Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo E.N.S Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Ai gente, vou falar do meu primeiro cultivo, nao tenho fotos do processo de produção dos subtratos nem da inoculação e processo de colonização, tenho apenas as fotos de quando eles começaram as nascer.

Espécime • PES Amazônia
Substrato • Arroz Integral sem casca (nao lembro o nome do tipo do arroz, mas eu vo olhar nas paradas q comprei e posto aki depois)
Método de esterilização • Panela de Pressão.
Data da Inoculação • nao lembro ao certo pq nao marquei mas foi entre 01 e 05 de junho.
Tempo de colonização • Aproximadamente 30 dias

PS.: Ontem preparei um novo subtrato e hoje fiz a inoculação, esse eu posto todo o processo.

abraços

Terrário com 7 dias (03•07•06)
DSC04661 - low.jpgDSC04662 - low.jpgnoix - low.jpg

Terrário com 11 dias (07•07•06)
shrooms 04 - ok - low.jpgshrooms 05 - low.jpgshrooms 08 - low.jpg

Fotinho de hoje :D 14 dias (10•07•06)
shrooms 02 - low.jpgshrooms 03 - low.jpgshrooms 01 - low.jpgshrooms 05 - low.jpgshrooms 08 - low.jpgshrooms 09 - low.jpgshrooms 10 - low.jpg
 
Última edição por um moderador:
xankie disse:
minha melhor print :D

xankie lindo print, mas eu queria dar uma pequena dica :
TECLADOS SAO PORCOS! cara nao coloca NADA do seu cultivo perto do teclado!
nada, nem a mascara em cima!
o teclado eh SUJO
a cadeira do PC tambem o PC eh sujo.
ehhehe (lindo print)!
 
mortandelo disse:
xankie lindo print, mas eu queria dar uma pequena dica :
TECLADOS SAO PORCOS! cara nao coloca NADA do seu cultivo perto do teclado!
nada, nem a mascara em cima!
o teclado eh SUJO
a cadeira do PC tambem o PC eh sujo.
ehhehe (lindo print)!


opa, valeua dica ai, hehe, e q na correria nem me liguei e realmente o daki de casa e consideravelmente sujo, :eek:

vou cuidar mais nas proximas prints, que alias ja teem donos
e das prints q tirei desse cultivo, ja dispachei tb.
e viva psicodelia :D
haeh
abraços a todos.

william disse:
ahhh

pelo que eu vi tem varios em tempo de colheita tambem neh...

q q voce pretente?

colher ou esperar abrir?

alem disso,

como voces preferem?

cha ou cru?

abraços a todos

nao canso de adimira todo e qualquer tipo de cogumelo (psy ou nao)

lindos lindos P E R F E I T O S


sim sim, varios bom pra colher, mas estou esperando abrir pra tirar prints, tenho varios amigos pra presentear ainda, hehehe.

quanto a preferencia, gosto de vario jeitos, hehe, in natura fresquinhos, na culinaria com diversos temperos, com doces como sobremesa, suco, e cha tb eh bem legal, mas o cha deixamos normalmente pra fazre quanto tem mais gente, ai aproveitamos pra fazer um ritualzinho.

meu eu tb curto mto admirar, tem diarios aqui q ja vi varias vezes :D e terei prazer em ver o seu cultivo, :D
boa sorte ai, boa vibraçoese otimo aprendizado :D
 
Última edição por um moderador:
Fala Xankie

No meu 1º cultivo (SA) montei o casing também desajeitado.

Tive uma quantidade considerável de cogumelos.

Tirei muitos carimbos em papel manteiga.

Enviei alguns e os que ficaram comigo contaminaram com um fungo verde.

Perdi a strain SA, e até hoje não consegui novamente.

Então tire seus carimbos em papel alumínio sempre.

O papel alumínio é excelente para limpar antes de depositar o chapéu.

Um pano fino umidecido em solução de água sanitária.

Deixe secar antes de depositar o chapéu.

