Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Longevidade dos Carimbos

Psilocibec

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2008
87
69
48
Saudações comunidade, estou curioso para saber por quanto tempo um carimbo continua viável.

Estou tentando germinar esporos de 2006 e não obtive sucesso, nem com seringas tampouco com inoculação direta em trigo e bolos PF cremogemados.

Dei uma pesquisada e encontrei algumas informações da biblioteca e alguns relatos de companheiros cultivadores aqui do fórum:

Quanto tempo um carimbo é viável?
Por vários anos se mantido em local fresco, escuro e seco.

Quanto tempo uma seringa é viável?
Se mantida na geladeira, uma seringa é viável sem muita perda de sua viabilidade por cerca de seis meses, porém seringas de mais de dois anos e meio ou mais foram relatadas como sendo ainda viáveis.

Tá certo q é sonho, tudo mais, mas os esporos morrem se ficarem guardados por mais de 2 anos.

Eu mesmo ganhei um print de Gt com data de 12/2004.... estamos em 2006, jah devia estar inviável já. Como eu num sou experiente, mandei o print pra um amigo cultivador, este num conseguiu cultivar com esse print: resultado, depois de um tempo, realmente os esporos são inviáveis.

O tempo de viabilidade dos esporos depende tbm da forma ocm que eles foram guardados, em condições X, etc.
Esse negócio de viabilidade é muito discutida e ainda, infelizmente, não se tem nada muito bem comprovado. Uma coisa é certa, qto mais velho é o carimbo mais tempo ele terá de ficar para re-hidrate.
dentro de um sarcófago que nao me lembro o nome, existiam esporos de um fungo de mais de 3 mil anos que GERMINAVAM dentro dos pulmoes de quem ousasse invadir a tumba. vários pesquisadores e caçadores de tesouro morreram na empreitada acreditando-se tratar da maldiçao descrita nas paredes do sarcófago.só foi descoberto no final da década de 80 o motivo real das pessoas morrerem, um fungo desolador.
OBS nao eram esporos de PC. jah ouvi dizerem que a vida ultil do esporo seria algo entre 6 meses e 3 anos. meu print mais velho a germinar foi um print de 4 meses. além disso nunca fiz testes.
Morta, se eu não me engano esse sarcófago é o das pirâmedes do egito.

Eu tenho um print de 2 anos que germinou.
Quais as experiências de vocês?? Quantos anos pode durar um carimbo?:confused:
 
Última edição por um moderador:
Salve irmãos!

Há alguns anos me cadastrei aqui na comunidade, fiz alguns cultivos e sou muito grata a cada um que me ajudou nessa empreitada! Andei sumida, a vida exigiu de mim novos focos, novos caminho... Agora, depois de colocar a vida nos eixos é com muita felicidade que volto a comunidade, que por alguns anos foi meu foco, aprendizado e determinação ( e haja determinação pra cultivar no calor de Salvador...rs).

Durante os cultivos, recebi vários esporos de amigos de todo o Brasil, e até hj, uns 5 anos após, ainda tenho eles guardados, e muito bem guardados!
Caso inicie novos cultivos posso usar esses esporos?

Luz e paz a todos vocês e que o ano novo seja repleto de alegria, amor e cogumelos!

obrigada.
 
Última edição por um moderador:
Olá @Marittha, seja bem vinda ao fórum.

Mesclei o seu tópico a outro com o mesmo tema. Sugiro que você reserve um tempo para atualizar-se às novas regras do fórum e pesquisar o fórum, tenho certeza que irá sanar as suas dúvidas.
 
Creio que se eles foram guardados da forma correta, não terá problemas para usa-los.
Mas só vai saber tentando :D

Paz !
 
Durante os cultivos, recebi vários esporos de amigos de todo o Brasil, e até hj, uns 5 anos após, ainda tenho eles guardados, e muito bem guardados!
Caso inicie novos cultivos posso usar esses esporos?

Pode usar, mas para evitar a perca de tempo e substratos, recomendo que faça pelo menos umas 3 CLs. Pesquise a biblioteca para saber como fazê-las. São bem simples. Boa sorte.
 
Durante os cultivos, recebi vários esporos de amigos de todo o Brasil, e até hj, uns 5 anos após, ainda tenho eles guardados, e muito bem guardados!
Caso inicie novos cultivos posso usar esses esporos?



Salve, @Marittha

Pode descrever por favor esse "muito bem guardados"?

