Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Equador em grãos de centeio + Casing

Diário de cultivo completo.
Salve!
Venho aqui por meio deste declarar o inicio do meu cultivo de Equador.
Carimbo: De cultivo próprio(2010), hidratados 24hrs
Casing: Vermilculita + Turfa negra / Vermiculita + Pó-de-cocoAparato:
-Controlador de terrário com termostato e timer para luz.
-Cabo de aquecimento de terrário
IMG_1929.JPG

Colonizacao:
10/10 : 3 frascos de 600 ml inoculados.
15/10: Micélio visível nos 3 frascos
17/10: Primeira agitacao dos frascos(Esqueci de agitar depois de inocular, isso com certeza diminuiu a velocidade de colonizacao)
21/10:
Frasco 1:
IMG_1923.JPG IMG_1924.JPG
Frasco 2:
IMG_1925.JPG IMG_1926.JPG
Frasco 3:
IMG_1927.JPG IMG_1928.JPG

Tive experiencias muito boas com a turfa mas gostaria de testar o pó-de-coco desta vez. Alguem já teve expeciencia com as duas?
Por enquanto é só pessoal. Uma ótima semana para voces todos!:musica::)
 
Última edição por um moderador:
Acompanhando. O pó-de-côco é quente, vai firme que funciona bem.
Como preparaste os grãos?
Boa sorte!
 
Até agora tá bonito. Desejo boa sorte no cultivo. Acompanhando!
 
O bom de postar um diário no CM é que logo depois de postar, voce já sente as energias positivas vindo de todos os lados! :):)
Valeu pessoal, rezem por mim!

Acompanhando. O pó-de-côco é quente, vai firme que funciona bem.
Como preparaste os grãos?
Boa sorte!

Os graos foram cozidos meia hora, e depois colocados na panela de pressao por 1 hora.
Graos no cultivo é o segredo de tudo! :D

Amanha o frasco 1 será agitado!
 
Bom dia pessoal!
Atualizacoes no processo:
Frasco 1:
2013-10-27 15.09.39.jpg 2013-10-27 15.09.59.jpg
Frasco 2:
2013-10-27 15.10.17.jpg 2013-10-27 15.10.23.jpg
Frasco 3:
2013-10-27 15.10.31.jpg 2013-10-27 15.10.38.jpg
Infelizmente o Frasco 3 estagnou depois da agitacao a 3 dias atras! Nenhum sinal de contaminacoes, mas tambem nenhum sinal de micelio.
O Frasco 2 continua com desenvolvimento, mas lentamente depois da agitacao do mesmo dia.
O Frasco 1 esta quase pronto para o Dunk, mas oque me preocupa sao alguns graos com um aspecto muito seco na parte de baixo do frasco.
2013-10-27 15.12.13.jpg 2013-10-27 15.10.08.jpg 2013-10-27 15.11.56.jpg 2013-10-27 15.12.04.jpg
Deixei os frascos na Incubadora com o aquecedor embaixo e o termometro em cima, ou seja, a parte de baixo da incubadora estava muito mais quente! Os graos de baixo ressecaram e temo que nao vao ser colonizados. Daqui a 3 dias tiro bolo com cuidado e tiro os graos ressecados.
Fica pro aprendizado: nunca agitar os frascos com muito vigor..
Ja no embalo, resolvi reativar alguns esporos de GT (2008) e de outra especie desconhecida que achei no meu banco, que batizei de X, mas pode ser um B+, Brasil ou mesmo o mesmo GT.
Hidratei os esporos por quase 48hrs
Frascos na Panela de pressao:2013-10-26 14.11.29.jpg
Dessa vez com uma mistura de 1/3 de vermiculita e graos de centeio.
Frascos Inoculados:2013-10-27 15.11.11.jpg
Quando aparecer micelio eu mudo o nome do diario.

Valeu pessoal!
 
Que os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que não se faz dunk em casing.
Vai fazer como? Monotub?
Algumas borrifadas de água por dia e troca de ar pra sair induzindo a frutificação logo de cara. Casing não tem nada pra colonizar, é sair metendo bala.

Mesmo assim não estou vendo nenhum deles 100% ainda, apesar de parecerem saudáveis. Será que não seria melhor esperar um pouco mais, ou estas fotos não são as mais atuais? Lembrando que é recomendado esperar mais ou menos uma semana após a colonização completa por fora, pois ainda tem tudo por dentro. Sem dizer que são 600ml.
 
