Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Geral do Morta 2- starring -desperTHAI e PesaCuca

Diário de cultivo completo.
Resumo de cultivo

Raça:Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador,Pesa - micelio clonado em papelao e seringa multi esporos
Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste - primavera , 22-36 graus no vake do tietê centro-oeste
Substrato:varios, descritos em observaçoes
Tipo e tempo de esterilização:PP comum em todos PESA e tri-tek nos THAI
Origem dos esporos:variadas
Tipo de inoculação:spawn de papelao em quadrados de 1x1 aprox., multi esporos, micelio isolado-clonado em meio liquido e injetado atraves de seringa
Data da inoculação:variadas anotadas abaixo em observaçoes
Data da germinação:
conferidas após 5 dias todas haviam germinado
Temperatura de incubação:29 constantes
Data da colonização total:
  • THAI(tc,td)= 13 dias afogados dia 16/10 as 15:30 até as 17h do dia 17/10
  • THAI(ta,tb)= 16 dias - cortados ao meio e levados novamenta a incubadora dia 19/10 (train-casing- vide observaçoes)
  • THAI(T1) = 16 dias, - ver detalhes em Observaçoes
Data do aniversário:
  • THAI(tc,td)= 17/10 - 18:00 h - metodo - Empilhamento
Bomba: 60 l hora MASTER para troca de ar 24h ligada
Parâmetros do terrário:temp media 26 graus, variando até 28 por causa do calor.
Tipo de frutificação:
  • THAI(tc,td)=Emplihamento
  • THAI(ta,tb)=Train casing
Data da formação de primórdias:**
Data do aparecimento de pins:**
Data da maturação do primeiro fluxo:**
Outros fluxos:**

- 2
- 3
- 4
- ......
Método de conservação:
Colheita bruta:
Colheita liquida:
Carimbos:
Data de encerramento:
Contaminações e problemas:
Observações:

Thai Koh Samui -fonte carimbo de um amigo cultivador - cultura em agar- isolamento em papelao .
2 bolos(ta,tb) + 2 copos (tc,td)+ potao invitro total(t1)

2 bolos (ta, tb)= micelio clonado em papelao, recortado em cubo e depois " enfiado" diretamente no centro do bolo, em ambiente controlado(glovebox). (3/10/06)
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )
teste de tek - Empilhamento para frutificaçao. pretendo frutificar um bolo em cima do outro por problema de espaço horizontal. tenho um terrario com 90 cms de altura por 25 de largura. se der certo BINGO! pro alto e avante!
* Cortei os bolos dia 19/10 ao meio verticalmente, para montar um TRAIN CASING. tecnica que consiste em formar trens com os bolos cortados ao meio, e depois cobrir os mesmos com uma fina camada de pó de coco+café+calcareo.

2 copos (tc, td)= micelio clonado em papelao e depois desprendido do mesmo em cultura liquida, inoculado em 3/10/06
substrato utilizado: PFCremofé (patent pending :) )

Potao invitro total(t1) - micelio clonado em papelao, depois desprendido em meio liquido , inoculado 5/10/06
Quirera enxarcada no café + vermiculita + cremogema
16 dias até colonizaçao total no escuro. apos isso foi apenas tirado da incubadora para proximo a uma janela. mantenho o vidro selado ddesdo inicio do processo.
Pesa -
2 copos(Pa, Pb)

1 copo - (PA) - micelio vivo em papelao clone do ultimo cogumelo do BOLO1 do cultivo coletivo by morta
substrato utilizado:
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

1 copo(b) 1 seringa de 1 cc de esporos by morta PESA
substrato utilizado :Cremofécomtudodentro -
Cremofécomtudodentro - (esse era um teste entao utilizei pó de madeira+quirera+ o resto do cremofé que estava na geladeira)

cultura em papelão na ultima foto = a ultima placa de papelao com micelios do cultivo coletivo do morta - pote 1 higlander. vou re-produzir mais placas a partir dessa.
100_1934.jpg100_1935.jpg100_1936.jpg100_1940.jpg100_1943.jpg100_1946.jpg100_1949.jpg100_1950.jpg
 
Fala Mortandelo

Uma pena ter ocorrido contaminação.

Tenho acompanhado seu projeto com os THAI.

Vamos começar em breve um novo cultivo.
 
