Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Geral do Morta 2- starring -desperTHAI e PesaCuca

Diário de cultivo completo.
Resumo de cultivo

Raça:Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador,Pesa - micelio clonado em papelao e seringa multi esporos
Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste - primavera , 22-36 graus no vake do tietê centro-oeste
Substrato:varios, descritos em observaçoes
Tipo e tempo de esterilização:PP comum em todos PESA e tri-tek nos THAI
Origem dos esporos:variadas
Tipo de inoculação:spawn de papelao em quadrados de 1x1 aprox., multi esporos, micelio isolado-clonado em meio liquido e injetado atraves de seringa
Data da inoculação:variadas anotadas abaixo em observaçoes
Data da germinação:
conferidas após 5 dias todas haviam germinado
Temperatura de incubação:29 constantes
Data da colonização total:
  • THAI(tc,td)= 13 dias afogados dia 16/10 as 15:30 até as 17h do dia 17/10
  • THAI(ta,tb)= 16 dias - cortados ao meio e levados novamenta a incubadora dia 19/10 (train-casing- vide observaçoes)
  • THAI(T1) = 16 dias, - ver detalhes em Observaçoes
Data do aniversário:
  • THAI(tc,td)= 17/10 - 18:00 h - metodo - Empilhamento
Bomba: 60 l hora MASTER para troca de ar 24h ligada
Parâmetros do terrário:temp media 26 graus, variando até 28 por causa do calor.
Tipo de frutificação:
  • THAI(tc,td)=Emplihamento
  • THAI(ta,tb)=Train casing
Data da formação de primórdias:**
Data do aparecimento de pins:**
Data da maturação do primeiro fluxo:**
Outros fluxos:**

- 2
- 3
- 4
- ......
Método de conservação:
Colheita bruta:
Colheita liquida:
Carimbos:
Data de encerramento:
Contaminações e problemas:
Observações:

Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador - cultura em agar- isolamento em papelao .
2 bolos(ta,tb) + 2 copos (tc,td)+ potao invitro total(t1)

2 bolos (ta, tb)= micelio clonado em papelao, recortado em cubo e depois " enfiado" diretamente no centro do bolo, em ambiente controlado(glovebox). (3/10/06)
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )
teste de tek - Empilhamento para frutificaçao. pretendo frutificar um bolo em cima do outro por problema de espaço horizontal. tenho um terrario com 90 cms de altura por 25 de largura. se der certo BINGO! pro alto e avante!
* Cortei os bolos dia 19/10 ao meio verticalmente, para montar um TRAIN CASING. tecnica que consiste em formar trens com os bolos cortados ao meio, e depois cobrir os mesmos com uma fina camada de pó de coco+café+calcareo.

2 copos (tc, td)= micelio clonado em papelao e depois desprendido do mesmo em cultura liquida, inoculado em 3/10/06
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )

Potao invitro total(t1) - micelio clonado em papelao, depois desprendido em meio liquido , inoculado 5/10/06
Quirera enxarcada no café + vermiculita + cremogema
16 dias até colonizaçao total no escuro. apos isso foi apenas tirado da incubadora para proximo a uma janela. mantenho o vidro selado ddesdo inicio do processo.
Pesa -
2 copos(Pa, Pb)

1 copo - (PA) - micelio vivo em papelao clone do ultimo cogumelo do BOLO1 do cultivo coletivo by morta
substrato utilizado:
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

1 copo(b) 1 seringa de 1 cc de esporos by morta PESA
substrato utilizado :Cremofécomtudodentro -
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

cultura em papelão na ultima foto = a ultima placa de papelao com micelios do cultivo coletivo do morta - pote 1 higlander. vou re-produzir mais placas a partir dessa.
100_1934.jpg100_1935.jpg100_1936.jpg100_1940.jpg100_1943.jpg100_1946.jpg100_1949.jpg100_1950.jpg
 
mesmo sem comentarios de ninguem eu sigo postando fotos.
vou começar a fazer altas cagadas pra ver se alguem presta atençao! :)
100_2085.jpg100_2087.jpg100_2088.jpg100_2090.jpg
 
Seu cultivo dispensa comentários cara, olhe esse pin set maravilhoso!!

Parabéns, que cresçam bastante!! :pos: :pos:

E ve se dá ar pros meninos não abortarem hein!
 
Que comentários poderiam ser feitos?

"Que maravilhoso é observar a coroa de pins se formando, ao mesmo tempo em que um micélio se encontra com outro?"

As fotos já falam por si só.

