Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo F+ Albino e Xapuri

Diário de cultivo completo.
Peço licença aos camaradas pra mostrar esse cultivo que já iniciou há uns dias, mas que ainda tenho umas questões a resolver e qualquer ajuda é bem vinda. Aproveitar tb pra agradecer a cada um de vocês que compartilham de forma altruística as preciosas informações encontradas aqui. Elas me ajudaram muito em cultivos anteriores, desde a época em que o fórum tinha outro nome.

Já cultivei anteriormente com muitos fracassos e algum êxito, de forma que me considero um cultivador muito ruim, mas, como o estoque da minha última colheita está no final e não acho legal comprar cogus, me sinto obrigado a insistir, então vamos lá:

Objetivos:
Ter renovado meu estoque de cogus;
Alcançar a auto-suficiência em carimbos viáveis (Todos os carimbos que eu fiz até hoje contaminaram)

O Cultivo:
Adquiri 3 seringas de 10ml pela internet das seguintes strains:
- F Albino
- Xapuri
- Ianomâmi

Com relação aos substratos, num primeiro momento decidi usar painço por 2 motivos:
1 - Já tinha em casa por ter usado no meu último cultivo
2 - Pq achei relativamente fácil de trabalhar

07/05 - Preparação do Painço
- Deixei o painço de molho por 4 horas (primeiro erro, deveria ter deixado por no mínimo 12h) em uma solução de chafé (4 de água pra 1 de café) e uma medida pequena de Calcário de Conchas (no pacote vem um dosador com 2 medidas, usei a menor);
- Após, fervi por 10 minutos em fogo alto contados a partir do momento em que coloquei a panela no fogo;
- Coei o painço e depois sequei em um pano de prato limpo (segundo erro já que não sequei o suficiente como vão perceber qdo conseguir postar as fotos)
- Selecionei 2 potes, fiz 2 furos em cada tampa, limpei com álcool 70, tapei os furos com micropore, enchi o maior até a metade e o menor com o que sobrou. Lacrei os potes com fita isolante e coloquei uma capa justa de papel alumínio. A ideia era fazer apenas o pote maior, mas como sobrou painço, decidi usar outro pote pra treinar transferência de grãos.
- Esterilizei em panela de pressão por 1h contados após a panela começar a apitar.

08/05 - Inoculação - F+ Albino
- Fechei todas as janelas e portas do ap, levei tudo para o banheiro, fiz uma limpeza no banheiro com uma solução de 2 partes de água sanitária e 2 de água (não tentem isso, eu mesmo não tentarei mais, quase morri sufocado, tanto que até comprei uma máscara tipo black-block pra não correr mais esse risco).

- Enquanto a água sanitária agia pra matar os contaminantes e de repente até a mim mesmo, tomei um banho com protex, me enxuguei vesti a luva, a máscara descartável e a toca apenas, fiz outra assepsia na glove box, na PP e na embalagem da seringa com álcool 70.

- Abri a PP, transferi os potes pra dentro da GB, mandei também a seringa, a garrafa de álcool gel 70 e uns chumaços de papel higiênico embebidos em álcool 70, borrifei mais solução de água sanitária e fechei a GB.

- GB é relativamente simples, é uma cx organizadora grande com sacos plásticos de embalar legumes e frutas de supermercado, fixados com fita adesiva transparente na parte externa da caixa. Na outra ponta de cada saco plástico a luva de latex fina é fixada com o auxílio da boca de um copo plástico rígido de 500 ml. Da boca do copo pra baixo cortei 6 cm. Fixei numa ponta o saco plástico, na outra a luva com fita isolante. O copo mantém a luva aberta, o que facilita pra calçar, depois que põe a luva o copo cortado fica como se fosse uma pulseira. O problema é a limpeza do saco plástico. Por isso, antes de inocular ainda passo um álcool 70.

