Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Domesticação Cubensis Araraquara

Diário de cultivo completo.
E aí pessoal! Enquanto meu carimbo da PróFungos não chega decidi dar início ao meu primeiro cultivo, com uma tentativa de domesticação de esporos de cogumelos colhidos no pasto. Opiniões são muito bem vindas. Vamos lá...

Meio de cultivo – PF TEK e Spawn
Inoculação – Seringa de esporos

De 10/12 a 13/12
Fervi o milho de pipoca por 10 minutos em uma solução de água + água sanitária e depois deixei de molho por 24 horas. Depois disso aqueci o milho até ferver e deixei de molho mais 24 horas. Mais uma vez aqueci o milho até ferver e deixei de molho por mais 24 horas. Depois disso lavei o milho, passei no escorredor e deixei na geladeira para secar por umas 7 horas. Depois disso reservei o milho em um vidro com tampa.

15/12
Fui à caça de alguns cogumelos para fazer um carimbo de esporos. Encontrei apenas um cogumelo. Deixei ele no pasto para que ele continuasse seu ciclo. Peguei um pouco de bosta colonizada para tentar colonizar.
Peguei a bosta colonizada e a desfiz em alguns pedaços, alguns pedaços eu misturei com mais bosta fresca e reservei em um vaso.
Para testar, lavei um pedacinho de bosta com micélio para tentar tirar o máximo de bosta, peguei esse pedacinho de micélio e coloquei com um pouco de milho em um pote à parte, na esperança de que o micélio passasse para o milho, e o coloquei no escuro dentro de uma caixa de papelão.

16/12
Fui novamente à caça, porém em pastos diferentes. Não encontrei muitos cogumelos, peguei apenas um para fazer um carimbo de esporos, e posteriormente fazer um chazinho com ele.
Após a confecção do carimbo, fervi um pouco de água e deixei a estipe do cogumelo de molho nessa água em um copo de vidro. Após o carimbo ficar pronto peguei o chapéu do cogumelo e cortei em vários pedaços e coloquei junto à água com o caule, mexi um pouco e deixei descansando por umas duas horas e logo a água ficou preta. Como um teste peguei um pouco dessa água com uma seringa e inoculei com essa água, o copo com milho e o micélio da bosta colonizada na esperança de que isso acelerasse o crescimento do micélio.
Após isso fervi a água no microondas por dois minutos umas duas vezes e tomei o chá com minha namorada. Fiquei impressionado com a potencia pois fiquei muito chapado e ela mais ainda poius era a primeira vez dela. =D

17/12 – Preparo da seringa
Fiz o preparo da seringa no meu quarto limpo com a porta fechada. Preparei a superfície de trabalho limpando com bastante álcool. Lavei as mãos com álcool 92%, usei luvas e tampei a respiração para jogar os esporos num copinho de cachaça previamente esterilizado com água fervida e álcool. Usei luvas em todo o procedimento, a seringa foi feita com água mineral. Como não tinha certeza se era necessário ferver a água mineral fiz duas seringas, uma com água não fervida e a outra com água fervida por 10 minutos, depois deixei as seringas na geladeira para hidratar o micélio por 10 horas, agitando a seringa de vez em quando nesse tempo. A seringa feita com água fervida foi preparada em um copinho coletor esterilizado.
Pretendo enviar o resto desse carimbo para a PróFungos.

18/12 – Preparo do substrato PF e esterilização
Molhei um pouco de vermiculita e deixei no micro-ondas por 5 minutos na potencia máxima.
Fiz a receita básica do bolo PF – 2 copos de vermiculita, um copo de arroz integral com casca triturado no liquidificador e um copo de água mineral.
Preparei 5 copos de substrato com o selo de vermiculita em cima e embaixo do copo. Limpei as bordas do copo com álcool 92% e coloquei duas folhas de papel alumínio para deixar esterilizando na panela de pressão por 1 hora. Como um copo não coube na panela, fervi em uma panela normal tampada por 1 hora, esse copo será meu controle de esterilização.
A seringa de esporos que fiz com água mineral não fervida, já estava no ponto então peguei o restante de milho que tinha esterilizado e inoculei ele com 2 ml de esporos. E coloquei junto com o copo de milho e água do chá. Por incrível que pareça, no fundo desse pote com a água do chá, tinha micélio crescendo em um grão de milho. Pareciam raízes brancas saindo do grão e tinha um cheiro incrivelmente gostoso dentro do pote.

