Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Enfim, meu primeiro cultivo (ORISSA INDIA)

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, faz uns meses que me cadastrei aqui no forum e depois de ler muito e ser incentivada por grandes amigos ( seres de luz ) e escrever 3 horas, venho finalmente postar meu DIARIO DE CULTIVO que tanto esperanva. Estou muito feliz por ao menos tentar o cutivo dos magicos.
OBS, mesmo se não der certo tentarei novamente até conseguir,.
É errando que se aprende...
:)

Tb não posso me esquecer de agradecer ao amigo SHANTI que está me ajudando muito no cultivo ( alias uma aula e tanto ) . Não sei se podia escrever o nome dele aqui,. Achei melhor não , talvez ele não gostasse mas agora está tudo bem...:p:

Muito obrigado mesmo pelas aulas aí teacher... :D

Vamos lá, se tiver alguma coisa errada vcs me corrijam porfavor porque com palavras tecnicas eu sou pessima.:eek:

Strain: Orissa India
Fornecedor: Um grande amigo e professor ( shanti ) CARIMBO DE 5 ANOS..
Substrato: Centeio+Vermiculita
Tipo e tempo de esterelização: Panela esterilizadora 90 min]
Tipo de inoculação: Seringas com esporos 3 copos com 1 ponto cada 1
Data de inoculação: 13/06/07
Data de germinção: 18/06/07
Temperatura de incubação: 26° C
Data de inoculação total: 04/07/07
Data de aparecimentos de pins: 16/07/07

MATERIAL:
indisp.png

A primeira coisa que preparei foi as seringas.
Pendurei o gloovebox que meu amigo fez pra mim, borrifei alcool dentro pra esterelizar, 15 minutos depois sequei um pouco pra que não ficasse molhado e....
Me limpei com alcool, coloquei as luvas,. Em seguida abri o saco onde 1 copinho pequeno foi esterelizado no forno com ventilação em 170 graus por 30 minutos e raspei metade do print dentro e adcionei um pouco de agua destilada ( não sei extamente a quantidade).
Suguei a solução de dentro do copinho para a seringa, joguei a solução da seringa para o copinho. Fiz esse processo 3 vezes.
Embalei e guardei as seringas dentro da geladeira porque as usei depois de 4 dias...

indisp.png

PROCESSO DE INOCULAçÃO
Preparo:
150 ml de Cereal
155 ml de aguá ( da torneira )
Misturei tudo nos 3 potes de vidro, depois peguei um punhado de filter watter ( POLIFIL ) e tapei o buraco da tampa dos potinhos de vidro e depois tapei o outro buraquinho com
esparadrapo. Não enrosquei muito forte as tampas por causa do ar,.
( em minha primeira tentativa eu enrosquei muito forte as tampas e deixei cozinhar em fogo alto,. Moral da estoria, eucutei um barulhão e fui ver o que era na cozinha, o pino da panela esterilizadora se soltou fazendo um barulhão ensurdecedor fazendo com que toda a pressão saisse de dentro quebrando os potes de vidro., Rapidamente retirei a panela do fogão e acabei jogando tudo no lixo porque se estragaram). Fiquei muito decepcionada mas valeu a experiencia.
É errando que se aprende...!!
....Tampei os potes de vidro com aluminio e coloquei na panela esterilizadora por 90 min (1 litro de agua dentro da panela ) em fogo baixo.

indisp.png

Dexei esfriar por 20 minutos, abri a panela e sacudi os potes com um pano limpo, 5 horas depois esterilizei a agulha da seringa no fogo (com um esqueiro) e injetei a solução da seringa nos potes e rapidamente tampando os buracos com esparadrapo. E colocando novamente o aluminio em cima dos potes.
Sacudi bastante...

indisp.png

Limpei uma parte do meu armario de cozinha e coloquei os bolos lá..
5 ou 6 dias depois ( nao me lembro extamente ) fui olhar e os micélios começaram a aparecer..
indisp.png

Agora aqui vai a foto de ontem...
indisp.png

Com o desenvolvimento do cultivo vou postando fotos.. :)

ABERTA PARA SUGESTÕES, CRITICAS, GOOD VIBES..;)

Tá bem bonito, equipamento de primeira, creio que isso seja centeio, certo? Mas seria bom agitar os potes pra espalhar o micélio antes que fique empedrado. E também pra ajudar a espalhar o micélio nos potes da esquerda e direita e acelerar a colonização.

Fala swellen

Seu professor passou a lição direitinho.
A glove e a panela são diferentes de tudo que vi.
Os potes parecem saudáveis, mas não sacuda muito forte, pode danificar o micélio.
A temperatura de colonização deve permanecer sem oscilar muito, para acelerar o processo.
Parabéns !!!!!

É isso ai Garota!!!

Achamos muito loko esse cultivo com cereal!!!!

Mas vc poderia nos dizer exatamente como foi o preparo do substrato?

