Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Flórida Space Coast

Diário de cultivo completo.
Bom dia amigos desta comunidade fantástica, recentemente comprei uma seringa de de um site na internet muito bom que me mandou em 3 dias :love:. Na seringa veio a seguinte descrição "Flórida Space Coast" procurei aqui no fórum e não achei nada a respeito desse "Space Coast" então estou seguindo como um cultivo de Flórida comum. Tentei organizar ao máximo texto para ajudar na compreensão dos processos e peço desculpa se fiz algo errado perante as normas do fórum.

Comecei o processo no sábado dia 14/04/2017. (Sábado)

1.Preparo:
Como eu não tinha vermiculita (está vindo pelos correios), pensei em improvisar com os materiais que tinha em casa.

1.1 - Deixei alguns grãos de milho de pipoca hidratando na água por aproximadamente 36 horas, depois fiz o seguinte processo duas vezes: lavei com água da torneira, e fervi em uma caneca por cerca de 10 minutos e lavei.
1.2 - Fervi um pouco de fibra de coco por aproximadamente 15 mim para ver se ficava mais mole para desfiar, não adiantou muito, mas eu fiz mesmo assim, após triturei um pouco de arroz integral no liquidificador e fiz uma mistura 50% arroz integral e 50% fibra de coco.

Ficaram assim antes de ir pra panela:

P_20170415_081034.jpg

1.3
- Levei tudo para a panela de pressão e fervi por aproximadamente 1:15h. Como estava com o horário meio corrido e não queria dar satisfação do que estava fazendo, deixei a panela esfriar por uns 45 mim e coloquei a panela debaixo da torneira com água escorrendo para esfriar.
1.4 - Após este procedimento, levei a panela até a tampa do forno do fogão, onde estava com o forno ligado tudo certinho, não usei luvas mas esterilizei a minha mão várias vezes e os materiais que usei com álcool 90º, lacrei os potes e deixei descasarem por aproximadamente 6h.

2.Inoculação:
Como não queria que passase muito tempo, resolvi fazer a inoculação no meu quarto msm onde eu estaria longe dos curiosos

2.1 - . Esterilizei: as seringas e a mesa onde realizei o processo, as minhas mãos e os adesivos que usei para tampar o furo da agulha.

3.Cagadas:
Estava lendo o fórum ontem e descobri que precisava agitar os grãos de milho após a inoculação, e em outros períodos.

3.1 - O miscelo estava começando a parecer, ainda meio fraco mas resolvi agitar os potes de milho mesmo assim. 17/04/2017 (ontem, segunda feira)
3.2 - O Milho cresceu bastante dentro do pote e não sobrou muito espaço pra movimentação então ela foi bem pouca.

4. Dúvidas:

4.1 - Começou a esfriar um pouco onde eu moro, as temperaturas do dia estão variando de 15 a 28ºC. Os potes estão descansando numa caixa de papelão de 50x30x50; seria bom colocar uma lampada incandescente para aumentar a temperatura?

5. Objetivos:
Não estou procurando fazer um super cultivo e produzir um monte de cogumelos, prefiro uma produção menor e mais prolongada para sempre te-los frescos para o meu consumo e trocar alguns carimbos. ;)

6. Sugestões:
Sou muito inexperiente, esta é a segunda vez que inicio um cultivo, a primeiro foi um cultivo de Pan cyan selvagem, o qual eu não fiz nem questão de iniciar um diário aqui no fórum, diante das várias críticas que li a respeito de cultivo de pans selvagens. Acabou que o cultivo deu errado por contaminação, então estou disposição 100% para este cultivo dar certo e preciso muito da opinião de vcs. :feliz:
 
Última edição:
E ai @Jonaum tudo beleza!?
Sobre essa questão da temperatura:
Começou a esfriar um pouco onde eu moro, as temperaturas do dia estão variando de 15 a 28ºC
Tenta deixar um termômetro (pode ser aqueles de mercúrio baratinhos, para aquário) só pra você ter ideia da temperatura na incubadora. Uma coisa boa é você usar um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa pet, para você escolher a temperatura no termostato dele.

Fervi um pouco de fibra de coco por aproximadamente 15 mim para ver se ficava mais mole para desfiar, não adiantou muito, mas eu fiz mesmo assim, após triturei um pouco de arroz integral no liquidificador e fiz uma mistura 50% arroz integral e 50% fibra de coco.

Eu usei uma vez a fibra, foi meio complicada, porque ela é muito volumosa, então, vou citar duas opções, uma é você comprar o pó de fibra de coco, que será muito mais prático no substrato, e outra, seria você pegar um facão :teo_ninja: e picar bem ela antes.

Sucesso ai no cultivo, e para upar as fotos, tenta arrastar a foto na hora que estiver escrevendo seu post.
 
