Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Germinando os KSSS

Diário de cultivo problemático.
Salve a todos!

"É isso aí CM,seguindo com a arte"!


Strain: Thai koh Samui Super Strain
Substrato: Arroz da terra e alpiste,(obs:grãos inteiros e pré-cozidos)
Meio de cultura: seringa de esporos (hidratada 24 hs)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Inoculção
Dia 07 /03 - foram inoculados 5 copos,5 dias depois surgimento de micélio.

Depois de dois dias da germinação notei o micélio um tanto lento...resolvi colocar os filtros de café e no dia seguinte ja notei a diferença no desenvolvimento.


100_2579.JPG100_2581.JPG

Dia 13 /03 - foram inoculados 7 copos,4 dias depois surgimento de micélio.
Obs:1 copo por raspagem de esporos,feito por um pedaço de um carimbo de Orissa india(duvidoso)


Os oito copos até o momento so com alumínio.

100_2601.JPG100_2598.JPG

Incubadora com temperatura ambiente de 27° e 28°
100_2613.JPG

Bom é isso pessoal,no decorrer do cultivo vo postando as atualizações! :)
100_2585.JPG100_2603.JPG
 
Mortandello, nao existem regras pra cultivo de cogumelos, nem o paul stamets eh tao inflexivel como vc ta sendo cara, verticilium eh comum ate em cultivos comercias de larga escala onde os subtratos sao tratados por meios quimicos e tudo, nao eh por causa de um case bem feito que o verti some, e sim uma boa assepsia mesmo, de todo o material, e tambem uma boa areacao do terrario, ou seja, entrada e troca de ar pelo menos 4 vezes a cada hora.
Pra isso, basta vc trocar o que antes era o lugar da saida de ar do seu terrario por um cooler recoberto com filtro de la acrilica, soprando pra dentro dentro dos intervalos de tempo que vc determinar e achar necessario(o meu eu liguei a um timer), o resto do tempo o cooler funcionara como saida de ar pra o ar que entra da bomba de aquario. Dessa forma vc vai ter pressao positiva dentro do terrario e areacao, foi assim que me livrei do verticilium. Pra bolos pfs corre o risco maior de contaminar ou secar, isso funciona melhor com cases. E nao confundamos aqui o substrato bulk(esterilizado), que precisa sim ser totalmente colonizado, com a camada de case(pasteurizada), que nao precisa ser totalmente colonizada e serve extamente como mantenedora da umidade, provedora de nutrientes e bacterias que ajudam a pinagem e protetora do micelio.
vou repetir pra voce o que eu falei a mais de 5 anos atras:
O brasil eh um pais de dimensoes continentais.
Nem eu, nem o PAUL STAMETS nem a maria Sabina tem como prever as condicoes de cultivo em uma area tao extensa.
O que o mauricio faz, da certo por causa da realidade de cultivo dele, que ele PRIMEIRAMENTE seguiu o manual a risca, obteve seus proprios esporos (ja mais habituados ao clima e condicoes dele de cultivo - que convenhamos, eh uma estufa para cogumelos praticamente.) e ENTAO partiu para o experimentalismo.
O que eu fiz foi o mesmo.
Eu errei 3 cultivos TEIMANDO em nao seguir apenas uma tecnica comprovada (PF funciona em qualquer lugar do mundo pois exige um terrario com capacidade de manter os parametros basicos do cultivo, e TAMBEM por proporcionar um ambiente mais esteril do que um balde por exemplo).
Quando eu comecei a seguir o pf papai e mamae, eu comecei a produzir meus cogumelos e consequentemente meus carimbos.
Nao estou sendo inflexivel, estou dando uns toques pra que voces nao percam tempo nem judiem do micelio (QUE NAO EH SEU ESCRAVO).
 
