Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Liberação de psicoativos em cultos

Norin Radd

Cogumelo maduro
Cadastrado
17/02/2009
18
59
Entidades podem acionar STF para liberação de psicoativos em cultos religiosos

awww.jb.com.br_media_agencias_agenciabrasil.jpgDébora Zampier


O ministro Celso de Mello, relator do processo que liberou, na última quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), as passeatas pela descriminalização da maconha, espera que, em breve, a Corte seja acionada para liberar o uso de psicoativos em cultos religiosos. “Eu, mais ou menos, sugeri isso [a ação] em meu voto, lamentando não poder fazê-lo naquele momento por questões meramente processuais”, disse o ministro. Para ele, a questão é importante porque envolve outro tipo de liberdade fundamental: a liberdade religiosa.
Na ação julgada na última quarta-feira (15), a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup) chegou a pedir que o uso de substâncias ilícitas fosse liberado em cerimônias religiosas. Entretanto, os ministros negaram a análise da questão porque entenderam que ela extrapolava o pedido inicial do Ministério Público, que era somente a liberação das marchas pela legalização da maconha.
“Hoje, a Constituição do Brasil, cuidando da liberdade religiosa, que admite múltiplas interpretações, reconhece o direito a quem pratica qualquer religião, e o Estado tem que respeitar qualquer liturgia. Se alguém pretender discutir esse tema, é evidente que isso pode ser debatido em uma ação no Supremo”, afirma Mello.
Atualmente, o governo libera apenas o uso do chá ayahuasca em cerimônias religiosas. A Resolução número 1 de 2010, do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), dá aspecto legal ao que já era feito há anos por religiões como o Santo Daime e a União do Vegetal. Entretanto, o ministro afirma que uma futura provocação no STF poderia liberar o uso de outras substâncias para fins religiosos, como a própria maconha ou o chá de maconha.
Como argumentos favoráveis à liberação das substâncias ilícitas para fins religiosos, Celso de Mello cita a Convenção de Viena sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971. A convenção da Organização das Nações Unidas permite o uso de substâncias alucinógenas em cerimônias religiosas. Ele também lembra que na Suprema Corte dos Estados Unidos ficou definido, por unanimidade, que a liberdade religiosa dá a prerrogativa de uso desse tipo de substância.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2...iberacao-de-psicoativos-em-cultos-religiosos/

Tags: cultos, de, em, psicoativos, uso
awww.jb.com.br_media_agencias_agenciabrasil.jpg
 
Difícil, isso depende mais da legalização ou descriminalização das drogas e da ação (prática do uso).

Pois, a marcha da maconha, pode ser entendida como um culto religioso. E provavelmente aquele que realmente queira, consiga alegar isso judicialmente.
 
Deu até uma briga para tentar impedir as marchas, por ser uma apologia. Mas o STF liberou as marchas sem problemas em uma reunião lá no senado. (acho que é isso, não sou muito chegado em política).

Quanto à liberação nos cultos, é um bom dilema. Choque entre a cultura tradicional e os valores capitalistas.
 
Se houver mesmo a liberação aos cultos, então precisamos criar o nosso... hehhehe..

Cadê o @Lysergic D? Ele tava criando um, não? :D
 
Se houver mesmo a liberação aos cultos, então precisamos criar o nosso... hehhehe..

Cadê o @Lysergic D? Ele tava criando um, não? :D

Eu estava pensando nisso outro dia. Não precisaria ser necessariamente um culto, para não ficar com aquela nóia paranóica de religião, mas sim uma convenção ou reunião dos mushlovers em um local pré-determinado (nada de raves hein :cuidado:) para discutir cultivos e valores e fazer umas aventuras juntos. Com cogumelos, é claro. :rolleyes:
 
Eu estava pensando nisso outro dia. Não precisaria ser necessariamente um culto, para não ficar com aquela nóia paranóica de religião, mas sim uma convenção ou reunião dos mushlovers em um local pré-determinado (nada de raves hein :cuidado:) para discutir cultivos e valores e fazer umas aventuras juntos. Com cogumelos, é claro. :rollees:

Exatamente, uma espécie de fórum CM na vida real! :)

Poderíamos até implementar o sistema de "Aprovar" daqui do CM, mas na vida real poderia ser uma espécie de adesivo ou algo do tipo, então colaríamos nos membros. Digo isso pq gostaria de ver o @Ecuador, @Mauricio e outros cheio de adesivos.. hauiHAUhua... :roflmao:
 
O único problema são as distâncias geográficas. Mas não as mentais.