E qual meio que utiliza para aquecer os pots?

No mais vejo que está td indo muito bem, aguardamos por mais fotos no decorrer do cultivo....GOOD VIBES. muita Paz e Luz.

Sucesso no cultivo aqui a dupla dinâmica fica no aguardo das novidades...

"Nunca ande apenas pelos caminhos traçados, pois eles conduzem somente até aonde os outros já foram." :idea:

Hanita:

Obrigado Hana..
To vendo que a senhorita tá sempre na correria mesmo...
Não some poxa...;)
E posta o cultivo pros desesperapos..:D

Xeduks:

Valeu Xerox..
Boas vibrações pra vc tb...

Becheline:

E aí, beleza?
Nossa nem fala na panela esterilizadora tabajara que me deu um medão mesmo.
Cruz credo...
Saravááááááá...
Valeu sapinho lindo...:D

Shoower:

Oi...OI...
Sim, acertou,. É centeio mesmo.
Agitei o dois potes e mudei de lugar tb pra evitar contaminar o pote do meio.
Valeu pela dica..:pos:

Mauricio:

Oi Mauricio, nossa fico lisongeada..
Sacudi os potes ontem mas acho que um deles não irá mais a frente, o outro pode ser que sim...
Vamos ver..
Eu postarei fotos brevemente..
Obrigado:pos:

Oregon:

Oi batman e robin..:D
O substrato foi feito com agua e centeio.
Postarei fotos do casing na quinta feira de noite quando eu terminar de faze-lo.
Obrigado e até breve...

Obrigado a todos pelas boas vibrações, me sinto muito contente em mostrar o que estou aprendendo.
E está sendo muito emocionate pra mim esse cultivo..
Com tanta energia positiva não tem como não dá certo..
valeu gente..
Logo mais posto fotos novas..:pos:

Oi pessoal, eu dei uma agitada nos potes e to postando aqui pra vcs me dizerem se estão melhores, se ainda tem jeito ou se tem algo errado..

indisp.png

Acho que o da direita empedrou, certo?
Se sim, qual são os prós e contras?
Ainda poderei usa-lo?

Oi pessoal, eu dei uma agitada nos potes e to postando aqui pra vcs me dizerem se estão melhores, se ainda tem jeito ou se tem algo errado..
o da esquerda em 2 dias tá pronto pra casing, acho que o do meio tb.
o da direita se empedrar vc vai precisar de uam colher pra tirar ele de dentro do pote, só muda isso.
mais procedimentos = maior risco de contaminaçao
tá tudo MAgico swellen
muita calma nessa hora

Olá

Parabéns, estão indo muito bem os potes.

Adorei a glovebox:!: Não podia ser mais simples.
Poderia explicar melhor como ela é, por favor??:)
Já arrumei material pra fazer uma parecida :pos:

Boas vibrações pra ti e pro teu micélio!
Até mais

Oi Swellen,
Pelo q eu tenho pesquisado quando empedra não há prós, pq o micélio tem mais dificuldade em colonizar o interior, acarretando numa maior demora e abrindo mais tempo para contaminações se instalarem, e tb dificultando a formação de micélio diploide, que eh o responsavel pela formação do corpo frutífero (cogumelo). aqui no fórum na seção de vídeos eu vi semana passada um video do google-video (bem longo, uma hora tanto) em q o cara ensinava passo a passo pf-tek e algumas variações. Tinha cultivo com grãos acho q era straw-tek (meu ingles num eh mto bom =P) quando isso aconte o cara indicou q era bom bater com o pote sobre uma superficie fofa, no video foi um rolo de silver-tape tipo fita crepe... Segundo o video isso resolveria esse problema. Boa sorte nesse desáfio! E PSY-VIBES pro seu cultivo!!!

ajuda!

parabéns swu! vc é uma mina muito dedicada mesmo rs, pois é aproveitando sua onda e ajuda começei mew cultivo hj dia 26 e to com a cabeça coçando por causa de uma coisa que eu fiz quando preparava minhas seringas de b+ e mex eu desinfetei os potes de inox que fiz a mistura com lisol passei so uma folha de papel toalha em cima e depois fiz a mistura da agua com os esporos,
Agora que eu parei pra pensar: Será que algum residuo do bactericida no pote pode matar minha seringa toda?
alguem da uma luz ae vlw!

ajuda!

Eu disse que se agitasse ia melhorar :)
O da esquerda tá ótimo e pronto pra usar. O do meio eu esperaria mais, esses grãos sem micélio correm perigo ao ar livre. O da direita deve ser aquele que estava piorzinho na outra foto certo? Melhorou muito já.
Perfeito, mais uma demostração de que grãos de centeio são ótimos pra esse tipo de cultivo :) Nunca tive problemas com micélio se danificando nas agitações dos potes com excessão de uma vez que não tinha troca de ar, mas no seu caso tem o polyfill então eu bateria o ele num rolo de silvertape até soltar tudo aquele tijolão e espalhar aqueles grãos pelo pote todo, mas pelo que vi na foto talvez nem seja necessário já que tem micélio aparecendo por quase todo o pote já!

