Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Flórida Clone - Casing Cranio // Bulk Grande

Diário de cultivo completo.
Boa Tarde amigos Cm. Estou abrindo esse diário novo para ficar mais fácil a visualização, já que o diário original está bem grande.
O diário original é esse: https://teonanacatl.org/threads/1°clonagem-strain-flórida.9401/

Por enquanto o Casing no Crânio está mais desenvolvido, ja está com sinal de nós hifais nos olhos e no nariz...
O Bulk Grande creio q demore ainda pra pinar, pois eu coloquei um pouco cedo no terrário pq a incubadora estava muito quente, então fiz uma camada bem fina de vermiculita e coloquei no terrário.

Casing Crânio montado com 2 copos d 150ml cada um, colonizado com Pó de coco e Arroz integral. Foi dado dunk e coldshock de 15hr(mais ou menos).

DSC04930.JPG CAM00576.jpg CAM00578.jpg CAM00608.jpg
Bulk Grande, montado com:
Esterco Bovino/Caprino - 15 copos.
Esterco de Frango: 07 copos.
Mato Seco: 05 copos
Pó d coco misturado com Vermiculita : 10 copos (Aprox. 5 copos de cada)
Calcário de Conchas para funcionar como agente tampão.
CAM00609.jpg CAM00610.jpg CAM00614.jpg

Por enquanto é só, creio q agora ficará mais fácil de acompanhar o diário, o outro já estava com quase 10 páginas.
Obrigado a todos, Boa semana :D
 
Boa noite, pra deixar o diário um pouco mais bonito, umas fotos do micélio no PDA. O PDA q está todo colonizado é da 2°clonagem. Selecionei o cogu mais bonito e clonei ele no PDA, e desse clone no PDA eu repiquei o micélio mais rizo. Tenho utilizado uma luz embaixo das placas, assim da pra enxergar claramente os traços mais fortes do micélio
Pedaço do interior do cogu foi colocado no PDA.
DSC05011.JPG DSC05012.JPG DSC05013.JPG
Da Placa ai de cima, eu repiquei pra outros 3 potes.
DSC05009.JPG DSC05010.JPG tire só 2 fotos, mas logo no início o micélio ja aparenta estar forte.

E achei muito Legal utilizar a luz embaixo dos potes.. a parte q fica visível é a com traço Rizo, já a algodoada fica transparente
DSC05014.JPG DSC05015.JPG DSC05016.JPG DSC05017.JPG

Boa Noite malucada :)
 
Tá show, mandando ver!!
Esta do jeito que eu gosto de ver cheio de fungo :)
 
Última edição:
Aula como sempre, mano, belíssimo trabalho. Torcendo por uma bela pinagem do experimento de Micologia Macabra, dando vida nova ao crânio. :teo_ninja:
 
Bom Dia/Tarde ... O Cranio iniciou pinagem, porém estou com uma preocupação... esse Bulk, 3 dias dps q eu montei apareceu um bolorzinho verde q nao parecia tricho, então eu tirei ele com uma colher.. até então nada... mas hoje, quando acordei fui dar uma olhada, e vi q essa bolinha verde apareceu denovo, em outro lugar... novamente esterilizei a colher e retirei... Acontece que, voces vao ver pela foto, parece que ele não está sendo colonizado... o casing está com micélio, mas o bulk está com uma aparência de Preta por cima, como se fosse o substrato bulk aparecendo... Fiquei em duvida tbm se poderia ser a Esporulação do casing de flórida, que ficaram com os chapeis bem abertos e acabaram esporulando pelo terrário ou se essa parte escura é de onde eu coloquei água com a garrafa de água... A grande preocupação é o calor, tenho q colocar 2 garrafas de gelo, pq está ficando muito quente e creio q isso não é bom pro bulk.. alias eu coloquei ele mais cedo no terrário exatamente porcausa da temperatura.
Aqui vai a foto dele.. essa é a mancha escura q eu n sei se foi esporos do flórida, se foi a ágfua q eu coloquei com a garrafa ou se o umidificador q fica na direção do bulk(tenho usado bem pouco, quase nada)
DSC05043.JPG DSC05045.JPG (da pra notar q o substrato está se compactando já, já esta criando aquele vão entre o recipiente e o substrato).
Aqui um único lugar do solo que está com essa aparência de Cobweb, e q tbm n desenvolve rápido.
DSC05044.JPG

Bom... Agora as notícias Boas :D
Casing Flórida, no Crânio
DSC05042.JPG DSC05041.JPG DSC05046.JPG

E aqui umas fotos do trampo q tive agora pouco... A placa q tem menos micélio é a 2°Repicagem do flórida, cortei esse micélio e joguei em 3 cl´s
DSC05027.JPG DSC05032.JPG Esse PDA é mto bom, o micélio fica Rizo e bem forte, quando puxa ele sobe o fio todo, ai só cortar um pedaço pqno pra transferir ... nesse caso, pra Cl.