Outra opção que não as CLs é fazer seringas e inocular uns dois copos pequenos por vez para testar a viabilidade. Vai depender das suas preferências e método de cultivo preferido.
 
Esporos antigos são um tanto difíceis de germinar, eu não apostaria todas as cartas neles! Procure pedir um carimbo novo à Pró-Fungos, enquanto trabalha paralelamente com os antigos.

Seja bem vinda de volta! É a velha guarda retornando ao CM! ;)
 
Boas pessoal,estou com uma dúvida,recebi um carimbo com a data de julho de 2014 será que ainda é viável? Depois de preparar a seringa quanto tempo me aconselham a deixa-la hidratando visto que tem 1 ano e meio?
 
@Tiger, dê uma lida nos posts deste tópico ao qual juntei o seu.

Viável pode ser, dependendo das condições em que está armazenado. Pode ser que seringas funcionem hidratando por alguns dias, mas o mais garantido acho que seria tentar fazer uma CL.
 
Obrigado salaam'aleik MAs pretendi mesmo usar a tecnica PF e sendo assim vou prepar a seringa e deixar ela hidratando talvez 5 ou 6 dias e depois inocular e ver o que "rola" ( ou nao)
Obrigado pelo esclarecimento...
 
Pode ser que seringas funcionem hidratando por alguns dias, mas o mais garantido acho que seria tentar fazer uma CL.


Complementando, fazer CL com carimbos pode não ser aconselhável. Qualquer contaminante que estiver no carimbo pode tornar a CL imprestável.

O mais recomendado pode ser fazer uma cultura em agar e isolar um setor saudável para inocular grãos, fazer uma seringa ou ... fazer uma CL.
 
Perguntas pertinentes ao tópico e que eu sempre quis saber:
  1. Porque os esporos depois de um tempo não germinam mais? O que que "morre" lá dentro? Alguma coisa "morre"? Algum composto se degrada?
  2. Se houver uma forma de conservação ideal, será que não durariam por 20 anos ou mais de fato?
  3. Qual seria o problema de toda a conservação feita até o momento?

Vamos lá, olha minha viagem :D: se os esporos de cubensis sobrevivem a viagens pelo Universo durante milhares de anos em meteoros e chegam em outros planetas em condição de eclodirem e se reproduzirem (sei que tem alguns fungos que chegaram aqui assim, não sei se há esporos de cubensis já encontrados em meteoros :lol:), acredito que a perda de sua eficácia em dois anos é muito rápido... :atrapalhado:

E outra duas:
  • Por que fazer uma CL seria, para os que assim sugeriram, mais vantagem que fazer uma seringa e deixar uns dias hidratando?
  • E pra que fazer isolamento de um setor saudável se, afinal, ao crescer alguma coisa, não seria viável deixar crescer logo num bolo inoculado?
 
Questoes pertinentes exPoro tambem gostaria de ver essas questoes respondidas se alguem souber...
So Para complementar:
Fiz hoje a seringa todos os procedimentos dentro de uma glove box e apesar de ser a primeira vez estou bastante confiante na assepcia dos mesmos acho que fiz tudo com muita calma e certinho so fiquei um pouco desiludido porque Para alem do carimbo ter 1 ano r meio ele era muito fraco praticamente nem se ve nada dentro da seringa MAs sei que estao la agora vou deixar uns 5 dias hidratando e no fim de semana vou inocular...
 
@ExPoro, é sério mesmo que você ainda tem essas dúvidas? o_O Ou está só enchendo linguiça no tópico?
  1. Tudo morre um dia. Esporos morrem assim como qualquer célula.
  2. Liofilização talvez.
  3. ??? Qual é o segredo de Tostines?
De onde você tirou que fungos vem do espaço? (não responda)
 
Última edição:
@ExPoro, é sério mesmo que você ainda tem essas dúvidas? o_O Ou está só enchendo linguiça no tópico?
  1. Tudo morre um dia. Esporos morrem assim como qualquer célula.
  2. Liofilização talvez.
  3. ??? Qual é o segredo de Tostines?
De onde você tirou que fungos vem do espaço? (não responda)
  • Cultura líquida
  • Isolamento significa germinar os esporos e separar a parte boa da ruim...

Pô, é sério! Nem quando eu não tinha acesso ao C&T enrolei no fórum ;).

1 - Eu sei que tudo morre, mas o que lá dentro existe e lá dentro se desfaz, como? :p Devo achar essa resposta eventualmente na minha vida...
2 - Boa!
3 - Eu tenho absoluta certeza de que é porque é fresquinho que é gostoso :LOL: :fome: :).

