Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Ecuador - FAI + VERM

Diário de cultivo completo.
Opa pessoal,

Abrindo o diário mais para registro.

Fiz 9 bolos de FAI+Verm para um print de Ecuador que tinha aqui.

5 menores, 4 maiores.

Data da Inoculação: 08/07

O procedimento utilizado foi o mesmo do cultivo do cambodian, então não vou entrar em muitos detalhes.

Seguem fotos.

Quando aparecer micélio eu atualizo novamente.

Vlw!
Grandes-Foto2_10-07.JPGPequenos-Foto2_10-07.JPGGrandes_10-07.JPGPequenos_10-07.JPG
 
Opa galera!

Seguem algumas atualizações...

Um bolo deu quatro frutos no primeiro flush, com VARIOS abortos +-8...o outro deu 2 frutos, um médio e um pequeno...
Um bulk deu um enorme q foi o q nasceu por baixo, apesar de nao ser tao bonito ele veio bem pesado...
Os outros bulks pinaram muito mais por baixo do que por cima, acho q o acumulo de umidade deve ter favorecido isso, tem um outro grande nascendo por baixo tb...

Os 2 bolos que deram frutos não estavam mais se desenvolvendo, e com um grande numero de abortos, então resolvi fazer outro dunk neles, ontem (ou antes de ontem.....memoria falha...) eu mandei eles pro terrario novamente, e hoje já mostram pins maiores do que os do primeiro flush, e com uma aparencia mais saudavel tb...

Por questoes de espaço e de querer facilitar a vida dos pins que nasceram nas laterais eu decidi remover os potes assim ganhei espaço para os outros 3 bolos que estou aniversariando hoje.
Um desses bolos pinou muito enquanto ainda estava no copo, resolvir fazer o experimento de só fazer o roll e "vaporizar" agua nele, os outros 2 estão no dunk...

Para manter o termostato e a bombinha de agua no terrario, eu tive que aumentar o nivel de solidos, entao adicionei algumas pedras que tinha para jardinagem aqui, elas foram lavadas com agua sanitaria...
Funcionou bem aumentar o nivel do terrario, fiz um chao de papel aluminio e não corre risco de subir agua nos bolos, vou monitorar a umidade hoje e ver se não foi prejudicada...

Seguem algumas fotos dos ultimos dias

Abraços!
bulk3_13-08.JPGbulk2_3_13-08.JPGbulk2_2_13-08.JPGbulk2_1_13-08.JPGbolo_terrario_2_1_13-08.JPGbolos_16-08.JPGbulk2_16-08.JPGbulk_16-08.JPGterrario_16-08.JPG
 
Opa pessoal

Sem muito o que dizer, só que parece que os bolos gostaram das modificações do terrário, os blos do 2º flush estão indo bem, o que eu não fiz o dunk tb parece que está conseguindo desenvolvir os pins sem problemas

Tirar os bulks dos potes ajudou os pins a se desenvolverem tb, parece que vão aparecer um número bom de frutos

Abraços
seco_18-08.JPGpote_18-08.JPGbulk_fundo_18-08.JPGbolo_SEMDUNK_18-08.JPGbulk1_18-08.JPGbulk2_18-08.JPGbulk3_18-08.JPGbolos_FLUSH2_18-08.JPG
 
Opa galera!

Ontem foi dia de colheita, um dos frutos veio bem grande e decidi fazer o carimbo dele.

Foi feito o processo de esterilização do ambiente padrão, o chapéu ficou dentro de um copo que ficou dentro da GB fechada, deixei depositando os esporos por cerca de 20h (teve festa e só estava em condições de mexer nisso de manhã), o carimbo ficou extremamente forte, fiquei muito feliz com o resultado, logo mais vou fazer um cultivo com esse carimbo pra ver se não contaminou no processo.

A colheita deu cerca de 28 frutos (na foto tem menos pois alguns foram comidos no dia...rs), poucos grandes, mas todos com um peso muito bom, e o bolo que não foi feito o dunk tem mais 5 frutos neles que serão colhidos hoje.

Os dois bolos maiores que receberam o dunk estão com uma aparência bem bonita, e acho que daqui uns 2 dias deve começar a aparecer os cogus.

Todos os bulks e mais 2 bolos (indo para o 3º flush os bolos e o 2º dos bulks) estão no dunk, eu acho muito dificil manusear o bulk, ele é bem mais sensivel que os bolos.

Um dos dois bolos contaminados (eu deixei num canto pra ver como ia ser) mostra que o micélio foi pra cima da contaminação (que estava sempre um verde bem clarinho, ao contrários dos outros contaminados aqui que o verde sempre fica tão escuro quase preto, e tem alguns pins bem bonitos nesse bolo, eu to pensando em por ele num vazo que tinha uma planta que minha gata matou, ou seja, tem umas raizer, e é só um experimento pra ver o que sai se ficar na varanda.

Segue foto da colheita! eu estava sem o celular antes de colher, por isso não tem fotos deles ainda no terrário.