É excelente para guardar por longo tempo.

Dobrando as laterais fica quase hermético.

É excelente para raspar, para fazer a seringa.

O carimbo bem feito é ponto de partida para um cultivo sem contaminação.

Por isso use de todo cuidado quando for tirar o carimbo.

Assepsia total: tome banho com protex, trabalhe em local limpo, sem corrente de ar, use luvas e máscara.

Enquanto estiver esporulando sobre o papel, deixe coberto e guardado num pote com tampa.

Quando for tirar o chapéu do papel todo cuidado novamente.

O carimbo só está protegido depois de bem seco e guardado em ziplog com sílica.

Para enviar para amigos coloque num saquinho e vede com fita durex
 
Eu vejo vcs falando em agua sanitaria diluida mas qual a proporção? e influi em algo se tiver muita agua sanitaria na diluição? e a silica pode ser akela q vem no saquinho dentro do tenis novo?(eu sei q eh estranho pergunta mas eu queria saber se da pra usar akela em vez de comprar... o preço ta salgado!)
vlw aew
 
Faça uma solução com 200 ml de água sanitária e complete para um litro com água de torneira.

Utilize uma mamadeira usada para ter as medidas.

Coloque as luvas e a máscara antes, pois o cheiro é forte e também as mãos ficam feridas.

Utilize um pano fino que não solte fiapos.

Tudo que deve ser limpo eu utilizo essa solução.

A sílica de saquinho não é reativada.

Compre em loja de produtos químicos a sílica azul.

Essa depois que é utilizada fica rosa.

Você reativa colocando numa bandeija de alumínio e colocando no forno do fogão até ficar azul novamente.

Pode repetir o processo várias vezes, antes de ficar inútil (não mais reativar)
 
Mauricio disse:
O carimbo bem feito é ponto de partida para um cultivo sem contaminação.
COM certeza!
falei isso do teclado pra ele porque fica caindo goticulas de suor, restos de pele morta, e lah sabe o que mais (nhaca de nariz, saliva da respiraçao, germes e bacterias de um espirro e alguma oitras coisas nogentas que o pessoal nao se dá conta que entram no teclado)...
experimentem ae nas suas casas virar o teclado de cabeça pra baixo e dar umas pancadinhas leves nele sobre um papel branco... heheeh
quem tiver coragem tira uma foto do que sai de dentro!
 
aeeee, vindo o terceiro flush, um pouco mais fraco q o segundo q alias foi o mais forte de todos os 3 flushes, estou sem fotos, mas em breve atualiz aki, deixa eles ficarem mais bonitos, jah o resultado das colheitas estao todos dissecados e bem guardados.

prins ja foram espalhadas, e o cultivo continua.

boa semana a todos e feliz ano novo maia.

ate mais.
 
Maravilhosos hein!

Vasmo ver quantos fluxos vai dar.... já tá no terceiro já. :rolleyes:

Está fazendo a técnica de injeção de água destilada do Maurício ou nem?

Abração!
Have a good Harvest
 
opaaa,

aee gente, mal a demora ai uhhu, faltou tempo pra cuidar disso, mas estou encerrando o diario.

tive um primeiro cultivo mto satisfatorio.

de 4 bolos que fdz os 4 colonizaram e dos 4 colhi e tirei prints.
foram 3 flushes, uma media de uns 35 cogus, e umas 12 prints mto boas.
todas as experiencias mto boas, algumas ate relatada num topico aki.

mas o fechamento so q ue nao foi legal :(
fiz um teste e contaminou, e perdi os bolos apos o terceiro flush.
em alguns dias começarei outro cultivo.

abs.
 
psilocibec disse:
Parabéns pelo sucesso :pos:

Que teste foi esse?


opa..

entao, peguei o mocelio ja sem nutrientes, fiz dele varios pedacos pqnos, fiz mais um substrato e um casing com camadas diferentes, intercalando, micelio, substrato, vermiculita.

comecou bem mas depois contaminou bunito, tinha de tudo q era cor, de roxo a verde :eek:

semana que vem comeco novos cultivos.
 
tecnica merecedora de fazer parte da biblioteca!
sempre citamos ela vez por outra e resolvi desenterrar o shit simulator by xankie.
 
