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Completo Equador em grãos de centeio + Casing

Diário de cultivo completo.
Salve!
Venho aqui por meio deste declarar o inicio do meu cultivo de Equador.
Carimbo: De cultivo próprio(2010), hidratados 24hrs
Casing: Vermilculita + Turfa negra / Vermiculita + Pó-de-cocoAparato:
-Controlador de terrário com termostato e timer para luz.
-Cabo de aquecimento de terrário
IMG_1929.JPG

Colonizacao:
10/10 : 3 frascos de 600 ml inoculados.
15/10: Micélio visível nos 3 frascos
17/10: Primeira agitacao dos frascos(Esqueci de agitar depois de inocular, isso com certeza diminuiu a velocidade de colonizacao)
21/10:
Frasco 1:
IMG_1923.JPG IMG_1924.JPG
Frasco 2:
IMG_1925.JPG IMG_1926.JPG
Frasco 3:
IMG_1927.JPG IMG_1928.JPG

Tive experiencias muito boas com a turfa mas gostaria de testar o pó-de-coco desta vez. Alguem já teve expeciencia com as duas?
Por enquanto é só pessoal. Uma ótima semana para voces todos!:musica::)
 
Última edição por um moderador:
Isso ai, tá bem caprichado, dá pra ver que tá sendo feito com carinho.
 
Só uma dúvida, depois da carimbada, antes de dobrar os carimbos vou esperou os esporos secarem?

Logo logo outro diário será aberto: Monotub de Ban Hua Thai:contente:

Acho que você poderia ter feito vários furos na caixa. Embora seja possível fazer a troca manual, mas como você está no inverno, então creio que o ambiente esteja mais seco. Ou seja, quanto mais abrir para fazer a troca de ar, maior será a briga para manter a umidade elevada.
 
Só uma dúvida, depois da carimbada, antes de dobrar os carimbos vou esperou os esporos secarem?
Acho que você poderia ter feito vários furos na caixa. Embora seja possível fazer a troca manual, mas como você está no inverno, então creio que o ambiente esteja mais seco. Ou seja, quanto mais abrir para fazer a troca de ar, maior será a briga para manter a umidade elevada.

Sim @Cosmik! Esperei 12 hrs ate os esporos descerem, tirei os chapeis e esperei 24 hrs ate secarem.
Os furos na caixa serao feitos logo apos a fase de incubacao. No momento estou mantendo a temperatura usando a tecnica exposta na biblioteca "Incubadora para mentes simples"; Porem nao vejo outra maneira de manter a temperatura durante a fase de frutificacao a nao ser com essa tecnica. Entao o plano eh deixar o micelio quebrar a superficie e seguir com os seguintes procedimentos:
1. baixar a temperatura da agua para 25 graus.
2. iniciar com LUZ e troca de ar com bomba de aquario.
3. Fazer furos numa distancia segura acima do nivel da agua, para que nao entre agua no momento em que abrir a caixa!

Entao no momento estou fazendo a troca de ar manualmente, 1 vez por dia.
waterlevel_small-gif.24119.gif
 
"Alta umidade e grandes quantidades de troca de ar é a chave para o sucesso com o cultivo de cogumelos."
Sim @Anatman !
Abro o Monotub todos os dias e a umidade é tao alta que molha as paredes (Entao está em 90%). Teoricamente deveria até ser um pouco mais baixa para Monotub, procede?
Para se ter uma idéia:
IMG_2099[1].JPG IMG_2097[1].JPG
Já coloque um higrometro no gigante da direita alí!:sneaky::p

O que está me incomodando no terrário é o crescimento desordenado dos cogus, apesar da luz em cima. Provavelmente porque usei dessa vez 3 LEDs azuis e 3 LEDs UV. Cada um aponta para uma direcao e isso deve confundir os coitadinhos...
IMG_2101[1].JPG IMG_2102[1].JPG
Usei somente 1 LED azul nos cultivos passados e todos crescerao bonitinhos na mesma direcao!
Vou testar colocando um plastico branco difuso em baixo dessa caixinha preta e volto com resultados.

Cheers!
 