Lâmpada incandescente acho que poderia fornecer mais calor que o necessário para o crescimento do micélio acho que um termostato seria mais viável caso a temperatura abaixe muito, entretanto não tenho muita experiência, seria melhor esperar alguém com mais experiência confirmar isso.

Boa sorte no cultivo, brother. Vou acompanhar daqui xD
 
Última edição por um moderador:
Bom dia amigos desta comunidade fantástica, recentemente comprei uma seringa de de um site na internet muito bom que me mandou em 3 dias :love:. Na seringa veio a seguinte descrição "Flórida Space Coast" procurei aqui no fórum e não achei nada a respeito desse "Space Coast" então estou seguindo como um cultivo de Flórida comum. Tentei organizar ao máximo texto para ajudar na compreensão dos processos e peço desculpa se fiz algo errado perante as normas do fórum.

Comecei o processo no sábado dia 14/04/2017. (Sábado)

1.Preparo:
Como eu não tinha vermiculita (está vindo pelos correios), pensei em improvisar com os materiais que tinha em casa.

1.1 - Deixei alguns grãos de milho de pipoca hidratando na água por aproximadamente 36 horas, depois fiz o seguinte processo duas vezes: lavei com água da torneira, e fervi em uma caneca por cerca de 10 minutos e lavei.
1.2 - Fervi um pouco de fibra de coco por aproximadamente 15 mim para ver se ficava mais mole para desfiar, não adiantou muito, mas eu fiz mesmo assim, após triturei um pouco de arroz integral no liquidificador e fiz uma mistura 50% arroz integral e 50% fibra de coco.

Ficaram assim antes de ir pra panela:

View attachment 100756

1.3
- Levei tudo para a panela de pressão e fervi por aproximadamente 1:15h. Como estava com o horário meio corrido e não queria dar satisfação do que estava fazendo, deixei a panela esfriar por uns 45 mim e coloquei a panela debaixo da torneira com água escorrendo para esfriar.
1.4 - Após este procedimento, levei a panela até a tampa do forno do fogão, onde estava com o forno ligado tudo certinho, não usei luvas mas esterilizei a minha mão várias vezes e os materiais que usei com álcool 90º, lacrei os potes e deixei descasarem por aproximadamente 6h.

2.Inoculação:
Como não queria que passase muito tempo, resolvi fazer a inoculação no meu quarto msm onde eu estaria longe dos curiosos

2.1 - . Esterilizei: as seringas e a mesa onde realizei o processo, as minhas mãos e os adesivos que usei para tampar o furo da agulha.

3.Cagadas:
Estava lendo o fórum ontem e descobri que precisava agitar os grãos de milho após a inoculação, e em outros períodos.

3.1 - O miscelo estava começando a parecer, ainda meio fraco mas resolvi agitar os potes de milho mesmo assim. 17/04/2017 (ontem, segunda feira)
3.2 - O Milho cresceu bastante dentro do pote e não sobrou muito espaço pra movimentação então ela foi bem pouca.

4. Dúvidas:

4.1 - Começou a esfriar um pouco onde eu moro, as temperaturas do dia estão variando de 15 a 28ºC. Os potes estão descansando numa caixa de papelão de 50x30x50; seria bom colocar uma lampada incandescente para aumentar a temperatura?

5. Objetivos:
Não estou procurando fazer um super cultivo e produzir um monte de cogumelos, prefiro uma produção menor e mais prolongada para sempre te-los frescos para o meu consumo e trocar alguns carimbos. ;)

6. Sugestões:
Sou muito inexperiente, esta é a segunda vez que inicio um cultivo, a primeiro foi um cultivo de Pan cyan selvagem, o qual eu não fiz nem questão de iniciar um diário aqui no fórum, diante das várias críticas que li a respeito de cultivo de pans selvagens. Acabou que o cultivo deu errado por contaminação, então estou disposição 100% para este cultivo dar certo e preciso muito da opinião de vcs. :feliz:

também estou com alguns copos de space coast encubando :D você vai notar que o crescimento é bem agressivo, o meu com 10 dias ja esta praticamente 100%.

ja cultivo esta strain a uns 2 anos, pode se preparar para colher alguns monstros de estipe enorme e chapéu espesso :p

sobre a lampada, a variação de temperatura no caso do space coast é muito boa, claro que nao em excesso, porem temperatura variando de 20 a 30ºC fortifica o micelio e da muito gás para ele crescer rapidamente, porem se a temperatura da caixa abaixar para menos de 20ºC considere colocar uma garrafa pet com agua quente dentro dela, afastada dos potes claro.
 
Última edição:
Muito obrigado a todos pelo incentivo e pela ajuda, vc's são de mais :love:.