Em relação aos dois últimos pontos (CL e isolamento), não vejo realmente vantagens práticas em específico do que hidratar uma seringa, esperar e inocular diretamente :coffee:. Afinal, a vantagem do isolamento existe em qualquer cultivo, não apenas de carimbos velhos. E quanto à CL, se germina no meio líquido, provavelmente vai germinar igualmente no substrato após a inoculação depois de uns dias de re-hidratação, não? Assim, me parece então que isolamento e CL não possuem necessariamente maior efetividade do que uma mera seringa após uns dias reidratando. Mas, talvez o conhecimento prático, no entanto, indique o contrário.

Minha preocupação prática sobre isso é porque eu planejo trabalhar gerações consecutivas de mesmos cultivos por alguns anos, e eu achava que os carimbos iam ficar disponíveis por mais tempo, a fim de misturar carimbos das primeiras gerações com os das últimas... Enfim, se eu ainda estiver por aqui e até lá não parar de cultivar, volto daqui uns anos pra relatar até que máximo de anos eu consegui recuperar carimbos e como fiz.
 
Em relação aos dois últimos pontos (CL e isolamento), não vejo realmente vantagens práticas em específico do que hidratar uma seringa, esperar e inocular diretamente


Bem, há alguns pressupostos aqui. Um é que carimbos mais antigos tem menos esporos viáveis de cubensis (ou de outro cogumelo cultivado em questão). Carimbos preservados em boas condições resistem melhor, é claro. Outro é que os carimbos frequentemente tem esporos de contaminantes. Terceiro, frequentemente esses esporos de contaminantes, conforme demonstra a prática, resistem melhor ao tempo que os esporos de cubensis.

Assim, ao fazer uma seringa com esporos desses carimbos antigos com problema de viabilidade (se não for um carimbo extremamente bem conservado) e inocular diretamente o cultivador tem uma chance alta de ver contaminações porem o cultivo a perder, desperdiçando tempo e material. Se o cultivador escolhe fazer assim, é uma questão dele. Inocular diretamente às vezes dá certo logo no início, às vezes é preciso inocular várias rodadas de substratos, e às vezes parece que não tem jeito mesmo.

A solução? Inocular uma placa de agar. Porquê? No crescimento do micélio em agar você consegue ver qual setor está somente com micélio, ou com mais micélio que contaminante, separa esse setor e usa para fazer uma CL ou seringa, se achar que está mesmo limpo. Ou faz uma solução e inocula de novo em agar, para tentar conseguir micélio mais limpo ainda. Conforme o estado do carimbo original podem ser necessárias várias rodadas de agar.

Não é uma explicação inédita do que ocorre em cultivos de carimbos antigos, e de como o agar é útil. Lendo os tópicos a respeito é possível encontrar até de forma mais detalhada.
 
se desfaz, como?
Tudo está em decomposição o tempo todo, poxa.
E quanto à CL, se germina no meio líquido, provavelmente vai germinar igualmente no substrato após a inoculação depois de uns dias de re-hidratação, não?
Você está ignorando o fato de que a CL é um meio muito nutritivo, rico em carboidratos. Vamos ser bastante didáticos: se encontrasse um navegador que naufragou há semanas e está muito debilitado, a beira da morte, como salvaria ele? Daria apenas água?
 
Saudações Senhores/Senhoritas, a titulo de informação, estou a tentar germinar esporos cedidos pelo ancião Sir @MuiLok de 8 anos atrás. Um PESA e um MEX. Vou tentar na base da seringa e CL....e se não der resultados, vou partir pra placa de agar. Vou deixar hidratar 20 dias ou mais. Volto para comentar o resultado. Câmbio desligo.
 
opa! blz?
seria interessante se os caras que postaram alguma coisa do tipo " ta germinando", "incolulei e tô esperando", "vai hidratar", etc... dessem um feedback sobre que fim levou...

to com uns caras de 2010 (bem lacradinhos, no aluminio), mas não sei se vou investir neles...
 
Eu pessoalmente tinha uma seringa antiga de 2014 com 2ml só de solução na geladeira e ano passado fui fazer o teste e consegui frutificar um bolo, mas demorou perto de 2 meses pra que completasse a colonização e o resultado foram pouquíssimos frutos e muito pequenos. Talvez tenha sido resultado do tempo de armazenamento mas pode ser que tenha sido coincidência também.
 
Back
Top