mas a grande maioria ficará no fundo. Tampe e deixe de molho por 24 horas. Não os deixe muito tempo de molho pois com certeza eles começarão a brotar e é muito comum o surgimento de contaminações após o segundo dia consecutivo na água.
Após a retirada do molho você pode ferver um pouco o milho para deixá-lo mais mole, mas cuidado para não exagerar, lembre-se que ele ainda será cozido na panela de pressão e pode virar uma papa se for pra lá muito mole.
Pegue um escorredor e separe o milho da água, descarte a água e enxágue o milho com água corrente.

Coloque nos copos de cultivo e é hora de esterilizar.

Esterilização:
Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão e em cima os copos de cultivo, envoltos em 2 camadas de papel alumínio com 2 buraquinhos (para os vapores saírem)
colocar água ate um pouco mais da metade dos copos
colocar pra esterilizar por ate 1:00 ou 1:20
obs.: o esterilizar, não demorar mais de 8 horas para inocular

Como inocular o substrato

Você pode inocular o substrato tanto usando uma seringa comum de esporos como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar. Ao inocular com seringa, inocule nas 4 extremidades da quentinha.

A colonização

Coloque a quentinha em uma caixa de papelão, um lugar escuro (incubadora). Mexa uma vez por dia, com cuidado, para espalhar o micélio. Espere sempre mais alguns dias após a colonização total da parte visível externa do bolo, para que o micélio já tenha colonizado todo o pote, inclusive seu “miolo”. Quando estiver todo colonizado (esbranquiçado), é hora de colocar no casing (a quentinha).

Casing

Coloque uma camada fina de fibra + pó de coco ou solo esterilizado embaixo, o milho no meio e mais uma camada em cima. Conserve na caixa de papelão, lugar escuro. Depois de poucos dias, aparecem os pins (cabecinha dos cogumelos) e é hora de transferir para o terrário.

Terrário

Um terrário prático é um Tupperware ou uma caixa de acrílico feita por encomenda: é mais leve e mais fácil de furar. Precisará de argila expandida para o fundo, e para conservar a umidade uma bomba de aquário em um copo d’água. É recomendável um termômetro para controlar a temperatura, e, para lugares frios, um termostato.
A furação recomendada é um buraco de 5 cm em uma parte baixa do terrário, mas com uma tela bem fininha, que evita entrar contaminação. Para fechar a parte de cima do terrário, plastico filme PVC. Conserve uma iluminação constante de luz fria, em cima, para os cogumelos crescerem pra cima.

Entre-fluxo

Ao colher os cogumelos, deve-se colher todos e limpar o terreno. Coloque uma camada de fibra de coco em pó em cima, para fortalecer o bolo, faça o cold dunk (24 horas n geladeira) pra estimular uma nova safra.

asking

Primórdia
Membro Novo
falae mano .
assim fiquei com duvida em um negócio aqui
na parte de esterelização aqui ó :

"colocar agua ate um pouco mais da metade dos copos"

pergunta .. [idiota] : a agua é dentro do copo , ou fora do copo (na panela) ?
;)

OBS : sou novo nesse ramo , espero a resposta

Giuliano

Cogumelo maduro
Membro Ativo
Fora, na panela, para ferver tipo "banho maria", mas sem lacrar os copos, para circular vapor por dentro.

Faça um diário de cultivo bem detalhado (posta-lo no fórum seria ótimo) e boa sorte!

rodriarte

Cogumelo maduro
Membro Ativo
oi , em primeiro , valeu pelas informações e boa sorte , e uma pergunta : "Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão" e esteriliza com o pano dentro da panela mesmo , é isso?

Toruk

O Louco!
Membro Ativo
Não entendi muito bem, supondo que eu tiver retirado os esporos no papel aluminio, como eu faço pra colonizar a partir do carimbo no papel aluminio?

Obrigado.

