Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Germinando os KSSS

Diário de cultivo problemático.
Salve a todos!

"É isso aí CM,seguindo com a arte"!


Strain: Thai koh Samui Super Strain
Substrato: Arroz da terra e alpiste,(obs:grãos inteiros e pré-cozidos)
Meio de cultura: seringa de esporos (hidratada 24 hs)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Inoculção
Dia 07 /03 - foram inoculados 5 copos,5 dias depois surgimento de micélio.

Depois de dois dias da germinação notei o micélio um tanto lento...resolvi colocar os filtros de café e no dia seguinte ja notei a diferença no desenvolvimento.


100_2579.JPG100_2581.JPG

Dia 13 /03 - foram inoculados 7 copos,4 dias depois surgimento de micélio.
Obs:1 copo por raspagem de esporos,feito por um pedaço de um carimbo de Orissa india(duvidoso)


Os oito copos até o momento so com alumínio.

100_2601.JPG100_2598.JPG

Incubadora com temperatura ambiente de 27° e 28°
100_2613.JPG

Bom é isso pessoal,no decorrer do cultivo vo postando as atualizações! :)
100_2585.JPG100_2603.JPG
 
Eu não estou disendo que voçê esta errado!
Dependendo da strain que eu cultivo eu sempre consegui uma produção boa e demorada com esses casing's,acho que por isso que ate hoje so faço assim.
 
Esse são os Brazilians de Cosmik né... maravilha;)

O flush deles so vem assim,de multidão:ROFLMAO:... diferentes dos ksss que so saem no máximo alguns cogumelos,mas bem parrudinhos. hehe
 
Eu sempre fiz meus cases mais ou menos como o kleber faz. a diferença é que tanto já deixei colonizar toda a superfície (o que leva cerca de dez dias) como também deixei só uns 4 dias e mandei pro terrário. algumas strains continuam colonizando o substrato mesmo no terrário. Os resultados sempre foram bons, até mesmo no último cultivo indoor do fim do ano passado, de Mazatapec, esses cases eu deixei apenas 4 dias de incubaçao e não colonizou toda a superficie nem levou camada seca de vermi, o que aliás não é obrigatório, e pinou toda a superfície, flushs rendendo 100 gramas ou mais a cada case. a maioria dos cases pinaram até o 4o fluxo, quando eu geralmente mando pro out, o jarrinho das plantas de manjericão, aí vem os grandões..
Enfim, há várias técnicas, várias maneiras, cada cultivador vai aprendendo e se adptando ao clima de onde vive e às strains. o pó de coco faz o mesmo trabalho da vermi quando usado pra camadas de case, pode ser fino ou bem natural, como buchas, fica muito bom tb.
 
vou dar um exemplo: bilhoes de moscas comem merda, por isso merda deve ser uma delicia?
3 ou 4 relatos dizerem que funciona fazer errado, nao tornam um metodo erroneo correto.
 
Eu sempre fiz meus cases mais ou menos como o kleber faz. a diferença é que tanto já deixei colonizar toda a superfície (o que leva cerca de dez dias) como também deixei só uns 4 dias e mandei pro terrário. algumas strains continuam colonizando o substrato mesmo no terrário. Os resultados sempre foram bons, até mesmo no último cultivo indoor do fim do ano passado, de Mazatapec, esses cases eu deixei apenas 4 dias de incubaçao e não colonizou toda a superficie nem levou camada seca de vermi, o que aliás não é obrigatório, e pinou toda a superfície, flushs rendendo 100 gramas ou mais a cada case. a maioria dos cases pinaram até o 4o fluxo, quando eu geralmente mando pro out, o jarrinho das plantas de manjericão, aí vem os grandões..
Enfim, há várias técnicas, várias maneiras, cada cultivador vai aprendendo e se adptando ao clima de onde vive e às strains. o pó de coco faz o mesmo trabalho da vermi quando usado pra camadas de case, pode ser fino ou bem natural, como buchas, fica muito bom tb.

Eu to contigo arcaico, há vários métodos. Várias boas maneiras de se cultivar.
 
vou dar um exemplo: bilhoes de moscas comem merda, por isso merda deve ser uma delicia?
3 ou 4 relatos dizerem que funciona fazer errado, nao tornam um metodo erroneo correto.