- Inoculei toda a seringa nos 2 potes, não sei dizer exatamente quanto entrou em cada pote ou em cada buraco, a condição de visibilidade não era boa, tava meio embaçado e a seringa tava com uma certa pressão e eu não tinha certeza se tava injetando, além disso, meu olho ardia muito, garganta arranhando, muita tosse por causa da água sanitária, resolvi injetar tudo e acabar logo com aquela agonia. Ainda dentro da GB tapei os furos de inoculação com micropore e coloquei os potes dentro de um saco preto previamente limpo com álcool 70, pra transporta-los até onde iriam incubar, no armário em cima da geladeira.

Durante esse mesmo dia comecei a ler diários onde a galera usa o painço e ví que tinha que ter deixado por no mínimo 12h de molho pra eclodir qq concorrente que depois seria detonado na PP deixando o caminho livre pro micélio se desenvolver. Ja prevendo contaminação, e considerando que ainda tinha 2 seringas, decidi partir logo pro plano B.

09/05 - Plano B
- Decidi que tentaria PF-Tek. Moí mais ou menos o arroz integral no liquidificador e montei o substrato:
2 partes de Vermiculita
1 parte de FAI
1 parte de Chafé na mesma proporção do painço
1 pitada de calcário de conchas

- Distribui tudo em 4 copos de geleia de mocotó, limpei as bordas com álcool 70, joguei uma camada de vermiculita seca por cima pra selar, tapei com uma pedaço de papel alumínio, vedei com fita isolante, fiz 2 furos próximos às bordas dos copos pra inoculação, tapei com micropore e joguei mais um pedaço de papel alumínio bem apertado por cima.
- Esterilizei por uma hora na PP contados após a panela começar a apitar.

10/05 - Inoculação - Xapuri
- Mesmo processo de higienização do banheiro, inclusive o perrengue.
- Usando a GB, gastei toda a seringa nos 4 copos. Ainda na GB usei 2 sacos plásticos de fruta de mercado limpos previamente com álcool 70 pra embalar os copos, 2 em cada, pra transportá-los até onde iriam incubar. Depois que fiz isso, percebi que tinha esquecido de tapar os furos da inoculação com micropore. Decidi deixar assim mesmo.

Não tenho fotos desses processos, só comecei a fotografar no confere dos potes, então, chega de texto e vamos as imagens:

16/05 - F Albino - 8 dias após a inoculação.
18-05-16.jpg
Xapuri - 6 dias após a inoculação:
IMG_20180516_085408.jpg IMG_20180516_085751.jpg

20/05 - Como a temperatura tava batendo entre 29 e 31 graus, decidi tirar os sacos plásticos e colocar os potes na prateleira de cima. Aproveitei e tapei os furos de inoculação do xapuri com micropore, na torcida pra não contaminar.

F Albino - 12 dias após inoculação
18-05-20.jpg
Xapuri - 10 dias após a inoculação
IMG_20180520_113210.jpg IMG_20180520_113256.jpg IMG_20180520_113334.jpg

22/05 (Hoje) - F Albino - 14 após a inoculação
18-05-22.jpg
Xapuri - 12 dias após a inoculação
IMG_20180522_082327.jpg IMG_20180522_082412.jpg IMG_20180522_082435.jpg IMG_20180522_082510.jpg

A GloveBox
IMG_20180522_152154.jpg IMG_20180522_152317.jpg IMG_20180522_152330.jpg


Enquanto os micélios vão colonizando eu vou por aqui planejando a frutificação, a princípio devo frutificar os bolos em garrafas pet de 3l. já tenho 2 montadas.
IMG_20180522_152418.jpg

Se todos os bolos colonizarem 100%, sem contaminar, devo frutificar 2 e guardar 2 na geladeira pra frutificar depois que os primeiros estiverem exauridos, será que rola ?
Quanto ao painço, tô na dúvida ainda, o pote pequeno vou usá-lo pra colonizar outros potes, provavelmente com PF-Tek , será que rola ? O grande, devo fazer um casing e frutificar num balde, vamo vê.
É isso galera, abração a todos !
 
Última edição:
Demais! Estarei acompanhando, só deixou eles na prateleira sem nada para aquecer por conta da temperatura local já?
 
Demais! Estarei acompanhando, só deixou eles na prateleira sem nada para aquecer por conta da temperatura local já?
Então, esse armário fica sobre a geladeira que se encarrega de aquecer o local e manter a temperatura mais ou menos constante, além disso, moro no RJ e aqui na maior parte do tempo é quente, qdo não é quente é ameno.
 