Que os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que não se faz dunk em casing.
Vai fazer como? Monotub?
Algumas borrifadas de água por dia e troca de ar pra sair induzindo a frutificação logo de cara. Casing não tem nada pra colonizar, é sair metendo bala.

Mesmo assim não estou vendo nenhum deles 100% ainda, apesar de parecerem saudáveis. Será que não seria melhor esperar um pouco mais, ou estas fotos não são as mais atuais? Lembrando que é recomendado esperar mais ou menos uma semana após a colonização completa por fora, pois ainda tem tudo por dentro. Sem dizer que são 600ml.

Nao vou colocar em Tuperwares mesmo...
Eu sempre vi aqui pelo forum e pelos sites gringos que o pessoal faz sim Dunk em Casing. Uma forma seria deixar colonizar 100%, colocar agua no Frasco e o outro dia quebrar e colocar camada.. Com o casing já pronto acho que já vi gente colocando água dentro o recipiente do casing mesmo, depois tira o excesso.
Mas acho que nao é prudente no meu caso, uma vez que tem graos secos nao colonizados no pote que podem contaminar caso expostos novamente a agua..Voce tem razao, nenhum deles está 100%. Normalmente espero 3 dias depois de colonizar por inteiro e aniversario. Estas fotos foram de ontem entao provavelmente vou ter que esperar mais 1 semana antes de quebrar!
Geralmente com graos inteiros (Milho, centeio) estao colonizados por fora estao por dentro tambem, porque ele o frasco é agitado durante todo o processo..

Manter a temperatura está complicado aqui. Geralmente fica em 25°C mas acho que o aquecedor de terrário (15W) nao ta dando conta! Vou acabar colocando uma lampada mesmo...Os mestres dos chapeludos podem falar se eu estiver fazendo eu falando alguma besteira!;)
 
Que os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que não se faz dunk em casing.
Eu faço dunk nos meu casing entre os flush, dá um bom resultado... não é indispensável, mas pelo menos na minha experiencia renderam frutos maiores.

Manter a temperatura está complicado aqui. Geralmente fica em 25°C mas acho que o aquecedor de terrário (15W) nao ta dando conta! Vou acabar colocando uma lampada mesmo...Os mestres dos chapeludos podem falar se eu estiver fazendo eu falando alguma besteira!;)
Blz Leo, 25º é uma temperatura muito boa para terrário. Para o aquecimento do meu terrário eu uso lâmpada e chega numa temperatura ideal. Quem sabe de alguma forma esse post possa ajudá-lo a ter uma noção: https://teonanacatl.org/threads/termostato-seco-ou-aquecedor-seco-baixo-custo.9159/
:)
 
Última edição por um moderador:
Entre os flushes faz sentido porque ele utiliza água pra produzir os flushes. Mas no aniversário?
Eu acho desnecessário. Mas de fato, aí vai de cada um.
 
Entre os flushes faz sentido porque ele utiliza água pra produzir os flushes. Mas no aniversário?
Eu acho desnecessário. Mas de fato, aí vai de cada um.
ah sim, realmente, no aniversário não faz sentido mesmo, devo ter passado batido nesse detalhe ai... valeu:)
 
Blz Leo, 25º é uma temperatura muito boa para terrário. Para o aquecimento do meu terrário eu uso lâmpada e chega numa temperatura ideal. Quem sabe de alguma forma esse post possa ajudá-lo a ter uma noção: https://teonanacatl.org/threads/termostato-seco-ou-aquecedor-seco-baixo-custo.9159/
:)

Valeu pela dica! Coloquei uma lampada de 50 W ligada num termostato, agora a temperatura fica entre 27 -28°C.

Entre os flushes faz sentido porque ele utiliza água pra produzir os flushes. Mas no aniversário?
Eu acho desnecessário. Mas de fato, aí vai de cada um.
É acho que com os graos ressecados pode ser ate perigoso por causa de contaminacao.

Eu estou achando o micélio meio estagnado. E um detalhe muito importante é que no substrato dos GT e da X eu esqueci de hidratar a vermiculita e misturei com o centeio no seco. Entao acho que ela deve ter sugado a agua do centeio porque está meio seco! Vamos esperar uns dias e ver se eles se desenvolvem(dessa vez sem agitar nada!).
@Anão Ah! Eu achei um procedimento de dunk em casing muito legal do F.J.P e queria citar aqui pra informacao ser compartilhada!

Claro, claro, diário serve pra que afinal?!!? :D só pra ficar exibindo os frutis? o_O
Então, o dunk que faço em casing é assim:

Material: 1 copo de água mineral de copinho

Procedimento:
Esterilizo uma colher no fogão, deixo ela vermelhar, resfrio na água corrente passo um guardanapo com alcool e abro fendas no casing, tek multi bordas, isso abre passagem para a água que irei jogar e favorece nascimento de pins por todas as partes do casing, já que o mesmo fica umedecido uniforme.
Jogo a água por todo o casing, coloco ele dentro de um plástico novo pra pão, (aqueles transparentes) fecho bem e deixo na geladeira ou na própria estufa sem aquecimento, como aqui faz frio, basta desligar a temperatura que fica em torno de 15º
Deixo 24h, abro o plástico e com uma luva apoio o substrato para não cair e escorro o excesso de água, cubro com uma leve e fina camada de vermiculita aquecida (e resfriada claro) 15 minutos em microondas e coloco novamente no terrário. OBS: também pode ser somente pó de coco ou os dois misturados.
...:)

Paz pra voces
clear.png
clear.png
:)
 
Pelo seu diário não consigo saber se os frascos estão completamente vedados. Se estiverem, arranje uma forma de fazê-los respirar. Tira a tampa e coloca uma máscara cirúrgica, abre uns furos e põe micropore, lã acrílica, qualquer coisa do tipo.

De preferência dentro da glovebox esterilizada. Se eles estiverem colonizando em um lugar aberto ou que possa contaminar, apesar da máscara e micropore serem suficientes, pode esterilizar o interior de uma sacola e coloca-los la dentro.
 
Pelo seu diário não consigo saber se os frascos estão completamente vedados. Se estiverem, arranje uma forma de fazê-los respirar. Tira a tampa e coloca uma máscara cirúrgica, abre uns furos e põe micropore, lã acrílica, qualquer coisa do tipo.
De preferência dentro da glovebox esterilizada. Se eles estiverem colonizando em um lugar aberto ou que possa contaminar, apesar da máscara e micropore serem suficientes, pode esterilizar o interior de uma sacola e coloca-los la dentro.
Gostei da ideia da sacola na verdade...
Na verdade me levou a pensar num glovebox com um filtro HEPA + Fan de 120mm em baixa potencia em frente a uma sacola pregada numa muldura grande. Seria uma maneira muito barata, efetiva e com alto nivel de compactabilidade de assegurar um cultivo seguro..

Depois de uma semana os tres frascos nao se desenvolveram muito bem:
Frasco 1 antes de depois respectivamente:Untitled.jpg Untitled2.jpg
Como temido a parte ressecada nao foi colonizada pelo micelio. 2013-10-30 12.11.20.jpg
Frasco 2 2013-10-30 12.14.28.jpg 2013-10-30 12.14.35.jpg
Frasco 3 2013-10-30 12.15.41.jpg 2013-10-30 12.15.51.jpg

A vedacao esta sendo realizada com um papel aluminio em cima, sem nenhum tipo de respiro.
Vou tentar a ideia do micropore e volto a informar!
 
Parece estar tudo certo mano. Tente o micropore sim, nesse estágio acho difícil surgir alguma contaminação.
 
Atualizacao pessoal!
Frasco 1, diria que teoricamente 100%, a nao ser pela parte desidratada que nao irei aproveitar.
IMG_1947.JPG IMG_1948.JPG
Frasco 2 acordou depois que eu deixei ele quieto, e tá comendo o substrato enlouquecidamente!
IMG_1949.JPG IMG_1950.JPG
Frasco 3 nao resistiu e faleceu. Senti um cheiro estranho, entao infeccao bacteriana acho.
Coloquei algodao em cima dos furos e a oxigenacao ajudou bastante!
Eu gostaria de ter usado frascos mais altos, assim teria o suficiente O² durante toda a colonizacao.
Ainda nem sinal dos esporos adormecidos.
Hoje ou amanha faco o casing do branquinho ali. Po-de-coco e vermiculita esterelizadas na PP há 1 semana.

Valeu por todas as dicas e Uma otima semana para todos!
 
Parabens pra o bolo!
:fumar:
4 dias atras:
2013-11-07 22.17.27.jpg2013-11-07 22.15.29.jpg Vamos ver oque sai desse mini-casing!
Hoje:D
2013-11-11 14.50.09.jpg2013-11-11 14.50.22.jpg 2013-11-11 14.51.20.jpg
O local da festa:
2013-11-11 01.55.50.jpg2013-11-11 01.58.01.jpg

Continuamos o trabalho com muito amor.
Paz!
 
Back
Top