Vou dar outro exemplo,

existem milhoes de receitas de diferentes tipos de comidas que se você segue ao pé da letra certo que vao ser MUITO boas, mas isso nao quer dizer que você nao consiga fazer uma otima comida sem seguir essa receita ao pé da letra.
 
entao voces insistem que nao precisa esperar colonizar totalmente o substrato misturado ao spawn?
eu nao vou mudar meu jeito de cultivar por isso, mas nunca ACHO nada, so falo com certeza absoluta - e so comento cultivos pra ajudar o FUNGO, nem penso no cultivador e nas manias deles.
 
entao voces insistem que nao precisa esperar colonizar totalmente o substrato misturado ao spawn?
eu nao vou mudar meu jeito de cultivar por isso, mas nunca ACHO nada, so falo com certeza absoluta - e so comento cultivos pra ajudar o FUNGO, nem penso no cultivador e nas manias deles.

:rolleyes: eu sabia que vc ia se morder todo tio(antes de ver tua resposta ja sabia que vc ia reclamar kk), nao te tiro a razao e acho importante a base conceitual de cultivos, mas apesar eu usar muita receita ao pe da letra tambem, ja tive muito sucessos cultivando minhas culturas "do meu jeito", entenda isso tio, nao precisa se exaltar ;)
 
:rolleyes: eu sabia que vc ia se morder todo tio(antes de ver tua resposta ja sabia que vc ia reclamar kk), nao te tiro a razao e acho importante a base conceitual de cultivos, mas apesar eu usar muita receita ao pe da letra tambem, ja tive muito sucessos cultivando minhas culturas "do meu jeito", entenda isso tio, nao precisa se exaltar ;)
isso nao eh a cozinha maravilhosa de ofelia, nao sao receitas sao metodos/tecnicas e procedimentos, que devem ser seguidos a risca para se obter um certo resultado.
amadorismo nao eh o mesmo que experimentalismo.
primeiro passo de um cultivo:
ESCOLHER UMA TECNICA QUE CAIBA EM SUA REALIDADE PRODUTIVA.
so ae o cara procura esporos.
nao vamos misturar mais as coisas.
(foi dificil estabelecer alguns parametros de cultivo aqui no brasil que criassem essa realidade de cultivo e compartilhamento de esporos de qualidade, defendo-a com unhas e dentes para nao voltarmos a idade das cavernas.)
 
Por favo pessoal existem varios meios de frutificação não vamo perde tanto tempo com uma coisa tão clara
ja dizia o papai Stament o micelio existe varias facetas de sobrevivencia e um organismo muito inteligente
sabe oq tamos fazendo e qual nossa intenção so basta o ferecer o clima favoravel.
 
isso nao eh a cozinha maravilhosa de ofelia, nao sao receitas sao metodos/tecnicas e procedimentos, que devem ser seguidos a risca para se obter um certo resultado.
amadorismo nao eh o mesmo que experimentalismo.
primeiro passo de um cultivo:
ESCOLHER UMA TECNICA QUE CAIBA EM SUA REALIDADE PRODUTIVA.
so ae o cara procura esporos.
nao vamos misturar mais as coisas.
(foi dificil estabelecer alguns parametros de cultivo aqui no brasil que criassem essa realidade de cultivo e compartilhamento de esporos de qualidade, defendo-a com unhas e dentes para nao voltarmos a idade das cavernas.)

nao exagere as coisas papai, ESCOLHER UMA TECNICA QUE CAIBA EM SUA REALIDADE PRODUTIVA chama-se SENSO COMUM, e nao receitas seguidas ao pe daletra..

OUTRA coisa é você ter uma opiniao diferente da minha, ou nao aceitar nenhuma critica por que você tem certeza de TUDO. Ai ja é um tema que nao vai entrar em linha de discussao aqui...

Mais uma vez, nao se exalte papai.
 
entao voces insistem que nao precisa esperar colonizar totalmente o substrato misturado ao spawn?
eu nao vou mudar meu jeito de cultivar por isso, mas nunca ACHO nada, so falo com certeza absoluta - e so comento cultivos pra ajudar o FUNGO, nem penso no cultivador e nas manias deles.


