Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Início da jornada

Diário de cultivo completo.
Olá, gente boa!
Primeiramente, desculpem se estiver postando no lugar errado.

Tem muito tempo que venho sentindo uma vontade de descobrir mais sobre a vida, sobre o mundo que me rodeia, sobre mim mesmo. Depois de 6 anos com uma rotina que me absorvia toda energia entre estudos, estágios, trabalho, bolsas de pesquisa, cheguei ao fim da minha graduação. Agora quero dedicar esse tempo e energia nessa jornada de autoconhecimento.
Logo nas primeiras leituras, quando buscava informações sobre meditação, caí em alguns textos que falavam sobre substâncias psicoativas, sobre cactus, sementes, plantas, e os fungos. Não demorou pra eu cair aqui no CM. Já li muita coisa aqui, aprendi muito e, mesmo sem nunca ter usado nada, nunca ter cultivado nada, sentia uma alegria em ver todo o pessoal aqui se ajudando nessa jornada.
Resolvi ler mais sobre algumas das substâncias das quais ouvi falar na minhas primeiras leituras, e os cogus me chamaram a atenção desde o início. Muito por me parecer o mais viável para que eu mesmo pudesse produzir o que procuro e também por que sempre simpatizei com esses "carinhas de chapéu".

Pois bem!
Li bastante, fiz um pedido de esporos em um banco indicado aqui (que está a caminho), e estou começando a preparar meu material. Como não tenho pressa (até porque não julgo estar preparado para a experiência ainda), vou me preparando espiritualmente e psicologicamente, e preparando também o material que preciso para o cultivo.

Resolvi começar com uma Glovebox por já ter um organizador de plástico dando sopa aqui.
Pois bem, segue as fotos da bixinha. Aceito críticas e sugestões.

Como a tampa dele não é transparente, fiz de cabeça pra baixo mesmo. A tampa servirá como "base". Não fica 100% vedado, temo q seja um problema.
Na entrada entre os canos de PVC e a parede da caixa vou colar com silicone ou cola quente.
IMG_20150702_195852046_HDR.jpg IMG_20150702_195903041_HDR.jpg IMG_20150702_214651962.jpg IMG_20150702_214705194.jpg IMG_20150702_214716594.jpg

Final de semana vou dar um jeito de iniciar o projeto do terrário. Mas estou com alguns dilemas (R$) em função da temperatura. Aqui no sul o inverno castiga. Mas já tenho algumas possibilidades.
Vou postando conforme for montado o material.

Abraços!

Última edição:
Ontem Preparei uma seringa da strain B+. Como estava fazendo sozinho não quis perder tempo tirando fotos.
Como não achei o tal lysol em lugar nenhum, coloquei Pinhosol num borrifador. Limpei bem a glovebox. Deixei secar. E limpei item por item e fui colocando dentro da GB.
Raspei 1/4 de carimbo num potinho de exames. Puxei água direto do copinho de água mineral (coloquei duas camadas de micropore sobre o lacre metalico e fiz o furo nesse ponto, não entendi pq isso, mas li que alguns fazem, então...). Jorrei a água no potinho com os esporos, suguei e jorrei mais alumas vezes até perceber que ficou mais homogêneo.
Envolvi a seringa em papel alumínio e mandei pra geladeira.

Lição do dia:
É uma mer#@ manusear as coisas com aquelas luvas :huh:

Ontem Preparei uma seringa da strain B+. Como estava fazendo sozinho não quis perder tempo tirando fotos.
Ótimo! Está no caminho certo, assepsia em primeiro lugar. Nada de dar uma de Neymar e tirar selfie com o carimbo. :D

Como não achei o tal lysol em lugar nenhum, coloquei Pinhosol num borrifador.
Lysol há para vender em forma líquida e spray aerossol também. Procure por "Lysoform". Mas eu prefiro usar água sanitária diluída a 10%, também num borrifador.

(coloquei duas camadas de micropore sobre o lacre metalico e fiz o furo nesse ponto, não entendi pq isso, mas li que alguns fazem, então...).
Para reforçar o alumínio do copinho, afim de não rasgar. Assim não se faz um furo maior do que o necessário, não permitindo entrada de qualquer contaminante e mantendo limpa a água que vai ser sugada para a seringa.

+2 pontos, 1 por fazer direito e 1 por seguir as dicas mesmo sem entender, e não querer inventar moda :D

Lição do dia:
Faz parte... Mas fazendo as seringas assim, você aprende também outras duas coisas:
1) Quem faz direito, faz uma vez só;
2) Com o mesmo pote e mesma água, você poderia ter feito logo uma meia dúzia de seringas ;)

Obrigado pelos comentários Salaam`aleik!

Lysol há para vender em forma líquida e spray aerossol também. Procure por "Lysoform".
Tentei por esse outro nome, mas só achei em poucos sites da internet, e a maioria deles apontando como "esgotado" no estoque. Nos supermercados daqui, mesmo os maiores, não se encontra esse produto nem similares.

Com o mesmo pote e mesma água, você poderia ter feito logo uma meia dúzia de seringas
Resolvi fazer uma só justamente por ainda não ter achado o tal Lysol. Quis guardar os carimbos pra, caso desse errado, eu ter outra chance de fazer com o produto correto. Mas se me diz água sanitária também serve, já facilita bastante.

Outra coisa bem complicadinha de achar foi a vermiculita. Bah, caminhei a tarde inteira no centro atrás disso (depois de vasculhar a internet). Quando entrei numa loja e o atendente disse que tinha dei pulo de alegria, e quando ele falou que era barato quase abracei o cara. :roflmao:

Quem faz direito, faz uma vez só
Assim espero. Mas vou te dizer que estou preparado pra frustração caso não consiga de primeira. Sou persistente e não tenho pressa. :D

Fala raça!
Depois de um tempo sumido venho compartilhar o andamento do processo.

Fiz a inoculação de 3 copos no dia 12/7, tal como manda o guia d Tupy.
Minha incubadora é uma caixa de isopor (com paredes bem espessas, quase 5cm) forrada com papel alumínio pra evitar a passagem de luz. Dentro coloquei uma garrafa de água com um aquecedor de aquário regulado para manter 29/30ºC pra manter a temperatura estável. Aqui a temperatura tem sido bem baixa nos últimos dias, em torno de 15ºC. Dentro da incubadora não sei dizer ao certo pois não tenho termômetro, mas penso estar uns 28ºC ou 27ºC.

Algumas imagens...
Copo 1:
82373-2d736227aa4b2a4e9d65d83c988bbf84.jpg 82372-19db4be51d74284795165a9c48218545.jpg

Este desde o início do aparecimento do micélio percebi uns pontinho escuros no copo. Não sei se é só o substrato ou algum tipo de contaminação. Acompanhei desde o início e não apresentou nenhum aumento. A única coisa é que o micélio desse copo parece ser o mais atrasado.

Copo 2:
82371-70bd5371a5bdbde0013f2a4ab9dceda5.jpg 82370-d80840145891c9dac84f58f330fba28c.jpg

Copo 3:
82367-10025f5e70b70c8811ecdb877eed7005.jpg 82368-1862022d005147fd55ad1aa4bb24173e.jpg

Sei que esse tipo de copo dificulta o acompanhamento visual da evolução... mas tinha gastado um dinheiro com os outros utensílios e a grana ficou curta.

Anexos

• IMG_20150729_200110359.jpg
    IMG_20150729_200110359.jpg
    54.8 KB · Visualizações: 37
  • IMG_20150729_200136436.jpg
    IMG_20150729_200136436.jpg
    52 KB · Visualizações: 40
  • IMG_20150729_200207165.jpg
    IMG_20150729_200207165.jpg
    60.4 KB · Visualizações: 40
  • IMG_20150729_200225231.jpg
    IMG_20150729_200225231.jpg
    58.3 KB · Visualizações: 40
  • IMG_20150729_200241821.jpg
    IMG_20150729_200241821.jpg
    57.2 KB · Visualizações: 39
  • IMG_20150729_200326227.jpg
    IMG_20150729_200326227.jpg
    58.8 KB · Visualizações: 39
  • IMG_20150729_200414440.jpg
    IMG_20150729_200414440.jpg
    57.7 KB · Visualizações: 40
Última edição:
Provavelmente o pontinho não é nada, mas pode ser um belo ponto verde, mascarado pelo azul do copo. A cor dos copos, como você já sabe, realmente não facilita... Então você só vai ter certeza quando abrir.

Mas desconsiderando a cor, por enquanto parece tudo certo. Espere colonizar 100%, e veja quando for aniversariar.

Bom dia, minha gente!
Por motivos de força maior tive que viajar uns dias e outros me dedicar a outras tarefas e meus amigos cogumelos ficaram um pouco de lado. Com isso, não consegui dar a devida atenção ao processo e muito menos ir registrando por aqui.

Aniversariei os bolos no dia 16/08. 2 deles fiz um dunk cold de 12hs e outros 2 mandei direto pro terrário (pra ver se dá alguma diferença muito significativa) .

Meu terrário é uma caixa de isopor com duas aberturas na parte mais inferior da parede cobertas com filtro de café. Coloquei um aquecedor de aquário em uma garrafa com uns 700 ml de água. No fundo do terrário uma camada de argila expandida e água. Para as trocas gasosas estou usando um compressor de aquário desses pequenos. A tampa superior da caixa foi substituída por uma tampa de vidro. Como aqui os dias não tem feito muito sol, coloco uma lampada de luz branca incidindo direto no terrário durante umas 11 - 12hs por dia.

Agora as dúvidas:
Um dos bolos não estava completamente colonizado. Só consegui ver isso depois que já tinha tirado do copo. Não tive tempo de pesquisar exatamente o que fazer nessa situação (já tinha lido em alguns relatos que o pessoal costuma fazer um casing, isso?). Na impossibilidade de sentar e pesquisar exatamente o que fazer na situação. Mandei pro terrário igual. Devia ter uma parte correspondente a uns 15% ainda não colonizado.

A outra dúvida é em relação ao aspecto dos bolos. Eles apresentam uma "penugem". Olhando por fotos nunca sei o que pode ser cobweb e o que é "normal".
Se puderem opinar. Peço desculpas pela qualidade das fotos, não consegui nem fazer isso com a câmera direitinho, fiz 3 fotos com o celular rapidinho.

No mais. Torcendo pra que dê certo. Se não der, é rever os processos e tentar de novo.

Abraços fraternos.

Anexos

• IMG_20150820_172422988.jpg
    IMG_20150820_172422988.jpg
    92 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20150820_172633848.jpg
    IMG_20150820_172633848.jpg
    89.6 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20150820_172637888.jpg
    IMG_20150820_172637888.jpg
    61.8 KB · Visualizações: 53
Um dos bolos não estava completamente colonizado. Só consegui ver isso depois que já tinha tirado do copo. Não tive tempo de pesquisar exatamente o que fazer nessa situação (já tinha lido em alguns relatos que o pessoal costuma fazer um casing, isso?). Na impossibilidade de sentar e pesquisar exatamente o que fazer na situação. Mandei pro terrário igual. Devia ter uma parte correspondente a uns 15% ainda não colonizado.

Provavelmente esse bolo não totalmente colonizado vai contaminar.

Cuidado para não espalhar contaminantes para os outros bolos.

Os bolos parecem normais. Essa vermiculita está úmida, como deve ser?

Provavelmente esse bolo não totalmente colonizado vai contaminar.

Cuidado para não espalhar contaminantes para os outros bolos.

O melhor seria tirar logo esse bolo do terrário? Pensei em colocar ele separado em um terrário de PET e ver no que dá. Não vai ter o aquecedor como dentro do terrário. Aqui tem feito entre 15 e 21°C. Será que vinga?

Os bolos parecem normais. Essa vermiculita está úmida, como deve ser?

Umedeci com spray, mas não muito. Li no glossário que podia umedecer ou deixar que isso acontecesse com a umidade ambiente, então imaginei que deve ser pouca umidade. Agora fiquei na dúvida se tenho que umedecer mais.

O melhor seria tirar logo esse bolo do terrário? Pensei em colocar ele separado em um terrário de PET e ver no que dá. Não vai ter o aquecedor como dentro do terrário. Aqui tem feito entre 15 e 21°C. Será que vinga?

Acho melhor isolá-lo sim. Mesmo nessa faixa de temperatura citada o bolo vai frutificar, se a contaminação não liquidar com ele. E é uma boa idéia retirar a parte não colonizada, se você conseguir identificá-la.

E cuidado com esse aquecedor no terrário. As temperaturas no sul/sudeste estão em elevação.

Agora fiquei na dúvida se tenho que umedecer mais.

Deixe bem úmida, mas não encharcada a ponto de ter água visível.

Acho melhor isolá-lo sim. Mesmo nessa faixa de temperatura citada o bolo vai frutificar, se a contaminação não liquidar com ele. E é uma boa idéia retirar a parte não colonizada, se você conseguir identificá-la.

Vou tentar identificar a parte não colonizada e isolar esse carinha assim que chegar em casa.

E cuidado com esse aquecedor no terrário. As temperaturas no sul/sudeste estão em elevação.
Não tinha me preocupado com o aquecedor no terrário pq ele tem termostato. Deixei ele regulado nos 22/23°C. Mas tenho muito receio de não ter um termômetro pra saber como estão as coisas lá dentro. Será que pode estar quente demais, mesmo com o termostato desligando o aquecimento?

Deixe bem úmida, mas não encharcada a ponto de ter água visível.
Vou Fazer isso assim que chegar. E tentar fazer fotos melhores.

Obrigado, Ecuador!

Será que pode estar quente demais, mesmo com o termostato desligando o aquecimento?

Depende da qualidade do equipamento, e se está funcionando direito.

Depende da qualidade do equipamento, e se está funcionando direito.

Nesse cultivo talvez não consiga. Mas pro próximo pretendo estar com um termo-higrômetro.

Tenho que dizer que até agora tudo tem sido agradável e gratificante. Não tenho pressa em obter "resultados". O processo de acompanhar e cuidar do cogus já tem sido terapêutico pra mim.
Obrigado por proporcionarem isso!

Buenas, minha gente!

Volto a postar depois de um período sem tempo para escrever (mas sempre dando uma lida básica nas informações por aqui).

Fiz a colheita no final de semana do dia 16/08. Seguem algumas fotos:
IMG_20150827_213400497_HDR.jpg IMG_20150827_213422471_HDR.jpg IMG_20150827_213446425_HDR.jpg IMG_20150827_220814338_HDR.jpg

Depois de tirar todos os cogus e os pequenos abortos, coloquei os bolos em potinhos individuais com água e deixei na geladeira por 24h. Nesse meio tempos dei uma limpada no terrário e no dia seguinte mandei os bolos de volta pra lá.

Acontece que logo após a colheita notei uma mudança de coloração no bolo. Pensei que pudesse ser em função de ali ter sido a "base" de algum cogumelo e quando o colhi mudou a coloração. Mas na dúvida removi a parte escura antes de colocar o bolo de volta no terrário. Desde então, parece tudo saudável. Nenhuma mudança de cor de lá pra cá. Mas de qualquer forma, seguem fotos para opinarem.
IMG_20150827_222729844_HDR.jpg IMG_20150827_222728018.jpg IMG_20150827_222735091_HDR.jpg IMG_20150827_222714920_HDR.jpg

Comprei 1Kg de Sílica e coloquei um pouco junto com os cogumelos em um vidro de conserva (desses de rosca que tem um anel de borracha na parte interna da tampa), com medo da ineficiência da vedação coloquei uma luva de borracha "emborcada" na tampa do pote também. Desde lá está na geladeira, alguns grãos da sílica mudaram de coloração nos primeiros dias. Mas depois que os cogus ficaram bem secos não notei mudança na coloração da sílica, então presumo que a vedação do pote está suficiente para impedir a entrada de umidade.

Como sou marinheiro de primeira viagem, gostaria de perguntar se a aparência deles está ok (eles são tão mais bonitos frescos hahaha).
IMG_20150902_173524478.jpg IMG_20150902_173616566.jpg
(uma com flash e outra sem :fotos:)

Hoje chegou a mini balança de precisão que comprei na internet, paguei R$20,00 e mais R$20,00 do frete, então não sei até onde dá pra confiar nela.
Essa quantidade de cogus secos da foto somou 7,2g na balança.

Minha última pergunta por enquanto...
IMG_20150827_225825142.jpg IMG_20150827_225924717.jpg
Esses cogus pequenos interromperam o crescimento com menos de 1cm, são bem pequenos meeesmo. Gostaria de saber se são aptos para consumo ou se é melhor descarta-los (até pq é uma quantidade bemmm pequena).

No mais. Peço desculpas pelo tamanho do post.

Abraços fraternos

Última edição:
Esses pequenininhos aí são os famosos abortos, amigão. Não sei se faz mal consumir, mas pelo que eu vi a galera costuma descartar.

Mas na dúvida removi a parte escura antes de colocar o bolo de volta no terrário.
Não precisava ter removido. Esta coloração pode ser proveniente da falta de água nos bolos, o dunk da conta disso pois reidrata o bolo.
Algum impacto pode ter causado esta coloração também.

Como sou marinheiro de primeira viagem, gostaria de perguntar se a aparência deles está ok
Tudo certo e lindo. :)

Esses cogus pequenos interromperam o crescimento com menos de 1cm, são bem pequenos meeesmo. Gostaria de saber se são aptos para consumo ou se é melhor descarta-los (até pq é uma quantidade bemmm pequena).
São abortos! Pode ingerir sem problemas. Alguns dizem ser bem potentes. :alien:

Parabéns pelo cultivo. :blackalien:

Mas depois que os cogus ficaram bem secos não notei mudança na coloração da sílica, então presumo que a vedação do pote está suficiente para impedir a entrada de umidade.

Olha, eu tenho um pote vedado que comprei numa loja aí, bem pequeno, que é onde faço o fim da secagem (após o túnel de vento, até ficarem crack´n´dr). Já vão mais de 2 meses que o uso, coloco cogumelos ali, e até agora sequer deu sinal de mudança de cor na sílica. Então, se tiver bem vedado, você seca algumas centenas de gramas sem precisar reciclar a sílica.

Como sou marinheiro de primeira viagem, gostaria de perguntar se a aparência deles está ok

:)

Hoje chegou a mini balança de precisão que comprei na internet, paguei R$20,00 e mais R$20,00 do frete, então não sei até onde dá pra confiar nela.

Para fins de cogumelo, está ótima, com certeza. Normalmente o erro dessas balanças é de +- 0,3 gramas. Teria mais influência na pesagem dos secos, mas se você deixar ela bem estável e der um tempo pra ela aquecer (1 min e 30 segundos, normalmente), a pesagem fica mais confiável.

Esses cogus pequenos interromperam o crescimento com menos de 1cm, são bem pequenos meeesmo. Gostaria de saber se são aptos para consumo ou se é melhor descarta-los (até pq é uma quantidade bemmm pequena)

Manda ver. Pins são um pouquinho mais potentes que cogumelos, dizem.

No mais. Peço desculpas pelo tamanho do post.

Não peça :).

Como não achei o tal lysol em lugar nenhum, coloquei Pinhosol num borrifador. Limpei bem a glovebox. Deixei secar. E limpei item por item e fui colocando dentro da GB.
Raspei 1/4 de carimbo num potinho de exames. Puxei água direto do copinho de água mineral (coloquei duas camadas de micropore sobre o lacre metalico e fiz o furo nesse ponto, não entendi pq isso, mas li que alguns fazem, então...). Jorrei a água no potinho com os esporos, suguei e jorrei mais alumas vezes até perceber que ficou mais homogêneo.
Envolvi a seringa em papel alumínio e mandei pra geladeira.

Lição do dia:
Eu tb me bati muito na hora do manuseio, to vendo se tem para vender luvas mais fina e vou dar um jeito de fixar a GB quando for usar boa sorte amigo.

Última edição por um moderador:
Eu tb me bati muito na hora do manuseio, to vendo se tem para vender luvas mais fina e vou dar um jeito de fixar a GB quando for usar boa sorte amigo.
Eu tive a mesma dificuldade, mas coloquei a mesa que estava a gb do lado de uma parede e apoiei na parede se precisava forçar pra alcançar algo. Quando fiz o casing, já estava com mais pratica, mas tive que gerenciar mais o espaço, e um amigo (após se higienizar também) me deu uma força segurando algumas vezes a gb, mas com o tempo a gente pega a prática tranquilo ;)

Back