Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Enfim, meu primeiro cultivo (ORISSA INDIA)

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, faz uns meses que me cadastrei aqui no forum e depois de ler muito e ser incentivada por grandes amigos ( seres de luz ) e escrever 3 horas, venho finalmente postar meu DIARIO DE CULTIVO que tanto esperanva. Estou muito feliz por ao menos tentar o cutivo dos magicos.
OBS, mesmo se não der certo tentarei novamente até conseguir,.
É errando que se aprende...
:)

Tb não posso me esquecer de agradecer ao amigo SHANTI que está me ajudando muito no cultivo ( alias uma aula e tanto ) . Não sei se podia escrever o nome dele aqui,. Achei melhor não , talvez ele não gostasse mas agora está tudo bem...:p:

Muito obrigado mesmo pelas aulas aí teacher... :D

Vamos lá, se tiver alguma coisa errada vcs me corrijam porfavor porque com palavras tecnicas eu sou pessima.:eek:

Strain: Orissa India
Fornecedor: Um grande amigo e professor ( shanti ) CARIMBO DE 5 ANOS..
Substrato: Centeio+Vermiculita
Tipo e tempo de esterelização: Panela esterilizadora 90 min]
Tipo de inoculação: Seringas com esporos 3 copos com 1 ponto cada 1
Data de inoculação: 13/06/07
Data de germinção: 18/06/07
Temperatura de incubação: 26° C
Data de inoculação total: 04/07/07
Data de aparecimentos de pins: 16/07/07

MATERIAL:
indisp.png

A primeira coisa que preparei foi as seringas.
Pendurei o gloovebox que meu amigo fez pra mim, borrifei alcool dentro pra esterelizar, 15 minutos depois sequei um pouco pra que não ficasse molhado e....
Me limpei com alcool, coloquei as luvas,. Em seguida abri o saco onde 1 copinho pequeno foi esterelizado no forno com ventilação em 170 graus por 30 minutos e raspei metade do print dentro e adcionei um pouco de agua destilada ( não sei extamente a quantidade).
Suguei a solução de dentro do copinho para a seringa, joguei a solução da seringa para o copinho. Fiz esse processo 3 vezes.
Embalei e guardei as seringas dentro da geladeira porque as usei depois de 4 dias...

indisp.png

PROCESSO DE INOCULAçÃO
Preparo:
150 ml de Cereal
155 ml de aguá ( da torneira )
Misturei tudo nos 3 potes de vidro, depois peguei um punhado de filter watter ( POLIFIL ) e tapei o buraco da tampa dos potinhos de vidro e depois tapei o outro buraquinho com
esparadrapo. Não enrosquei muito forte as tampas por causa do ar,.
( em minha primeira tentativa eu enrosquei muito forte as tampas e deixei cozinhar em fogo alto,. Moral da estoria, eucutei um barulhão e fui ver o que era na cozinha, o pino da panela esterilizadora se soltou fazendo um barulhão ensurdecedor fazendo com que toda a pressão saisse de dentro quebrando os potes de vidro., Rapidamente retirei a panela do fogão e acabei jogando tudo no lixo porque se estragaram). Fiquei muito decepcionada mas valeu a experiencia.
É errando que se aprende...!!
....Tampei os potes de vidro com aluminio e coloquei na panela esterilizadora por 90 min (1 litro de agua dentro da panela ) em fogo baixo.

indisp.png

Dexei esfriar por 20 minutos, abri a panela e sacudi os potes com um pano limpo, 5 horas depois esterilizei a agulha da seringa no fogo (com um esqueiro) e injetei a solução da seringa nos potes e rapidamente tampando os buracos com esparadrapo. E colocando novamente o aluminio em cima dos potes.
Sacudi bastante...

indisp.png

Limpei uma parte do meu armario de cozinha e coloquei os bolos lá..
5 ou 6 dias depois ( nao me lembro extamente ) fui olhar e os micélios começaram a aparecer..
indisp.png

Agora aqui vai a foto de ontem...
indisp.png

Com o desenvolvimento do cultivo vou postando fotos.. :)

ABERTA PARA SUGESTÕES, CRITICAS, GOOD VIBES..;)

Incrível como mãos femininas tratam tudo com mais jeito, tudo fica mais belo.

Bem diferente da bagunça, tropeçadas pela sala e fumaçeira daqui.

Parabéns Swelen capricha aí que mando minhas good vibes.

Na verdade, parabéns a Susu e ao Shanti, pelo trabalho em equipe. Quem diria que , mesmo tão longe, uma equipe com a camiseta do Cm.org seria possível???

A união faz a força!!!

Parabéns, sigam com paz e luz, e best vibes!!!:pos::pos:

Madhater:

VALEU..
Na verdade estou tendo mesmo muita dedicação e não vejo a hora do grande dia..
beijão

Boca:

A quentinha e as colheres levaram uns 10 minutos pra esfriar e a vermiculita levou 30 minutos..

