Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experiências alucinógenas tem mesmo algo de Espiritual, Profundo, Benéfico? Ou seria auto-engano?

Sinto muito por ter tido a impressão de argumentos confusos quase que querendo me oprimir ... Para mim o Eduardo viajou fazendo lenha ao preconceito e realmente é uma forma de pensar ... mas ... O cara quer ser budista e pq nasce em uma familia evangélica? ... não seria mais completo congregando, se enquadrando e se aceitando no meio em qual vive? não seria este o próprio Kharma? e qual o verdadeiro adepto se não fazer de tudo o seu Dharma?

@Ecuador eu fiz uma reflexão aqui e estou reeditando afim de mantermos os valores e respeitos, acabei de ler este tópico " Budismo " e retiro tudo o que eu disse ... compreendo a sua forma-pensamento ... Lembramos que somos todos duais e por momentos tb me dou ao direito de sair do eixo ainda mais quando sinto a necessidade de lutar pelas minhas convicções ... Errei por isso ... e estou aqui para lhe saudar meu nobre amigo!!!
 
Última edição:
argumentos confusos quase que querendo me oprimir

Assim é, se lhe parece.


O cara quer ser budista e pq nasce em uma familia evangélica? ... não seria mais completo congregando, se enquadrando e se aceitando no meio em qual vive? não seria este o próprio Kharma? e qual o verdadeiro adepto se não fazer de tudo o seu Dharma?

Reposta curta: não.

Esse fatalismo do carma não existe no budismo. Não importa qual carma tenha gerado, a pessoa pode escolher um caminho diferente a cada momento.

E tipo assim, o cara quer tomar cogumelos mas nasceu em uma família evangélica. Não seria mais completo congregando, se enquadrando e se aceitando no meio no qual vive? não seria este o próprio carma?
 
Sinto muito por ter tido a impressão de argumentos confusos quase que querendo me oprimir ... Para mim o Eduardo viajou fazendo lenha ao preconceito e realmente é uma forma de pensar ... mas ... O cara quer ser budista e pq nasce em uma familia evangélica? ... não seria mais completo congregando, se enquadrando e se aceitando no meio em qual vive? não seria este o próprio Kharma? e qual o verdadeiro adepto se não fazer de tudo o seu Dharma?

@Ecuador eu fiz uma reflexão aqui e estou reeditando afim de mantermos os valores e respeitos, acabei de ler este tópico " Budismo " e retiro tudo o que eu disse ... compreendo a sua forma-pensamento ... Lembramos que somos todos duais e por momentos tb me dou ao direito de sair do eixo ainda mais quando sinto a necessidade de lutar pelas minhas convicções ... Errei por isso ... e estou aqui para lhe saudar meu nobre amigo!!!

Não entendo nem acredito nesses conceitos budistas, mas acho q tua reflexão faz sim todo sentido.

Aliás acho q n entendo , justamente por que acho que tua reflexão faz total sentido. Religião pra mim é louvar minha identidade cultural . Respeito geral , e até maneiro inclusive entender, como minha visão se encaixa até em conceito de kharma e Dharma, mostrando mais uma vez que a verdade, ela é universal . Obrigado mano .
 
Não importa qual carma tenha gerado, a pessoa pode escolher um caminho diferente a cada momento.

Este pra mim é o ponto mais interessante do Budismo dentro das consequências que apresenta na minha visão Kardecista como explicadora das relações entre a vida atual e a que vem após a morte. A possibilidade de se superar o karma de forma unilateral, sem desfazer o mal feito a outra pessoa, é quase de dar um choque. Mas hoje acho que seja a posição correta. A questão prática que resta no entanto é que a pessoa que superou o karma advindo de ter feito mal a alguém, ao ver que esse alguém não consegue superar o rancor, talvez queira voltar e viver aquele "karma" (que não é mais karma) com amor para poder resgatar não o próprio "karma" (que já não existe), mas a pessoa que não conseguiu se libertar do mal que a ela foi feito.

Ah, estou apenas expondo a forma como elaborei isso dentro de meu sistema de crenças, sem intenção de criticar nada nem ninguém neste tópico sobre o debate do Budismo. :)
 
Não entendo nem acredito nesses conceitos budistas, mas acho q tua reflexão faz sim todo sentido.

