Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Ecuador - FAI + VERM

Diário de cultivo completo.
Opa pessoal,

Abrindo o diário mais para registro.

Fiz 9 bolos de FAI+Verm para um print de Ecuador que tinha aqui.

5 menores, 4 maiores.

Data da Inoculação: 08/07

O procedimento utilizado foi o mesmo do cultivo do cambodian, então não vou entrar em muitos detalhes.

Seguem fotos.

Quando aparecer micélio eu atualizo novamente.

Vlw!
Grandes-Foto2_10-07.JPGPequenos-Foto2_10-07.JPGGrandes_10-07.JPGPequenos_10-07.JPG

Opa pessoal!

Hoje fiz o processo com os 4 bolos, dois estao no dunk, e dois fiz o bulk seguindo as instruções do tupy

Uma coisa curiosa que reparei quando abri os bolos, 2 deles tinham pins APÓS a camada do filtro de café, entre o filtro e o papel aluminio, um deles tinha 2 pins la...achei bem interessante ver como pode formar frutos mesmo longe do substrato, já que passou a camada de vermiculita e o filtro de café

2 copos de humus
2 copos de vermiculita
2 bolos

Vermiculita encharcada 10min no microondas, quase acertei na quantidade de agua, só tive que adicionar um pouco no final do processo (realmente bem pouco...)
Mesma coisa com o humus
Tudo misturado
Quebrei os bolos em pedacos pequenos, não quis esfarela-los, mas quebrei em pedacinhos mesmo, tudo muito bem misturado, dividi em 4 potes, achei melhor fazer menores desta vez, e gostei do pote pq fica menos material no fundo do pote, e uma quantidade maior na boca (formato em V)
Todos os potes foram cobertos com papel filme e adicionados 6 furos no filme pra facilitar a troca gasosa
Tudo pra incubadora

Agora sobre a degustação sugerida pelo Insider, comi 3 pins pra ter certeza do gosto...ja q eles sao pequeninos...e vou ser sincero, muito mais gostoso do que eu me lembrava!, nao sei se por ser menorzinho e nao ter tanta agua...a textura é mais consistente...e comparando com alguma coisa...eu diria que no começo tem um gosto de nozes...e no final...de uma noz mais podre mesmo...HUAUHuaHuhaHuA...mas no geral eu diria que foi até que gostoso comer os pins frescos, obrigado pela idéia!

Vou fazer o dunk de 12h só, então a noite posto mais fotos dois 2 bolos no terrário

Segue uma foto de como ficou a incubadora com os bulks

Abraços
incubadora_04-08.JPGbulk4_04-08.JPGbulk3_04-08.JPGbulk2_04-8.JPGbulk1_04-08.JPGbulks_2_04-08.JPGbulks_04-08.JPGpins_04-8.JPG

Opa pessoal!

então, hoje estava dando uma olhada nos bolos...e um dos que foram aniversariados já mostra os primeiros pins! Ou outro ainda não, mas esta com uma aparencia boa, então é só questão de tempo

Estou muito feliz com a aparência do bulk, ele se mostra bem saudavel e de colonização rapida.

Quando não se tem acidentes no percurso parece que as coisas funcionam um tanto melhor

Segue algumas fotos dos bolos que faltam colonizar 100% ainda, um deles mostra um micélio MUITO denso, bem diferente dos que eu já tinha visto até agora aqui nos cultivos.

Abraços!
bolo_Hulk_06-08.JPGbolo_1_06-08.JPGbolo_Almost_06-08.JPGbulk4_06-08.JPGbulk3_06-08.JPGbulk2_06-08.JPGbulk1_06-08.JPGbolo_terrario_1_2_06-08.JPGbolo_terrario_1_06-08.JPG

Quebrei os bolos em pedacos pequenos, não quis esfarela-los, mas quebrei em pedacinhos mesmo, tudo muito bem misturado, dividi em 4 potes, achei melhor fazer menores desta vez, e gostei do pote pq fica menos material no fundo do pote, e uma quantidade maior na boca (formato em V)

Uma maneira mais limpa para fazer esse processo é colocar o bolo dentro de um saquinho ziplock ou genérico e amassar bem, assim o bolo não vai ter contato com a mão e com o ar.
Outro método é ralar o bolo no ralador de cenouras, fica bom pra caramba também, mas é um processo que se faz ao ar livre, tem mais riscos.

