Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo F+ Albino e Xapuri

Diário de cultivo completo.
Peço licença aos camaradas pra mostrar esse cultivo que já iniciou há uns dias, mas que ainda tenho umas questões a resolver e qualquer ajuda é bem vinda. Aproveitar tb pra agradecer a cada um de vocês que compartilham de forma altruística as preciosas informações encontradas aqui. Elas me ajudaram muito em cultivos anteriores, desde a época em que o fórum tinha outro nome.

Já cultivei anteriormente com muitos fracassos e algum êxito, de forma que me considero um cultivador muito ruim, mas, como o estoque da minha última colheita está no final e não acho legal comprar cogus, me sinto obrigado a insistir, então vamos lá:

Objetivos:
Ter renovado meu estoque de cogus;
Alcançar a auto-suficiência em carimbos viáveis (Todos os carimbos que eu fiz até hoje contaminaram)

O Cultivo:
Adquiri 3 seringas de 10ml pela internet das seguintes strains:
- F Albino
- Xapuri
- Ianomâmi

Com relação aos substratos, num primeiro momento decidi usar painço por 2 motivos:
1 - Já tinha em casa por ter usado no meu último cultivo
2 - Pq achei relativamente fácil de trabalhar

07/05 - Preparação do Painço
- Deixei o painço de molho por 4 horas (primeiro erro, deveria ter deixado por no mínimo 12h) em uma solução de chafé (4 de água pra 1 de café) e uma medida pequena de Calcário de Conchas (no pacote vem um dosador com 2 medidas, usei a menor);
- Após, fervi por 10 minutos em fogo alto contados a partir do momento em que coloquei a panela no fogo;
- Coei o painço e depois sequei em um pano de prato limpo (segundo erro já que não sequei o suficiente como vão perceber qdo conseguir postar as fotos)
- Selecionei 2 potes, fiz 2 furos em cada tampa, limpei com álcool 70, tapei os furos com micropore, enchi o maior até a metade e o menor com o que sobrou. Lacrei os potes com fita isolante e coloquei uma capa justa de papel alumínio. A ideia era fazer apenas o pote maior, mas como sobrou painço, decidi usar outro pote pra treinar transferência de grãos.
- Esterilizei em panela de pressão por 1h contados após a panela começar a apitar.

08/05 - Inoculação - F+ Albino
- Fechei todas as janelas e portas do ap, levei tudo para o banheiro, fiz uma limpeza no banheiro com uma solução de 2 partes de água sanitária e 2 de água (não tentem isso, eu mesmo não tentarei mais, quase morri sufocado, tanto que até comprei uma máscara tipo black-block pra não correr mais esse risco).

- Enquanto a água sanitária agia pra matar os contaminantes e de repente até a mim mesmo, tomei um banho com protex, me enxuguei vesti a luva, a máscara descartável e a toca apenas, fiz outra assepsia na glove box, na PP e na embalagem da seringa com álcool 70.

- Abri a PP, transferi os potes pra dentro da GB, mandei também a seringa, a garrafa de álcool gel 70 e uns chumaços de papel higiênico embebidos em álcool 70, borrifei mais solução de água sanitária e fechei a GB.

- GB é relativamente simples, é uma cx organizadora grande com sacos plásticos de embalar legumes e frutas de supermercado, fixados com fita adesiva transparente na parte externa da caixa. Na outra ponta de cada saco plástico a luva de latex fina é fixada com o auxílio da boca de um copo plástico rígido de 500 ml. Da boca do copo pra baixo cortei 6 cm. Fixei numa ponta o saco plástico, na outra a luva com fita isolante. O copo mantém a luva aberta, o que facilita pra calçar, depois que põe a luva o copo cortado fica como se fosse uma pulseira. O problema é a limpeza do saco plástico. Por isso, antes de inocular ainda passo um álcool 70.

- Inoculei toda a seringa nos 2 potes, não sei dizer exatamente quanto entrou em cada pote ou em cada buraco, a condição de visibilidade não era boa, tava meio embaçado e a seringa tava com uma certa pressão e eu não tinha certeza se tava injetando, além disso, meu olho ardia muito, garganta arranhando, muita tosse por causa da água sanitária, resolvi injetar tudo e acabar logo com aquela agonia. Ainda dentro da GB tapei os furos de inoculação com micropore e coloquei os potes dentro de um saco preto previamente limpo com álcool 70, pra transporta-los até onde iriam incubar, no armário em cima da geladeira.