Aliás acho q n entendo , justamente por que acho que tua reflexão faz total sentido. Religião pra mim é louvar minha identidade cultural . Respeito geral , e até maneiro inclusive entender, como minha visão se encaixa até em conceito de kharma e Dharma, mostrando mais uma vez que a verdade, ela é universal . Obrigado mano .

Puts mano ... eu fiz moh reflexão nisso tudo e encontrei respostas e foi difícil ver isso pois até quase discuti e ao enxergar tudo eu devo admitir que sim, pode ser auto engano. Embora eu acredito que possamos encontrar o espiritual, profundo e benéfico conforme sempre dito ... quando tem propósito!
 
Esse tal eduardo parece ter essa pegada do "não é necessário tomar enteogenos, pois apenas com a mente limpa atinge-se verdadeiros estados de iluminação" e pra ser bem sincero, acho apenas falta de sensibilidade espirtitual. Principalmente falta de sensibilidade para com os usos tradicionais dessas substâncias, incorporadas nas tradições pagãs por milhares de anos. também falta de sensibilidade para com aqueles que pensam diferente, de que a mente humana nao é esse templo que nao deve ser imaculado por nada exterior. Alterar a consciência é extremamente necessário, e meditar para isso, é apenas mais uma das milhares de técnicas pra isso. Somos todos viajantes, não podemos dizer aos outros que a viagem deles é ilusão, pq eu uso apenas a minha mente e sou "melhor por causa disso", o que pode não ser o seu caso nem desse tal de eduardo.

Sabia que tinha lido algo a respeito disso por aqui, é até um ponto interessante esse que tocou, pra ver como muda as perspectivas de tradição para tradição...

Comentou sobre atingir a iluminação pelo próprio esforço, sem utilizar nada. Eu até vou além.

Na tradição que pratico, é ensinado que já possuímos isso q vamos chamar aqui de "iluminação", um estado de satisfação incondicionado desde o tempo sem principio. Um estado além do sofrimento, vida, morte, etc.

Porém por intermédio da liberdade da mente de "esquecer da própria liberdade" que chamam de ignorancia, nós nos vemos aqui, presos em dualidade passando por todo tipo de sofrimento e insatisfatoriedade.

Dito isso, as praticas da tradição que tento seguir não vizam alcançar algo através delas próprias (no sentido físico da palavra).
Mas sim eliminar os obscurecimentos que nos impedem de reconhecer a nossa própria natureza intrínseca.

Veja bem, o processo é contrário, não se faz algo para alterar oque se tem, o que se faz é para eliminar os obscurecimentos que nos impedem de ver as coisas como realmente são.
Chamadas de aflições mentais, ignorância, raiva, apego, aversão, etc.
Que através delas vemos as coisas em dualidade, criando a realidade sem controle em que vivemos.

E no final até os próprios métodos que apontam para a iluminação necessitam ser abandonados, existe essa noção no budismo que se o praticante se apegar/fixar em determinada pratica ela se torna um obstáculo a iluminação e isso é bem comum até, por isso a importancia de ter um professor qualificado e o controle de qualidade que é a Sanga (comunidade de praticantes).

E o que é ensinado(pelo menos na minha tradição) em relação as substancias que alteram a mente é que pioram ainda mais a nossa mente já confusa.

Tem até esse mestre budista tibetano que viveu e ensinou nos EUA na década de 70. O polêmico Chogyam Trungpa Rinpoche.

Polêmico pois era "alcoólatra" e detentor do que chamam de Louca Sabedoria.

Ele tbm experimentou diversas drogas (dentre eles alucinogenos) e o que ele falava é que são como um "Samsara 2.0" ou uma "Super Delusão".
Onde os obscurecimentos e habitos mentais ficam ainda mais fora de controle.

Se conta tbm q certa vez ele reuniu seus alunos, que naquela época eram um bando de hippies e deu ênfase para que deixassem de fumar maconha. (aparentemente o thc q nada mais é q um inseticida natural da planta, causa com o tempo um obstáculo bem grande em relação a meditação. Algo a ver com inozar e entupir os canais sutis do corpo e agitar o Ing. A pessoa leva um bocado de tempo pra desfazer isso.)

Aparentemente ele teve êxito, pois em pouco tempo colocou toda aquela tropa de hippies vestindo terno e grava. E tudo aquilo que ele fez na verdade fazia parte da pratica dele.

Enfim, aqui só estou falando do q eu aprendi com a tradição que eu me identifico.

