Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Domesticação Cubensis Araraquara

Diário de cultivo completo.
E aí pessoal! Enquanto meu carimbo da PróFungos não chega decidi dar início ao meu primeiro cultivo, com uma tentativa de domesticação de esporos de cogumelos colhidos no pasto. Opiniões são muito bem vindas. Vamos lá...

Meio de cultivo – PF TEK e Spawn
Inoculação – Seringa de esporos

De 10/12 a 13/12
Fervi o milho de pipoca por 10 minutos em uma solução de água + água sanitária e depois deixei de molho por 24 horas. Depois disso aqueci o milho até ferver e deixei de molho mais 24 horas. Mais uma vez aqueci o milho até ferver e deixei de molho por mais 24 horas. Depois disso lavei o milho, passei no escorredor e deixei na geladeira para secar por umas 7 horas. Depois disso reservei o milho em um vidro com tampa.

15/12
Fui à caça de alguns cogumelos para fazer um carimbo de esporos. Encontrei apenas um cogumelo. Deixei ele no pasto para que ele continuasse seu ciclo. Peguei um pouco de bosta colonizada para tentar colonizar.
Peguei a bosta colonizada e a desfiz em alguns pedaços, alguns pedaços eu misturei com mais bosta fresca e reservei em um vaso.
Para testar, lavei um pedacinho de bosta com micélio para tentar tirar o máximo de bosta, peguei esse pedacinho de micélio e coloquei com um pouco de milho em um pote à parte, na esperança de que o micélio passasse para o milho, e o coloquei no escuro dentro de uma caixa de papelão.

16/12
Fui novamente à caça, porém em pastos diferentes. Não encontrei muitos cogumelos, peguei apenas um para fazer um carimbo de esporos, e posteriormente fazer um chazinho com ele.
Após a confecção do carimbo, fervi um pouco de água e deixei a estipe do cogumelo de molho nessa água em um copo de vidro. Após o carimbo ficar pronto peguei o chapéu do cogumelo e cortei em vários pedaços e coloquei junto à água com o caule, mexi um pouco e deixei descansando por umas duas horas e logo a água ficou preta. Como um teste peguei um pouco dessa água com uma seringa e inoculei com essa água, o copo com milho e o micélio da bosta colonizada na esperança de que isso acelerasse o crescimento do micélio.
Após isso fervi a água no microondas por dois minutos umas duas vezes e tomei o chá com minha namorada. Fiquei impressionado com a potencia pois fiquei muito chapado e ela mais ainda poius era a primeira vez dela. =D

17/12 – Preparo da seringa
Fiz o preparo da seringa no meu quarto limpo com a porta fechada. Preparei a superfície de trabalho limpando com bastante álcool. Lavei as mãos com álcool 92%, usei luvas e tampei a respiração para jogar os esporos num copinho de cachaça previamente esterilizado com água fervida e álcool. Usei luvas em todo o procedimento, a seringa foi feita com água mineral. Como não tinha certeza se era necessário ferver a água mineral fiz duas seringas, uma com água não fervida e a outra com água fervida por 10 minutos, depois deixei as seringas na geladeira para hidratar o micélio por 10 horas, agitando a seringa de vez em quando nesse tempo. A seringa feita com água fervida foi preparada em um copinho coletor esterilizado.
Pretendo enviar o resto desse carimbo para a PróFungos.

18/12 – Preparo do substrato PF e esterilização
Molhei um pouco de vermiculita e deixei no micro-ondas por 5 minutos na potencia máxima.
Fiz a receita básica do bolo PF – 2 copos de vermiculita, um copo de arroz integral com casca triturado no liquidificador e um copo de água mineral.
Preparei 5 copos de substrato com o selo de vermiculita em cima e embaixo do copo. Limpei as bordas do copo com álcool 92% e coloquei duas folhas de papel alumínio para deixar esterilizando na panela de pressão por 1 hora. Como um copo não coube na panela, fervi em uma panela normal tampada por 1 hora, esse copo será meu controle de esterilização.
A seringa de esporos que fiz com água mineral não fervida, já estava no ponto então peguei o restante de milho que tinha esterilizado e inoculei ele com 2 ml de esporos. E coloquei junto com o copo de milho e água do chá. Por incrível que pareça, no fundo desse pote com a água do chá, tinha micélio crescendo em um grão de milho. Pareciam raízes brancas saindo do grão e tinha um cheiro incrivelmente gostoso dentro do pote.

Por enquanto é só...a noite vou inocular os copos com os esporos das dua seringas e fazer um controle, sobre a água mineral. Abraços e mandem good vibrations! :D

Hoje notei o copo de milho que tem mais micélio, apresentava uma cor escura em alguns grãos de milho. Acredito que seja outro fungo competindo com o micélio. Então coloquei minhas luvas cirúrgicas e retirei a maioria dos grãos e os pedaços de estrume, com uma colher esterilizada em álcool e fiz isso na boca do forno em menos de um minuto. Sei que posso ter botado tudo a perder, mas o pote maior de milho está se desenvolvendo bem também, então resolvi tentar. Depois dei uma sacudida de leve no copo, mesmo sabendo que isso atrasa o crescimento do micélio. Estou certo ou o o milho escurece um pouco no inicio da colonização?
Só quero abrir pra ver de novo dia 28, um verdadeiro teste de paciência. Rsrsrs

Hoje notei o copo de milho que tem mais micélio, apresentava uma cor escura em alguns grãos de milho. Acredito que seja outro fungo competindo com o micélio. Então coloquei minhas luvas cirúrgicas e retirei a maioria dos grãos e os pedaços de estrume, com uma colher esterilizada em álcool e fiz isso na boca do forno em menos de um minuto. Sei que posso ter botado tudo a perder, mas o pote maior de milho está se desenvolvendo bem também, então resolvi tentar. Depois dei uma sacudida de leve no copo, mesmo sabendo que isso atrasa o crescimento do micélio. Estou certo ou o o milho escurece um pouco no inicio da colonização?
Só quero abrir pra ver de novo dia 28, um verdadeiro teste de paciência. Rsrsrs

Abriu e mecheu.. creio que colocou tudo a perder... mesmo que em um ambiente esterilizado.

