Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutificação Lateral

mago_guerreiro

Hifa
Cadastrado
04/11/2013
13
17
39
Cavalheiros,
estou curioso em relação ao meu cultivo, tentanto etender porque os pins surgiram apenas nas laterais. A strain é camboja, colonizou no milho e o casing é com pô de côco e vermiculita. Usei umas embalagens plásticas transparentes, depois que vi os pins laterais removi o material e coloquei diretamente na tampa pra permitir o crescimento lateral. Para iluminação estou usando uma lâmpada 15W.

Eu estava borrifando água todos os dias sobre o case, será que afoguei? Em geral isso representa muita ou pouca água?
Fiz uma alteração agora no terrário pra tentar manter a humidade: coloquei um dos injetores de ar dentro da água (pote com o termostato) e fiz um furo no pote.

Obrigado!
 

Anexos

  • DSC07701.JPG
    DSC07701.JPG
    84 KB · Visualizações: 26
  • DSC07698.JPG
    DSC07698.JPG
    167.4 KB · Visualizações: 29
Upvote 0
Upvote 0
Amigo entendi que é importante vedar a entrada de luz nas laterais. O que me impressiona é que apareceu apenas UM pin no meio. Gostaria de saber se pode ter outro fator envolvido no processo.


Por algum motivo, que eu pelo menos não sei qual é, a pinagem geralmente tende a se concentrar onde, ou perto de onde, tem ângulos, ou bordas. Não ficou claro para mim se é uma característica geral da espécie ou de algumas strains.

Tem até uma técnica para aproveitar isso: https://teonanacatl.org/wiki/bordeando/

Bons estudos.
 
Upvote 0
Quando acabar esse flush de uma limpeza boa no bolo, coloque no recipiente novamente e de um dunk.
Cubra o recipiente por baixo e pelos lados com papel aluminio e passe fita adesiva pelos lados.

Nao borrife agua em cima dos bolos. Isso pode ate destruir a sensiveis hifas e evitar a formacao de pins. O casing ja tem uma umidade ideal de pinagem (afinal eh pra isso que se faz casing) se o ambiente estiver ao redor dos 90% de umidade os pins aparecerao em cima.:)

Quando meu bolo perde muito volume eu coloco po de coco pausterizado nas laterais pra ficar escuro e evitar a formacao de pins.

Boa sorte!
 
Upvote 0
Como o pessoal falou, a pinagem pode acontecer nas laterais por causa da luz. Também pode ser um fator em relação à umidade do substrato e da mistura em geral. A umidade tende a se concentrar nas bordas, o que pode ser visualizado quando em um casing ou em um bulk os frutos aparecem nas laterais, nos últimos flushes.

Siga as dicas do pessoal e fique atento à umidade. :)
 
Upvote 0
Os meus pinaram no meio.......e são exatamente do mesmo carimbo!!!

Só lembrando que 'ser do mesmo carimbo' não implica em nada.
 
Upvote 0
Só lembrando que 'ser do mesmo carimbo' não implica em nada.


Acho que implica em maior possibilidade de semelhanças genéticas.

Pelo menos se é do MESMO carimbo realmente, quer dizer, alguém fez um carimbo e dois cultivadores retiraram esporos para suas culturas do mesmo.
 
Upvote 0
Acho que implica em maior possibilidade de semelhanças genéticas.

Pelo menos se é do MESMO carimbo realmente, quer dizer, alguém fez um carimbo e dois cultivadores retiraram esporos para suas culturas do mesmo.

sim, claro, mas me referia quer ser do mesmo carimbo não significa que iria pinar também somente pelas laterais.

Os meus pinaram no meio.......e são exatamente do mesmo carimbo!!!
 
Upvote 0
sim, claro, mas me referia quer ser do mesmo carimbo não significa que iria pinar também somente pelas laterais.


Ah, sim. Por aí podemos ver que há outras variáveis influenciando. Várias condições de cultivo devem estar envolvidas.
 
Upvote 0
Acho que aquele conceito de bordeamento poderia explicar! Pois os recipientes de casing são bem diferentes.....!!!
Agora seria interessante comparar a produtividade!!!
 
Upvote 0
Onde está o casing?

O casing não pode ser colonizado completamente, caso contrário, ele se torna inútil. Pra mim você tem um problema de umidade/microclima. Pra dar um "up", tente usar um artifício como perlite ou argila expandida dentro da câmara. E refaça uma camada fina de casing, ele é responsável pelo microclima ideal para pinagem. Dentro de uma vasilha, o substrato vai demorar mais a secar do que exposto como está, e você precisará borrifar menos para manutenção da umidade - borrifos em cima de primórdios pode abortá-los.

Boa sorte!
 
Upvote 0
Onde está o casing?

O casing não pode ser colonizado completamente, caso contrário, ele se torna inútil. Pra mim você tem um problema de umidade/microclima. Pra dar um "up", tente usar um artifício como perlite ou argila expandida dentro da câmara. E refaça uma camada fina de casing, ele é responsável pelo microclima ideal para pinagem.

Oi Anatman, concordo que deve ser algo relativo a umidade, vou fazer algumas alterações.

Sobre o casing, deixa eu tentar entender melhor:
- quando o micélio está 100% no milho, eu quebro e adiciono uma camada superior de coco+vermiculita para fazer o casing
- deixo o pote 1 semana na incubadora para colonizar
- passo para o terrário

você está sugerindo que eu deixe menos tempo na incubadora , que pule essa etapa, ou deixe uma semana ali e no momento de passar para o terrário adicione uma fina camada?
 
Upvote 0
Colhe o lance de um casing e pesa aí....Já colhi os mesmos!!! O fato que não mencionei é que tudo foi feito exatamente com a mesma metodologia. Pois iniciamos uma comunidade fúngica incipiente na nossa região. Boa discussão mesmo!!!!!!
 
Upvote 0
Exatamente, no momento de colocar no terrário, se estiver tudo colonizado como está o seu, adicionar uma camada fina de casing pra fornecer o microclima ideal. :)

Pronto, vamos ver como evolui ...

DSC07702.JPG

Colhe o lance de um casing e pesa aí....Já colhi os mesmos!!! O fato que não mencionei é que tudo foi feito exatamente com a mesma metodologia. Pois iniciamos uma comunidade fúngica incipiente na nossa região. Boa discussão mesmo!!!!!!

O total do 1o flush (4 copos), fresco pesou 86g
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Back
Top