Abraços!
colheita flush 1 19-08.JPG
 
Fala pessoal,

Tenho colhido frutos sempre, porém não tenho tirado fotos, sem muitas novidades no cultivo, tudo vai bem, apesar de não ter um grande numero de cogus eles estão sempre aparecendo

Os bolos pequenos estão no terceiro flush, acabei de colher 5 de um deles, e um outro grandinho de um bulk.

O cogu maior é de um dos do 3 flush...

Eu usei o resto do carimbo desse cultivo e comecei mais um, 3 potes grandes + 6 copos (sendo 4 grandes e 2 pequenos), até o momento sem sinal de micélio, mas inoculei no dia 22 se não me engano...

Seguem fotos!

Abraços!
bolos_flush2_25-08.JPGbulks_flush2_25-08.JPGbolo1_flush3_25-08.JPGcolheita2 25-08.JPG
 
Fala galera!

Hoje colhi mais alguns, ainda tem mais alguns crescendo, mas daqui a pouco acaba essa sessão de flush, hoje alguns vão pro dunk, mas acabou minha vermiculita vou ver se consigo mais amanhã pra conseguir dar o roll.

Abraços
colheita2_2_26-05.JPGcolheita2_26-05.JPG
 
Isso ai tupy...estilo CasasBahia...Dedicação total a você...AHUhuauhaHUAUH...

Então...sem muitas novidades...alguns bolos estão indo pro dunk hoje...deveriam ter ido a 3 dias atrás...mas comecei em trampo novo...e to exausto continuamente...

2 bolos indo para o flush 4
2 bolos indo para o flush 3
1 bolo frutificando o flush 2
4 bulks indo para o flush 3

Agora uma leve observação....dos dois bolos que estão indo para o flush 3...eles vieram da mesma leva que o que esta frutificando o bolo do flush 2...porém cada um deles teve um processo diferente:
  • 1 bolo ao aniversariar não foi feito o dunk por ter muitos pins enquanto ainda estava no copo
    • Praticamente todos os pins desenvolveram no primeiro flush
  • 2 bolos foi feito o dunk normal
    • Praticamente a mesma quantidade de frutos do bolo acima no primeiro flush
  • 1 dos 2 bolos que foi feito o dunk normal para aniversariar, no segundo dunk (por precisar usar a panela de pressão) ele ficou entre 3h e 4h somente no dunk.
    • O bolo demorou muito mais para começar a pinar, 7dias +-
    • A quantidade de frutos é ABSURDAMENTE MAIOR, eu diria umas 4x
Uma outra diferença que aconteceu entre a frutificação desses bolos, é que antes o terrário estava em um quarto com pouca iluminação solar, como precisei tirar tudo daquele quarto, ele foi para o escritório que é menor, e bate mais sol, não ta direto no terrário, mas bem próximo...com essa mudança eu parei de usar a iluminação artificial...

Minha pergunta é a seguinte...qual foi a variável nessa questão importante para a absurda diferença de frutos?
  • Sol
  • Dunk menor
    • Que acredito tenha sido o motivo do item abaixo
  • Maior tempo de espera antes de começar a pinar
  • Os outros itens como: temperatura, umidade, oxigenação, processo, substrato....foram uma constante na equação
Só pra se divertir um pouco, segue uma foto do pote onde tenho guardado os cogus secos, acredito (estou sem balança) ter entre 25g e 30g secos já...lembrando que todos foram desse cultivo!

Vlw pelas dicas e pelo apoio galera!

Abraços
boloLerdo_flush2_3_30-08.JPGboloLerdo_flush2_2_30-08.JPGboloLerdo_flush2_1_30-08.JPGsecos2.JPGsecos1.JPG
 
Minha pergunta é a seguinte...qual foi a variável nessa questão importante para a absurda diferença de frutos?

Há muitas variáveis envolvidas, é difícil afirmar. Mas o sol/iluminação, tenho certeza que é o menos "impactante".
 
Minha pergunta é a seguinte...qual foi a variável nessa questão importante para a absurda diferença de frutos?
  • Sol
  • Dunk menor
    • Que acredito tenha sido o motivo do item abaixo
  • Maior tempo de espera antes de começar a pinar
  • Os outros itens como: temperatura, umidade, oxigenação, processo, substrato....foram uma constante na equação
Abraços

Todos esses ou outro que não contabilizamos: as bactérias

Num cultivo indoor:
As hinfas se unem, formam pontinhos, as primórdias, que crescem em pins que geram frutos maduros.
Antes disso uma ampla rede de micélio deve ser desenvolvida e alimentada com o substrato que você usou.
Já notou cultivos que geram muitíssimos pins e esses não crescem: falta acesso ao nutriente

Do lado de fora (outdoor)
A massa colonizada tem a ajuda de bacterias que fornecem nutrientes para o micélio, por isso no pasto vemos grandes cogumelos.

Um bulk (híbrido de indoor e outdoor)
O material pasteurizado tem essas bacterias. Bulks, geralmente, são grandes produtores.

As vezes o que faz um cultivo indoor produzir mais é a presença dessas bactérias.
 
Back
Top