é morta, parece q os thai são mais rigorosos lol
mas não se preocupa não, que em breve vc vai possuí-los =]
 
como eu disse, eu apanhei mesmo. nao encontro o "erro" .
fiz tudo como manda o figurino
Tudo bem q eu exagerei no café e empilhei os bolos, mas os dois bolos controle eu fiz um com cremo PF e ou PF puro sem aditivos... ambos contaminaram.
minah esperança ainda é 1 cogumelo 100% sadio pra eu isolar novamente um micelio e tentar novamente :)
como diz vandamme: retroceder nunca- render-se jamais.
sao peças que o inimigo coloca em nosso caminho isso.
ah
vejo sinais de primordias por todos os bolos de PESA. os mininos nao tem jeito, pesa eh nota 10 como diz o madruga :)
 
Fala mano, beleza. Muito legal esse cultivo, estou bastante satisfeito com ele. To no meu segundo cultivo e vou dotar alguns parâmetros desse seu cultivo. PArabéns.
 
que belezaaa!! parabens!!! espero que tudo continue azul com bolinhas brancas, na mais perfeita...:D :D
 
Fala Mortandelo

Pelo modo que a contaminação se apresentou o que pode ter ocorrido é o seguinte:

Os fatos

1- Os bolos estavam saudáveis quando foram sacados dos potes.

2- Continuaram saudáveis no interior do terrário, por um tempo.

3- Pinaram e progrediram, por um tempo, saudáveis até surgir a contaminação.

A possível porta de acesso para a contaminação foi o dunk.

Veja assim

Os bolos, externamente, estavam 100% colonizados.

O dunk inseriu água até o miolo do bolo ainda em fase de colonização.

Por isso os bolos pinaram utilizando material saudável da camada externa.

A contaminação cresceu de dentro para fora, até alcançar a parte externa já com frutos em estágio avançado.

A água utilizada no dunk não estava estéril.

A contaminação não atingiu o substrato colonizado, porque o micélio prevalece.

O THAI é muito resistente quando instalado.

O interior do bolo que não estava 100% colonizado foi atingido.
 
Mauricio disse:
Fala Mortandelo

Pelo modo que a contaminação se apresentou o que pode ter ocorrido é o seguinte:

Os fatos

1- Os bolos estavam saudáveis quando foram sacados dos potes.

2- Continuaram saudáveis no interior do terrário, por um tempo.

3- Pinaram e progrediram, por um tempo, saudáveis até surgir a contaminação.

A possível porta de acesso para a contaminação foi o dunk.

Veja assim

Os bolos, externamente, estavam 100% colonizados.

O dunk inseriu água até o miolo do bolo ainda em fase de colonização.

Por isso os bolos pinaram utilizando material saudável da camada externa.

A contaminação cresceu de dentro para fora, até alcançar a parte externa já com frutos em estágio avançado.

A água utilizada no dunk não estava estéril.

A contaminação não atingiu o substrato colonizado, porque o micélio prevalece.

O THAI é muito resistente quando instalado.

O interior do bolo que não estava 100% colonizado foi atingido.
exato Mauricio!
a contaminaçao foi por bacterias, e nao por outro fungo, provavelmente da maneira que você descreveu. o problema é o que bolo controle(o qual eu nao fiz teste nenhum) parece estar contaminado com a mesma bacteria. os PESA que foram feitos " desleixadamente" estao saudáveis. acho que os thai nao são pra mim :) de qualquer forma os bolos que foram para outdoor estão frutifficando maravilhosamente, livre de contaminaçoes aparentes, e podem ser uma fonte de micelio sadio muito promissora. parece que o micelio criado fora de casa funciona melhor para clonagem que o "indoor". (quando coletado da parte interna do estame.).
para clonagem(na verdade re-produçao) a partir de INDOORS achei mais facil tirar um filamento do proprio bolo na hora da abertura do mesmo.
 
sim, a partir do mesmo filamento de micelio clonado em papelao. a uunica diferença foi a receita, q fiz via PF basico. a contaminaçao é a " baba preta" o cogumelo aparece fica grande e logo quando está para madurecer ele apodrece, inicialmente através de pequenas manchas pretas, depois como uma baba . o cogumelo desaparece e ainda suja meu terrario. os cogumelos outdoor nao estção tendo esse problema.

