Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Flórida Space Coast

Diário de cultivo completo.
Bom dia amigos desta comunidade fantástica, recentemente comprei uma seringa de de um site na internet muito bom que me mandou em 3 dias :love:. Na seringa veio a seguinte descrição "Flórida Space Coast" procurei aqui no fórum e não achei nada a respeito desse "Space Coast" então estou seguindo como um cultivo de Flórida comum. Tentei organizar ao máximo texto para ajudar na compreensão dos processos e peço desculpa se fiz algo errado perante as normas do fórum.

Comecei o processo no sábado dia 14/04/2017. (Sábado)

1.Preparo:
Como eu não tinha vermiculita (está vindo pelos correios), pensei em improvisar com os materiais que tinha em casa.

1.1 - Deixei alguns grãos de milho de pipoca hidratando na água por aproximadamente 36 horas, depois fiz o seguinte processo duas vezes: lavei com água da torneira, e fervi em uma caneca por cerca de 10 minutos e lavei.
1.2 - Fervi um pouco de fibra de coco por aproximadamente 15 mim para ver se ficava mais mole para desfiar, não adiantou muito, mas eu fiz mesmo assim, após triturei um pouco de arroz integral no liquidificador e fiz uma mistura 50% arroz integral e 50% fibra de coco.

Ficaram assim antes de ir pra panela:

P_20170415_081034.jpg

1.3
- Levei tudo para a panela de pressão e fervi por aproximadamente 1:15h. Como estava com o horário meio corrido e não queria dar satisfação do que estava fazendo, deixei a panela esfriar por uns 45 mim e coloquei a panela debaixo da torneira com água escorrendo para esfriar.
1.4 - Após este procedimento, levei a panela até a tampa do forno do fogão, onde estava com o forno ligado tudo certinho, não usei luvas mas esterilizei a minha mão várias vezes e os materiais que usei com álcool 90º, lacrei os potes e deixei descasarem por aproximadamente 6h.

2.Inoculação:
Como não queria que passase muito tempo, resolvi fazer a inoculação no meu quarto msm onde eu estaria longe dos curiosos

2.1 - . Esterilizei: as seringas e a mesa onde realizei o processo, as minhas mãos e os adesivos que usei para tampar o furo da agulha.

3.Cagadas:
Estava lendo o fórum ontem e descobri que precisava agitar os grãos de milho após a inoculação, e em outros períodos.

3.1 - O miscelo estava começando a parecer, ainda meio fraco mas resolvi agitar os potes de milho mesmo assim. 17/04/2017 (ontem, segunda feira)
3.2 - O Milho cresceu bastante dentro do pote e não sobrou muito espaço pra movimentação então ela foi bem pouca.

4. Dúvidas:

4.1 - Começou a esfriar um pouco onde eu moro, as temperaturas do dia estão variando de 15 a 28ºC. Os potes estão descansando numa caixa de papelão de 50x30x50; seria bom colocar uma lampada incandescente para aumentar a temperatura?

5. Objetivos:
Não estou procurando fazer um super cultivo e produzir um monte de cogumelos, prefiro uma produção menor e mais prolongada para sempre te-los frescos para o meu consumo e trocar alguns carimbos. ;)

6. Sugestões:
Sou muito inexperiente, esta é a segunda vez que inicio um cultivo, a primeiro foi um cultivo de Pan cyan selvagem, o qual eu não fiz nem questão de iniciar um diário aqui no fórum, diante das várias críticas que li a respeito de cultivo de pans selvagens. Acabou que o cultivo deu errado por contaminação, então estou disposição 100% para este cultivo dar certo e preciso muito da opinião de vcs. :feliz:

Última edição:
@Threvor_jvf
Obrigado pela dica amigo, realmente o seu sistema está perdendo bastante calor e o aquecedor é ativado bastante vezes ao dia, acho que um isopor vai reduzir bem o meu consumo de energia, porém li alguns diários que o pessoal usou isopor como terrário e acabou tendo problemas por vazar água do "suor" do isopor, isso ocorre com o seu terrário ?

Acho que o meu terrário por hora vai servir bem, apesar de gastar bastante energia... estou com poucos bolos inoculados então espero que os 4 caibam com sobra no terrário :)

@Jonaum, com licença para postar umas fotos explicativas que acabei de tirar.

O isopor de tamanho pequeno (5 [L], 10 [L], e etc) tem uma parede um tanto quanto "fina", e dependendo da marca / qualidade ele pode sim suar. Já presenciei isso não no cultivo mais sim em gelar cerveja (kkk).