Por enquanto é só...a noite vou inocular os copos com os esporos das dua seringas e fazer um controle, sobre a água mineral. Abraços e mandem good vibrations! :D
 
Pô, e cadê as fotos?? :D:arghh:

Fervi o milho de pipoca por 10 minutos em uma solução de água + água sanitária e depois deixei de molho por 24 horas.

Não ferva junto com a água sanitária, pode botar tudo a perder!!

e tinha um cheiro incrivelmente gostoso dentro do pote.

Você não abriu os potes não é mesmo?

Isso aumenta os riscos de que o cultivo não dê certo, além de que pode contaminar tudo.

Boa sorte, de resto acho que está tudo certinho.
 
N
Pô, e cadê as fotos?? :D:arghh:



Não ferva junto com a água sanitária, pode botar tudo a perder!!



Você não abriu os potes não é mesmo?
Fervi a água com algumas gotinhas de agua-sanitária somente na primeira fervida, depois nao coloquei mais.

Não abri os potes, senti o cheiro pelo buraquinho da inoculação.

E as fotos....bem...as fotos eu posto de noite porque agora tenho que ir trabalhar. :p

Valeu RainSpirit!
Noix!
 
Legal a sua iniciativa de cultivar, normalmente o pessoal começa com a PF-Tek. Em anexo deixo um guia muito bom do Anatman, que pode te ajudar bastante.
Boa sorte!

Então....decidi começar com a pf tek e tentar o milho porque eu tinha um milho de pipoca em casa que ninguem ia mais comer. =D
E obrigado pelo guia, eu já tinha baixado ele e li ele umas 10 vezes antes de começar, mas valeu pela indicação, esse guia é muito útil!
 
Cubensis Araraquara
Continuando...

Após 7 horas esfriando, inoculei os potes somente com os esporos da água mineral não fervida. Os outros esporos, decidi guardar para caso algum pote apresente alguma complicação. Tirei a primeira camada de papel alumínio, inoculei em 4 pontos do copo, cobri com a segunda camada de papel alumínio e passei fita crepe em volta dos copos para prender o alumínio. Como estava impossibilitado de flambar a agulha no fogão (visto que meu cultivo tem que ser escondido), a cada copo eu retirava a agulha com um papel toalha embebido em álcool 92%, colocava em outra seringa, puxava álcool para a seringa e expelia para fora, limpava a agulha por fora e acoplava novamente na seringa de esporos limpando-a mais uma vez com álcool antes de inocular outro copo.
Após todo esse trampo eu coloquei os copos numa caixa de papelão fechada e guardei em uma gaveta. A temperatura no momento aqui no meu quarto era de 27,3 graus.
Agora é só esperar, e enquanto isso, o pote com milho e pedaços de estrume com micélio segue firme e forte, deu pra perceber o micélio crescendo pra fora de um pedacinho de estrume por cima do milho, o que me deixou espantado, pois eu acreditava que o pedaço de estrume poderia favorecer para que alguma contaminação surgisse, mas por enquanto tudo ok.

Até a próxima!
 
Quando tirou a agulha da seringa deixou a seringa "aberta"? Por que sem a agulha o líquido fica exposto. Parabéns pelo cultivo, parece estar indo muito bem!
Quando teremos fotos? Quero ver :p
 
Quando tirou a agulha da seringa deixou a seringa "aberta"? Por que sem a agulha o líquido fica exposto. Parabéns pelo cultivo, parece estar indo muito bem!
Quando teremos fotos? Quero ver :p
Então....deixei ela aberta, mas colocava ela sobre o papel embebido com álcool. Acredito que não terei problemas com contaminantes. Fiz a inoculação dentro do guarda roupa, tirei todas os cabides com roupas, limpei ele geral com alcool e derramei alcool e deixei ele fechado por um tempinho antes de inocular os copos. Tomara que dê certo.
As fotos amanha eu coloco algumas. =D
 
Então....deixei ela aberta, mas colocava ela sobre o papel embebido com álcool. Acredito que não terei problemas com contaminantes. Fiz a inoculação dentro do guarda roupa, tirei todas os cabides com roupas, limpei ele geral com alcool e derramei alcool e deixei ele fechado por um tempinho antes de inocular os copos. Tomara que dê certo.
As fotos amanha eu coloco algumas. =D
Haha, dentro de um guarda roupa, lugar engraçado para se fazer isso.
 
