Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experiências alucinógenas tem mesmo algo de Espiritual, Profundo, Benéfico? Ou seria auto-engano?

Depende, o que você quer dizer com podem ser utilizá-los espiritualmente?

E ademais, não a nada que impeça de eu mudar de idéia haha
Seu comentário anterior deu a entender que você não afirmou que possa ter um uso espiritual (porém também não negou), parece que se esquivou... Não pareceu muito proposital na verdade. Me interessei em tirar a prova. Só queria saber se você acredita que, por exemplo, "ser possível utilizá-los como um indutor de um caminho espiritual para o indivíduo", independente de seus efeitos como "remédio mental-emocional".
 
Seu comentário anterior deu a entender que você não afirmou que possa ter um uso espiritual (porém também não negou), parece que se esquivou... Não pareceu muito proposital na verdade. Me interessei em tirar a prova. Só queria saber se você acredita que, por exemplo, "ser possível utilizá-los como um indutor de um caminho espiritual para o indivíduo", independente de seus efeitos como "remédio mental-emocional".
É que o próprio termo espiritualidade já foi corrompido pelo uso da linguagem. Acaba se tornando complicado tratar do assunto.

Mas de modo geral e resumido, sempre digo que depende.
Em certo nível, eu acredito que talvez sim, os cogumelos e experiências alucinógenas possam ser usados no caminho espiritual. Como auxiliares no caminho, não como resultado final, assim como a meditação etc.

Mas no meu caso, os considero(os alucinógenos) mais como remédios mentais-emocionais mesmo, não como fonte de refúgio (do ponto de vista espiritual).

Até porque, eu estaria tomando refúgio no que exatamente? No cogumelo em si? Mas existem vários tipos de cogumelos, e a maioria nem é psicoativa.Talvez então seja na substância, ou talvez na experiência. Mas perai, a experiência é dependente, tem um início, meio e fim, ou seja é impermanente. Voltamos ao fato de não ser uma fonte digna de refúgio.

Mas nada disso quer dizer que cogumelos e experiências alucinógenas não sejam úteis em algum nível. Eu apenas prefiro não confundir as coisas.

Até porque o nível de auto engano e materialismo espiritual é alto nesses casos.

Ou seja, para mim não vejo como algo espiritual em um sentido verdadeiramente transcendental, que esteja de fato além daquilo que é composto, transitório e dependente.
Para mim, isso à que estou comparando é outra coisa.
Para outras pessoas, talvez não, então depende. E depende principalmente daquilo que cada um vê e considera ser "espiritual" e qual o objetivo desse caminho e resultado espiritual.

Acredito que o mais importante, é o indivíduo fazer a sua própria auto análise de tempos em tempos, e utilizar de honestidade para consigo mesmo e com aquilo que considera ter valor.
 
Última edição:
Mas perai, a experiência é dependente, tem um início, meio e fim, ou seja é impermanente.

Sua vida não seria o mesmo? Você não vai morrer, ter um fim? Você é um humano?

Voltamos ao fato de não ser uma fonte digna de refúgio.

Seu corpo não é digno de refúgio da sua alma?


Até porque o nível de auto engano e materialismo espiritual é alto nesses casos.
Ou seja, para mim não vejo como algo espiritual em um sentido verdadeiramente transcendental, que esteja de fato além daquilo que é composto, transitório e dependente.
Sou de longe a "pior" pessoa para se debater isso... Para mim o que chamam de "transcendente" pode ser material sim, o transcendental ~transcende~ suas noções, se inverte e se torna o que você acha que não é.

Na minha concepção essa ideia da fuga da dor humana pós-morte (paraíso cristão) ou através de muitas vidas (satori budista) é um subproduto da condição de sofrimento humano. E não é escapável... No pior dos casos a pessoa só se torna cúmplice da dor alheia, sem de fato mudar o arranjo material das coisas. Não que seja possível atingir uma utopia de felicidade genuína com todo esforço material... Muito pelo contrário na verdade... Mas vejo apenas como conveniência, um produto de luxo no mercado moral.

E que papo de materialismo espiritual isso, materialismo espiritual aquilo... Auto-engano uma pessoa curar traumas severos através de uma dose de psilocina no contexto certo? A cura mental-emocional não precede um bom espírito, saudável, "verdadeiramente transcendente"? Ou você também acredita naquela história que um monge top das galáxias tomou 10tabs de LSD e não sentiu nada? O cérebro dele é fundamentalmente diferente do meu por ficar sentado o dia todo ignorando a dor da vida alheia e se livrando dos ciclos reencarnatórios? Se sim os nazistas estavam certos sobre eugenia em alguma dose.
 
Última edição:
Nesse tempo que estou usando cogumelo eu vi muitas discussões sobre o que o cogumelo é e como ele deve ser usado, mas eu vejo um erro em todas essas discussões, estão tentando achar uma solução generalista que funciona para todas as pessoas.

Eu tenho lembranças em minha vida de algumas discussões como essa, onde uma pessoa argumenta X e outra argumenta Y.