Não tenho nada contra qualquer outra tradição, ou se usa ou não usa alguma substancia para seus fins e tbm n sei dizer se estão certas ou erradas, acredito até q no seu próprio contexto elas estejam certas msm.

Acontece que no meu caso eu comecei com os enteógenos, mas o budismo fez mais sentido pra mim, só isso.

Cada um sabe aquilo que mais se identifica e os seus objetivos.
 
O que seria a iluminação pelo próprio esforço? Não consumir uma substância que altere sua consciência? Neste caso, caimos na velha tática de colocar coisas em caixinhas. Tudo o que você consome, sua comida, o que você bebe - sucos etc, mesmo que não seja algo tarjado como alterador de consciência, VAI alterar pois química é química e a não ser que você viva de sol, precisa consumir algo para se manter vivo. E a coisa não para em o que colocamos fisicamente pra dentro.
Qualquer "caminho" é um alterador de consciência e, por mais que eu respeite muito certos caminhos, quando se separam substâncias em categorias a coisa começa a me parecer enviesada. Tom todo respeito, numa sociedade viciada em açúcar, farinha de trigo, cafeína e por ai vai, meus cogus me parecem ao menos um custo benefício muito melhor: já que vou alterar minha consciência, uso algo que me abre a mente, trabalha plasticidade do cérebro, e cujos efeitos colaterais não me tornam dependente da substância - a exemplo de cafeína, que te destrói quando você decide parar.

Sobre espiritualidade como um todo, não há algo mais subjetivo. Em minha visão existencial cogumelos trouxeram questionamentos extremamente engrandecedores e ensinaram lições muito valiosas sobre a vida, ego etc. Isso quer dizer que eu saio por ai evangelizando pessoas? De forma alguma, mesmo porque uma das melhores lições que os cogus me trouxeram é que tudo aquilo em que nos julgamos mestres pode ser um castelo construído sobre a areia.

No fim, a meu ver há duas opções, em se tratando de espiritualidade: Ou existe um caminho rígido para se atingir a iluminaçãoo/se salvar etc, o que não me parece condizer com justiça e respeito, ou há diferentes caminhos, provavelmente igualmente válidos, desprendidos do nosso conceito de espaço/tempo.
 
Porém por intermédio da liberdade da mente de "esquecer da própria liberdade" que chamam de ignorancia, nós nos vemos aqui, presos em dualidade passando por todo tipo de sofrimento e insatisfatoriedade.
Não tenho nada contra qualquer outra tradição, ou se usa ou não usa alguma substancia para seus fins e tbm n sei dizer se estão certas ou erradas, acredito até q no seu próprio contexto elas estejam certas msm.

Então, apenas quero lhe enfatizar, assim como o quis fazer nas primeiras duas respostas que deixei no inicio do post, que é perfeitamente normal você seguir uma determinada tradição com a qual você se identifica. Porém, quero lhe adverter de algumas ignorâncias que podem ocorrer ao seguir uma determinada tradição. Dentro de cada tradição existem conceitos, existem caminhos, existem formas de ser. Quando entramos numa tradição nos adequamos a ela, ou seja, deixamos para tráz aquilo que nao pertence a tradição. Eu não sigo nenhuma trdição especifica justamente por causa dos problemas que isso pode trazer, prefiro lidar com os problemas de não seguir uma tradição especifica.
os problemas que surgem ao seguir uma tradição especifica são, principalmente, as ignorâncias que criamos em relação a todas as coisas exteriores à tradição. Muitas vezes, ao pensar com muito carinho a ideologia que seguimos, acabamos criando uma certa repulsa ou violência contra aquilo que está fora da tradição. O nome disso é purismo ou conservadorismo. isso ocorre por ignorância do mundo além do nosso, do outro. A alteridade e a diversidade são meu guia para seguir meus caminhos, portanto, jamais diria pra você que sua tradição está errada, apenas diria que a maneira como a praticam diminui e menospreza as milhares de outras formas de viver que existem.
Então se você não tem nada contra nenhuma outra tradição por que pensa nelas de forma preconceituosa? Ao dizer por exemplo, ou parecer concordar com, a ideia de que as substâncias enteogenas não servem para as pessoas atingirem aquilo que vocês definem como espiritualidade? Veja bem, aqui ocorre uma ignorância que surge a partir do envolvimento seu com a sua tradição. Uma ignorância, com sentido de ignorar, em relação a própria definição de espiritualidade que se utiliza. De que foi definida e determinada por um grupo para enfatizar a própria prática (todas as tradições definem as coisas de acordo com a própria visão), porém que dá a essa definição um sentido exclusivo, que ignora os outros sentidos e aplicações de "espiritualidade" em contextos outros se não a da própria tradição.