Então, esse armário fica sobre a geladeira que se encarrega de aquecer o local e manter a temperatura mais ou menos constante, além disso, moro no RJ e aqui na maior parte do tempo é quente, qdo não é quente é ameno.

Obrigado, estava vendo, tu não precisa de nada para aquecer com a geladeira? pois estava verificando e tenho um armário aqui também desta forma pensei em usar assim como o seu.
 
Obrigado, estava vendo, tu não precisa de nada para aquecer com a geladeira? pois estava verificando e tenho um armário aqui também desta forma pensei em usar assim como o seu.
Eu até tenho um aquecedor de aquário aqui, mas tá encostado. Até pela tua pergunta, fui agora lá dar uma conferida na temperatura e tava batendo 26C. Qdo os potes tavam na prateleira de baixo que tá mais próxima da geladeira, sempre que eu ia dar uma olhada, a temperatura nunca tava abaixo de 29C. Bota um termômetro lá e monitora a temperatura, se tiver dentro do ideal, vai que vai !
 
Atualizando:
Comprei um isopor pequeno de 12l e vou frutificar nele, vou guardar as pets de back-up. Os bolos seguem avançando e estão quase 100% colonizados, os potes de painço tão avançando também, mas num ritmo mais lento, acho que por causa do excesso de umidade. Fotos:
Terrário:
IMG_20180527_115416.jpg IMG_20180527_115447.jpg IMG_20180527_115508.jpg

F Albino:
24/05
18-05-24.jpg
27/05 - 19 dias após a inoculação
18-05-27.jpg

Xapuri:
24/05
IMG_20180524_131327.jpg IMG_20180524_131616.jpg
27/05 - 17 dias após a inoculação.
18-05-27.jpg

Por enquanto é isso galera,
Bom domingo a todos !
 
Última edição:
Tá rápida essa colonização hein!!

Foi seringa de esporos ou CL?
Fala cubachov ! Foi seringa mesmo.

Aproveitando pra atualizar o diário: Tô com uma suspeita muito forte de que o micélio dos bolos de Xapuri tão brigando com uma contaminação, uma vez que deram uma travada na colonização, tinha dado uma olhada no sábado e fique bem desanimado. Hoje dei outra olhada e parece, não tenho certeza, que o micélio tá lentamente cobrindo uma coisa que eu não sei se é contaminação ou um micélio algodoado, sei lá, a coisa é bem sutil, é um branco meio puxado pro amarelo. Todos os bolos tão praticamente 100% colonizados, então hj resolvi que vou aniversariar um deles, escolhi o que, no meu entender, tava pior. Coloquei ele no dunk e mandei pra geladeira. A ideia é fazer um teste, vou levar ele numa pet, se funfar, aniversario os outros, se não, espero o micélio reagir. Vou botar as fotos, mas na foto não é exatamente igual ao real aki.

2 ângulos, antes de abrir o pote:
Bolo1-11.jpg Bolo1-11.jpg

Depois de abrir:
Bolo1-2.jpg Bolo1-3.jpg

Dunk:
Bolo1.jpg

Os outros potes com o lado suspeito:
Xap1.jpg

Com relação ao F Albino, a colonização aki tá bem sonolenta, dei uma sacudida e foi péssimo pq espalhou painço por todo o pote, tá meio bizarro. Foto de antes da chacoalhada:
FAlb.jpg

Já esterilizei pó de côco úmido no micro-ondas em 4 sessões de 3 minutos cada. Uma parte vou botar no fundo da pet e a outra vou e fazer um roll. Escolhi Pó de Côco pq tenho bastante aki e tenho pouca vermiculita. Como uso os 2 pra um outro cultivo que levo, então fui praticamente obrigado. Devo colocar na Pet ainda hj, 22h completa 12h de dunk, então deve ser por esse horário.