A primeira acredita em X porque funcionou com ela, logo, acredita que afirmar X sobre aquilo é correto.
A segunda acredita em Y porque funcionou com ela, logo, acredita que afirmar Y sobre aquilo é correto.

O erro está no esquecimento que somos seres individuais que raramente terá semelhanças reais nas experiências da vida. Mesmo quando colocados em grupos, humanos geralmente criam teorias sobre "o que está errado no grupo". Isso soa familiar para vocês? As pessoas são assim, individuais.

A pergunta que dá título a esse tópico já vem acompanhada de uma ideia individualista pronta, que é:

Se você acredita que alucinógenos tem algo de espiritual, profundo, benéfico, isso é um auto-engano.

Essa ideia já está pronta antes da discussão, mesmo que tenha sido escrita em formato de pergunta. Ainda se considerar que o autor do tópico tenha uma dúvida genuína sobre o assunto, a discussão se a experiência tem algo de espiritual não faz sentido sem o sujeito. Tem algo de espiritual para quem?

Experiências alucinógenas te levam para dentro da sua mente, ninguém discorda disso, e o que tem dentro da sua mente é só você mesmo e sua própria essência humana individual. O que você faz com o que vê e o que você acredita que isso significa dificilmente terá qualquer utilidade para outros se não você mesmo, não tem porque querer provar a sua espiritualidade ou brisa, é apenas algo curioso que você pode demonstrar para quem quiser ouvir e que não tem nenhum poder de definir o que o cogumelo é ou não é, para conseguir isso, só provando você mesmo.

Então, desse ponto, para mim o cogumelo é uma ferramenta de emoções intensas, onde eu posso ter prazeres inimagináveis e dores inimagináveis, e essas coisas já estavam dentro de mim, porém amordaçadas sem poder se expressar, e esse silêncio é algo que doía em meu peito sem que ninguém pudesse ver. Poder rir, chorar, brincar, ter medo, desespero, vontade de dançar, de morrer, isso fez muita falta durante muitos anos, e por isso o cogumelo é importante pra mim. Se você vai ter a mesma experiência? provavelmente não. Se você precisa do cogumelo para isso? provavelmente não. Mas isso é o que eu escolhi para mim e o que eu acredito ser o melhor no momento, isso é tudo o que importa na verdade, o que você acredita.


Se quiser que eu force um pouco e extrapole a sensatez eu posso falar o que eu realmente penso dentro de mim, eu agora acredito perfeitamente nas bruxas, nas magias, os liquidos que explodem, as coisas fluorecentes, e talvez eu caia tentando flutuar no ar, até os rituais wicca fazem muito mais sentido agora. Se o cogumelo é benéfico, profundo, espiritual? não sei, mas eu quero lembrar vocês que a oxidação mata suas células, e isso acontece toda vez que você respira.
 
Acho que a maior conclusão desse tópico, é apresentar a diversidade de opiniões em relação a um assunto como esse.

Obrigado pela colaboração de cada um.
Valeu!
 
Sigo o caminho do agnosticismo, até onde minha experiência me proporcinou avaliar julgo que não existem coisas sobrenaturais, mas não sou eu na minha insignificância que vou eu afirmar com certeza que não existem.

Entendo que o sobrenatural sempre foi somente algo que ainda não se sabia a explicação.

Dentre dos conceitos de espiritualidade compreendo que se encaixam perfeitamente as simbologias que o cérebro usa para dar significado as experiências sensoriais do corpo e da própria mente.

Dito isso, acredito que existem sim benefícios espirituais nos enteógenos, pois deuses, espiritos, aliens* ou qualquer outra divindade são poderosos norteadores de nossas decisões e sentimentos, pois vivem em nossa mente, sendo parte importante do pensamento subjetivo que nos torna humanos.

Me parece muito plausível que os seres fantásticos que habitam nossa mente são fruto de nossa capacidade de pensamento sibjetivo, pois, evolutivamente a tese que diz que humanos com forte influência do pensamento subjetivo tinham maior capacidade de cooperação com estranhos e assim a chance de prosperar e passar seus genes pra frente me parece muito verdadeira.

O motivo pelo qual acredito nos benefícios espirituais dos cogumentos é que estar em paz com "seres" que consideramos relevantes é muito importante. Eu não experimento o estado mental de pessoas que tem muita fé, pois não tenho, mas imagino que para um crente no sobrenatural estar de bem com deus deve ser quase tão importante quanto estar bem com um parente querido.

Pro preparo do meu set mental para experenciar os cogumelos ou a ayahuasca eu tento baixar ao máximo meu ceticismo, me permitindo pertencer ao mundo do fantástico, e consigo conexões com o divino, consigo ser ensinado por professores espirituais, que são mais confiáveis que eu.
A recompensa desse sentimento é bastante grande, e filtrando tudo depois, sóbrio, tento perceber o que é ruído e o que é válido.
 
Back
Top