- 17/03/2008
- 87
- 69
- 49
Saudações comunidade, estou curioso para saber por quanto tempo um carimbo continua viável.
Estou tentando germinar esporos de 2006 e não obtive sucesso, nem com seringas tampouco com inoculação direta em trigo e bolos PF cremogemados.
Dei uma pesquisada e encontrei algumas informações da biblioteca e alguns relatos de companheiros cultivadores aqui do fórum:
Quanto tempo um carimbo é viável?
Por vários anos se mantido em local fresco, escuro e seco.
Quanto tempo uma seringa é viável?
Se mantida na geladeira, uma seringa é viável sem muita perda de sua viabilidade por cerca de seis meses, porém seringas de mais de dois anos e meio ou mais foram relatadas como sendo ainda viáveis.
Estou tentando germinar esporos de 2006 e não obtive sucesso, nem com seringas tampouco com inoculação direta em trigo e bolos PF cremogemados.
Dei uma pesquisada e encontrei algumas informações da biblioteca e alguns relatos de companheiros cultivadores aqui do fórum:
Quanto tempo um carimbo é viável?
Por vários anos se mantido em local fresco, escuro e seco.
Quanto tempo uma seringa é viável?
Se mantida na geladeira, uma seringa é viável sem muita perda de sua viabilidade por cerca de seis meses, porém seringas de mais de dois anos e meio ou mais foram relatadas como sendo ainda viáveis.
Tá certo q é sonho, tudo mais, mas os esporos morrem se ficarem guardados por mais de 2 anos.
Eu mesmo ganhei um print de Gt com data de 12/2004.... estamos em 2006, jah devia estar inviável já. Como eu num sou experiente, mandei o print pra um amigo cultivador, este num conseguiu cultivar com esse print: resultado, depois de um tempo, realmente os esporos são inviáveis.
O tempo de viabilidade dos esporos depende tbm da forma ocm que eles foram guardados, em condições X, etc.
Esse negócio de viabilidade é muito discutida e ainda, infelizmente, não se tem nada muito bem comprovado. Uma coisa é certa, qto mais velho é o carimbo mais tempo ele terá de ficar para re-hidrate.
dentro de um sarcófago que nao me lembro o nome, existiam esporos de um fungo de mais de 3 mil anos que GERMINAVAM dentro dos pulmoes de quem ousasse invadir a tumba. vários pesquisadores e caçadores de tesouro morreram na empreitada acreditando-se tratar da maldiçao descrita nas paredes do sarcófago.só foi descoberto no final da década de 80 o motivo real das pessoas morrerem, um fungo desolador.
OBS nao eram esporos de PC. jah ouvi dizerem que a vida ultil do esporo seria algo entre 6 meses e 3 anos. meu print mais velho a germinar foi um print de 4 meses. além disso nunca fiz testes.
Quais as experiências de vocês?? Quantos anos pode durar um carimbo?Morta, se eu não me engano esse sarcófago é o das pirâmedes do egito.
Eu tenho um print de 2 anos que germinou.
Última edição por um moderador: