Boa tarde CM, me chamo Eugênio e estes são os resultados da minha segunda caçada. É a primeira vez que posto algo no site e queria saber se este espécime que eu encontrei em um pasto "perto" de casa é um cubensis. Creio que sim, já que li bastante antes de perguntar. Porém, posso ter deixado algo passar... Enfim, preciso da ajuda de vocês, membros.
Uma dúvida: se eu coletar os
esporos posso comer ou fazer um chá com o píleo e a
estipe depois? No momento estou conservando-o na geladeira, afinal o encontrei a algumas horas apenas. Mandei uma carta pra Pró-Fungos, mas acho que foi extraviada. Li também que é uma grande missão dominar esporos selvagens em um cultivo, mas aceitaria tal missão. O que acham que devo fazer?
Habitat: Estrume de ruminantes. Crescendo no canto do esterco, tinha mais um pequeno crescendo ao lado. Estrume encontrado no meio do capim.
Lâminas (Lamelas, Gills): 2- Adnexas
Estipe (Talo, Stem): 3- Volva, 11 cm de comprimento, 3 cm de diâmetro, cor " creme "
Píleo (Chapéu, Cap): 10- Umbonado, 9cm de diâmetro, cor " creme" com o topo do chapéu amarelo bem claro.
Cor do carimbo de esporos: Ainda não retirei o píleo. Queria saber se é Cubensis, já que gostaria de come-lo caso fosse o dito cujo.
Mudança de cor na fissura (
azulamento ou outra): Houve um azulamento, porém um azul meio esverdeado.
Local: Palmas- Tocantins.