Gutoh O.o

Primórdia
Membro Novo
nao entendi mt beim em algumas partes so novo akie entao nao entendi ooq siguinifica mt coisa do oke ele falo
comesei a entender e me embaralhei nessa parte

Coloque um pano de prato no fundo da panela de pressão e em cima os copos de cultivo, envoltos em 2 camadas de papel aluminio com 2 buraquinhos (para os vapores sairem)
colocar agua ate um pouco mais da metade dos copos
colocar pra esterelizar por ate 1:00 ou 1:20
obs: o esterilizar, nao demorar mais de 8 horas para inocular
olha se e issu ki entendi vo coloca em copo ? platico vidro? ou um pote de vidro ou plastico com tampa?
vou colocar um pano no fundo da panela,colocar o o copo eu do 2 volta com papel aluminio nele fasso dois burakinhos em cima onde vai a tampa e coloco outro pano em cima dele
entao coloco ate metade do copo de agua na panela e deixo ferver por 1 hr e 20 min ...

Você pode inocular o substrato tanto usando uma seringa comum de esporos como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar. Ao inocular com seringa, inocule nas 4 extremidades da quentinha.
entao nessa parte eu pego uma seringa comum,oq poderia ser esporos? como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar oke seria issu?? e onde posso conseguir? 4 extremidades seria em cima em baixo de um lado e do outro... explike tambem oke seria a quentinha....

e para conservar a umidade uma bomba de aquario em um copo d’agua
odne devo colocar o copo da gua com a bomba?

oke é um termostato e caro:? okke faz? e kal temperatura devem ficar a caixa?

A furação recomendada é um buraco de 5 cm em uma parte baixa do terrário, mas com uma tela bem fininha, que
oke seria uma tela fininha para furar o terrario sem contaminar

olha desculpe minhas duvidas besta tenhu apenas 13 anos e pretendo fazer uma bela safra se eu entender beim oke me explicar garanto cria um post akie para mostras as fotos dos meus p cubensis espero sua resposta

Gutoh O.o

Primórdia
Membro Novo
ae adm vc podia pelomenso explicar como posso inocular o substrato...
e aonde poderia fazer micelia eu peskisei e vi ki micelia e esporos semente do fungo issu eu tenhu ki comprar em bancos ? ou tem como eu fazer?

Cosmik

Fractal Ambulante
Membro Ativo
ae adm vc podia pelomenso explicar como posso inocular o substrato...
e aonde poderia fazer micelia eu peskisei e vi ki micelia e esporos semente do fungo issu eu tenhu ki comprar em bancos ? ou tem como eu fazer?
E você poderia pesquisar e estudar mais como obter esporos/carimbos, como fazer uma seringa multiesporos, como inocular, etc. Todas as suas dúvidas já foram respondidas várias vezes.

:apontar: Regras do fórum: https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/
:apontar: Informações Básicas: https://teonanacatl.org/forums/informações-básicas.95/
:apontar: Perguntas Frequentes: https://teonanacatl.org/forums/perguntas-frequentes.61/
:apontar: Glossário: https://teonanacatl.org/wiki/glossario/

Boa sorte e bons estudos. (y)

Cosmik

Fractal Ambulante
Membro Ativo
Depois de avaliar este tutorial, concluímos que ele foi escrito pela metade. Há muitas partes mal explicadas que podem confundir um iniciante no cultivo e levar ao erro.

Já que o autor não acessa desde 2009, por favor, alguma boa alma poderia revisar ou melhorar um pouco mais este tutorial?

:!: Tópico movido para seção "Contribuição à Biblioteca"

Então, no caso, seria fibra de coco + pó de coco ou, então, Solo Esterilizado para substituir os dois ingredientes anteriores?
Ignore este tutorial até que o mesmo seja revisado. Usar somente fibra de coco + pó de coco ou mesmo apenas solo esterilizado não me soa uma boa ideia. É necessário corrigir o pH do coco e no mínimo pasteurizá-lo. Em relação ao solo, o autor também não explicou qual tipo de solo, essa parte ficou muito ambígua. Sugiro que leia os tutoriais clássicos sobre casings que já foram testados e aprovados pela comunidade.

Superior