MUILOK:

To caprichando sir, claro não devemos esquecer meu grande professor , sem ele ia ficar dificil o negocio aqui...
A UNIÃO FAZ A FORçA...

lUZ PARA TODOS:pos:

Good vibes kerida!

Bom, só pra trazer um bom pensamento e um ótimo exemplo: PERSEVERANÇA

Eu, desde o antigo CM (em setembro/novembro de 2005) tentava cultivar. Tentei umas 5 vezes e só na sexta vez, em julho do ano passado, eu cosnegui um cultivo com sucesso. então é só ter perseverança qdo algo der errado :)

Olá querida!

É isso aí mesmo, atenção, paciência e dedicação, somado ao trabalho em equipe que estão fazendo irá longe....

Continue assim que será recompensada com belos frutos....

Muita Paz e Luz à vc e todos do CM!

Susuuuuu!

Finalmente tive paciencia de ler o relatorio todo, rsrs

Queria saber mais sobre o micelio de agar que o shanti trouxe pra vc... sabe dizer se ele separou, no ágar, o micelio algodoado do rizomórfico (setoriamento)? O micelio que veio do ágr teve melhor desempenho nos grãos do que os que vieram dos esporos inoculados?

E eu ainda n entendi muito bem como funciona a glovebox ·¦?°

Eu n li muito ainda sobre cultivo em graos, eu queria saber se tem alguma entrada de ar na tampa dos potes, e se sim, pq n contamina, brigaduuu

Falaew dos terrarios, su, depois de tanto equipamento bom assim queria saber como vai ser o terrario que o shanti indicou

Poxa, o shanti devia postar mais, eh uma honra aprender com alguem tao experiente ·¦?)°

A glove box é uma caixa que isola o ambiente dentro dela com o ambiente de fora , evitando contaminaçoes.

Ai vai uma imagem:
indisp.png
Eu n li muito ainda sobre cultivo em graos, eu queria saber se tem alguma entrada de ar na tampa dos potes, e se sim, pq n contamina, brigaduuu.

Após a inoculaçao existe um furo nos potes que está vedado com fita adesiva,porem com o tempo o crescimento do micélio fica mais lento então é aconselhavel para a troca de ar , retirar a fita que veda o furo e colocar um pedaço de La Acrilicia, ou filtro de café para evitar contaminaçoes.

"...Só faça isso se a parte superior do vidro estiver completamente colonizada. Psilocybe cubensis é um competidor forte, e dificilmente ocorre contaminação em uma área se o micélio já estiver estabelecido..."

Um grande abraço!

po pessoal, não vamos ficar "sujando" o diário da Swelen!!

a outros meio para tirar tais dúvidas e soluções

Eu n li muito ainda sobre cultivo em graos, eu queria saber se tem alguma entrada de ar na tampa dos potes, e se sim, pq n contamina, brigaduuu

Falaew dos terrarios, su, depois de tanto equipamento bom assim queria saber como vai ser o terrario que o shanti indicou

Poxa, o shanti devia postar mais, eh uma honra aprender com alguem tao experiente ·¦?)°

Sim ZED, o shanti deveria postar mais sobre s cultivos dele aqui.
Pra mim é uma honra aprender com ele.
Ele tem muita paciencia e carinho.
E faz isso com prazer, eu estou muito feliz que meu cultivo até agora tá legal.
Se ele não me estivesse por perto acho que o primeiro talvez não estaria indo tão bem..

Bom, respondendo suas perguntas Zed,.
É meio bobo mas eu relamente não sei como ele fez o com micelio em agar.
Ele me trouxe pronto e eu inoculei 3 bolos que eu mesma fiz e ele me trouxe mais 4 prontos.
As placas de agar nós encomendamos e assim que chegar ele me ensinará essa tecnica.
:)
Achei bem mais interessante do que esporos em seringa.
beijo:p:

Então gente, lembram dos 2 bolos no começo do post que não estavam de desenvolvendo bem, pois bem.
Acho que já estão 100 % colonizados..

vejam nas fotos e me digam o que acham...
indisp.png

Acho que amanhã já posso preparar os cases né?

Agora a foto do case que fiz na quinta passada e que amanhã estarei mandando po terrario.

indisp.png

Fotos dos bolos inoculados com micelio em agar que o shanto me trouxe prontos.
Nossa, eu percebi que eles inocularam bem mais rapidos do que os outros...:eek:

indisp.png

E agora os bolos que eu inoculei com micelio em agar.

Essa foto não ´ficou muito boa.

indisp.png

Amanhã posto fotos do terrario que to preparando...

Era isso que eu queria ver :) :)
Os potinhos foram bem rápido mesmo. Pra acelerar o desenvolvimento dos grandões, mais uma vez, você pode agitar bastante; não se preocupe com o agar, talvez ele até se quebre em pedacinhos e ajude mais ainda.
Está tudo muito bom e o micélio isolado nesse agar é realmente bem rizomórfico! :)

Está comprando as placas querida?​

Sim, encomendei de uma loja aqui que estava em falta.
Acho que não demorará pra chegar.