Durante esse mesmo dia comecei a ler diários onde a galera usa o painço e ví que tinha que ter deixado por no mínimo 12h de molho pra eclodir qq concorrente que depois seria detonado na PP deixando o caminho livre pro micélio se desenvolver. Ja prevendo contaminação, e considerando que ainda tinha 2 seringas, decidi partir logo pro plano B.

09/05 - Plano B
- Decidi que tentaria PF-Tek. Moí mais ou menos o arroz integral no liquidificador e montei o substrato:
2 partes de Vermiculita
1 parte de FAI
1 parte de Chafé na mesma proporção do painço
1 pitada de calcário de conchas

- Distribui tudo em 4 copos de geleia de mocotó, limpei as bordas com álcool 70, joguei uma camada de vermiculita seca por cima pra selar, tapei com uma pedaço de papel alumínio, vedei com fita isolante, fiz 2 furos próximos às bordas dos copos pra inoculação, tapei com micropore e joguei mais um pedaço de papel alumínio bem apertado por cima.
- Esterilizei por uma hora na PP contados após a panela começar a apitar.

10/05 - Inoculação - Xapuri
- Mesmo processo de higienização do banheiro, inclusive o perrengue.
- Usando a GB, gastei toda a seringa nos 4 copos. Ainda na GB usei 2 sacos plásticos de fruta de mercado limpos previamente com álcool 70 pra embalar os copos, 2 em cada, pra transportá-los até onde iriam incubar. Depois que fiz isso, percebi que tinha esquecido de tapar os furos da inoculação com micropore. Decidi deixar assim mesmo.

Não tenho fotos desses processos, só comecei a fotografar no confere dos potes, então, chega de texto e vamos as imagens:

16/05 - F Albino - 8 dias após a inoculação.
18-05-16.jpg
Xapuri - 6 dias após a inoculação:
IMG_20180516_085408.jpg IMG_20180516_085751.jpg

20/05 - Como a temperatura tava batendo entre 29 e 31 graus, decidi tirar os sacos plásticos e colocar os potes na prateleira de cima. Aproveitei e tapei os furos de inoculação do xapuri com micropore, na torcida pra não contaminar.

F Albino - 12 dias após inoculação
18-05-20.jpg
Xapuri - 10 dias após a inoculação
IMG_20180520_113210.jpg IMG_20180520_113256.jpg IMG_20180520_113334.jpg

22/05 (Hoje) - F Albino - 14 após a inoculação
18-05-22.jpg
Xapuri - 12 dias após a inoculação
IMG_20180522_082327.jpg IMG_20180522_082412.jpg IMG_20180522_082435.jpg IMG_20180522_082510.jpg

A GloveBox
IMG_20180522_152154.jpg IMG_20180522_152317.jpg IMG_20180522_152330.jpg


Enquanto os micélios vão colonizando eu vou por aqui planejando a frutificação, a princípio devo frutificar os bolos em garrafas pet de 3l. já tenho 2 montadas.
IMG_20180522_152418.jpg

Se todos os bolos colonizarem 100%, sem contaminar, devo frutificar 2 e guardar 2 na geladeira pra frutificar depois que os primeiros estiverem exauridos, será que rola ?
Quanto ao painço, tô na dúvida ainda, o pote pequeno vou usá-lo pra colonizar outros potes, provavelmente com PF-Tek , será que rola ? O grande, devo fazer um casing e frutificar num balde, vamo vê.
É isso galera, abração a todos !
 
Última edição:
Bem, galera, hoje colhi o primeiro flush de F+Albino, abaixo as fotos:
FAlbino2.jpg FAlbino1.jpg Flush.jpg

Já colhi flushes de todos os bolos, então pra não ficar uma coisa estendida com postagens que seriam apenas mais do mesmo, solicito aos moderadores mudar o status do diário pra encerrado.

Foi muito legal compartilhar esse cultivo !!!
Obrigado a todos e um forte abraço !
 
Que beleza hein?!
Parabéns pelo cultivo!!!
Que seja o primeiro de muitos!
Obrigado por compartilhar conosco!
 
Back
Top