O milho fica com umas pontinhas pretas sim, quando está nos potes depois da esterilização.

Abriu e mecheu.. creio que colocou tudo a perder... mesmo que em um ambiente esterilizado.

O milho fica com umas pontinhas pretas sim, quando está nos potes depois da esterilização.
Que nada....umas mosquihas brotaram dentro do meu copo...acredito que os ovinhos estavam no estrume....mais tarde eu atualizo aqui.
D:

...Continuando...

22/12/2012
Infelizmente o copo de milho que apresentava o melhor desenvolvimento do micélio estava contaminado. Hoje fui olhar e tinham mosquinhas voando dentro do copo. Com certeza os ovos da mosca estavam no estrume que eu coloquei no copo. Retirei o copo problemático e peguei alguns grãos que estavam com micélio vivo e transferi um pouco do milho do outro pote para um pote coletor de urina. Vou ver no que dá.
E os bolos apresentaram os primeiros sinais de desenvolvimento. O bolo que está mais desenvolvido é o bolo com “?”, porém todos os bolos estão desenvolvendo bem.

23/12/2012
Preparei um meio de cultura BDA cozinhando cerca de 100 gramas de batata em 250 ml de agua, retirei 100 ml que eu ia utilizar e adicionei uma colherinha de café de Dextrose e a mesma quantidade de Agar, distribui em 3 placas de petri mergulhadas em álcool e esterilizadas no micro-ondas, esterilizei novamente o meio nas placas no micro-ondas por 5 minutos na potencia máxima sempre olhando para não derramar. Inoculei com esporos do restante do carimbo cobri com papel filme e coloquei na incubadora. No momento da incubação a temperatura do meu quarto encontrava-se em 28.7 graus. Meu milho estava estagnado, então resolvi favorecer a troca de ar, trocando a tampa por um filtro de café, mas o micélio está muito fraquinho e com certeza está contaminado.

24/12/2012
Não teve jeito, meu milho foi tomado por um bolor preto e amarelo em alguns lugares, acredito que seja Aspergillus mas não documentei com fotos. Minha cultura em agar parece que está se desenvolvendo, não como eu esperava, mesmo porque meu agar não ficou no ponto, o micélio é fraquinho e tomentoso e no crescimento fez formar bolhas no agar. Só resta esperar a colonização dos bolos.

25/12/2012
Hoje fui dar uma olhada nas placas de petri e tava começando a querer a feder chulé, dois meios de cultura eu descartei o que estava mais bonitinho com micélio mais rizomórfico, apesar de não ser nada parecido com as fotos de meio de cultura que vejo por aqui, eu coloquei num vaso com terra, esterco e vermiculita. Vamos ver o que acontece.
Me restaram os copos de bolo PF e o vaso com esterco colonizado. Os copos de bolo estão apresentando uma cor amarela no meio do micélio, acho que está tudo contaminado, esperarei mais alguns dias para ver. O copo que esterilizei na panela normal, o com maior área de micélio, tinha um bigato dentro, daí aniversariei o bolo e consegui cinco pedacinhos de micélio, que enterrei no vaso com estrume colonizado, acho que esse micélio curte sofrer, LoL.

26/12/2012
Este é o aspecto dos meus cinco bolos restantes. Minha última esperança é o vaso!

E aqui o aspecto dos bolos. D= O que vocês acham???
OBS: É eu sei...tem um copo que não é transparente!!! Na hora não tinha copo e foi esse mesmo.. :S

01.JPG 02.JPG03.JPG04.JPG05.JPG06.JPG07.JPG08.JPG
09.JPG

Naquela foto que tem os 4 bolos, o segundo nao parece ta ruim, mas nao sei, ta meio escura. Agora os outros estao realmente estranhos, pelo menos em comparacao com os meus.

Bom, vou finalizando meu cultivo.
Infelizmente, meus bolos não frutificaram, fiz dunk, cold shock, o micélio até fica azul qdo é machucado, mas ele ainda não vingou.
Da próxima vez que tentar domesticar essa strain trabalharei apenas com placas de petri, para selecionar o melhor micélio.

Tudo isso serviu de aprendizado, e gostei muito do que aprendi.
Espero que meu carimbo da prófungos ainda chegue, se não chegar terei que pedir outro e esperar.
Enfim, agradeço a todos, desculpe pela falta de fotos no fim do meu cultivo, e mais sorte pra mim da próxima.
=D

Boa sorte da próxima vez, Erik_IH.

E agora Ecuador? Se vingar esse cogu, é problemático ou completo? Considerando que tive mais problemas do que sucesso....UASHUAHsuha Lol

Muito bom Erik_IH, ta ae a chance de conseguir carimbos estereis para futuros cultivos, parabéns pelo feito :)
Eu nem esperava mais nada AmaralGpuava, fiz dois dunk e dois cold, mas nem depois do cold o micélio parou de crescer, daí esqueci ele e fui ver ontem tinha esse pin pra me dar bom dia! :feliz:

Se você conseguir alguns exemplares adultos o cultivo passa para completo ...

Back