Mortan,se liga na história
Eu defendo aquela forma que eu fiz por experiência própia cara,ja tive vários cultivos com flushes lindos e bastante demorados,produção boa mesmo.Como também ja fiz dessa sua forma que voçê citou.

Ninguem falou que não precisa colonizar todo substrato pra ser certo, pelo contrário,dessa forma que voçê falou é uma ótima forma de conseguir mas massa micelial para fortalecer o cultivo.
Mas não diga que dessa forma que voçê falou é 100% correta,o própio MAURICIO tem uns 4 cultivos montando o casing e jogando direto no terrário e com isso tendo flushes lindos ,ou seja,não deixa de ser um excelente cultivo.
 
tem diferencas do cultivo recreativo e o cultivo produtivo:
o recreativo: bullks/casings funcao primaria - produzir cogumelos para consumo.
produtivo: produzir cogumelos para carimbo.
se misturar as coisas eu PRE-VEJO outra EPIDEMIA de verticillium spp (vc ja tava aqui e lembra Insider )
 
É a epidemia de 2007 foi forte mesmo, a cada 5 cultivos 3 apresentavam verticillium... e tambem quando cultivei em 2010 esse bixo me enxeu mais o saco que duende verde...
E fiquei com mais medo de cultivos recreativos depois dos relatos de caganeiras verticilianas do Mortandello :ROFLMAO:
 
M
tem diferencas do cultivo recreativo e o cultivo produtivo:
o recreativo: bullks/casings funcao primaria - produzir cogumelos para consumo.
produtivo: produzir cogumelos para carimboInsider )
Primaria? pronto minha intenção é essa,cogumelos para consumo:)

Não pensei ainda em abrir uma segunda prófungos:love::LOL: ,mas to louco pra enviar uns carimbos pra lá.
 
M

Primaria? pronto minha intenção é essa,cogumelos para consumo:)

Não pensei ainda em abrir uma segunda prófungos:love::LOL: ,mas to louco pra enviar uns carimbos pra lá.
a profungos nao precisa que cada cultivador responda com 10 carimbos.
quem pega 2 devolver um ja ajudaria muito.
mas 99% das pessoas toda vez que cultivam pedem e nao mandam de volta - e a profungos deixa de ser um RING pra ser um fornecedor de esporos.
nesse modelo, nao difere nada de e-shopps, a nao ser pela qualidade.
por isso insisto para que tecnicas sejamseguidas a risca - para que pelo menos cada cultivador obtenha 2 carimbos - um pra si proprio outro para devolver ao seu "fornecedor".
 
Se todos nos de descemos as mãos, quem sacaria as armas?!

Sabem de quem é a frase né,não critiquem por favor!:p
 
Mortandello, nao existem regras pra cultivo de cogumelos, nem o paul stamets eh tao inflexivel como vc ta sendo cara, verticilium eh comum ate em cultivos comercias de larga escala onde os subtratos sao tratados por meios quimicos e tudo, nao eh por causa de um case bem feito que o verti some, e sim uma boa assepsia mesmo, de todo o material, e tambem uma boa areacao do terrario, ou seja, entrada e troca de ar pelo menos 4 vezes a cada hora.
Pra isso, basta vc trocar o que antes era o lugar da saida de ar do seu terrario por um cooler recoberto com filtro de la acrilica, soprando pra dentro dentro dos intervalos de tempo que vc determinar e achar necessario(o meu eu liguei a um timer), o resto do tempo o cooler funcionara como saida de ar pra o ar que entra da bomba de aquario. Dessa forma vc vai ter pressao positiva dentro do terrario e areacao, foi assim que me livrei do verticilium. Pra bolos pfs corre o risco maior de contaminar ou secar, isso funciona melhor com cases. E nao confundamos aqui o substrato bulk(esterilizado), que precisa sim ser totalmente colonizado, com a camada de case(pasteurizada), que nao precisa ser totalmente colonizada e serve extamente como mantenedora da umidade, provedora de nutrientes e bacterias que ajudam a pinagem e protetora do micelio.
 
Back
Top