Medidas de limpezas tomadas após contaminaçao :

Isolei todos os bolos THAI , cada um em um terrario.
lavei o terrario inteiro com agua quente, depois passei CREOLINA, depois cloro + agua e por ultimo sequei com papel toalha e alcool.
em um bolo houve um inicio de contaminaçao por trichoderma, e eu omandei pra outdoor, mas logo acima do bolo apareceu uma mancha enorme de trichoderma entao retirei o material em volta e queimei tudo. os outros que foram abertos diretamente para outdoor estao frutificando maravilhosamente. os PESA (torre Pa,Pb) foram os unicos que ficaram no terrario principal frutificando LINDAmente também.
 
Esse bolo controle também foi dunkado ?

Porque se a contaminação instalou-se após o dunk então a bactéria foi transportada pela água utilizada no dunk.

Você fez o dunk com todos os bolos juntos no mesmo recipiente ?
 
Mauricio disse:
Esse bolo controle também foi dunkado ?

Porque se a contaminação instalou-se após o dunk então a bactéria foi transportada pela água utilizada no dunk.

Você fez o dunk com todos os bolos juntos no mesmo recipiente ?
nao! isso que eu achei estranho. os bolos foran dunkados dentro do proprio recipiente!
nos bolos de thai comuns, eu utilizei agua+ café.
no bolo de controle eu utilizei 2 blister(s) de agua destilada para diluir medicamentos.
utilizei a seringa somente para esse procedimento e a descartei.

Bom, eu Tenho consciencia que o problema está aqui. só queria saber AONDE eu estou errando. possivelmente a contaminaçao dos bolos/controle se deu pelo ar. visto que a bomba é comum para todos os terrarios.bem o Pessa está firme e forte. com frutos LINDOS e suculentos.
 
O procedimento foi esse:

A mistura água e café foi fervida por alguns minutos e sugada para dentro da seringa quando fervia.

Então foi deixada resfriar, só então foi injetada nos bolos.

Mesmo que a mistura estivesse estéril, vazou para a parte externa.

Molhou o bolo externamente e os açúcares contidos no café foram alvo para as bactérias.

Não foi de dentro para fora como havia pensado, foi na superfície mesmo.

Quando o ar circulou trouxe a bactéria que encontrou açúcar livre na superfície e se instalou.

Normalmente a bactéria encontraria a superfície colonizada pelo micélio e seria contida por esse, já que todo substrato estaria colonizado e seguro

Se o bolo controle contaminou após a contaminação dos primeiros, então foi via circulação do ar com contaminantes.

Injeção só com água estéril, sem aditivos.

Se usar aditivos deixe os bolos nos potes por mais alguns dias.
 
Mauricio disse:
O procedimento foi esse:

A mistura água e café foi fervida por alguns minutos e sugada para dentro da seringa quando fervia.

Então foi deixada resfriar, só então foi injetada nos bolos.

Mesmo que a mistura estivesse estéril, vazou para a parte externa.

Molhou o bolo externamente e os açúcares contidos no café foram alvo para as bactérias.

Não foi de dentro para fora como havia pensado, foi na superfície mesmo.

Quando o ar circulou trouxe a bactéria que encontrou açúcar livre na superfície e se instalou.

Normalmente a bactéria encontraria a superfície colonizada pelo micélio e seria contida por esse, já que todo substrato estaria colonizado e seguro

Se o bolo controle contaminou após a contaminação dos primeiros, então foi via circulação do ar com contaminantes.

Injeção só com água estéril, sem aditivos.

Se usar aditivos deixe os bolos nos potes por mais alguns dias.
Otima idéia. nos proximos bolos onde eu utilizar café, vou procurar deixar o bolo entre 5 e 10 dias a mais , após 100% colonizada a parte eexterna. obrigado mauricio! hhahaha
os gringos tem uma " pratical joke" no fórum deles, para com o moderador que acho que se aplica aqui, e a você :
Mauricio has seen it all . (tenho certeza que vai ter gente que vai ler isso e se rachar!
ehehe geralmente é utilizada após algum usuario do fórum deles lah comete alguma"cagada" no cultivo(como eu fiz) e o Moderador do fórum vêm e ajuda na soluçao com uma coisa SIMPLES, mas realmente eficiente :)
ehheheheh
:eek::eek::eek::eek::eek:Maurição já viu de tuuuuudo!:eek::eek::eek::eek::eek::eek:
:cool:
 