Ontem não tive tempo de ir comprar o aquecedor, então para dar uma amenizada deixei meu quarto fechado e o computador ligado para esquentar um pouco o ambiente... mas hj dps do serviço ja vou deixar tudo certinho com o aquecedor de aquário funcionando...

Mais uma vez obrigado a todos por acompanharem e darem suporte.
 
Vou estar acompanhando seu cultivo, muita satisfação em ver minha strain favorita no fórum [edit].

Me deu ate vontade de abrir um diário kkk, se tiver tempo o farei durante a tarde.

Sucesso amigo, paz e luz.
 
Última edição por um moderador:
ja cultivo esta strain a uns 2 anos, pode se preparar para colher alguns monstros de estipe enorme e chapéu espesso :p
Fiquei pensando no tamanho dos cogumelos e pensei no terrário, estou pensando em comprar uma caixa organizadora ou um aquário de vidro, ai me surgiu a dúvida, qual a altura aproximada para caber esses monstrinhos dentro, sem ficar encostando na tampa?

Dps de já ter gastado aproximadamente uns 80 reais nesses cultivo, não acho válido continuar com meu antigo terrário de galão de água 5 litros.
 
Fiquei pensando no tamanho dos cogumelos e pensei no terrário, estou pensando em comprar uma caixa organizadora ou um aquário de vidro, ai me surgiu a dúvida, qual a altura aproximada para caber esses monstrinhos dentro, sem ficar encostando na tampa?

Dps de já ter gastado aproximadamente uns 80 reais nesses cultivo, não acho válido continuar com meu antigo terrário de galão de água 5 litros.

O galão de agua até serve, des de que eles tenham pelo menos 15cm livres para crescerem, porém eu lhe aconselho a comprar uma caixa organizadora para facilitar as coisas, de preferência as caixas de 50L assim você pode ter um controle maior sobre todo o seu terrário.

PS: Paguei 35,00 reais em uma caixa de 50L aqui em uma loja de 1,99 local. procure nessas lojas de quinquilharias, geralmente tem por um preço bom.
 
Última edição por um moderador:
Atualizando: 19/04/2017 (quarta feira)

Segui conselho dos meus queridos @Abzû

@nativespore e coloquei o aquecedor de aquário 20W na caixa onde estão meus meninos.

P_20170419_202453_LL.jpg

Tirei uma foto mais aproximada deles já que tive que mexer na caixa, estão um pouco estranhos, sei lá... acho que ainda é mt cedo e esses dias de frio não fez mt bem. :unhas:

P_20170419_201956.jpg
 
Última edição por um moderador:
Oi @Jonaum . Vi seu post de hoje, e creio que algumas coisas agora serão interessantes de observar nas fotos que você compartilhou.

Antes de qualquer coisa, legal o aquecedor, procura observar a temperatura dentro da caixa, para ter certeza que está conseguindo manter. você pode vedar a tampa da garrafa com fitas para não evaporar durante as semanas de incubação.

Só fiquei um pouco preocupado com o arroz na foto do copo do meio, pareceu que estão todos inteiros. Você triturou eles um pouco?

Dá uma conferida neste guia do @tupy, ele é bem ilustrado, mostra bem bacana como fazer um substrato bonitão para os bolinhos.

Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)
 
Última edição por um moderador:
Bom preço @nativespore da caixa organizadora, por SP não sai por menos de R$50.
Varia muito de loja para loja aqui, eu costumo pesquisar para tentar gastar o mínimo possível, já que não ganho muito...

Atualizando: 19/04/2017 (quarta feira)
Segui conselho dos meus queridos @Abzû @nativespore e coloquei o aquecedor de aquário 20W na caixa onde estão meus meninos.
View attachment 100765

Tirei uma foto mais aproximada deles já que tive que mexer na caixa, estão um pouco estranhos, sei lá... acho que ainda é mt cedo e esses dias de frio não fez mt bem. :unhas:
View attachment 100766
Pelo jeito está tudo bem, só tenho uma observação a fazer. No próximo cultivo, bata a fibra de coco no liquidificador antes de misturala ao arroz, desta forma com que você está fazendo provavelmente o arroz vai ficar humido em torno dos pedaços de fibra e seco aonde não tem, dificultando assim a colonização, não vejo problema em fazer com o arroz inteiro, mas dês de que seja pre cozido, ele cru inteiro é furada...
 
Última edição por um moderador:
@Abzû
Acabei de fechar a garrafa com adesivo e acredito que vou ter pouca perca de água pela evaporação agora, ou quase nenhuma.