Preconseituoso como:

Se conta tbm q certa vez ele reuniu seus alunos, que naquela época eram um bando de hippies e deu ênfase para que deixassem de fumar maconha. (aparentemente o thc q nada mais é q um inseticida natural da planta, causa com o tempo um obstáculo bem grande em relação a meditação. Algo a ver com inozar e entupir os canais sutis do corpo e agitar o Ing. A pessoa leva um bocado de tempo pra desfazer isso.)

Aparentemente ele teve êxito, pois em pouco tempo colocou toda aquela tropa de hippies vestindo terno e grava. E tudo aquilo que ele fez na verdade fazia parte da pratica dele.

Usar a palavra hippie diminutivamente pra se referir a um grupo de pessoas (provavelmente diverso) que não se encaixam nos padrões de determinada tradição que preza por usar terno e gravata. E que além disso, vê e o mundo através de uma racionalidade extermizada a ponto de pensar que thc não pode ser usado pq "nada mais é do que inseticida" como se na natureza existissem categorias nas quais as susbtâncias que cria se encaixam exclusivamente. Não é bem assim.
primeiramente pq na natureza existem milhares de usos pra tds as substâncias, inclsive fumar inseticida, injetar veneno de sapo, comer cogumelos alucinogenos, usar plantas pra vomitar e limpar estomago, usar subprodutos alcoolicos de bacterias pra honrar uma tradição ou simplesmente esquecer da vida do dia-a-dia. Tudo tem milhares de usos, inclusive as palavras, tem milhares de definições. Então não pense jamais que a definição de "bom", "ruim" e principalmente "espiritualidade" da sua tradição, sejam as formas mais adequadas, uma vez que isso é apenas, e nada mais do que isso, ignorância. Veneno pode ser remédio, assim como remédio pode ser veneno, pense nisso num viés espiritual. Se a intenção é buscar o meio termo, o equilibrio, tem que ser tbm em relação a alteridade e a visão de mundo, nossa, sobre os outros.

Edit: se você acredita que outras tradições podem estar certas em seu próprio contexto, pense então que você é quem valida o seu próprio contexto. Assim como nós validamos os nossos. Só estaremos errados se quisermos pensar que outras tradições estão erradas. Isso é o basico, a partir daí é que podemos começar a conversar sobre uso de substâncias, tradições e espiritualidade.
 
Última edição:
Usar a palavra hippie diminutivamente pra se referir a um grupo de pessoas (provavelmente diverso) que não se encaixam nos padrões de determinada tradição que preza por usar terno e gravata.


Usei a palavra hippie pq acredito que todos aqui tem um estereotipo de como são, talvez tenha errado em utilizar a palavra 'bando', se te ofendi foi mal, falha minha.

Mas a grande maioria eram hippies sim e além de colocar todos em terno e gravata, Trungpa deu aula de eloquência e postura para eles madrugadas a dentro, pois achava o modo como falavam e se portavam pouco digno (imagina um tibetano ensinado americanos a falar inglês direito, cômico haha).

Muitos de seus alunos se tornaram Lamas(professores) e sustentam as atividades de Trungpa até hj em grande parte do ocidente.

A questão do terno e gravata não é necessariamente um padrão da tradição, mas como ele estava no ocidente e as pessoas davam importância para isso naquela época (e dão até hj), os professores de modo geral tendem a se portar de forma impecável.

E tudo que é feito faz parte do treinamento da mente, até mesmo a forma de dobrar um lenço ou decorar uma sala de pratica.

Mas vou parar de falar de budismo aqui, na verdade espero n ter quebrado nenhum voto com os meus comentários rs.


Dentro de cada tradição existem conceitos, existem caminhos, existem formas de ser. Quando entramos numa tradição nos adequamos a ela, ou seja, deixamos para tráz aquilo que nao pertence a tradição.

Esse ponto que vc tocou é bem verdade, a pessoa vai escolher uma tradição/caminho e usar como critério em relação a espiritualidade.

E quando tiver feito essa escolha de coração, vai ter que abandonar outras visões. Pois se não sua própria pratica espiritual vai ficar oscilante.