É isso galera !
Abraço
 
Após 8h de dunk mandei pra pet. Essa garrafa eu achei na rua um dia desses e me pareceu perfeita pra questão do fluxo de ar, além dela ser mais larga que as pets de 3l, que ainda estão aki. A capacidade dela é 5l. No fundo foi pó de côco que foi "esterilizado" no micro-ondas, conforme falei antes, com adição de água oxigenada. A base é uma tampa de requeijão de plástico forrada com pó de côco úmido.
PetTerrario.jpg

Tô na torcida !
 
Fala galera !

Só pra dar uma atualizada no diário, é o seguinte: Após a sacudida dos potes de F Albino, no pote grande apareceu uma parada no micélio que parece uma gelatina, decidi abrir o pote, remover essa parte e fazer um casing com pó de côco esterilizado no micro-ondas antes que se espalhe. Como não tava 100% colonizado, removi o excesso de painço raspando o micélio com um estilete.

A gelatina (esqueci de fotografar antes de abrir o pote):
Contam.jpg

Casing:
Casing3.jpg Casing2.jpg CasingFAlb1.jpg

O bolo teste de Xapuri tá evoluindo. Não quero abrir a garrafa antes de colher o primeiro flush pra tentar tirar uns 2 ou 3 carimbos o mais limpo possível:
BoloXap1.jpg BoloXap2.jpg

Fui !
 
Hj, 10 dias após ser aniversáriado, o bolo apresentou os primeiros pins !!!

Pin.jpg

Amanhã devo aniversariar os outros bolos.
 
Ontem os outros 3 bolos de Xapuri foram pro dunk e ficaram lá por 17h mais ou menos, hj foram pro terrário.
Dunk.jpgBolos.jpg Terrario.jpg

O bolo de teste tá com 5 cogus, 3 visíveis na foto e 2 menores.
XapCogu.jpg

Seguindo na função por aki !
Abraço
 
Atualização:
Varias paradas rolando por aqui:
26/06 - Apareceu um pequeno ponto de duende verde próximo aos cogus no bolo de controle de forma que tive que colher antes da hora que eu achava ideal pra tirar carimbos, apesar de 2 deles já terem rompido o véu. No total foram 4 cogus, um abortou. Apesar do risco, cortei os chapéus dos que romperam o véu e carimbei. Com relação ao bolo, cortei o pedaço contaminado, raspei todo o bolo com estilete e tirei o excesso de pó de côco. Após isso coloquei em dunk por 24h.
Bolo.jpg ContBolo.jpg

Nesse mesmo dia preenchi mais 4 copos plásticos de requeijão com substrato PF-TEK receita padrão com selo de vermiculita seca por cima selados com papel alumínio e 2 furos equidistantes tapados com micropore pra inoculação. Também preenchi mais 4 copos de água mineral com vermiculita seca selados com papel alumínio. Esterilizei tudo em PP por 1h contados após começar a apitar.

A ideia com esses bolos é colonizar 3 no escuro dentro do armário sobre a geladeira e um ao ar livre pra ver a diferença. Li em algum lugar, não me lembro onde, que alguns caras tem feito dessa forma com sucesso e decidi testar.

27/06 - Fiz um roll na vermiculita esterilizada e mandei o bolo pra uma pet de 3 litros. Acho que o corte na parte baixa da garrafa de 5l facilitou a contaminação por isso preferi descartar essa garrafa e testar uma das de 3l que havia feito antes, dessa vez com argila expandida no fundo com água oxigenada, e perlon na tampa. A foto é de hoje e aparentemente tá vindo um segundo flush.
Pet.jpg CoguXap.jpg

Nesse mesmo dia fui conferir os carimbos e constatei que após 18h apenas um dos chapéus depositou uma quantidade quase imperceptível de esporos, sério, tava muito, mas muito ralo mesmo. Ainda sim, decidi confeccionar uma seringa de 10ml usando água mineral de copinho e inocular os bolos dos potes de requeijão. Usei toda a seringa nos 4 copos com 2 furos cada. Fechei os furos com micropore.

Coloquei cada bolo dentro de um saco plástico desses de cozinha e conforme o planejado, mandei 3 pro armário e 1 ficou em cima de um móvel num canto da sala sujeito a variação das condições de luminosidade de uma casa normal.