É por que é um cultivo oculto. Entendeu?!
Já to preocuopado com o terrário, to pensando em garrafas pet, mas o problema é que nessa hora eles tem que sair do guarda roupa. :p
Rsrs
Não necessariamente, eu, por exemplo, estou projetando e construindo meu cultivo dentro do guarda roupa, vou fazer o terrário em uma caixa organizadora e garrafa de 20L. Vou usar uma parte do guarda roupa para o cultivo, vou dividir com cinco prateleiras, todas com duas lampadas led em cima, as duas primeiras para o material, as outras três para o cultivo e a parte de baixo vai ser a de secagem, com um sistema de tubos (onde vou deixar os cogus) e cooler.
Porém um modo mais fácil seria colocar uma lampada (de preferencia led, pois não esquenta e consome muito pouco) em cima do terrário dentro do guarda roupa mesmo, para isso você só precisa de uma lampada, fios paralelos de 1mm, plugue e um soquete com rabicho, ai você liga uma lampada direto na tomada, sai em média R$ 15,00 a R$20,00. Espero que essa seja uma opção viável para você.
 
Não necessariamente, eu, por exemplo, estou projetando e construindo meu cultivo dentro do guarda roupa, vou fazer o terrário em uma caixa organizadora e garrafa de 20L. Vou usar uma parte do guarda roupa para o cultivo, vou dividir com cinco prateleiras, todas com duas lampadas led em cima, as duas primeiras para o material, as outras três para o cultivo e a parte de baixo vai ser a de secagem, com um sistema de tubos (onde vou deixar os cogus) e cooler.
Porém um modo mais fácil seria colocar uma lampada (de preferencia led, pois não esquenta e consome muito pouco) em cima do terrário dentro do guarda roupa mesmo, para isso você só precisa de uma lampada, fios paralelos de 1mm, plugue e um soquete com rabicho, ai você liga uma lampada direto na tomada, sai em média R$ 15,00 a R$20,00. Espero que essa seja uma opção viável para você.

Minha única preocupação é com o controle da temperatura. Aqui nessa época do ano a temperatura varia de 30 à 39 graus. No meu quarto comumente num dia de calor faz 30 graus, imagina dentro do copo que está incubando. Não posso chamar a atenção com garrafas de 20L, mas o seu projeto é muito legal, espero que funcione.
Mas até lá pensarei numa solução, ou acabarei fazendo outdoor mesmo, daí ninguém pode me culpar né, afinal, cogumelos nascem em todos os lugares. HauhsuahsuahUSH
 
Boa sorte na empreitada, sigo acompanhando.
 
Agora vou esperar uns dias pra ver os potes. Hoje de manhã olhei o vidro com estrume e milho, e o micélio está crescendo...muito rizomórfico embaixo e fofinho como algodão em cima. =D

Estou preocupado com o pedacinho de estrume. Será que eu tiro? Tenho medo de contaminações. O que vocês acham?
 
Estou preocupado com o pedacinho de estrume. Será que eu tiro? Tenho medo de contaminações. O que vocês acham?

Deixe lá. O risco que você vai ter abrindo e tirando ele vai ser muito maior que o risco de deixar ele lá! ;)
 
Eu entendi errado ou apareceu micelio com 1 dia de incubacao? Impressionante, parabens! Peco para que poste foto o quanto antes.

Paz e Luz!
 
Eu entendi errado ou apareceu micelio com 1 dia de incubacao? Impressionante, parabens! Peco para que poste foto o quanto antes.

Paz e Luz!
Quase...no segundo dia eu consegui ver micélio novo em cima do milho...hoje a noite eu coloco algumas fotos..prometo. ;D
 
Olha ae as fotos galere!
Abraços!

01 - Copos de substrato PF. O com o "?" é o copo que foi esterilizado na panela normal.

02 - Substratos PF, Spawn e pote coletor com esporos na água mineral fervida sendo mantidos fora da geladeira.

03 - Incubadora

04 - Micélio bastante rizomórfico crescendo 3 dias após a inoculação com água do chá, no copo de milho com pedaços de estrume colonizado.

05 - Ó o micélião ae!

08 - Micélio crescendo na parte de cima do copo, este mais algodoado.

10 - Pedaço de estrume dentro do copo com micélio crescendo.

11 - Vaso com estrume colonizado misturado com estrume fresco e vermiculita em cima.

12 - Micélio se desenvolvendo no estrume

14 - Pote coletor com os esporos.

01.JPG02.JPG03.JPG04.JPG05.JPG06.JPG07.JPG08.JPG09.JPG10.JPG11.JPG12.JPG13.JPG14.JPG15.JPG
 
O que mais me impressionou foi que o micélio cresceu da água do chá, faz sentido pois a água não estava fervendo. Mais um vetor a ser considerado! ;D
Valeu pela força galera!
 
Back
Top