Bom, pra vocês nao pensarem que TUDO deu errado aqui, eu mando algumas fotos da TORRE PEZZA :
:)cool:)


ah - o bolo de cima foi a partir de micelio clonado, os cogumelos que sairam a partir dele tem o MESMO fenótipo. é lindo ver o mesmo cogumelo se desenvolvendo IGUAIZINHOS, a unica diferença entre eles é a ORIENTAÇAO da luz. cada um foi para o lado que se sentia mais seguro, e acho que esses prints que eu tirei irão ficar OTIMOS!:pos:
é lindo imaginar que TODO o bolo se originou do meu primeiro cultivo, a partir de um micelio isolado e clonado :) o bolo inteiro na verdade é UM cogumelo.
Somente este fato pra mim já compensa as perdas que eu tive com thai. Até agora foi EXTREMAMENTE gratificante essa experiencia de clonagem. a ponto de Eu preferir mais inoculaçao de micelio vivo e clonado que a partir de multi-esporos ou micelio algodoado re-produzido.
100_2188.jpg100_2189.jpg100_2180.jpg100_2190.jpg100_2193.jpg
 
Da teoria à prática, com fotos ilustrando.

Gratificante para todos nós, ver a técnica sugerida sendo aplicada.

São fotos para para compor a história do fórum.

Os clones já receberam nome ?

Parabéns !!!!!!
 
Ah! obrigado chefe!!!
ahaha nome?? nao havia pensado nisso. bom como o clima do amor está no ar aqui no forum vou nomeá-los " Eu Sou Noivo da Débora"
eu sei que o nome é estranho MAAAAS... quem escolhe sou eu mesmo :)

(se eu nao desse esse nome acho q a patroa iria me matar !!!!)

agora voltando ao assunto tecnica: acho que sou até "chato" demais com procedimentos.
Apesar de ser um Micologista amador, tento re-produzir em casa a limpeza e a Rotina diária de um laboratório dentro de casa.
Proibi a entrada de pessoas calçadas dentro da casa, entrada de animais e se pudder evitar a entrada de amigos/visitas no meu escritorio/quarto/laboratório.
Ah o amigo parasense, criador de trichoderma, eu at´pe proibi de me TELEFONAR, de TANTA trich que aparece no AP dele :)
(fiquei envergonhado com tantos elogios Mauriçao!)
MAAS.... acho que
O Mauricio Já viu de tudo :)
Nao fui o primeiro a SEGUIR os ensinamentos do site , nao fui o primeiro a PASSAR os ensinamentos, e Nao serei o ULTIMO. :)
só duvido que apareça um micologo MAIS louco q eu :)
 
Proibi a entrada de pessoas calçadas dentro da casa, entrada de animais e se pudder evitar a entrada de amigos/visitas no meu escritorio/quarto/laboratório.
Ah o amigo parasense, criador de trichoderma, eu at´pe proibi de me TELEFONAR, de TANTA trich que aparece no AP dele



Aqui em casa ninguém entra calçado também.

É muita sujeira na sola de um calçado.

O terrário está sobre a mesa da sala, quem entra vê.

Ninguém até hoje perguntou o que é.

O terrário transitava do meu quarto para a varanda antes da refrigeração.

Agora ganhou a mesa da sala.

E morta pega leve com parasense, criador de trichoderma.

Coloque na entrada do escritório/quarto/laboratório uma carcaça de geladeira com solução de hipoclorito de sódio e mergulhe ele (parasense) 2 ou 3 vezes antes de entrar.
 
Hahahah
é mauricio unico jeito mesmo.
pra vc ter uma idéia , no dia em que eu fui ajudá-lo com a montagem do bullk a gente tomou um copo de suco de laranja (azedo) cada um. como estava muito azedo eu tomei meio somente. deixei em cima da mesa da casa dele naquele dia. quando a colheita dos pesa foi feita(20 dias depois) eu retornei a casa do saudosissimo parará. pois bem o copo ainda estava no mesmo local, mas INTEIRAMENTE verde. a trichoderma BEBEU o suco todo que restou e ainda fez uma BOLA gigante dentro do copo. acredito que a esta altura(45 dias) ela deva ter tomado conta da mesa da sala do parará.
espero que ele perceba a tempo, pois acho que ela vai ocupar a sala toda da casa dele em breve.
(o papo da latinha de coca do Rock in rio 92 nao é mentira. a latinha parece que caiu ali e ali existiu. pode conferir que a lata é de LATA e nao aluminio :) )
 
Back
Top