Boca:

Sim, tá tudo magico..
Esse cultivo tá sendo muito importante pra mim..
Acho que todo mundo que cultiva sabe how it feels like..:p:
It feels so good..feels good...feels so good...la la la la...
Obrigado amigo por seu incentivo, sua amizade ,..
Vc sabe né boquito...:):pos:

Abraxas:

Obrigado abraxas, eu relatarei aqui como meu amigo fez ( porque foi ele quem fez pra mim ).
já já posto aqui...:)

Psydrope:

Eu agitei os 2 potes na segunda feira e queria saber se teria algum problema em bater 1 deles novamente:confused:
1 deles tá indo rapido mas o outro tá empedrado ainda.
Talvez fosse melhor não mexer novamente.
Bom, isso vcs tem que me dizer porque eu não sei no que poderia dar...
O que vcs acham?

Tantra:

Obrigado, te desejo tb muita sorte no seu cultivo,.
Agora sobre o caso da seringa, BOM, pelo que e sei talvez não foi muito bom ter passado o papel toalha pra secar ,. Pode ser que tenha contaminado por causa dos residuos no papel.
Eu esterilizei papel higienico no forno pra secar as coisas aqui...:D
Mas essa resposta vou deixar pros VEERANOS do CM,.
Alguém ajuda o tantra aí??:confused:
Já já alguém vem te ajudar tantra...
Valeu amigo, good vibes pra vc e seu cultivo,. Alias nosso cultivo.:pos:

Shroower:

Pois é cara, eu agitei os potes mas já vi que ( o tal tijolo ainda não se desfez )
e to com receio de agitar denovo. O que vc acha?

Skudex::D
valeu xerox , amanhã estarei postando coisas novas tá certo..
Obrigado a todos pelos postes, conselhos, boas vibrações e incentivos..

Até mais...:pos:

Poxa gata,

Não tenho tanto gabarito assim, infelizmente =/
Melhor deixar essa pro shroower.
Mas vou dar um pitaco msm assim, hehehhee...
Acho q se na segunda-feira, vc jah AGITOU BEM (pancou ele contra a silver-tape.) Hj talvez seja um pouco torturante.... tlvz mais um dia ou dois de repouso pra mais uma agitada!!!
Alguem ai com mais experiencia em agitos:cool:???
hehehehhee....

Eu sempre agito até a destruição total do tijolão (e do rolo de silver tape haha). Mas tudo bem dar um tempo entre uma agitação e outra, se o restante do micélio conseguiu se espalhar pelo pote é só esperar, nada que uma colher não faça, na hora de tirar o tijoão.

Parabens pelo diário Swelen!
Agora é só alegria!
fazer os casings e esperar pinar.
O cultivo ta lindo!

O CM é só beleza! ;)

Novos copos inoculando com micelio vivo em agar e casing

Eu fiz ontem um casing com um dos bolos que já estava 100% inoculado e fiz mais 3 bolos com micelio vivo em agar que o Shanti me trouxe ontem com mais 4 bolos...:p:

Esterilizei as marmitinhas de aluminio e 3 colheres no forno com ( ventilação ) á 170 c por 30 min.

indisp.png

Tirei de dentro do forno e coloquei tudo dentro do glovebox, esterilizei a vermiculita tb na panela esterilizadora com 1 litro de agua por 30 hora tb. Retirei da panela colocando dentro do glovebox.

Joguei o bolo dentro da quantinha com a ajuda de uma colher e arrumando direitnho dentro da marmitinha e colocando uma camada de vermiculita por cima e tampando com aluminio folha...

esqueci de fazer fotos dessa parte mas fiz essa outra depois de pronto..
Coloquei dentro do armario pra daqui a uns dias mandar por terrario..

indisp.png

Fiz mais 3 bolos tb com centeio adcionando o mecelio vivo em agar feito pelo shanti e mais 4 copos que ele me trouxe.

indisp.png

Mandei tudo pro armario tampando com um plastico negro...

indisp.png

Posto fotos no decorrer da evolução...

Novos copos inoculando com micelio vivo em agar e casing

irei de dentro do forno e coloquei tudo dentro do glovebox, esterilizei a vermiculita tb na panela esterilizadora com 1 litro de agua por 30 hora tb. Retirei da panela colocando dentro do glovebox.

Joguei o bolo dentro da quantinha com a ajuda de uma colher e arrumando direitnho dentro da marmitinha e colocando uma camada de vermiculita por cima e tampando com aluminio folha...

esqueci de fazer fotos dessa parte mas fiz essa outra depois de pronto..
Coloquei dentro do armario pra daqui a uns dias mandar por terrario..
Pegunta besta mas...
Voce esperou por quanto tempo isso tudo esfriar?

Back