Isso de querer pegar um pouco de cada tradição não funciona na pratica se pessoa quer levar realmente a sério, uma hora a pessoa vai ter q se decidir.

Ou pode pegar um pouco de tudo e inventar um caminho próprio, é uma opção tbm, embora o resultado pareça meio incerto.

E logicamente se alguém aqui se identifica com outra tradição ou modo de pensar e se faz ou n uso de substancias para seus fins, deve mais é que se empenhar nesse caminho.

E no fim o que realmente importa é o compromisso que esse caminho/tradição tem em trazer benefícios temporarios e ultimos a todos os seres.

*deve ter alguns erros de português ai, to postando pelo celular e com preguiça de revisar rs
 
Minha crítica ao texto.

Ele (Eduardo) não está errado.

Na crítica ao materialismo espiritual e na repetição de padrões.
Não obstante, religiões e filosofias estudam justamente estes tópicos (e o budismo em particular).

Em que acreditar que uma substância irá resolver tudo. Não vai.

Mas também não está certo.

A repetição de padrões é algo inerente ao ser humano. Há padrões em tudo o que vemos (literalmente); e não seria trilhar um caminho, digamos o Budismo, repetir os mesmos padrões que outrem?

Ele diz que experimentou LSD e não foi nada demais. Aham...
Depois que já consumiu enteógenos, ou psicodélicos em geral, é bem fácil falar que não precisa deles. O efeito já aconteceu... O aluno entendeu as lições. Do Buda, Krishna, Jesus ou quem for.

O "conhecimento" não está em todos, destarte, não. A capacidade de meditar, sim. É preciso pensar um pouquinho para se chegar em qualquer tipo de conhecimento, especialmente o transcendente. De qualquer tipo. Enquanto o caminho do aprendizado por si seja muito interessante e, em muitos casos, indispensável, às vezes é mais fácil e prático simplesmente consultar a resposta num livro. E mesmo assim não sei vai entender o que se procura. Só vai se descobrir o que se está procurando.

E às vezes também, o conteúdo espiritual já está na pessoa. Só o que falta é entender. E quaisquer obras religiosas, ou mesmo filosóficas, podem parecer fazer bem mais sentido depois de uma experiência psicodélica. "Depois" de forma temporal, não necessariamente em seguida. Pode ser coisa de anos depois. Mas fica mais fácil.

É como procurar um objeto desconhecido no meio da bagunça. Fica bem mais fácil se você já tiver visto ele antes - mesmo que teha sido apenas uma foto, não o objeto real. Uma sensação, uma noção, uma epifania. Não é real, mas é a foto daquilo.

Em termos práticos, até meditar é mais fácil, se depois de uma experiência psicodélica, você aprender a enxergar onde está o próprio foco da sua atenção. Ter mais consciência do seu próprio corpo, respiração. Aprender a observar o próprio humor variando ao longo do dia. etc.

Algumas pessoas não precisam do enteógeno, para isso tudo. Essas pessoas são privilegiadas. Já têm o suficiente no próprio sangue, naturalmente, da química que os psicodélicos/psicotrópicos propiciam, artificialmente. Ou simplesmente já são assim, meio loucas, meio iluminadas, sem tomar nada. Vai saber.

É inegável que existem por aí pessoas que precisam dessa ajuda, e não só por razões espirituais. Haja vista os deprimidos.

Agora, dizer que ninguém precisa de uma substância e deve conseguir "iluminação", "conhecimento" ou "liberdade" por si próprio, sóbrio, apenas sentando sobre os calcanhares com as costas retas e respirando... Depois de já ter usado? Hahaha.

Embora não haja nada de intrinsecamente errado com essa viagem, eventualmente podemos vir a acreditar que somos capazes de encontrar algum significado último confinado em alguma destas experiências, ou a quimera de uma "terra prometida", uma realidade definitiva.
É muito importante não desviar da realidade definitiva que está além dos conceitos,
Papo de cogumeleiro, sem dúvida.
E que bela contradição... Pois que "realidade definitiva" é essa? A realidade objetiva, por si só, não está nada além de conceito algum - como ele mesmo diz no texto, "está, e sempre esteve, sob nosso próprio nariz".

Sei que o texto não é novo, e que, 20 anos depois, uma crítica e nada é a mesma coisa.
E que nesse tempo todo, o cara pode até ter realmente alcançado o Nirvana...
Mas lendo um pouco do site que ele tem sobre ele mesmo, pensei.
Será que não é ele quem está há 20 anos no cubículo, repetindo os próprios padrões?
 
