Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Flórida Space Coast

Diário de cultivo completo.
Bom dia amigos desta comunidade fantástica, recentemente comprei uma seringa de de um site na internet muito bom que me mandou em 3 dias :love:. Na seringa veio a seguinte descrição "Flórida Space Coast" procurei aqui no fórum e não achei nada a respeito desse "Space Coast" então estou seguindo como um cultivo de Flórida comum. Tentei organizar ao máximo texto para ajudar na compreensão dos processos e peço desculpa se fiz algo errado perante as normas do fórum.

Comecei o processo no sábado dia 14/04/2017. (Sábado)

1.Preparo:
Como eu não tinha vermiculita (está vindo pelos correios), pensei em improvisar com os materiais que tinha em casa.

1.1 - Deixei alguns grãos de milho de pipoca hidratando na água por aproximadamente 36 horas, depois fiz o seguinte processo duas vezes: lavei com água da torneira, e fervi em uma caneca por cerca de 10 minutos e lavei.
1.2 - Fervi um pouco de fibra de coco por aproximadamente 15 mim para ver se ficava mais mole para desfiar, não adiantou muito, mas eu fiz mesmo assim, após triturei um pouco de arroz integral no liquidificador e fiz uma mistura 50% arroz integral e 50% fibra de coco.

Ficaram assim antes de ir pra panela:

P_20170415_081034.jpg

1.3
- Levei tudo para a panela de pressão e fervi por aproximadamente 1:15h. Como estava com o horário meio corrido e não queria dar satisfação do que estava fazendo, deixei a panela esfriar por uns 45 mim e coloquei a panela debaixo da torneira com água escorrendo para esfriar.
1.4 - Após este procedimento, levei a panela até a tampa do forno do fogão, onde estava com o forno ligado tudo certinho, não usei luvas mas esterilizei a minha mão várias vezes e os materiais que usei com álcool 90º, lacrei os potes e deixei descasarem por aproximadamente 6h.

2.Inoculação:
Como não queria que passase muito tempo, resolvi fazer a inoculação no meu quarto msm onde eu estaria longe dos curiosos

2.1 - . Esterilizei: as seringas e a mesa onde realizei o processo, as minhas mãos e os adesivos que usei para tampar o furo da agulha.

3.Cagadas:
Estava lendo o fórum ontem e descobri que precisava agitar os grãos de milho após a inoculação, e em outros períodos.

3.1 - O miscelo estava começando a parecer, ainda meio fraco mas resolvi agitar os potes de milho mesmo assim. 17/04/2017 (ontem, segunda feira)
3.2 - O Milho cresceu bastante dentro do pote e não sobrou muito espaço pra movimentação então ela foi bem pouca.

4. Dúvidas:

4.1 - Começou a esfriar um pouco onde eu moro, as temperaturas do dia estão variando de 15 a 28ºC. Os potes estão descansando numa caixa de papelão de 50x30x50; seria bom colocar uma lampada incandescente para aumentar a temperatura?

5. Objetivos:
Não estou procurando fazer um super cultivo e produzir um monte de cogumelos, prefiro uma produção menor e mais prolongada para sempre te-los frescos para o meu consumo e trocar alguns carimbos. ;)

6. Sugestões:
Sou muito inexperiente, esta é a segunda vez que inicio um cultivo, a primeiro foi um cultivo de Pan cyan selvagem, o qual eu não fiz nem questão de iniciar um diário aqui no fórum, diante das várias críticas que li a respeito de cultivo de pans selvagens. Acabou que o cultivo deu errado por contaminação, então estou disposição 100% para este cultivo dar certo e preciso muito da opinião de vcs. :feliz:

Última edição:
Falei do aquecedor pois fiquei um pouco preocupado com a sua descrição da baixa temperatura, mas agora pensando bem, vendo que você está usando um sem termostato, talvez a coisa ficou menos favorável ainda.

A ideia do aquecedor que o @Abzû deu foi ótima, eu utilizo o mesmo método. Coloco um aquecedor de aquário em uma garrafa de 1L com água e deixo ligado com a tampa da incubadora um pouco aberta para dispersar o calor. Antes eu mantinha ela fechada e isso fazia ela atingir os 35ºC e agora com ela aberta chega a 29ºC.

Última edição:
@Abzû
Ah fique tranquilo maninho, na vdd tive que tirar o aquecedor da incubadora esse feriado e deixei sem o feriado inteiro. Comprei o aquecedor sem termostato pois estou desenvolvendo um sistema um pouco mais complexo para o controle da temperatura, então o termostato seria um gasto desnecessário...

