Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Geral do Morta 2- starring -desperTHAI e PesaCuca

Diário de cultivo completo.
Resumo de cultivo

Raça:Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador,Pesa - micelio clonado em papelao e seringa multi esporos
Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste - primavera , 22-36 graus no vake do tietê centro-oeste
Substrato:varios, descritos em observaçoes
Tipo e tempo de esterilização:PP comum em todos PESA e tri-tek nos THAI
Origem dos esporos:variadas
Tipo de inoculação:spawn de papelao em quadrados de 1x1 aprox., multi esporos, micelio isolado-clonado em meio liquido e injetado atraves de seringa
Data da inoculação:variadas anotadas abaixo em observaçoes
Data da germinação:
conferidas após 5 dias todas haviam germinado
Temperatura de incubação:29 constantes
Data da colonização total:
  • THAI(tc,td)= 13 dias afogados dia 16/10 as 15:30 até as 17h do dia 17/10
  • THAI(ta,tb)= 16 dias - cortados ao meio e levados novamenta a incubadora dia 19/10 (train-casing- vide observaçoes)
  • THAI(T1) = 16 dias, - ver detalhes em Observaçoes
Data do aniversário:
  • THAI(tc,td)= 17/10 - 18:00 h - metodo - Empilhamento
Bomba: 60 l hora MASTER para troca de ar 24h ligada
Parâmetros do terrário:temp media 26 graus, variando até 28 por causa do calor.
Tipo de frutificação:
  • THAI(tc,td)=Emplihamento
  • THAI(ta,tb)=Train casing
Data da formação de primórdias:**
Data do aparecimento de pins:**
Data da maturação do primeiro fluxo:**
Outros fluxos:**

- 2
- 3
- 4
- ......
Método de conservação:
Colheita bruta:
Colheita liquida:
Carimbos:
Data de encerramento:
Contaminações e problemas:
Observações:

Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador - cultura em agar- isolamento em papelao .
2 bolos(ta,tb) + 2 copos (tc,td)+ potao invitro total(t1)

2 bolos (ta, tb)= micelio clonado em papelao, recortado em cubo e depois " enfiado" diretamente no centro do bolo, em ambiente controlado(glovebox). (3/10/06)
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )
teste de tek - Empilhamento para frutificaçao. pretendo frutificar um bolo em cima do outro por problema de espaço horizontal. tenho um terrario com 90 cms de altura por 25 de largura. se der certo BINGO! pro alto e avante!
* Cortei os bolos dia 19/10 ao meio verticalmente, para montar um TRAIN CASING. tecnica que consiste em formar trens com os bolos cortados ao meio, e depois cobrir os mesmos com uma fina camada de pó de coco+café+calcareo.

2 copos (tc, td)= micelio clonado em papelao e depois desprendido do mesmo em cultura liquida, inoculado em 3/10/06
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )

Potao invitro total(t1) - micelio clonado em papelao, depois desprendido em meio liquido , inoculado 5/10/06
Quirera enxarcada no café + vermiculita + cremogema
16 dias até colonizaçao total no escuro. apos isso foi apenas tirado da incubadora para proximo a uma janela. mantenho o vidro selado ddesdo inicio do processo.
Pesa -
2 copos(Pa, Pb)

1 copo - (PA) - micelio vivo em papelao clone do ultimo cogumelo do BOLO1 do cultivo coletivo by morta
substrato utilizado:
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

1 copo(b) 1 seringa de 1 cc de esporos by morta PESA
substrato utilizado :Cremofécomtudodentro -
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

cultura em papelão na ultima foto = a ultima placa de papelao com micelios do cultivo coletivo do morta - pote 1 higlander. vou re-produzir mais placas a partir dessa.
100_1934.jpg100_1935.jpg100_1936.jpg100_1940.jpg100_1943.jpg100_1946.jpg100_1949.jpg100_1950.jpg
 
atualizando:
Torre pesa entrando no segundo flush apos devidamente limpa de pins e restos de cogumelos. injetei uma sringa apenas de agua em cada bolo da torre.
Thai em geral - todos os 6 bolos qeue u tinha foram quebrados em pedaços e compuseram um outdoor BEM grande. fiz um buraco de 20 centimetros de profundidade por 90 de comprimento, coloquei uma camadad e 5 cms de compostagem umida, mais 5 centimetros de vermiculita tratada com humus de minhoca. despejei os pedaços homogeneamente pelos 90 ccms de cova rasa, cobri com mais uma camada fina de vermiculita umida tratada com humus de minhoca. em cima de tudo compostagem MOIDA umida +- 5 cms.
ese cultivo de thai eu dou como encerrado, mas continuo esperando frutos para colher material para clones. o canteiro está sendo testado para no inverno abrigar Paneoulus Cyanencis.
 