P_20170419_221256.jpg

Estou um pouco preocupado pq a garra esta bem quente, mas li pela internet que para derreter uma garrafa precisa chegar a 260ºC, então acho que está OK, vou esperar até 12:40 pra poder dormir em paz kkkkkk

@nativespore
Realmente ficou muito ruim este copo, mas minha vermiculita acabou de chegar e espero que sábado eu consiga preparar outro bolo mas eficaz.
 
Última edição por um moderador:
@Abzû
Acabei de fechar a garrafa com adesivo e acredito que vou ter pouca perca de água pela evaporação agora, ou quase nenhuma.
View attachment 100769
Estou um pouco preocupado pq a garra esta bem quente, mas li pela internet que para derreter uma garrafa precisa chegar a 260ºC, então acho que está OK, vou esperar até 12:40 pra poder dormir em paz kkkkkk

@nativespore
Realmente ficou muito ruim este copo, mas minha vermiculita acabou de chegar e espero que sábado eu consiga preparar outro bolo mas eficaz.

Na realidade fibra de coco ou vermiculita pra mim nao faz diferença, ambas cumprem seu papel de manter a umidade kkkk.
 
Última edição por um moderador:
Acabei de fechar a garrafa com adesivo e acredito que vou ter pouca perca de água pela evaporação agora, ou quase nenhuma.

Não consigo ver na foto se esse aquecedor possui um termostato para você regular a temperatura desejada, ele tem?

E quando conseguir, monitora a temperatura da incubadora com um termômetro dentro da caixa de papelão (qualquer termômetro serve, até aqueles de 1.99), só pra você saber se está conseguindo os 28 a 30 graus na incubação.
 
Última edição por um moderador:
@nativespore
Concordo com vc amigo, é que essa fibra de coco volumosa que eu tenho aqui acaba dificultando o processo.

@Abzû
Na verdade não tem termostato, e estou sem o termômetro ainda... Estou meio sem grana e por hora acho que a incubadora vai ter ficar meio simples mesmo. Mas o termômetro eu vou dar um jeito de comprar hj na hora do almoço para ter esse controle.
 
Na verdade não tem termostato, e estou sem o termômetro ainda...
Pois é, perguntei pelo fato de você ter mencionado que a garrafa está super quente, achei que não tivesse mesmo, pois esses aquecedores sem termostato, ficam com a resistência ligada o tempo todo, provavelmente deve estar aquecendo muito a caixa, melhor então nem usar ele, caso você não tenha como regular a temperatura dele, pois o dano de uma temperatura excessiva é muito pior.
 
@nativespore
Concordo com vc amigo, é que essa fibra de coco volumosa que eu tenho aqui acaba dificultando o processo.

@Abzû
Na verdade não tem termostato, e estou sem o termômetro ainda... Estou meio sem grana e por hora acho que a incubadora vai ter ficar meio simples mesmo. Mas o termômetro eu vou dar um jeito de comprar hj na hora do almoço para ter esse controle.

Eu tenho a mesma aqui, apenas quebro em pedaços menores e bato no liquidificador ate virar pó. Vale a pena tentar.
 
Última edição por um moderador:
@Abzû
Acabei não deixando ele ligado a noite inteira, pois vi que estava esquentando muito a caixa... então deixei ela aberta enquanto fiquei acordado e um pouco antes de dormir eu fechei ela pra esquentar o ambiente e dps desliguei o aquecedor antes de ir dormir... hj vou tentar por a garrafa de 1 litro dentro de outra garrafa de 5 litros para diminuir a dispersão de calor do ambiente, ai com o termômetro, vou ter mais precisão pra dizer em quanto vai estabilizar a temperatura do ambiente, mas credito que de tarde terei que desligar.

@nativespore
Hmm... entendi, bom acho que sábado então vou tentar preparar um bolo pelo menos usando essa técnica de bater a fibra de coco no liquidificador, vou preparar 2 bolos com vermiculita/arroz e 1 com fibra de coco/arroz.
 
E ai meu irmão. Como vão as coisas por ai?

Estive pensando um pouco no seu cultivo.

Meio que querendo até me desculpar, é que as vezes a gente dá a nossa opinião, mas quase sempre sem ter ideia de como a coisa está rolando ai do outro lado na sua totalidade.

Falei do aquecedor pois fiquei um pouco preocupado com a sua descrição da baixa temperatura, mas agora pensando bem, vendo que você está usando um sem termostato, talvez a coisa ficou menos favorável ainda.

Quero deixar aqui minhas desculpas por qualquer equívoco ou atraso no seu cultivo. E saiba que se precisar, eu tenho carimbo de Puerto Rico que eu cultivo aqui em casa, posso abrir um post na guia compartilhando e trocando caso você tenha ficado sem nada para uma nova inoculação.

Vamos tocar esse cultivo pra frente!

Abraços.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top