Valeu por estar atualizando ai seu progresso, muito importante.

Opa galera,

Só atualizando pra dizer que os bolos aniversariados estão indo muito bem, 1 deles com mais de 10 pins! O outro com apenas 2, mas acredito que virá mais.

Só uma comparação, que no outro cultivo depois de quase 15 dias os bolos não mostravam sinais, ou "não mexiam", esses no 2 dia de terrário mostram um desenvolvimento muito bonito, onde o micélio se expandiu e formaram vários nós.

Seguem fotos, não tirei do bulk pq as fotos tem ficado sempre muito ruins com o papel filme por cima, quando eles forem pro terrário eu atualizo.

Vlwww
bolo_terrario_2_09-08.JPGbolo_terrario_1_6_09-08.JPGbolo_terrario_1_5_09-08.JPGbolo_terrario_1_4_09-08.JPGbolo_terrario_1_3_09-08.JPGbolo_terrario_1_2_09-08.JPGbolo_terrario_1_09-08.JPG

Mto bom, tomltz

Vai sair uns bonitos dai certo!!

Quero ver o bulk assim q der pra tirar fotos! =)

Opa pessoal!

Seguem fotos de hoje do bolo que nasceram bastante frutos, o outro tem 4 pequeninos, não sei o que pode ter acontecido pra diferenciar tanto a quantidade de frutos, mas ta la, e alguns vão dar com certeza.

Um dos bulks pinou ontem, resolvi levar ele pro terrario até pra ter uma base se eu já posso por os outros ou não.

Tirei as fotos no sol pra dar uma qualidade melhor mas eles não ficam no sol

Abraços
bulk_terrario_1_2_10-08.JPGbulk_terrario_1_1_10-08.JPGbolo_terrario_1_6_10-08.JPGbolo_terrario_1_5_10-08.JPGbolo_terrario_1_4_10-08.JPGbolo_terrario_1_3_10-08.JPGbolo_terrario_1_2_10-08.JPGbolo_terrario_1_1_10-08.JPG

Tá ótimo. Já vai preparando as condições e ferramentas para o processo de retirada de carimbos, assim colhe os cogumelos logo quando rompem o véu, pega bastante esporos e evita de ter esporos espalhados por sobre o bolo.

Opa tupy, brigado por lembrar, já ia fazer a retirada de carimbos na pressa, vou dar uma lida por ai pra ver o que consigo adaptar das idéias pro equipamento que tenho em casa...

Na minha outra experiência tirando carimbo, eu tentei de duas maneira, deixando na gaveta, o que com certeza contaminou o carimbo, e tentei com um tuppware, porém a umidade ficou acumulada e apodreceu de um dia pro outro o chapéu.

Mas isso ai, tenta, ve a merda que foi feita, e melhora depois!

Aproveitando o embalo, é normal essa diferença de quantidade de frutos de um bolo pra outro em qual tudo parece ter sido feito exatamente igual? inclusive eles compartilharam a agua do dunk....Será que um estava mais maduro do que o outro?

Abraços!

É normal sim, você nunca vai ter um bolo produzindo igual ao seu vizinho.
Carimbos, depois de umas 8h já vai ter um depósito considerável de esporos no alumínio, ai já pode aproveitar o mesmo chapéu pra carimbar outro alumínio, e assim vai indo. Eu já consegui 2 carimbos bons com o mesmo chapéu.
Tente inserir uns palitos de dento no chapéu (uns 3 pra ter equilibrio), assim não vai ter contato com o alumínio, evitando que o alumínio fique molhado.
Tampe com copos, ou com um tuperware grande.
esporos.jpg

opa tupy! eu já usava o palito de dente pra manusear, mas muito boa a idéia do suporte, vou fazer desse jeito dessa vez.