01/07 (hoje)
Não tava nada otimista, primeiro pq nunca tinha conseguido sucesso em um bolo de um carimbo que eu mesmo fiz, até hj todos contaminaram, segundo por causa do carimbo muito, mas muito ralo, tão ralo que não dava pra ver nenhum grão na água da seringa, mas pra minha surpresa, hj ví os primeiros sinais de colonização no bolo que tá ao ar livre. Quando fui conferir os outros, todos tavam com sinais de colonização, o que me deixou um tanto surpreso e bem feliz.

Bolo ao ar livre:
Arlivre1.jpg Arlivre2.jpg

Bolos do armário:
Armario1.jpg Armario2.jpg

Os que estão no isopor ainda não começaram a pinar
O casing de F Albino está hoje com 12 dias e há sinais de colonização nos 3 furos de respiro, quero abrir quando estiver com uns 20 dias. Hj fui dar uma conferida e tava com algumas formiguinhas por dentro da fita micropore, matei o máximo que eu pude, acho que peguei todas.
Já o outro pote de painço com F Albino teve a mesma contaminação do outro, aparentemente bacteriana. Esse vou descartar.
Contaminacao.jpg

É isso, galera, abraço !
 
Última edição:
Uma atualizada rápida:

Hoje colhi o segundo flush do bolo teste. Ontem ele tava desse jeito:
Bolo1.jpg

Hoje já com os chapéus abertos:
Bolo2.jpg

Depois de colhidos. Usei um dos chapéus pra tirar uns 2 carimbos:
Flush.jpg

O bolo foi pro dunk.

A colonização dos bolos que inoculei com o carimbo quase invisível do primeiro flush segue a todo vapor porém com diferença gritante dos bolos que tão no armário pro que tá out.
Bolo colonizando fora do armário:
Out.jpg Out2.jpg

Bolos dentro do armário com temperatura entre 28 e 30 graus:
In1.jpg In2.jpg

Agora uma curiosidade:
Notei vários pontos em que a quentinha foi rasgada no casing que tinha falado anteriormente que tinha sido atacado por formigas, da próxima vez colocarei a quentinha dentro de um saco como os copos.
Ataque1.jpg Ataque2.jpg Ataque3.jpg

Pelos furos de respiro no topo, parece que o casing tá colonizado, talvez amanhã eu aniversarie ele e atualize as informações dos bolos que tão no terrário há 12 dias, a questão é que tá tão embassado que só dá pra ver alguma coisa abrindo e tem uns 3 dias que não faço isso, uma vez que eu instalei um mini cooler que tirar o CO2 sem precisar abrir o terrário.

Abraço
 
Atualizando:
Após 24h do dunk, e ser rolado na vermiculita seca, bolo teste de Xapuri voltando pro terrário pro terceiro flush:
BoloTeste.jpg
Um dos 2 carimbos que fiz desse flush:
CarimboXap2.jpg
Casing de F Albino após 19 dias incubando, indo pro dunk:
Casing.jpg

Primeiro flush dos outros 3 bolos de Xapuri que estão na caixa de isopor, o bolo do meio, acho que amanhã já vai dar pra colher:
Terrario.jpg

Abraço !
 
Que massa! Essa magia é demais né?

Parabéns pelo cultivo!
 
Atualização:
Fotos tiradas ontem (16/07/18):
Bolos PF-Tek, strain Xapuri, incubando. Os 3 primeiros da esquerda pra direita estão no armário sobre a geladeira no escuro, o último tá incubando fora do armário com a incidência e variações de luz normais de uma casa. No meu caso específico, os bolos que estão no armário estão colonizando mais rápido, mas a diferença, apesar de evidente, não me parece assim tão grande.
Bolos.jpg

Casing de F Albino, 8 dias em terrário Pet 5l recebendo oxigênio de uma bombinha de aquário e com perlon como tampa caminhando pro primeiro flush:
Casing2.jpg Casing.jpg

Bolo Teste de Xapuri se preparando pro terceiro flush:
BoloTeste.jpg

Finalmente, os outros 3 bolos de Xapuri preparando o segundo flush:
Terrário.jpg

É isso.

Abraço !
 
Back
Top