Só pra ter uma ideia do que está por vim:

P_20170424_071410.jpg

Estou desenvolvendo em parceria com um amigo um controlador Arduino para gerenciar temperatura entre 23 e 28 ºC, umidade, e ventilação do terrário. Como já gastei uma grana enorme, vou estabilizar a temperatura do terrário e deixar incubando dentro do terrário msm sem água, até o micélio desenvolver bem.

Sobre o andamento do cultivo:
(23/04/2017)

P_20170424_065724.jpg

Não estou entendendo essa cor de rosada no milho... o micélio parece estar bem fraco acredito que seja por causa do frio... mas estou calmo, e vou esperar o tempo necessário.

Obrigado a todos que estão acompanhando o meu cultivo.

Última edição por um moderador:
@Abzû
Ah fique tranquilo maninho, na vdd tive que tirar o aquecedor da incubadora esse feriado e deixei sem o feriado inteiro. Comprei o aquecedor sem termostato pois estou desenvolvendo um sistema um pouco mais complexo para o controle da temperatura, então o termostato seria um gasto desnecessário...

Só pra ter uma ideia do que está por vim:

View attachment 100863

Estou desenvolvendo em parceria com um amigo um controlador Arduino para gerenciar temperatura entre 23 e 28 ºC, umidade, e ventilação do terrário. Como já gastei uma grana enorme, vou estabilizar a temperatura do terrário e deixar incubando dentro do terrário msm sem água, até o micélio desenvolver bem.

Sobre o andamento do cultivo:
(23/04/2017)

View attachment 100864

Não estou entendendo essa cor de rosada no milho... o micélio parece estar bem fraco acredito que seja por causa do frio... mas estou calmo, e vou esperar o tempo necessário.

Obrigado a todos que estão acompanhando o meu cultivo.

rapaz, que engraçada esta coloração rosada :eek: nunca vi isto antes, o milho de fato fica rosa com o passar dos dias, mas ai ta absurdamente rosado, provavel contaminação, toma cuidado

ja vi algo parecido chamado neurospora contaminou um cultivo todo de um amigo, tem também o Sporendonema que é um contaminante de cor semelhante

Última edição:
rapaz, que engraçada esta coloração rosada :eek: nunca vi isto antes, o milho de fato fica rosa com o passar dos dias, mas ai ta absurdamente rosado, provavel contaminação, toma cuidado

ja vi algo parecido chamado neurospora contaminou um cultivo todo de um amigo, tem também o Sporendonema que é um contaminante de cor semelhante
Acredito que pelas caraterísticas não seja nenhum desses contaminantes que você citou amigo, parece tipo um líquido rosado sei lá, não me parece nenhum organismo vivo (assim espero)... todo caso vou preparar mais alguns bolos para garantir que esse cultivo não seja um fracasso. :facepalm:

seria bom colocar uma lampada incandescente para aumentar a temperatura?

mpada incandescente acho que poderia fornecer mais calor que o necessário para o crescimento do micélio acho que um termostato seria mais viável caso a temperatura abaixe muito

Lâmpadas incandescentes são uma boa opção pra aquecimento de incubadoras sim, mas precisam de alguns cuidados:
  1. Uso de termostato sempre;
  2. Colocar papel alumínio entre a lâmpada e o sensor do termostato pra que a luz em si não o aqueça, enquanto o ar está frio;
  3. A lâmpada deve ter alguma proteção pra evitar tocar no material da incubadora, pois pode derretê-lo pelo calor.

Não estou entendendo essa cor de rosada no milho
o micélio parece estar bem fraco acredito que seja por causa do frio

Olha, se isso não for contaminante, essa cor não é rosa. ;)

Inocule mais bolos ou grãos. :coffee:

---

E parabéns pelo diário. :)

Olha, se isso não for contaminante, essa cor não é rosa. ;)
Onde será que eu errei no processo? Será que não esterilizei o milho direito? Ou a seringa que comprei pode ter vindo contaminada?
Todo caso vou preparar mais alguns bolos, infelizmente estou com o tempo bem corrido e só vou conseguir inocular no final de semana.

Atualizando:

Apesar do primeiro cultivo não estar caminhando muito bem, consegui avanços significativos que irei usar nos próximos bolos.

IMG-20170425-WA0027.jpeg IMG-20170425-WA0038.jpeg

Consegui funcionar o meu controlador de temperatura 100%. fiz a primeira bateria de testes e consegui estabilizar a temperatura do terrário entre 23 e 28 °C, com o controlador Arduino. A umidade chegou a 90% dentro do terrário, sem água no fundo, somente com a garrafa onde está o aquecedor aberta, acredito que não vou ter problemas com a umidade.

No momento estou pensando como realizar as trocas gasosas e como vou fazer a iluminação no terrário.

Trocas gasosas:
Estou pensando em instalar um cooler, com algum tipo de pano na frente e usar o controlador para ligar algumas vezes ao dia.