Sim @Anatman !
Abro o Monotub todos os dias e a umidade é tao alta que molha as paredes (Entao está em 90%). Teoricamente deveria até ser um pouco mais baixa para Monotub, procede?

Tem que ter cuidado porque condensação na parede só significa que há um gradiente de temperatura, e não necessariamente que a umidade está alta, mas monos geralmente produzem muita umidade. Infelizmente nem nos higrômetros "china" que usamos pode-se confiar cegamente, ainda mais nos eletrônicos.
A umidade ideal para pinagem é 95% e no pós pinagem, 90%, sendo cubensis muito adaptativos. A luz ideal é a fluorescente com temperaturas de 6000K - 7000K.

Tá muito bom!
 
Tem que ter cuidado porque condensação na parede só significa que há um gradiente de temperatura, e não necessariamente que a umidade está alta, mas monos geralmente produzem muita umidade. Infelizmente nem nos higrômetros "china" que usamos pode-se confiar cegamente, ainda mais nos eletrônicos.
A umidade ideal para pinagem é 95% e no pós pinagem, 90%, sendo cubensis muito adaptativos. A luz ideal é a fluorescente com temperaturas de 6000K - 7000K.

Tá muito bom!

Nao sabia do gradiente de temperatura @Anatman ! Coloquei o higrometro no terrário e realmente a humidade estava perto dos 80%. Como ele é "made in german" espero o minimo de confiabilidade..
Tambem coloquei as placas difusas embaixo dos LEDs e agora a luz está sendo distribuida igualmente por todo o terrário.
IMG_2132[1].JPG IMG_2137[1].JPG
Esses equadores me impressionam a cada cultivo! Primeiro nasceu um gigante antes de todos que colhi, depois vários deles ficaram gigantes e me deram uma ótima surpresa :D
IMG_2104.JPG IMG_2114[1].JPG IMG_2118[1].JPG IMG_2119[1].JPG
Sobre a luz nao tenho certeza se há necessidade de ser fluorescente nem nessa faixa ...
Aprendi isso no meu primeiro cultivo por um comentario do @viniciusc :

Se me permitem, tinha lido os comentários e cheguei numa parte muito interessante do 'the mushroom cultivator'...vejam só:

' Uma aprofundada investigação da fotosensibilidade pode ser encontrada numa tese de mestrado de E.R. Badham (1979). O trabalho reforça as conclusões de outros pesquisadores que trabalham com basidiomicetos: mais 'pins' são formados mediante exposição a luzes azuis e ultra-violeta com picos distintos de 370, 440 e 460 nanômetros. Badham mostrou que estímulos a estes comprimentos de onda por menos de um milisegundo por dia faz com que primórdias se formassem. Em contraste, luz infra-vermelha, vermelha e verde com comprimentos de onda acima de 510 nanômetros eram ineficientes'.

Eu uso LEDs azuis porque sempre funcionou muito bem; dessa vez usei 2 tipos: 3 azuis na faixa de 460nm e 3 UVs na faixa de 395-400nm. Como todo LED tem uma pequeno desvio no espectro eles devem se complementar cobrindo toda a faixa que os cogus precisam pra se guiar e para o surgimento rápido das primordias. Vamos ver se dessa vez eles nascem retinhos!:fotos:

Valeu pelo apoio pessoal!:)
 
Última edição:
poxa gostei do esquema de iluminação que você está usando , estou fazendo algo parecido no terráio que estou montando , só que irei utilizar spots com 4 leds brancas e 1 uv . de resto tudo muito bem feito e organizado no seu cultivo , parabéns :).
 
Finalizando o diario!
O mini casing deu mais dois monstros no terceiro flush
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O primeiro casing deu o terceiro e ultimo flush. Um monstro. Após alguns dias notei uma infeccao de trico e me livrei dele. lavei e desinfetei toda a parefernalha do terrário. O segundo casing tambem deu o primeiro Flush.
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No terrário ainda continuam o mini casing dando o 4° Flush e mais um casing dando o segundo.
Fiz vários carimbos entao pode considerar esse cultivo encerrado!
 
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