Era isso que eu queria ver :) :)
Os potinhos foram bem rápido mesmo. Pra acelerar o desenvolvimento dos grandões, mais uma vez, você pode agitar bastante; não se preocupe com o agar, talvez ele até se quebre em pedacinhos e ajude mais ainda.
Está tudo muito bom e o micélio isolado nesse agar é realmente bem rizomórfico! :)

Que bom que está indo tudo bem?
Mas vc me aconselha a agitar os potes, quais?
Os 4 potes que o shanti me trouxe ou os que eu mesma fiz???:confused::p:

Última edição por um moderador:
massa, vc vai ter uma floresta de orissa ai hein! Dá um pedaço?

Parabéns amiga, enfim um diário de cultivo feminino. Estou muito feliz com essa sua empreitada. Good vibes for you. homogivennawbrowmanwomen hohohohohohohohohohohohohohoohohhahahahahhhihihihihiihihhehehehehhhohoohhuhuhu. Louco, louco, louco melo, louco de cogumelo.

É isso aí garota !

Parabéns pela colonização dos potes, parece que td está 100%, que belezinha hein?

Sucesso na luta ai, o pessoal fica no aguardo de novidades....

Paz e Luz á vc e todos do CM !!!

Montando casing e construindo terrário...

Obrigado a todos pelas good vibes, até agora está tudo certo...:)

Fiz mais 5 casings..

Os 6 potes já estavam 100 % colonizados.

indisp.png

Coloquei no forno pra eszerilizar 6 marmitinhas de aluminio e mais 6 colheres com mais 6 sacos dentro onde enfiei tudo dentro de outro saco e papel.
Esterilizei por 30 minutos em 170 ° c
..

indisp.png

Esterilizei vermculita por 30 minutos na panela esterilizadora , passado os 30 min tirei do fogo e deixei esfriando acho que mais ou menos 1 hora e meia dessa vez..

indisp.png

Deixei esfriar tudo , enquanto isso fui abrindo o glovebox...:p:

Coloquei tudo dentro do glovebox e começei o show..:D

indisp.png

Abri a primeira tampa, enrosquei a boca do pote dentro do saco, segurei com meus dedos pra não ficarem muito aberto e com a ajud da colher fui tirando o bolo devagar e jogando dentro do saco, fechei o saco e misturei tudo com as pontas dos dedos pra desfazer o bolo.

indisp.png

Em seguida coloquei abri a marmitinha de aluminio e joguei o bolo dentro,.

indisp.png

Ajeitando com a colher e logo em seguida colocando uma camada de vermiculita, depois disso tampei com uma camada de aluminio que tb esterilizei no forno por 25 minutos..

indisp.png

Fiz assim com todos os potes, quando terminei esse processo tire todos de dentro do glovebox levando para o armario quentinho e escurinho..:)

indisp.png

CONSTRUINDO TERRÁRIO

Coloquei agua pra ferver numa panela grande e deixei a argila expandida ferverem por 30 minutos...
indisp.png

Tirei no fogo e deixei esfriando dentro da panela mesmo mais ou menos por 1 hora e 30 minutos..

Depois limpei o terrario com alcool e papel toalha..
indisp.png

Deitei a tampa e joguei a argila expandida no escorredor de macarrão, rapidamente jogando dentro da tampa, colocando o casing dentro e fechando com a caixa por cima..
Eu fiz com a tampa virada pra baixo..
indisp.png

Fechado com a caixa por cima, o termometro que comprei pa medir a humidade ( com LUNA que tá me ajudando no cultivo, o guardião dos coguss ) e a bomba de aquário onde fiz 2 buracos eu mesma fiz.:D tapei 1 dos buracos com esparadrapo vermelho e o outro enfiei caninho da bomba de ar.
indisp.png

Essa ultima foto é onde o terrario ficará lá em cima de uma caixa de papelão. Será que é bom isso?..
indisp.png

Postarei fotos no decorrer do tempo..:)

S.A.C!
Geniosa sua Sacada Swecca!
Putz usar a tampa foi assim... GENIAL MESMO!
parabens mesmo :)

Ainda não tinha visto argila nesse tamanho, só bolonas, parece até uma sopa na panela.

Parece que tudo está correndo bem. Seu cuidado com o cultivo, para uma primeira vez, é supreendente :)
Seguindo assim é quase certo que obtenha muitos frutos daqui para frente.

Aquilo na parede é um timer certo? Está ajustado pra ligar de quanto em quanto tempo a bombinha?

Ainda não tinha visto argila nesse tamanho, só bolonas, parece até uma sopa na panela.

Parece que tudo está correndo bem. Seu cuidado com o cultivo, para uma primeira vez, é supreendente :)
Seguindo assim é quase certo que obtenha muitos frutos daqui para frente.

Aquilo na parede é um timer certo? Está ajustado pra ligar de quanto em quanto tempo a bombinha?

Si, estou tentando ser cuidadosa...;)
O timer está ajustado para ligar de 15 em 15 minutos..
Esperamos que de certo esse cultivo...:pos:

Back