Proponho o empate.
 
vou repetir pra voce o que eu falei a mais de 5 anos atras:
O brasil eh um pais de dimensoes continentais.
Nem eu, nem o PAUL STAMETS nem a maria Sabina tem como prever as condicoes de cultivo em uma area tao extensa.
O que o mauricio faz, da certo por causa da realidade de cultivo dele, que ele PRIMEIRAMENTE seguiu o manual a risca, obteve seus proprios esporos (ja mais habituados ao clima e condicoes dele de cultivo - que convenhamos, eh uma estufa para cogumelos praticamente.) e ENTAO partiu para o experimentalismo.
O que eu fiz foi o mesmo.
Eu errei 3 cultivos TEIMANDO em nao seguir apenas uma tecnica comprovada (PF funciona em qualquer lugar do mundo pois exige um terrario com capacidade de manter os parametros basicos do cultivo, e TAMBEM por proporcionar um ambiente mais esteril do que um balde por exemplo).
Quando eu comecei a seguir o pf papai e mamae, eu comecei a produzir meus cogumelos e consequentemente meus carimbos.
Nao estou sendo inflexivel, estou dando uns toques pra que voces nao percam tempo nem judiem do micelio (QUE NAO EH SEU ESCRAVO).

Motan, eu ja fiz do jeito que vc diz, ja fiz do jeito do mauricio, e ja fiz de jeito que ninguem fez e funcionou sem muitas diferenças na qualidade/quantidade dos frutos, teve diferenças apenas na velocidade de pinagem.
E cara, sinceramente, esse seu tom de professor é muito arrogante, converse como igual, todos aqui ja cultivaram cogumelos, carimbaram etc.. vc nao inventou essas técnicas, nem eu, somos aprendizes amadores e a experimentaçao é uma coisa boa sempre.

Proponho o empate.

Mas nao eh uma competicao.
 
Última edição por um moderador:
Motan, eu ja fiz do jeito que vc diz, ja fiz do jeito do mauricio, e ja fiz de jeito que ninguem fez e funcionou sem muitas diferenças na qualidade/quantidade dos frutos, teve diferenças apenas na velocidade de pinagem.
E cara, sinceramente, esse seu tom de professor é muito arrogante, converse como igual, todos aqui ja cultivaram cogumelos, carimbaram etc.. vc nao inventou essas técnicas, nem eu, somos aprendizes amadores e a experimentaçao é uma coisa boa sempre.
se o toque nao serve pra voce, apenas ignore-o.
 
Ainda tão nesse lenga lenga vamos deixar o cultivo do kleber, so o tempo vai dizer no desenrrolar do cultivo
vão fazer algo mais produtivo como assistir desenho:)
 
E nem só em competições e amistosos ocorrem vitórias, derrotas e empates.


Complementando, ou outro resultado qualquer.

Um abraço aos que estão discutindo.
 
Galera, se for continuar com essa discussão acho melhor abrir um novo tópico e deixar o diário de cultivo do kleber continuar ;)

[]s


Concordo.

Já está atrasado.
 
Salve a todos!

No pequeno casing que estava no terrário eu notei o surgimento de um grande duende verde no meio dele,retirei ele do terrário e coloquei o segundo casing maior que estava incubando...

Esse casing esta a três dias no terrário,apesar de sempre eu estar especionando o terrário notei hoje pela manhã formigas saindo de dentro dele e passando por uma pequena brexa da tampa,o casing estava TOMADO de furmigas:eek:h: :mad: ,retirei elas mas mesmo assim noto um cheiro azedo no casing,pra ser sincero não vejo mas esperanças de frutificação nele.

Infelismente dou por encerrado o diário!:(
 
Sinto muito!
Mas não desanime, já me dei mal com contaminações e problemas também, eu e muitos outros!

Força ai!

Abraço!
 
Poxa, que pena. :cry:

Na próxima não deixe de corrigir o pH. O micélio poderia até se estabilizar um dia no meio ácido, mas há competidores que preferem meio ácido, então os cubes acabam perdendo vantagem.

Outra dica ao fazer o casing, deixe colonizando em temperatura ambiente. Tampa com com papel alumínio ou plástico filme, faz alguns furos e deixa em algum lugar com um pouco de circulação de ar. Por experiência própria, deixar o casing na incubadora, ou bloquear a circulação de ar, ajuda na proliferação de bactérias anaeróbicas (fermentação).

Positividades no próximo cultivo! :)
 
Tente fazer um outdoor com ele, kleber.

Quem sabe não produz alguns cogumelos assim?