Essa Placa aqui, é a 2° Clonagem.. também cortei o micélio Rizo e joguei em 3Cl´s
DSC05029.JPG
E tenho mais 3 ''placas'' assim, com o 2° Repiq de flórida, crescendo saudável.. apenas 3 dias.
DSC05036.JPG

queria uma ajuda dos mais experientes, que utilizam o PDA profissional... No pote fala pra usar 1 litro de água pra 39g de PDA, ou seja, em escala reduzida estaria próximo dos 4g para 140ml, eu usei isso e o PDA ficou mole, não fica desmanchando, mas ele fica descolado do pote... Ai eu resolvi usar 6g p/ 150ml, e mesmo assim, eu giro o potinho 360° e o bda fica parado ai quando paro de girar o bda gira solto dentro... ele é assim mesmo ? tem problema isso ? a impressão q eu tenho é q ele mina agua por baixo... estranho..
PS: A foto foi tirada dentro da glove, eu segurando o pote dentro da glove, e minha namorada tirando com a maquina do lado de fora... nada expor os potes abertos em ambiente não estéril. e nada de por a maquina dentro da glove tbm, pelo amor hehehehehhe
Por enquanto é só. Valeu pessoal :D
 
Última edição:
Não acho ser aconselhável retirar carimbos desse terrário.
Ja quebrei :cabecada: muito a cabeça com bolor verde e ele sempre volta.
Notei um contaminante que você suponha ser cobweb.
As fotos não estão muito nítidas mas você deve ficar de olho no avanço desta coisa preta ao que parece ser algum contaminante ou bolor preto.
 
Notei um contaminante que você suponha ser cobweb.
As fotos não estão muito nítidas mas você deve ficar de olho no avanço desta coisa preta ao que parece ser algum contaminante ou bolor preto.

Qual contaminante vc notou ?
A parte preta eu to achando q é pelo fato de ter jogar a agua por cima pra hidratar, pq a camada de vermiculita estava seca, quando eu joguei a agua a vermiculita foi pro lado, ficando o bulk descoberto... e como o bulk foi aniversariado beeeeeeeeeeem antes do tempo, essa parte do bulk ainda esta sendo colonizada.. vou aguardar pra ver, qlq sinal de contaminante de novo vou jogar fora caso n consiga um outdoor :) vlew
 
Qual contaminante vc notou ?
A parte preta eu to achando q é pelo fato de ter jogar a agua por cima pra hidratar, pq a camada de vermiculita estava seca, quando eu joguei a agua a vermiculita foi pro lado, ficando o bulk descoberto... e como o bulk foi aniversariado beeeeeeeeeeem antes do tempo, essa parte do bulk ainda esta sendo colonizada.. vou aguardar pra ver, qlq sinal de contaminante de novo vou jogar fora caso n consiga um outdoor :) vlew

É necessario muito mais que uma foto pra identificar mas caso seja infecção denominada cobweb:
Dactylium Dendroides
1024px-P-cubensis-cobweb-infection.jpg

Bulk contaminado poder ser problemas com a pasteurização, outra coisa esterco muito umido o micelio não consegue colonizar





:
 
Última edição por um moderador:
... O Cranio iniciou pinagem, porém estou com uma preocupação... esse Bulk, 3 dias dps q eu montei apareceu um bolorzinho verde q nao parecia tricho, então eu tirei ele com uma colher.. até então nada... mas hoje, quando acordei fui dar uma olhada, e vi q essa bolinha verde apareceu denovo, em outro lugar... novamente esterilizei a colher e retirei... Acontece que, voces vao ver pela foto, parece que ele não está sendo colonizado... o casing está com micélio, mas o bulk está com uma aparência de Preta por cima, como se fosse o substrato bulk aparecendo... Fiquei em duvida tbm se poderia ser a Esporulação do casing de flórida, que ficaram com os chapeis bem abertos e acabaram esporulando pelo terrário ou se essa parte escura é de onde eu coloquei água com a garrafa de água...

Pela sua descrição, acho que a parte "preta" também seja esporos do casing vizinho. Se a "coisa" começar a crescer, então sem dúvidas é um alienígena sem convite.

Agora, referente ao bolor verde, vejo que não há outra solução a não ser tentar um outdoor. Muitos já tentaram fazer essas "mini cirurgias", mas não tem jeito, a tendência é surgir cada vez mais.
 
Pela sua descrição, acho que a parte "preta" também seja esporos do casing vizinho. Se a "coisa" começar a crescer, então sem dúvidas é um alienígena sem convite.

Agora, referente ao bolor verde, vejo que não há outra solução a não ser tentar um outdoor. Muitos já tentaram fazer essas "mini cirurgias", mas não tem jeito, a tendência é surgir cada vez mais.
Foi isso mesmo, Cosmik... a mini cirurgia não deu certo(como o esperado), e ontem o bolor verde estava de volta... oq eu arrisquei fazer foi dar uma borrifada de agua sanitaria diluida em água, apenas em cima do bolor... até agora não voltou mais, porém eu sei q a água sanitária faz mal ao micélio... mas foi a unica solução q me apareceu na cabeça, pq o outdoor aqui no ap não da, teria q ser na casa do meu irmão, mas nem sei quando viajarei pra lá... vou ficar nesse aguardo pra ver se desenvolve algo, se o caldo entornar o jeito vai ser descartar pra não acabar prejudicando futuros cultivos... E com ctza, mini cirurgias em locais contaminados assim é igual o amaral falou em um tópico: ''curar''a contaminação é como se fosse ganhar na mega sena, praticamente impossivel !