Obrigado e abraços!

Opa, boa noite galera!

Kayaman eu tb to achando incrivel, esta sendo uma honra ve-los crescer

Então, fui dar uma olhada nos outros bulks, e eis que me deparo com uma surpresa, reparei que um deles estava afastado da parede dos potes, ao contrario dos outros, e quando fui olhar embaixo, tcharammm, um cogu até que grandinho empurrando o bulk!

Uma dúvida, devo tirar esse que está por baixo? Ou é mais provavel que ele continue crescendo até sair pela lateral?

Resolvi mandar todos os bulks pro terrário, e ele ficou lotado!

Seguem fotos!

Abraços
terrario_10-08.JPGbulk3_10-08.JPGbulk4_10-08.JPGbulk2_4_10-08.JPGbulk2_3_10-08.JPGbulk2_2_10-08.JPGbulk2_10-08.JPG

Uma dúvida, devo tirar esse que está por baixo? Ou é mais provavel que ele continue crescendo até sair pela lateral?

Não precisa tirar. Ele continuará crescendo. Uma dica, na próxima, não use pratos/tigelas transparentes, aonde a luz entrar, irá estimular a pinagem. Provavelmente ainda vai aparecer muitos pins ali embaixo.

Não precisa tirar. Ele continuará crescendo. Um dica, na próxima, não use pratos/tigelas transparentes, aonde a luz entrar, irá estimular a pinagem. Provavelmente ainda vai aparecer muitos pins ali embaixo.

Verdade Cosmik, confesso que pensei nisso no momento, mas o preço e a situação fizeram eu não me conter. Para próximos bulks eu vou ver o que eu faço nos potes para evitar essa situação

Obrigado por toda a ajuda cosmik!

Abraços

Opa pessoal, bom dia!

Hoje comecei o processo de retirar o primeiro carimbo do cultivo e a primeira colheita também.

Foram 4 cogus pequenos, o maior e que já estava com o véu rompido eu selecionei pro carimbo.

Como os 3 bolos que estão colonizando já estão beeem próximos dos 100%, eu voltei a incubadora pra sua função original de glovebox, não usei como gb, mas serviu pra ter um ambiente esteril e isolado enquanto deposita os carimbos. Ela foi toda limpa com alcool junto com todos os itens que participaram do processo

Foi dificil colocar os 3 palitos em um chapéu pequeno, mas acho que consegui mais ou menos, ficou em pé com uns 5mm de distância do papel aluminio, depois foi adicionado o copo em cima do chapéu e a glove fechada, a noite eu vou dar uma olhada como esta

O procesos de secagem que faço aqui é bem simples, e já funcionou bem pro máximo que colhi de uma vez (umas 40g fresco), eu adiciono os potes de absorção de umidade desses encontrados em qualquer mercadinho, uns 2 ou 3 dentro de um balde, uso uma cestinha de pregador de roupa pra segurar os cogus e deixo eles encima dos potes, depois é só fechar o balde com papel filme pra evitar ficar entrando umidade, dependendo da quantidade em umas 30h...36h ta 100% crack&dry, mas nunca demorou mais de 48h

Seguem fotos do processo de hoje
secagem1_2_11-08.JPGsecagem1_11-08.JPGcolheita1_3_11-08.JPGcolheita1_2_11-08.JPGcolheita1_1_11-08.JPGcarimbo1_2_11-08.JPGcarimbo1_1_11-08.JPGbolo_terrario_1_3_11-08.JPGbolo_terrario_1_2_11-08.JPGbolo_terrario_1_1_11-08.JPG

Obrigado Cosmik! Sempre bom aprender o momento certo

Esse cultivo que você pos o link é demais, a simbiose eu achei algo muito bizarro

Abraços!

Muito bom seu cultivo irmão! Muito irado mesmo!

Só aconselho secar os cogumelos em ventilador primeiro (24-48hrs) e depois colocar em um pote hermético com só um desses potões aí de Anti-mofo.

Muita paz aí!!

Back