Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Longevidade dos Carimbos

Psilocibec

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2008
87
69
48
Saudações comunidade, estou curioso para saber por quanto tempo um carimbo continua viável.

Estou tentando germinar esporos de 2006 e não obtive sucesso, nem com seringas tampouco com inoculação direta em trigo e bolos PF cremogemados.

Dei uma pesquisada e encontrei algumas informações da biblioteca e alguns relatos de companheiros cultivadores aqui do fórum:

Quanto tempo um carimbo é viável?
Por vários anos se mantido em local fresco, escuro e seco.

Quanto tempo uma seringa é viável?
Se mantida na geladeira, uma seringa é viável sem muita perda de sua viabilidade por cerca de seis meses, porém seringas de mais de dois anos e meio ou mais foram relatadas como sendo ainda viáveis.

Tá certo q é sonho, tudo mais, mas os esporos morrem se ficarem guardados por mais de 2 anos.

Eu mesmo ganhei um print de Gt com data de 12/2004.... estamos em 2006, jah devia estar inviável já. Como eu num sou experiente, mandei o print pra um amigo cultivador, este num conseguiu cultivar com esse print: resultado, depois de um tempo, realmente os esporos são inviáveis.

O tempo de viabilidade dos esporos depende tbm da forma ocm que eles foram guardados, em condições X, etc.
Esse negócio de viabilidade é muito discutida e ainda, infelizmente, não se tem nada muito bem comprovado. Uma coisa é certa, qto mais velho é o carimbo mais tempo ele terá de ficar para re-hidrate.
dentro de um sarcófago que nao me lembro o nome, existiam esporos de um fungo de mais de 3 mil anos que GERMINAVAM dentro dos pulmoes de quem ousasse invadir a tumba. vários pesquisadores e caçadores de tesouro morreram na empreitada acreditando-se tratar da maldiçao descrita nas paredes do sarcófago.só foi descoberto no final da década de 80 o motivo real das pessoas morrerem, um fungo desolador.
OBS nao eram esporos de PC. jah ouvi dizerem que a vida ultil do esporo seria algo entre 6 meses e 3 anos. meu print mais velho a germinar foi um print de 4 meses. além disso nunca fiz testes.
Morta, se eu não me engano esse sarcófago é o das pirâmedes do egito.

Eu tenho um print de 2 anos que germinou.
Quais as experiências de vocês?? Quantos anos pode durar um carimbo?:confused:
 
Última edição por um moderador:
Salve todos, bem interessante os artigos e assuntos. Apesar de ver aqui que o assunto parou em 2019, legal ver a experiência de cada um. Espero compartilhar em breve alguns resultados de algumas pesquisas que estou fazendo, secagem em sílica em baixa pressão ( vácuo ) em 0 graus. Em comparativo a conservação tradicional variada. Tenho este objetivo agora, variando com alguns nutrientes e água estéril. Sei que temos muita informação na internet. Mas já andei vendo algumas situações que divergem, as vezes situações simples temos resultados para nossa realidade. Então indo por esta direção. O interessante é este estudo contínuo. Em outros temas, realmente o vácuo auxilia muito em se tratando de secagem, sem agredir o meio, e se encaixa bem aos esporos, simplesmente para ter uma micro teca, e analises. Tenho um pequeno banco para pesquisa, e procuro garantir um tempo grande sem repiques ou outro método trabalhoso, quanto maior o tempo melhor para o objetivo. Estou analisando todo contexto da dinâmica do fórum, para quem sabe futuramente trocas e colaborar com todos inclusive com algumas doações. Pois este momento esta um tanto difícil. Agradeço a todos, futuramente vou contribuir com alguns resultados.
 
Minha preocupação prática sobre isso é porque eu planejo trabalhar gerações consecutivas de mesmos cultivos por alguns anos, e eu achava que os carimbos iam ficar disponíveis por mais tempo, a fim de misturar carimbos das primeiras gerações com os das últimas... Enfim, se eu ainda estiver por aqui e até lá não parar de cultivar, volto daqui uns anos pra relatar até que máximo de anos eu consegui recuperar carimbos e como fiz.
Olá!
E aí, @ExPoro ? Como está essa recuperação de carimbos? Fiquei curiosa!
 
Hey! Olá, @TataWeed, bem-vinda ao fórum! :)

Olá!
E aí, @ExPoro ? Como está essa recuperação de carimbos? Fiquei curiosa!

Se me lembro bem, carimbos chegam a até quase 3 anos, mas não passam disso.

Não cheguei a deixar seringas na geladeira mais de ano a ponto de ficarem inviáveis ou não.