Morta, eu que estou no meu primeiro cultivo me explica ai, como você fez esse terrário, me pareceu bem simples e fácil.

Tenho um potão de plástico de medidas semelhantes.

Em relação ao seu set:

Você apenas colocou o bolo em um daqueles pratinhos de vasos e o mesmo dentro do terrário?

Nota-se a bombinha de ar, mas como foi feito?

Existe um pote com água dentro?

Como faz para medir ela? Abre o terrário e coloca o termômetro lá dentro?

Como você faz para subir ou baixar a temperatura?

E para medir a umidade? No tato?

Desculpa tantas perguntas tolas :p:.
 
Kliphos disse:
Que comentários poderiam ser feitos?

"Que maravilhoso é observar a coroa de pins se formando, ao mesmo tempo em que um micélio se encontra com outro?"

As fotos já falam por si só.

Morta, eu que estou no meu primeiro cultivo me explica ai, como você fez esse terrário, me pareceu bem simples e fácil.

Tenho um potão de plástico de medidas semelhantes.

Em relação ao seu set:

  1. Você apenas colocou o bolo em um daqueles pratinhos de vasos e o mesmo dentro do terrário?
  2. Nota-se a bombinha de ar, mas como foi feito?
  3. Existe um pote com água dentro?
  4. Como faz para medir ela? Abre o terrário e coloca o termômetro lá dentro?
  5. Como você faz para subir ou baixar a temperatura?
  6. E para medir a umidade? No tato?
Desculpa tantas perguntas tolas :p:.
1- sim, coloquei um pouco de fibra de coco umidecida em agua+ café sem adoçar.
2-eu montei a maquina da chuva by morta usando uma pet e um borbulhador de aquario.
3- sim, eh uma pet com 2 litros de agua aprox.
4- sim deixo um termometro o dia todo dentro.
5- rezo... pra baixar coloco gelitos de salmoura dentro pra subir nao subo .
6- sim no " olho" se está condensando agua no vidro é pq tá ok, se nao está é porque a umidade está baixa.

algumas fotos pra atualizar, (aproveitando qeu semana que vem eu nao estarei com CAM :( )
100_2093.jpg100_2094.jpg100_2096.jpg100_2101.jpg100_2103.jpg
 
Já li em alguém lugar do fórum sobre sua 'maquina da chuva', mas pesquisando agora, não encontrei nada diretamente relacionada.

Existe algum post detalhando a construção desse aparato? Interessei-me em conhecê-lo!
 
kliphos éh muito simples essa maquina! éh uma garrafa de 2l com um aquecedor de aquario dentro e um mangueira d borbulhador de aquario com uma pedra porosa na ponta! nada de segredo! axo q o unico segredo seria a potencia do aquecedor, mais isto vai variar com a temperatura local de cada um! AXO!

E morta, Que venham os pin´s!! Minhas vibrações positivas aí pra q eles venham com tuudooo! :pos: o bolo tah lindooww! hum hum hum uhm!
abraços!
 
toda galera ae na maior expectativa !!! Nao deixe de POstar Novas fotos desse cultivo

GOODD VIBESS
GOODD VIBESS
GOODD VIBESS
GOODD VIBESS
GOODD VIBESS
 
ae morta, pins crescendo e aparecendo =]

logo mais vc vai estar afogado em fungos...

as MELHORES vibes pro seu cultivo, velho
 
valeu valeu!!
até q enfim alguiem comentou alguma coisa, EU NAO DISPENSO comentarios nao, tou passando por um problemao de umidade... anda muito baixa aqui na regiao ... qq q eu faço hein?
 
Um amigo de um amigo disse para Aproveitar que já pinou e que está frio pra ligar um pouco o aquecedor a noite, ele disse que talvez funcione.

Perguntou també,m se Outra bomba está fora de cogitação?

Disse que Argila expandida ajuda também, pode não parecer, mas ajuda.
 
psilocibec disse:
Aproveita que já pinou e que está frio pra ligar um pouco o aquecedor a noite, talvez funcione.

Outra bomba está fora de cogitação?

Argila expandida ajuda também, pode não parecer, mas ajuda.

argila eu nao curto nao psilo.
sei lah acho elas muito sujas por natureza.tem gente que usa com sucesso, como você..
estou injetando 60 litrosde ar/hora dentro da pet, vou colocar o aquecedor novamente e fazer o teste.
só nao havia ligado ainda porque eu estou com mais 4 bolos no terrario que nao pinaram ainda! aiaiaiaiai!
fico com medo de ficar borrifando tanta agua assim viu!