É isso aí, farei isso!
Poxa, que pena. :cry:

Na próxima não deixe de corrigir o pH. O micélio poderia até se estabilizar um dia no meio ácido, mas há competidores que preferem meio ácido, então os cubes acabam perdendo vantagem.

Outra dica ao fazer o casing, deixe colonizando em temperatura ambiente. Tampa com com papel alumínio ou plástico filme, faz alguns furos e deixa em algum lugar com um pouco de circulação de ar. Por experiência própria, deixar o casing na incubadora, ou bloquear a circulação de ar, ajuda na proliferação de bactérias anaeróbicas (fermentação).

Positividades no próximo cultivo! :)

Fiz extamente isso:
Montei o casing corrijindo o PH e enbrulhei ele em papel filme,fechei com a tampa,enbrulhei mas uma vez no papel filme, coloquei dentro de um saco e coloquei pra incubar em temperatra ambiente 27° a 28°.
Tento eu descobrir se o forte cheiro azedo do segundo casing se deu as formigas ou a azedura do própio grão de arroz.
 
Tento eu descobrir se o forte cheiro azedo do segundo casing se deu as formigas ou a azedura do própio grão de arroz.

É, há casos que mesmo procedendo "corretamente", acabam fermentando. Recentemente perdi um bulk do cuba. No meu caso, acho que foi má pasteurização. Ainda não estabilizei minha técnica de pasteurização, então toda vez fico inventando algo. :ROFLMAO:
 
É, há casos que mesmo procedendo "corretamente", acabam fermentando. Recentemente perdi um bulk do cuba. No meu caso, acho que foi má pasteurização. Ainda não estabilizei minha técnica de pasteurização, então toda vez fico inventando algo. :ROFLMAO:

Eu tb sempre invento alguma coisa nova (para pasteurizar)!:ROFLMAO:
 
Na proxima tenha mais cuidado, observe com atenção antrada e saida de oxigenação.
ou pode se torna entrada de incetos ou formigas.
 
Salve Klebão!

Devo dizer, que para fins ditádicamente científicos, faltaram fotos!! Dos problemas, das condições de cultivo, etc.
Falo por mim quando digo que quero ver os erros, o que você fez para lidar com eles etc... (fiquei imaginando como era o duende verde!!! kkk)
Mas aí! Tamo junto!
Sobrou esporo de TKSSS? Starta logo nem que seja um PF!!! rsrsrs

Os seus substratos colonizaram 100X mais rápido que os meus!! Na temperatura de incubação e ingredientes do substrato, acho que você acertou... (Analisando isoladamente o processo de colonização, processo do qual no meu ainda nem saí!) Acho que o erro do cultivo veio de como fez e onde alocou o terrário!

Continuo acompanhando...
 
Salve Klebão!

Devo dizer, que para fins ditádicamente científicos, faltaram fotos!! Dos problemas, das condições de cultivo, etc.
Falo por mim quando digo que quero ver os erros, o que você fez para lidar com eles etc... (fiquei imaginando como era o duende verde!!! kkk)
Mas aí! Tamo junto!
Sobrou esporo de TKSSS? Starta logo nem que seja um PF!!! rsrsrs

Os seus substratos colonizaram 100X mais rápido que os meus!! Na temperatura de incubação e ingredientes do substrato, acho que você acertou... (Analisando isoladamente o processo de colonização, processo do qual no meu ainda nem saí!) Acho que o erro do cultivo veio de como fez e onde alocou o terrário!

Continuo acompanhando...

johndoe
Não passei os detalhes por falta de tempo,mas vamos aí,quando o duende verde apareceu eu o retirei com uma colher esterelisada e coloquei o casing dentro de um saco plastico por dois dias pra obsevar o desenvolvemento da contaminação...ou seja, se nesses dois dias ela não se manifestasse eu acho que eu teria conseguido ter removido ela com sucesso!,mas não foi bem assim,nesses dois dias o duende verde tomou conta do casing de ponta a cabeça.

O terrário estava no quarto onde sempre o coloco,o problema não foi o lugar e sim a pequena brecha da tampa do terrário onde se ocasionou a porta de entrada das formigas infasoras...creio eu.

Esse diário se deu por encerrado, logo mas um novo início e a manifestação!
 
Back
Top