Muito bom morta!!!! Seu diário é por mim considerado "Literatura Prática" para cultivadores!!! to aprendendo muito com ele!!!
E, quando eu conseguir dominar essas técnicas, tb quero fazer um canteiro, como vc um dia me ensinou!!!

Ah... e tava rindo da situação gerada com Maurício / Paresense... algo me lembrou do como era meu Ap quando morava em outra cidade com mais 4 lokos... fungos era o q mais existia na pia da cozinha!!!!! huahaua

Seria sonhar demais, se um dia no futuro pudéssemos nos encontrar (amigos do CM) pra tomar um chá legal....ficar mutcho loko, curtindo o visual!!!??

abraço a todos, paz e luz!
 
Fala morta, muito bom esse diário cara, bom mesmo. E a potência deles? São fortes mesmo? Conta pelos menos um pouquinho da trip depois pra nós ok?
 
Fala morta, muito bom esse diário cara, bom mesmo. E a potência deles? São fortes mesmo? Conta pelos menos um pouquinho da trip depois pra nós ok?
os cogumelos nao estão sendo utilizados em consumo humano. o azulamento porém tem se tornado MUITO forte. o simples fato de colher o cogumelo torna o caule PRETO de tão azul que fica. os thailandeses contaminaram, portanto achei insegura a utilizaçao dos cogumelos. Os pesa fazem parte de um certo projeto, entao estão sendo cultivados com o intuito de fornecer carimbos de esporo, e material para clonagem. Este segundo cultivo vem sendo meu pequeno " laboratorio" já que no primeiro eu evitei experimentar MUITO. as receitas utilizadas, os metodos descritos sao todos experimentais, nao siga como um manual pois se jogar na balaça até agora 80% do cultivo já foi perdido pra contaminações. serve pra vcs verem O QUE NAO FAZER em um primeiro cultivo. o diário 1 sim foi feito completo, seguindo todos conselhos aqui do pessoal do forum e dos documentos.inclusive os passos recomendados ao cultivo foram seguidos, com a ultima fase sendo a confecçao de carimbos e " libertaçao" de cogumelos em outdoor+ inoculaçao de spawn no campo.
 
Fala Mortandelo

Excelente diário. Parabéns !!!!!!

Parabéns também pelas experiencias com clonagem.
 
Grande cultivo Mortandello, curti muito essas torre de PF, ganha espaço no terrário e parece ser bem viável, vou aplica um Ctrl + C e Ctrl + V nessa sua idéia ae! Você que utilizou, aconselharia? Noix!
 
Grande cultivo Mortandello, curti muito essas torre de PF, ganha espaço no terrário e parece ser bem viável, vou aplica um Ctrl + C e Ctrl + V nessa sua idéia ae! Você que utilizou, aconselharia? Noix!
se voce tiver uma boa aeracao, e escoamento de co2 eh um otimo metodo.
so que se juntar muito co2 no terrario, a torre de baixo nao frutificara.
 
eu estava aqui discutindo (construtivamente) com o psilo, e resolvi postar umas fotos pra ilustrar a diferença entre multi-strains em um copo e o isolamente de um só micelio. vejam a competiçao num THAI-multi strain(apesar de nao ser proveniente de multi - esporos, eu clonei a partir d emicelio algoddoado, portanto a partir de vários micelios diferentes)
já o pesa foi inoculado a partir de 1 unico micelio, rizomorfico e isolado a partir d eum pedaço de chapeu que soltou um braço de micelio, e esse micelio depois foi reproduzido em varias placas de papelao, deposi colocados de volta em cultura liquida para aumentar d etamanho e soltar do papelao pra facilitar a inoculaçao.

Ehh um cabeça de cogumelo mesmo.
Que micélião. Ele gostou do papelão heim
 
Back
Top