Dá uma olhada nos Diários da Esperança, logo na primeira postagem, se tiver esses dados, dou informação sobre tentativas com carimbos e seringas antigas nos respectivos cultivos:

  1. Completo - Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos
  2. Completo - Diário da Esperança #2 - Seringa de MDK - 8º Cultivo
  3. Completo - Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário
 
Hey! Olá, @TataWeed, bem-vinda ao fórum! :)



Se me lembro bem, carimbos chegam a até quase 3 anos, mas não passam disso.

Não cheguei a deixar seringas na geladeira mais de ano a ponto de ficarem inviáveis ou não.

Dá uma olhada nos Diários da Esperança, logo na primeira postagem, se tiver esses dados, dou informação sobre tentativas com carimbos e seringas antigas nos respectivos cultivos:

  1. Completo - Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos
  2. Completo - Diário da Esperança #2 - Seringa de MDK - 8º Cultivo
  3. Completo - Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário
Sensacional! Obrigada!
 
Nao sei se ainda pode postar algo nesse tópico mas 6 dias atras inoculei um pote com uma seringa ME feitw com um carimbo de 2019 ..
Conferi hj e..
 

Anexos

  • 20210514_225906.jpg
    20210514_225906.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 8
Estou cultivando um carimbo de A+ Albino feito por mim em 2018. Está com 4 anos de idade e até o momento o micélio cresceu (tomentoso na maior parte dos substratos). Acabei de passar os primeiros spwans pro monotub e espero ver o resultado em algumas semanas ;)
 
Gostaria de fazer algumas atualizações aqui e que acho que irão acrescentar no tema do tópico.

Após algum tempo sem cultivar a strain A+ Albino resolvi pegar alguns carimbos que tinha tirado em 2017 (errei a data no post anterior). Gostaria de relatar aqui como foi esse cultivo, pois notei que muitos cultivadores não aceitam doações ou troca de carimbos antigos, pois acreditam que o carimbo já não é viável.

Método de retirada do carimbo: Papel alumínio coberto por um copo.
Data dos carimbos: 12/2017
Método de inoculação utilizado: seringa multi esporos
Spawn: milho
Substrato: CVG (monotub)

Observações:
- Notei que carimbos antigos se beneficiam ao receber longa hidratação dos esporos. Seringas feitas no começo do teste mostraram iniciar o processo de colonização do substrato mais tardiamente do que as seringas que foram hidratadas por uma semana.
- Em todas as amostras o micélio se mostrou tomentoso, porém com crescimento normal quando em condições ideais de incubação.
- Foram feitos 6 monotub, sendo que um se mostrou contaminado antes do primeiro flush. Acredito que a contaminação ocorreu no momento da confecção do monotub. O que me leva a acreditar que quando mantido em boas condições de conservação o carimbo não apresenta contaminantes.
- Os frutos se mostraram tão abundantes quanto os do cultivo feito em 2017 do qual foram tirados os carimbos, porém a comparação é um pouco difícil, pois métodos diferentes foram empregados em cada cultivo.

Fotos:













Espero ter acrescentado algo aqui no tópico.

Muita luz pra todos :et:
 
Saudações comunidade, estou curioso para saber por quanto tempo um carimbo continua viável.

Estou tentando germinar esporos de 2006 e não obtive sucesso, nem com seringas tampouco com inoculação direta em trigo e bolos PF cremogemados.

Dei uma pesquisada e encontrei algumas informações da biblioteca e alguns relatos de companheiros cultivadores aqui do fórum:

Quanto tempo um carimbo é viável?
Por vários anos se mantido em local fresco, escuro e seco.

Quanto tempo uma seringa é viável?
Se mantida na geladeira, uma seringa é viável sem muita perda de sua viabilidade por cerca de seis meses, porém seringas de mais de dois anos e meio ou mais foram relatadas como sendo ainda viáveis.





Quais as experiências de vocês?? Quantos anos pode durar um carimbo?:confused:
Espero que o que sobrou do meu dure bem . Já faz mais de 6 meses que tenho ele . Estou com dúvida nas minhas seringas se duram também é se ficaram fora da geladeira tem algum risco ? 😢
 
No livro de Paul Stamets "The Mushroom Cultivator", diz que você aumenta as chances de germinação de esporos, mergulhe em água por 12 a 24 horas. Ouvi falar de selos sendo usados depois de 30 anos. Quanto mais antigo for, mais carimbo você deseja usar. Nos EUA, o consenso geral é que as seringas de esporos duram um ano, dois no máximo 👍
 
Back
Top