@Cosmik , andei pensando o seguinte... Essa mancha preta apareceu após a esporulação do casing vizinho, e esse micélio fraco q eu pensei ser cobweb, está apenas nessa mancha preta de esporos... ai pensei, esse micélio branco e fraco, não pode ser os esporos do casing vizinho eclodindo ? pq esse micélio está em pqna quantidade apenas onde tem a mancha, nas outras partes tem micélio de cubensis ja colonizando a vermiculita....
 
Última edição:
Caraca mano esse cranio ai esta infectado por fungos :eek: :):):)

e esse micélio fraco q eu pensei ser cobweb, está apenas nessa mancha preta de esporos... ai pensei, esse micélio branco e fraco, não pode ser os esporos do casing vizinho eclodindo ?

Caso não seja contaminante é possível e a causa de ele estar "fraco" possa ser esterco muito úmido eu recomendo que você inspecione o esterco para verificar se ouve excesso de água . Não arrisque deixar este bulk dentro do terrário faça que nem o @Cosmik falou.
 
Caraca mano esse cranio ai esta infectado por fungos :eek: :):):)



Caso não seja contaminante é possível e a causa de ele estar "fraco" possa ser esterco muito úmido eu recomendo que você inspecione o esterco para verificar se ouve excesso de água . Não arrisque deixar este bulk dentro do terrário faça que nem o @Cosmik falou.
Então isso foi visto logo q saiu da pasteurizadora o esterco estava mais pra seco do q umido... como estou sem spawn nem nada, vou manter ele no terrário pq é unico local q consigo manter os parametros... tenho mais terrários aqui, entao deixar dentro desse n vai ter grandes problemas... a mancha sumiu, caso volt aparecer em maior quantidade vou jogar fora... ja q n tenho local pra outdoor, ainda mais um desse tamanho.
 
@Ecuador acabei jogando o bulk fora, a mancha de bolor apareceu em outro lugar na parte interna do substrato, pelo vão q estava aberto dava pra ver q estava avançando pelo interior do substrato, e não apenas por cima... pra não perder o crânio resolvi descartar, uma pena nao ter acesso a outdoor no momento. logo menos devo estar com um milho pronto, inoculei com CL de Flórida q to isolando, 2°repicagem e to tentnado recuperar no pda um Thai Na Muang de 2011 da PF. Obrigado :D
 
... pra não perder o crânio resolvi descartar, uma pena nao ter acesso a outdoor no momento. ...

Falando assim parece que você está preso, sem poder ir lá fora para encontrar um terreno. :D

Boa sorte na próxima tentativa.
 
Falando assim parece que você está preso, sem poder ir lá fora para encontrar um terreno. :D

Boa sorte na próxima tentativa.
Preso eu não estou, mas estou em um apartamento a beira de uma avenida cercada por concessionárias sem terreno algum, mas caso você esteja desocupado, pode passar aqui em casa e pegar o bulk, ai vc pode descartar onde achar melhor :). Obrigado pelos votos de sorte :)
 
Bom dia amigos, ontem esterilizei uns milhos q estavam sendo preparados a 3 dias, hoje cortei um BDA da 2°repicagem de flórida e joguei no milho pra preparar as ''sementes'' pra montar Bulk... Gostaria de uma ajuda, eu fiz 4 placas, apenas 1 ficou Rizo, que foi a utilizada agora... As outras 3 estão algodoadas, porém estou com dó de joga-la fora, já q eu estou com mais 4 placas da 3°repicagem, onde todas estão rizo. A duvida é, essa placa algodoada, eu pensei em pica-la e jogar no milho também, pq pensei q tem copos na colonização q apresentam micelio algodoado, porém acaba dando flushs normais... É uma boa idéia, usar esse pda algodoado, ou seria melhor jogar fora, e utilizar apenas as placas que estão Rizo ?

Fiz um teste de cortar um pda Rizo, e jogar direto no substrato em saco de PP, com pó de coco arroz integral em farelo e palha... por enquanto a colonização ta boa.

Saco de PP inoculado com PDA colonizado, cortado.
DSC05128.JPG DSC05129.JPG DSC05130.JPG

Potes de milho, que piquei o PDA colonizado e inoculei :)
DSC05114.JPG DSC05115.JPG DSC05116.JPG DSC05117.JPG DSC05118.JPG
Incubadora, abrigando os Flóridas, e os Shimejis,, a maioria são Shimejis.
DSC05136.JPG

Casing foi arrumado, e colocado pra 2° Flush

DSC05137.JPG

Salve :D
 
@cubensisdedread , não tenho muita experiência com bda, mas em princípio, sabe-se que quanto mais rizo for o micélio, mais propenso á formação dos nós hifais que irão frutificar. Eu usaria uma dessas placas com micélio mais algodoado apenas para comparação com o desenvolvimento dos potes inoculados com micélio rizo. SUCESSO À VISTA!
 
Back
Top