Sobre o Chogyam Trungpa, não é irônico um alcoólatra, envolvido também em polêmicas de má conduta sexual, dizer que psicodélicos são um "super samsara"? Não que ele e discípulos não tenham explicações para o alcoolismo e a conduta sexual, e aí cada um resolve se são ou não satisfatórias.

Lembrando que há vozes com outras opiniões, como Ram Dass: "Eu não vejo os psicodélicos como um veículo esclarecedor, mas vejo como um veículo que desperta. Eu os vejo iniciando um processo que te desperta para a possibilidade."


se você acredita que outras tradições podem estar certas em seu próprio contexto, pense então que você é quem valida o seu próprio contexto. Assim como nós validamos os nossos. Só estaremos errados se quisermos pensar que outras tradições estão erradas. Isso é o basico, a partir daí é que podemos começar a conversar sobre uso de substâncias, tradições e espiritualidade.

Muito bom.


Há padrões em tudo o que vemos (literalmente); e não seria trilhar um caminho, digamos o Budismo, repetir os mesmos padrões que outrem?

Sim, no Budismo o que se chama em linguagem leiga de hábitos ou padrões são muito importantes. Se algo nos vem como muita facilidade é não só por causa das condições atuais, mas por causa das marcas de vidas anteriores. E os praticantes tentam reforçar os padrões que desejam, até como uma forma de se reconectar com o Budadarma nas próximas vidas.
 
Última edição:
Lembrando que não há vozes com outras opiniões, como Ram Dass: "Eu não vejo os psicodélicos como um veículo esclarecedor, mas vejo como um veículo que desperta. Eu os vejo iniciando um processo que te desperta para a possibilidade."

Interessante.
 
Me perdoe a minha participação nesse tópico pois raramente falo alguma coisa sobre qualquer assunto pois ainda sou muito leigo e com pouca experiência com cogus mas também fico me questionando sobre se são autoengano ou experiências realmente autênticas. Vou continuar seguindo com prudência e atenção, observando e aproveitando cada experiência e estudando bastante nos intervalos para tentar seguir mais tranquilo pois já sigo tranquilo mas quero ir mais. Mais sossegado, em paz. É uma riqueza😃. Mas como todo tesouro se não for usado com sabedoria, coisa que temos que pedir sempre para ser ampliada, acaba por se esgotar e se perder, e se esvair sem nenhum resultado no mínimo benéfico. Ainda precisa de muito estudo para reunir informação séria sobre a autencidade da experiência com cogus e outros enteógenos. Vou seguindo o caminho com o daime, que já estão a bom tempo estruturando e fortalecendo a trama, reunindo, zelando, desenvolvendo, corrigindo, moldando. E em paralelo vou fazendo meus trabalhos com cogus me utilizando dessa estrutura, características, normas, ritualistica ... Tudo o que possa auxiliar a experiência transcorrer de modo mais tranquilo, favorável, instrutivo e produtivo possível. Existe uma budista brasileira famosa, bastante badalada no YouTube que disse que o trabalho com enteógenos é real e autêntico desde que seja guiado, instruído e apoiado por um verdadeiro mestre da arte. E na literatura hindu existe uma das diversas partes do tantra que também mencionam uma linha espiritual onde se fala sobre os enteógenos e seu uso ritualístico. O que infelizmente, é muito difícil de se descobrir por leituras via internet, pelo menos as traduções sérias e verdadeiras pois se tratar de um assunto extremamente perigoso, não proibido, mas bem perigoso, acredito que é por causa das dimensões que o conteúdo pode levar a chegar, por sorte ou azar. Por mérito ou demérito. Em fim. Só queria mesmo participar um pouco e falar alguma coisa. Talvez ficou um pouco fora do primo, talvez um pouco desconexo mas é isso aí. Um grande abraço pra todos e espero que nos fortaleçamos através da prática da verdade, da ética, do amor, das celebrações divinas 🙏😃😍😁😉🤭😊😌🙃🙏. Fácil não é e nem vai ser. Mas temos bastante tempo graças a deus 🙏. E muito tempo. Tenho fé que nosso Deus é muito rico de tudo mas tempo e espaço é um ponto claríssimo, bem nítido de que ele tem e ainda mais um pouco 🤭. Vamos que vamos galera. Espero econtrar algum de vocês ou todos por ai algum dia nessa maravilhosa trama que tá sendo criada já faz bastante tempo hein. Cheio de conhecimento magnífico, cheio de atividades incríveis. É isso aí galera. Boas novas, século vindouro. Vim-de-ouro🤪. Tô zuando. Brincadeiras a parte é isso aí. Vou fechar com um trecho de um hino que sempre me traz muita alegria. " Novo mundo,novo povo, nova era e um novo professor. O que papai me disse, mamãe confirmou. " Que Jesus guie a todos nós, esse grande irmão Divino ressuscitado 🙏. Que sua mãe continue intercedendo misericordiosa mente pela a gente com amor e com carinho 🙏. E que o criador continue sendo perfeito do jeito que ele é. Forte abraço e nós esbarramos por aí.🤜🤛
 