:confused::confused::confused::confused::confused:
 
Um amigo de um amigo Acha mais seguro colocar a argila do que borrifar água toda hora, uma coisa suja se passar por um bom processo (e nem precisa ser tão bom, ela não é nutritiva) de limpeza fica limpa, não se esqueça que as pessoas usam BOSTA pra cultivar cogus e que um dia ela também já foi bem suja, ele disse para não deixar suas crianças com sede por causa de um preconceito bobo.


Ele disse que A oxigenação continua também diminui a umidade, a oxigenação do seu terrario é feita apenas pela bomba né? Se for ele não ve como diminuir a oxigenação para aumentar a umidade, disse que tem que ir para outro ponto.

Você não tem inalador velho na sua casa?? Ele disse ser muito bom hahaha
 
morta, to com uma bomba de 90 l/h e tá se dando muito bem no meu cultivo, tudo bem molhadinho cara... quem sabe uma bomba mais não te ajude ?
 
Os Muleke sao dengoso - PARARAM.. :DHÃ HÃ PARARARAM... HÃ! HÃ...
Olha rapaz eles tao aparecendo!!
tem felicidade maior??
100_2115.jpg100_2111.jpg100_2110.jpg100_2108.jpg100_2107.jpg100_2106.jpg100_2105.jpg100_2104.jpg
 
meu irmao agora vai que vaiiiii, mortaa a argila é boa sim cara, mas tenque lava-la bem antes, ela é bem suja mesmo, lavo ela bastante no tanque, depois deixo com agua sanitaria, lavo bem que mal tem ehhehe fica massa sim cara vale a pena tentar, apesar que ta do caramba até agora!
da ki pra frente só alegria :D
mais pins formations e crescinutre neles!
 
US MULEKE TAO DENGOSO! PA PA...
ehhehe
funk 24h no ouvido deles, vai sair uns thai cabuloso!!
100_2124.jpg100_2126.jpg100_2128.jpg100_2131.jpg100_2133.jpg
 
Definitivamente o funk no ouvido dos cogumelos nao é uma boa idéia.
ontem de tarde ao tirar umas fotos da torre 1 (tb, tc) eu notei uma lesão negra bem no meio de uma chapuleta.

Pensei - acho que eh umidade demais. Errado novamente só fui verificar os bolos hoje as 13 h.
Totalmente contaminado, inclusive os frutos todos perfurados por uma baba preta.
Discartei os cogumelos e os dois bolos eu enterrei na minha pilha de compostagem.
Estou apanhando dos thai, apanhando FEIO.
Resolvi discartar os bolos pois perto dos PESA eles estavam MUITO amarelados.
Com um aspecto feio mesmo.
Ainda tenho 4 bolos de thai que eu tenho esperança de frutificar e conseguir material saudável pra clonar.
100_2134.jpg100_2136.jpg100_2137.jpg100_2143.jpg100_2144.jpg100_2146.jpg
 
Frutificação muito bonita, pena ter contaminado :(

Estou mandando umas super fenix vibes pra eles renascerem das cinzas e colonizarem a sua composteira!
 
eh.. dei uma olhada na compostageem hj e tava uma bola verde em cima do lugar onde enterrei o bolo.
descanse em paz torre thai.:(:(:(:(
o primeiro e o segundo bolos de thai começaram a pinar (ta,tb) vamos ver agora.
fiz a assepssia geral do terrario, tirei tudo de dentro pro meu terrario-hospital, lavei com agua quente do chuveiro, depois lavei com agua quente + cloro, lavei com CREOLINA, e por ultimo sequei ocm toalhas dde papel e limpei com alcool 92%.
tudo de volta no terrario(limpei a parte inferior dos suportes dos bolos com um papel toalha embebido em alcool).
AHH adicionei agua oxigenada ao fundo do terrario (peroxido de hidrogenio)e a agua que eu usei pra borrifar os bolos. fiz uma nevoa de agua+ agua oxigenada pra dar uma limpada maior ainda. só vou ver os resultados na segunda a tarde, entao torçam :)
 
Gostei muito dessa torre de bolos Morta. :pos:
Pra mim parece que a produçao foi muito boa!
Se nao tivesse contaminado teria dado muito certo!
Gostei!
Estou animado em fazer um PFcremogemado para o proximo cultivo.
Seus cultivos sao inspiradores!
Parabens e boa sorte pra os proximos que virao!:pos:
 
Back
Top