O problema ia ser se algum cultivo fail levasse contaminantes lá e espalhasse para todo mundo.

Digo isso pq gostaria de ver o @Ecuador, @Mauricio e outros cheio de adesivos.. hauiHAUhua... :roflmao:

Nem conseguiriam andar...haushausha:D


Chuck_Approves.gif
 
Eu estava pensando nisso outro dia. Não precisaria ser necessariamente um culto, para não ficar com aquela nóia paranóica de religião, mas sim uma convenção ou reunião dos mushlovers em um local pré-determinado (nada de raves hein :cuidado:) para discutir cultivos e valores e fazer umas aventuras juntos. Com cogumelos, é claro. :rolleyes:

Acho que deveriam existir associações que desenvolvessem cursos e emitissem autorização para pessoa cultivar e consumir com conhecimento. Assim como é para alguém poder dirgir um carro.
Além disso oferecer espaços com setting favorável e segurança caso a pessoa não tivesse um lugar muito bom próprio.
Literatura a respeito já abundante, não é necessário comprovar que tal pessoa pertence a um grupo etnico que faz uso tradicional, vivemos num mundo globalizado de integração de culturas.

Acho que vai por aí....
 
Eu já me encontrei pessoalmente com uns fididos daqui.

O mirador foge de mim até hoje.
 
Um amigo um dia teve uma idéia que ele chamou de "encontro do silêncio".
Ninguém fala nada, ninguém doutrina e não enche o saco de ninguém.
No fim libera um tempo pra todos trocarem idéias e fazer um social e acabou.
 
Um amigo um dia teve uma idéia que ele chamou de "encontro do silêncio".
Ninguém fala nada, ninguém doutrina e não enche o saco de ninguém.
No fim libera um tempo pra todos trocarem idéias e fazer um social e acabou.

Concordo com isso, respeitar e apreciar o silêncio em algum lugar apropriado seria uma boa pedida! com os Mágicos claro...
 
Eu estava pensando nisso outro dia. Não precisaria ser necessariamente um culto, para não ficar com aquela nóia paranóica de religião, mas sim uma convenção ou reunião dos mushlovers em um local pré-determinado (nada de raves hein :cuidado:) para discutir cultivos e valores e fazer umas aventuras juntos. Com cogumelos, é claro. :rolleyes:

Eu sempre viajo no encontro anual do CM HAUHUAHUHA, os discursos e a farra que seria, e os grupinhos que iam se formar aHUAHUHA os abraços e as congratulaçoes!e sim, os petiscos do buffet, eu mesmo gostaria de ficar na parte da cozinha!
 
Eu sempre viajo no encontro anual do CM HAUHUAHUHA, os discursos e a farra que seria, e os grupinhos que iam se formar aHUAHUHA os abraços e as congratulaçoes!e sim, os petiscos do buffet, eu mesmo gostaria de ficar na parte da cozinha!
somos dois cozinheiros entao.
adoro fazer salgadinhos pra festa.
 
Hoje em dia é facil idealizar uma religião e pôr em pratica. Podemos colocar em pratica um certo lugar, como exemplo, uma chacara e constituir um regimento de culto e emitir carteira de ligação dos membros com a religião, tudo de fachada, tipo andar na lei da sociedade moderna, sem ir contra as regras impostas.

Para os políticos um nova religião dos cogumelos dentro das regras, mais para os membros nada como uma reunião de grupo, sem dogma.

Tudo isso não passa de uma idéia para pratica, nada impossivel.
 
podia fazer outro fundo de doaçoes igual ao que ja existe pra manter o site só que pra fincanciar a compra de terreno e construiçao da Sede CM ou o Templo Cogumelo. hehe
isso sim seria prático
 
podia fazer outro fundo de doaçoes igual ao que ja existe pra manter o site só que pra fincanciar a compra de terreno e construiçao da Sede CM ou o Templo Cogumelo. hehe
isso sim seria prático

Contrução? não aí fica meio nada a ver. a sede seria no meio da selva! hhahaha
 
podia fazer outro fundo de doaçoes igual ao que ja existe pra manter o site só que pra fincanciar a compra de terreno e construiçao da Sede CM ou o Templo Cogumelo. hehe
isso sim seria prático


Ia levar duzentos anos.

Quem sabe nossos ta-tata-tata-ranetos?
 
vc subestima a posiçao financeira de alguns membros...

e os egipcios nao levaram trocentos anos pra construir Gisé? então...
 
Back
Top