Foi exatamente o exemplo que Buda deu! Andava por aí e não esperava ninguém vir falar com ele. Curtia entrar em tempos de deuses indianos pra doutrinar a galera que tava errada. Chegou na China e disse "que porra é essa de Taoísmo de cu é minha piroca iluminada", e aí a galera de lá, que curtia comer um cachorro, pensou: "nossa, então se eu não evoluir vou voltar como cachorro e virar espetinho! Bora seguir esse cara".
Rindo até agora, mas preocupado todavia...
 
Diria que as duas coisas, o bom e ruim está associado ao bom uso e mau uso. A substância é neutra. Seguindo a direção em saber utilizar, existe o fator físico, espiritual, nível de consciência. E tendo todos ingredientes positivamente agora vem a pergunta, porque você utiliza? Ser uma pessoa melhor? Mas sem ação? Compreender e saber, sem aplicar? E por aí vai. Ou seja, é um auxílio apenas, mas existem inúmeras formas de expansão sem utilizar qualquer substância. Então começamos a perceber que o potencial é nosso. O auxílio externo corrige algumas coisas, caso tenha algo muito fora da normalidade, mas chega o momento que depende unicamente do seu interior, e neste ponto muita gente é barrada, baseado em relatos.
 
Eae galera, pra dar uma movimentada aqui no tópico. O Eduardo Pinheiro (autor do texto que trata o tópico, na primeira mensagem) fala sobre esse assunto em um podcast realizado recentemente.

E ele realmente esboça uma visão diferente da qual ele tinha,quando produziu aquele artigo.

Para quem quiser ouvir, segue o link do podcast:

Estados alterados de consciência - EdufLabs
 
Alguns anos depois de ter criado esse tópico, penso hoje que é possível a utilização de alucinógenos (no caso aqui, psilocibina) separados da espiritualidade.

Acredito ser possível utilizá-los como remédio mental-emocional separados do caminho espiritual do indivíduo.
A mesma coisa uma pessoa de determinada religião, que utiliza medicação para ansiedade, a medicação irá ajudar ela no dia a dia, e provavelmente até em suas práticas espirituais.

De fato não me parece serem coisas excludentes, não sei porque mas só percebi isso agora kk.
 
Alguns anos depois de ter criado esse tópico, penso hoje que é possível a utilização de alucinógenos (no caso aqui, psilocibina) separados da espiritualidade.

Acredito ser possível utilizá-los como remédio mental-emocional separados do caminho espiritual do indivíduo.
A mesma coisa uma pessoa de determinada religião, que utiliza medicação para ansiedade, a medicação irá ajudar ela no dia a dia, e provavelmente até em suas práticas espirituais.

De fato não me parece serem coisas excludentes, não sei porque mas só percebi isso agora kk.

Mas tu mudou de ideia? Ainda não admitiu que podem ser utilizados espiritualmente kkkkkkkkkk

E sinceramente, já li esse tópico todo ano passado, inclusive esse artigo do seu amigo que citou. Pra mim mais parece cotovelo doído do que qualquer coisa. Sempre quando vejo gente falando "aiii mas psicodélicos não serem espirituais de verdadis" pra mim é muito mais um maniqueísmo para validarem suas práticas do que uma preocupação legítima com o outro. E olha que digo isso sendo o usuário de psicodélicos mais contra-psicodélicos que conheço!
 
Mas tu mudou de ideia? Ainda não admitiu que podem ser utilizados espiritualmente kkkkkkkkkk
Depende, o que você quer dizer com podem ser utilizá-los espiritualmente?

E ademais, não a nada que impeça de eu mudar de idéia haha
 
Back
Top