Sei que estou bem atrazado e que vcs até esqueceram este tópico,mas, Xankie, o substrato, ele é só de arroz certo? mas como o preparou(cozinhou, moeu, etc)?

Me parece que a vermiculita não faz tanta falta assim né!:)
Belos Frutos!!
 
Sei que estou bem atrazado e que vcs até esqueceram este tópico,mas, Xankie, o substrato, ele é só de arroz certo? mas como o preparou(cozinhou, moeu, etc)?

Me parece que a vermiculita não faz tanta falta assim né!:)
Belos Frutos!!

É verdade, como foi preparado o substrato Xankie?
Qual a quantidade de água que usou no preparo do arroz?

O Casing ficou engraçado, e bem mágico por sinal!:p:
Sei que faz tempo que postou este tópico mais que conclusões tirou deste magnífico cultivo?
Parabéns!:pos:
 
É verdade, como foi preparado o substrato Xankie?
Qual a quantidade de água que usou no preparo do arroz?

O Casing ficou engraçado, e bem mágico por sinal!:p:
Sei que faz tempo que postou este tópico mais que conclusões tirou deste magnífico cultivo?
Parabéns!:pos:

nossa e como tem tempo que postei isso, nunca mais tinha visitado, desculpe pela demora mas eis algumas respostas.

quantidade de agua no substrado se não me falha a desmemória foi de 1 copo de água para 3 de arroz.

quanto ao aprendizado segue algumas conclusões.

1- que os cogumelos não são terráqueos, eu vos vejo como a consciência galáctica espalhada pelo cosmos em forma de sporos, sinceramente, um organzismo que sabe viver em conjunto e harmonia consigo mesmo não pode ter nascido neste planeta.

2- que somos infimamente pequenos, insiginificantes e que um simples organismo pode mudar nossas vidas para sempre.

3- que desconheço existência mais humilde que tais seres ao ponto de escolherem a bosta do próximo como sua morada.

4- que o simples fato de ver sujeiras microscópicas se tornarem uma colônia é um fato surreal.

5- que não sabemos nada perto de tudo que existe para se saber e que a ignorância realmente é uma dádiva, e que a loucura até certo ponto te incomoda, depois passa a mudar você.

até mais... abraços.
 
Salve amigos, depois de mto tempo tenho novidades.

Achei que o melhor lugar para este novo diário seria o mesmo velho diário.

Substrato:: Arroz Integral Cateto
Água destilada
45 Min de panela de pressão
Sem vermiculita no substrato.
Strain:: Transkey
Data da inoculação:: 30 Abril

Segue as fotos do cultivo.

Consegui 1 flush mto satisfatório de cada casing, porém logo após surgiram vários focos de contaminação.

Colhi 75 cogumelos, consegui 17 prints.

Após o primeiro flush e a contaminação, sacrifiquei a colônia durante um workshop que ministrei sobre cultivo para alguns amigos, todos tiveram a oportunidade de ver uma colônia sadia em processo de contaminação e uma contaminada.

Legal ver olhos curiosos atentos a aprender.

Até breve galera.
2008-06-09 - 17h32min.jpg2008-06-10 - 17h31min.jpg2008-06-11 - 03h18min (I).jpg2008-06-11 - 03h18min (II).jpg2008-06-11 - 14h36min.jpg2008-06-12 - 08h58min.jpg2008-06-12 - 14h44min (I).jpg2008-06-12 - 14h44min (II).jpg2008-06-12 - 18h59min (I).jpg2008-06-12 - 18h59min (II).jpg2008-06-12 - 22h09min.jpg2008-06-13 - 09h13min.jpg2008-06-14 - 00h06min.jpg2008-06-14 - 21h09min.jpg
 
Back
Top