No meu caso é uma caixa com volume de 80 [L] e paredes bem espessas. Além disso meu terrário está todo envelopado por dentro, com papel contact (explicação no meu diário).

Quando fechado ele conserva a temperatura interna e praticamente chove dentro dele:

Terrário por fora sem sinal do "suor"
WP_20170502_098.jpg

Detalhe da umidade interna (quase uma chuva)
WP_20170502_097.jpg

Como ele se encontra agora, com a argila expandida no fundo e perlita em uma bandeja
WP_20170502_099.jpg

Detalhe do acumulo de umidade no interior
WP_20170502_100.jpg

Quanto ao tamanho, o meu ficou pequeno por ter esses bolos das fotos acima e ainda tenho mais dois em dunk que voltaram agora pra la, se todos frutificarem ao mesmo tempo provavelmente não cabe, no seu caso creio que o tamanho não é problema se for continuar com a mesma quantidade de bolos...

Última edição por um moderador:
Atualizando:

Preparei 4 bolos tentando seguir a PF tek rigorosamente.
No preparo usei: 1 -copo de Arroz Integral, 2 - Vermiculita, 1 - Água Mineral.
View attachment 101011 View attachment 101012

11:25: Enchi até 1/3 dos copos de água e taquei fogo alto... qd deu por volta de 1h que a panela estava no fogo senti um cheiro estranho e desliguei o fogo (12:30).

Inoculação: (Aproximadamente 12 horas após o cozimento)

Inoculei o primeiro copo as 12:15 com 1ml,
Inoculei o segundo copo as 12:20 com 2ml,
Inoculei o terceiro copo as 12:25 com 3ml,
Inoculei o quarto copo as 12:30 com 2ml,

View attachment 101013

Incubação:

Estão no futuro terrário, onde está o controle de temperatura, por hora estão assim.

View attachment 101014 View attachment 101015

Ajustei a temperatura, para se manter entre 23 e 26°C, com variação de +/-1°C, (estou esperando a temperatura estabilizar).

Problemas:

Quando fui limpar a panela de pressão, reparei que o pano que estava no fundo havia queimado por baixo, isso pode gerar algum problema pro meu cultivo?

tem tudo para dar certo agora :) boa sorte irmão, procura deixar a caixa o mais escuro o possivel se nao eles pinam antes de terminar a colonização

os meus space coast florida pinaram ontem :love:

procura deixar a caixa o mais escuro o possivel se nao eles pinam antes de terminar a colonização

Nobre @nativespore, sei que ainda há muito dessa informação ainda pelo fórum e também pela internet, mas hoje em dia já se sabe que é ultrapassada. A luz é o último fator de pinagem, e o micélio só pina quando termina a colonização de todo substrato disponível, o que pode ocorrer (1) ao colonizar todo o substrato ou (2) ao encontrar com um contaminante que tenha colonizado o resto do substrato (e daí não há mais substrato disponível). :coffee:

A todos que estão iniciando no cultivo recentemente, deem uma olhada na basilar e atualizada postagem sobre Fatores que Influenciam na Pinagem. Adicionem aos favoritos. :bigode:

SPACE COAST: EPISÓDIO IV UMA NOVA ESPERANÇA

07/05/2017

P_20170507_115038.jpg

Descartei o primeiro copo

11/05/2017

P_20170511_073552.jpg

Coloquei em quarentena o ultimo copo, fora do terrário.

P_20170511_073552.jpg

Foto do copo de 3ml -12:25. Acho que este vai (aleluia).
P_20170511_073616.jpg

Atualizando:

Só sobraram dois copos no terrário, um praticamente que contaminado mas com o micelo se desenvolvendo e o a "NOVA ESPERANÇA". Hj fazem 10 dias desde a inoculação. Pensei em passar um guardanapo de papel com alcool no terrário e furar o bolo da NOVA ESPERANÇA (Segundo o que manda o manual da PF Tek) e esperar o micelo dominar o bolo.

Acho que o motivo da contaminação do meu cultivo ocorreu devido a a fita adesiva que eu usei para vedar os copos, acho que com o tempo ela acaba se soltando sei lá e acaba entrando um pouco de ar dentro do bolo, enfim vou ver aqui pelo fórum qual fita a galera está usando, e tentar treinar vedar o copo antes da hora da inoculação.

Muito obrigado a todos que estão acompanhando meu diário. :)

Última edição:
SPACE COAST: EPISÓDIO IV UMA NOVA ESPERANÇA
Opa! Agora sim ein irmão! Esses copos estão com um ótimo aspecto, o substrato parece bem feitinho!
E temos micélio se apresentando!! Oba :eba:

Back