Iluminação:
Pensei em instalar uma fileira de led, na tampa do terrário... não sei se tem algum problema em usar led... no meu serviço tem bastante sobrando e pensei em usar.

Mas uma vez preciso da sugestão de vocês, e muito obrigado a todos que estão acompanhando meu cultivo. :love:

Onde será que eu errei no processo? Será que não esterilizei o milho direito? Ou a seringa que comprei pode ter vindo contaminada?
Todo caso vou preparar mais alguns bolos, infelizmente estou com o tempo bem corrido e só vou conseguir inocular no final de semana.

Atualizando:

Apesar do primeiro cultivo não estar caminhando muito bem, consegui avanços significativos que irei usar nos próximos bolos.

View attachment 100933 View attachment 100934

Consegui funcionar o meu controlador de temperatura 100%. fiz a primeira bateria de testes e consegui estabilizar a temperatura do terrário entre 23 e 28 °C, com o controlador Arduino. A umidade chegou a 90% dentro do terrário, sem água no fundo, somente com a garrafa onde está o aquecedor aberta, acredito que não vou ter problemas com a umidade.

No momento estou pensando como realizar as trocas gasosas e como vou fazer a iluminação no terrário.

Trocas gasosas:
Estou pensando em instalar um cooler, com algum tipo de pano na frente e usar o controlador para ligar algumas vezes ao dia.

Iluminação:
Pensei em instalar uma fileira de led, na tampa do terrário... não sei se tem algum problema em usar led... no meu serviço tem bastante sobrando e pensei em usar.

Mas uma vez preciso da sugestão de vocês, e muito obrigado a todos que estão acompanhando meu cultivo. :love:
cultivo automatizado, flawless victory :):)

Parabéns pelo funcionamento desse seu engenho ficou excelente.

Trocas gasosas:

Para Trocas gasosas no meu terrário eu fiz furos 4cm a baixo do topo do terrário e vedei os buracos com fita micropore de ambos os lados (dentro e fora) para entrada de O2 e furos 4cm acima da base do terrário para escoamento do CO2. Eu estou com a mesma ideia de fazer trocas gasosas a partir de instalação de 2 cooler também e pensei e realizar a vedação de ambos com máscaras cirúrgicas

Iluminação:
Pensei em instalar uma fileira de led, na tampa do terrário... não sei se tem algum problema em usar led... no meu serviço tem bastante sobrando e pensei em usar

Tem um vídeo no youtube de um cara que usou lâmpadas de led em um terrário a partir de uma geladeira usada. Não sei se poderia colocar o link do vídeo, mas por via das dúvidas procure por "Geladeira Convertida em Terrário" creio que será muito útil para sua ideia dos leds

Última edição:

Não sei onde errou, não domino milho. Mas a seringa se estivesse contaminada teria afetado todas as inoculações dela e a contaminação começaria dos pontos de inoculação.

Estou pensando em instalar um cooler, com algum tipo de pano na frente

Eu estou com a mesma ideia de fazer trocas gasosas a partir de instalação de 2 cooler também e pensei e realizar a vedação de ambos com máscaras cirúrgicas

Ventoínhas costumam dar problemas de manutenção de umidade no terrário. Na maioria dos casos são depois abandonadas. Acredito que bomba de ar de aquário seja uma opção com menos problemas, pelo menos pelos relatos em diários.

---

@Luke, a menos que haja propaganda de loja de cogumelos, pode postar o vídeo sim! :)

Fala @Jonaum ,bola pra frente cara, se eu fosse você inocularia logo uns 6 copos ou mais, para ter maiores chances de sucesso, já que alguma contaminação mínima já é esperada!

Mas agora é só uma questão de tempo, e parabéns pela engenhosidade de automatizar em boa parte, seu cultivo! :eba:

Boa sorte !!

Obrigado galera pelo apoio, confesso que dps de tanto investimento fiquei meio decepcionado cmg msm, pela primeira tentativa ter fracassado.

Minhas seringas não vão dar pra inocular mts bolos, mas vou procurar me motivar hj pra fazer tudo certinho amanhã...

Acho que agora é procurar fazer tudo direitinho e contar com um pouco de sorte.

Obrigado galera pelo apoio, confesso que dps de tanto investimento fiquei meio decepcionado cmg msm, pela primeira tentativa ter fracassado.

Minhas seringas não vão dar pra inocular mts bolos, mas vou procurar me motivar hj pra fazer tudo certinho amanhã...

Cara, não se desmotive. Procure saber onde foi o erro e tente melhorar isso, mas não se desmotive. Eu perdi 2 cultivos por causa de contaminação sei o quanto é frustrante, mas não se desmotive. Tenho certeza que dará tudo certo.

Talvez você possa tentar fazer uma CL através de uma seringa multi esporo assim você aumentaria seu "estoque" e suas chances de acerto, entretanto não sei muito bem a procedência disso seria mais viável esperar alguém com experiências mais vasta e confirmar se isso poderia ser feito caso contrário não aconselho a arriscar

Boa sorte com seus cultivos, brother :D

Atualizando:

Preparei 4 bolos tentando seguir a PF tek rigorosamente.
No preparo usei: 1 -copo de Arroz Integral, 2 - Vermiculita, 1 - Água Mineral.
P_20170430_112319.jpg P_20170430_112443.jpg

11:25: Enchi até 1/3 dos copos de água e taquei fogo alto... qd deu por volta de 1h que a panela estava no fogo senti um cheiro estranho e desliguei o fogo (12:30).

Inoculação: (Aproximadamente 12 horas após o cozimento)

Inoculei o primeiro copo as 12:15 com 1ml,
Inoculei o segundo copo as 12:20 com 2ml,
Inoculei o terceiro copo as 12:25 com 3ml,
Inoculei o quarto copo as 12:30 com 2ml,

P_20170501_003301.jpg

Incubação:

Estão no futuro terrário, onde está o controle de temperatura, por hora estão assim.

P_20170501_005612.jpg P_20170501_005618.jpg

Ajustei a temperatura, para se manter entre 23 e 26°C, com variação de +/-1°C, (estou esperando a temperatura estabilizar).

Problemas:

Quando fui limpar a panela de pressão, reparei que o pano que estava no fundo havia queimado por baixo, isso pode gerar algum problema pro meu cultivo?

Última edição:

Acontece bastante. Mas quando você vir que deu tudo certo, vai ter tudo valido a pena. :)

Isso aí. Sorte e azar também são fatores incidentes. Se não houve erro, faça tudo novamente. Agora com mais prática, as chances de dar tudo certo e ter menos brecha pro azar serão maiores. :)

Quando fui limpar a panela de pressão, reparei que o pano que estava no fundo havia queimado por baixo, isso pode gerar algum problema pro meu cultivo?

Não. :coffee:

Estranho, o pano não deveria queimar contanto que esteja molhado. Abaixou o fogo depois que começou a apitar? O ganho de energia da água durante a troca de fase (líquida-vapor) serve única e exclusivamente para a troca de fase, ou seja, gerar mais vapor (o que você não quer, já que o vapor extra que não cabe na panela é expulso pela válvula). A temperatura por uma mágica termodinâmica permanece contante durante o processo.

Portanto, toda vez que for usar a panela (ou mesmo ferver água) e seu objetivo não seja gerar vapor, depois que ela atingiu o ponto de ebulição pode abaixar o fogo sem dó que a temperatura vai continuar a mesma.

Mas tudo isso que falei não tem nada a ver com cogumelos hahahahaha, acho que o único revés é você ter perdido o pano mesmo.

@ExPoro
Obrigado pela força amigo, acho que desta vez fiz tudo direitinho, com os ingredientes certos não vai ter erro.

@Magafafo
Realmente eu não abaixei o fogo desta vez :facepalm:...

Obrigado a todos que estão acompanhando meu cultivo.

Fala @Jonaum, parabéns pelo desenvolvimento do cultivo, não se preocupe com erros eles serão convertidos em conhecimento!

Estou por aqui acompanhando!!!

Muito interessante a ideia de utilizar da tecnologia a seu favor, também pensei em utilizar o arduino antes de iniciar o cultivo, mais optei pelo tradicional / trivial no começo. Apenas deixei a incubadora em cima da geladeira.

Quanto ao terrário, tenho uma caixa de isopor de 80 [L] que achava demasiadamente grande, mais agora acho ela pequena, compare a relação de custo beneficio caixa organizadora / caixa de isopor. O isopor é melhor em conservar a temperatura interna do terrário, quando aniversariei meu primeiro bolo em um galão de 20 [L] de água não fui feliz... Mais cada caso é um distinto, boa sorte!

Qualquer dúvida todos passos (inclusive o do terrário) estão no meu diário: Em Andamento - 1ºCultivo PFTEK Passo a passo

Última edição por um moderador:
@Threvor_jvf
Obrigado pela dica amigo, realmente o seu sistema está perdendo bastante calor e o aquecedor é ativado bastante vezes ao dia, acho que um isopor vai reduzir bem o meu consumo de energia, porém li alguns diários que o pessoal usou isopor como terrário e acabou tendo problemas por vazar água do "suor" do isopor, isso ocorre com o seu terrário ?

Acho que o meu terrário por hora vai servir bem, apesar de gastar bastante energia... estou com poucos bolos inoculados então espero que os 4 caibam com sobra no terrário :)

Back